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A busca por justiça na obra Deus e o diabo na terra do sol

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

A obra de arte cinematográfica retratada, como já explicado, reflete as adversidades de Manoel e Rosa no sertão nordestino no final da década de 1930, um tempo e um lugar marcado pelo banditismo, movimentos messiânicos, latifúndios e sede de justiça social. Pode-se notar que a narrativa do filme parte de uma situação de violação de uma regra de justiça corretiva e contratual.

Conforme estudado no desenvolvimento do trabalho, foi um profundo sentimento de degradação que levou o personagem Manoel a se envolver em uma luta que termina em homicídio, obrigando-o a fugir com Rosa para uma comunidade religiosa de amadores adorar e posteriormente interagir com um bando de cangaceiros.

A primeira seção do artigo trata do enredo e do contexto histórico em que a obra está inserida. Nesta primeira parte é demonstrado como o filme é um marco para a revolução cinematográfica que estava acontecendo no país, bem como é gravada e lançada em um momento conflituoso na política brasileira com o início de uma ditadura civil-militar que cessou diversos direitos fundamentais.

A segunda seção tratou dos principais movimentos sociais apresentados no filme e que foram de relevante importância para o sertanejo brasileiro. Deus e o Diabo na Terra do Sol aborda formas de resposta social à ausência do Estado, às desigualdades e ao acúmulo de terras nas mãos de poucos que afetam diretamente a vida do Nordeste: o movimento messiânico e o cangaço, que representam respectivamente, Deus e o Diabo.

Na terceira e última seção, foi discutida a busca pela justiça social no cenário da obra. A violência abordada no filme pode ser percebida como um apelo à justiça social diante das desigualdades já abordadas durante o trabalho. Não havia direitos sociais e a lei do mais forte prevalecia para que a justiça fosse feita através a coragem do povo e a sua vingança privada.

Por fim, observou-se que o ideal de justiça é o que move toda a obra. A busca por justiça motiva os personagens a atos de vingança, cada um movido por suas percepções do que é justo. A luta pela justiça social, necessária num contexto tão hostil ambiente, desempenha um papel central na trama.


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  1. ARISTOTLE. Aristotle's Nicomachean ethics. University of Chicago Press, 2011, p. 90.

  2. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de filosofia aristotélica. Editora Manole Ltda, 2003.

Sobre os autores
Lissa Furtado Viana

Professora do curso de direito da Faculdade Anhanguera - Campus Juazeiro do Norte-CE. Advogada OAB/CE n46.143. Mestre em Direito Constitucional e Teoria Política pela UNIFOR (Conceito: CAPES 6). Especialista em Direito Constitucional (URCA) e especialista em Ciências Criminais (CERS). Bacharela em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisa nos temas: direitos humanos, feminismo, tráfico de pessoas e migração, trabalho análogo à escravo e tecnologia aplicada ao direito; com artigos e capítulos de livros publicados.

Luan Victor de Souza Luna

Bacharel em Direito (UNIFap). Mestre em Direito Privado (PUC-MG). Membro da Associação Brasileira de Filosofia do Direito (ABRAFI) e da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Professor e advogado militante.︎

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

VIANA, Lissa Furtado; LUNA, Luan Victor Souza. A busca por justiça na obra Deus e o diabo na terra do sol. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 28, n. 7471, 15 dez. 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/107647. Acesso em: 24 nov. 2024.

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