Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Dez informações corretas sobre mandado de segurança — 02

Agenda 04/12/2023 às 12:07

INFORMAÇÃO 01 (CESPE / CEBRASPE - 2023 - PGE-RR - PROCURADOR DO ESTADO SUBSTITUTO)

Determinada sociedade empresária impetrou mandado de segurança, com pedido liminar, objetivando a compensação de crédito tributário contra a fazenda pública estadual. Ao apreciar a petição inicial, o magistrado condicionou a concessão de liminar à apresentação de contracautela pelo impetrante, bem como determinou a oitiva do representante da pessoa jurídica de direito público para que se manifestasse quanto ao ato apontado como coator. Considerada essa situação hipotética, julgue o item a seguir, e conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).  Acerca do enunciado, É CORRETO AFIRMAR QUE é constitucional a exigência judicial de contracautela, na forma de caução, depósito ou fiança, para a concessão de liminar em mandado de segurança.

INFORMAÇÃO 02 (VUNESP - 2023 - PREFEITURA DE PIRACICABA - SP - PROCURADOR JURÍDICO)

É CORRETO AFIRMAR QUE a sentença que conceder o mandado de segurança pode ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar.

INFORMAÇÃO 03 (CESPE / CEBRASPE - 2023 - PGM - RJ - PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO DE NATAL)

Luísa impetrou mandado de segurança contra um ato do secretário de estado da fazenda, questionando lançamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA). O writ foi apresentado ao tribunal de justiça, uma vez que a Constituição estadual atribui a esse órgão jurisdicional a competência para julgar mandados de segurança contra atos de secretários de estado. Nas informações, o secretário de estado não se manifestou sobre o mérito do mandado de segurança e apenas alegou sua ilegitimidade passiva, afirmando que a discussão sobre a exigibilidade do imposto caberia ao chefe da inspetoria de fiscalização do IPVA, o qual é seu subordinado direto. O tribunal de justiça, por entender não ser aplicável a teoria da encampação, acolheu a alegação do secretário de estado e determinou a remessa do processo ao juízo de 1.° grau, para que fosse corrigida a autoridade coatora, mediante emenda à inicial. Nessa situação hipotética, segundo a legislação pertinente e a jurisprudência do STJ, É CORRETO AFIRMAR QUE o tribunal de justiça agiu equivocadamente, pois é vedado oportunizar ao impetrante a emenda à inicial para indicação da correta autoridade coatora quando a referida modificação implicar alteração da competência jurisdicional.

INFORMAÇÃO 04 (VUNESP - 2023 - PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP - PROCURADOR DO MUNICÍPIO)

Amanda impetrou Mandado de Segurança contra a Mesa da Câmara dos Deputados, cuja decisão foi denegatória da segurança. Diante do exposto, É CORRETO AFIRMAR QUE é cabível recurso ordinário perante o Supremo Tribunal Federal.

INFORMAÇÃO 05 (TJ-AM - 2023 - TJ-AM - TITULAR DE SERVIÇOS DE NOTAS E DE REGISTROS - INGRESSO POR PROVIMENTO)

Quanto ao mandado de segurança (Lei n. 12.016/2009), É CORRETO AFIRMAR QUE a teoria da encampação é aplicada no mandado de segurança quando presentes, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) existência de vínculo hierárquico entre a autoridade que prestou informações e a que ordenou a prática do ato impugnado; b) manifestação a respeito do mérito nas informações prestadas; e c) ausência de modificação de competência estabelecida na Constituição Federal.

INFORMAÇÃO 06 (TJ-AM - 2023 - TJ-AM - TITULAR DE SERVIÇOS DE NOTAS E DE REGISTROS - INGRESSO POR PROVIMENTO)

Quanto ao mandado de segurança (Lei n. 12.016/2009), É CORRETO AFIRMAR QUE da sentença, denegando ou concedendo o mandado, cabe apelação, sendo que, concedida a segurança, a sentença estará sujeita obrigatoriamente à remessa necessária.

INFORMAÇÃO 07 ENUNCIADO 00 (FCM - 2023 - IF SUL - MG - MÉDICO - CLÍNICA GERAL)

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Preencha corretamente as lacunas a seguir, segundo a Constituição da República de 1988 e os fundamentos da República Federativa do Brasil. 1 - Conceder-se-á ________________ sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder. 2 - Conceder-se-á mandado de ________________ para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas-corpus ou habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público. 3 - Conceder-se-á ________________ para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. Acerca do enunciado, É CORRETO AFIRMAR QUE a sequência que preenche corretamente as lacunas é: habeas-corpus / segurança / habeas-data.

INFORMAÇÃO 08 (FUNDEP (GESTÃO DE CONCURSOS) - 2023 - DPE-MG - ANALISTA - JURÍDICO)

João da Silva, servidor público, depois de três meses sem receber uma parcela de seus vencimentos, impetrou mandado de segurança visando receber os valores relativos a essa parcela. Dois meses após ajuizar a petição inicial, obteve liminar que restabeleceu o pagamento da referida parcela. A liminar foi cassada dois meses depois da sua concessão. Um ano após ajuizar a petição inicial, foi proferida sentença reconhecendo o direito de João da Silva ao recebimento da parcela e declarando a nulidade do ato administrativo que determinara, ilegalmente, a exclusão dessa parcela de seus vencimentos. Nesse caso, É CORRETO AFIRMAR QUE o pagamento dos valores assegurados na sentença concessiva do mandado de segurança será efetuado somente em relação às prestações vencidas a contar da data do ajuizamento da inicial.

INFORMAÇÃO 09 (FGV - 2023 - TJ-SE - ANALISTA JUDICIÁRIO - ESPECIALIDADE - CONTABILIDADE)

Ana, servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, se deparou com um mandado de segurança, de competência originária de uma Câmara Cível, no qual a ordem fora denegada. Ao ver do impetrante, a decisão fora manifestamente contrária à ordem constitucional, o que o levou a interpor o recurso cabível para a causa ser reexaminada pelo Superior Tribunal de Justiça. Acerca do enunciado, É CORRETO AFIRMAR QUE o recurso que o impetrante irá interpor é o(a): recurso ordinário.

INFORMAÇÃO 10 (CONSULPAM - 2023 - ICTIM - RJ - ANALISTA JURÍDICO)

É CORRETO AFIRMAR QUE a concessão de medida liminar em mandado de segurança é uma hipótese de suspensão da exigibilidade do crédito tributário.

Sobre o autor
Jorge Henrique Sousa Frota

Advogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.Jorge Henrique Sousa Frota é natural de Nova Russas – CE. É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Possui especialização em Direito Tributário, Direito Constitucional Aplicado, Direito Administrativo, Neuroeducação e Neuroaprendizagem. Além de professor, o autor é advogado, com inscrição na seccional cearense – OAB/CE: n° 32.626. Escreveu os seguintes livros: 01. EXAME DA ORDEM DE FORMA OBJETIVA - 1ª FASE: O QUE ESTUDAR E COMO ESTUDAR. 02. MANDADO DE SEGURANÇA: PERGUNTAS E RESPOSTAS. 03. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 01: CONCEITOS. 04. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 02: QUESTÕES COMENTADAS. 05. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 03: PEÇAS JURÍDICAS. Dentre outros.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!