Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Dez informações corretas sobre Direito Administrativo – parte 02.

Agenda 22/11/2023 às 14:59

INFORMAÇÃO 01 (BENS PÚBLICOS)

O Direito Administrativo regula a administração e o uso dos bens públicos, classificados como de uso comum, de uso especial ou dominicais, instituindo normas específicas para sua alienação e emprego.

INFORMAÇÃO 02 (PODER DE POLÍCIA)

A Administração Pública detém o poder de polícia, uma prerrogativa que consiste na capacidade de restringir o exercício de direitos individuais em prol do interesse público, visando à manutenção da ordem, segurança e bem-estar social.

INFORMAÇÃO 03 (CONTRATOS ADMINISTRATIVOS)

Trata-se de acordos formalizados pela Administração Pública para a consecução de seus objetivos, pautados por regulamentações específicas que visam a equilibrar os interesses das partes e garantir a eficiência na prestação dos serviços.

INFORMAÇÃO 04 (DESAPROPRIAÇÃO)

Este instituto confere ao Estado a prerrogativa de transferir compulsoriamente a propriedade privada para o domínio público, mediante justa indenização, objetivando atender a finalidades de interesse coletivo.

INFORMAÇÃO 05 (PROCESSO ADMINISTRATIVO)

Normatizado por legislação específica, o processo administrativo constitui um instrumento utilizado pela Administração Pública para a tomada de decisões, garantindo a participação dos interessados e a transparência nas ações administrativas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

INFORMAÇÃO 06 (SERVIDORES PÚBLICOS, ESTATUTÁRIOS E CELETISTAS)

O Direito Administrativo estabelece distinções entre servidores estatutários, regidos por estatuto próprio, e celetistas, submetidos à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), delineando seus direitos e obrigações.

INFORMAÇÃO 07 (INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE PRIVADA)

O Estado pode intervir na propriedade privada para atender a demandas coletivas, seja por meio da desapropriação para fins de reforma agrária ou pela instituição de limitações administrativas, visando à preservação ambiental, dentre outras que podemos citar (tombamento, servidão e outros).

INFORMAÇÃO 08 (CONTROLE EXTERNO DA ADMINISTRAÇÃO)

Além do controle interno, a Administração Pública está sujeita ao controle externo exercido pelos tribunais de contas, com o propósito de assegurar a legalidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

INFORMAÇÃO 09 (PROCESSO DE IMPEACHMENT)

O Direito Administrativo constitucional desempenha um papel preponderante no processo de impeachment, uma medida de responsabilização política do chefe do Poder Executivo, aplicável em situações de infrações político-administrativas.

INFORMAÇÃO 10 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO)

Sob a égide do Direito Administrativo, a Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.527/2011) disciplina os procedimentos para garantir o acesso do cidadão às informações públicas, promovendo, assim, a transparência na gestão pública.

Sobre o autor
Jorge Henrique Sousa Frota

Advogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.Jorge Henrique Sousa Frota é natural de Nova Russas – CE. É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Possui especialização em Direito Tributário, Direito Constitucional Aplicado, Direito Administrativo, Neuroeducação e Neuroaprendizagem. Além de professor, o autor é advogado, com inscrição na seccional cearense – OAB/CE: n° 32.626. Escreveu os seguintes livros: 01. EXAME DA ORDEM DE FORMA OBJETIVA - 1ª FASE: O QUE ESTUDAR E COMO ESTUDAR. 02. MANDADO DE SEGURANÇA: PERGUNTAS E RESPOSTAS. 03. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 01: CONCEITOS. 04. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 02: QUESTÕES COMENTADAS. 05. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 03: PEÇAS JURÍDICAS. Dentre outros.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!