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Reflexões e comentários sobre o Caderno de Instrução de Liderança Militar 2024, do Exército Brasileiro

Agenda 26/10/2024 às 13:39

O processo de liderança exige que o comandante esteja sempre disposto a aprender e se aperfeiçoar, enfrentando novos desafios e absorvendo lições de cada situação.

1. Estrutura e finalidade do Caderno de Instrução

O “Caderno de Instrução - Fortalecimento da Liderança Militar” chega em uma edição experimental em 2024 com o propósito de transformar a maneira como os líderes militares se preparam. Não é um simples manual técnico, mas uma ferramenta voltada para os comandantes que atuam diretamente no dia a dia das operações. O caderno visa ser um guia prático e direto, ajudando os líderes a entender melhor seu papel e a desenvolver as habilidades necessárias para liderar com confiança.

A estrutura é organizada de forma bem clara. O documento começa com uma introdução que define o que é liderança militar e sua importância dentro das Forças Armadas. Depois, avança para capítulos que exploram como os comandantes podem aprimorar seus comportamentos, identificar falhas e corrigir o que não está funcionando. Não é um texto pesado ou cheio de teoria, mas sim um conteúdo acessível, pensado para quem está na linha de frente e precisa de orientações rápidas e práticas.

O objetivo maior do caderno é complementar o que os manuais tradicionais já trazem. Ele coloca a liderança em foco, reconhecendo que a formação técnica é essencial, mas o verdadeiro diferencial de um comandante está em como ele consegue liderar sua equipe. Em outras palavras, o caderno mostra que ser líder militar vai além de comandar: é inspirar, influenciar e, acima de tudo, se conectar com seus subordinados.

Outra característica interessante do caderno é o fato de ser uma edição experimental. Isso significa que as ideias e orientações ali apresentadas estão sendo testadas e avaliadas no campo, para verificar se realmente funcionam. Essa abordagem traz dinamismo ao material, mostrando que o Exército está sempre buscando evoluir suas práticas e adaptar-se aos desafios modernos.

Por fim, o caderno busca deixar claro que ser líder militar não é uma tarefa simples ou automática. É um processo de construção contínua, que exige esforço, autocrítica e, principalmente, disposição para melhorar sempre. Com essas orientações, espera-se que os comandantes possam não apenas cumprir suas missões, mas também inspirar suas tropas a darem o melhor de si.


2. Liderança como processo

A liderança no ambiente militar é tratada como algo que se constrói ao longo do tempo, e não como uma habilidade inata que algumas pessoas simplesmente possuem. O caderno enfatiza que a construção da liderança envolve prática, paciência e dedicação. Nenhum líder nasce pronto; é a experiência que molda sua capacidade de comandar. Por isso, o processo de liderança exige que o comandante esteja sempre disposto a aprender e se aperfeiçoar, enfrentando novos desafios e absorvendo lições de cada situação.

Esse processo contínuo envolve não apenas o desenvolvimento de competências técnicas, mas também um trabalho constante sobre os valores e atitudes que moldam um verdadeiro líder. O caderno reforça a importância de o líder militar internalizar a ética e os valores fundamentais da instituição. Isso significa agir com integridade, servir de exemplo para seus subordinados e estar sempre disposto a tomar as decisões certas, mesmo quando são difíceis.

Um aspecto central do desenvolvimento da liderança é a relação entre o comandante e sua tropa. O caderno mostra que essa relação deve ser construída com base na confiança mútua. Um líder eficiente é aquele que se preocupa genuinamente com seus subordinados, entende suas necessidades e sabe como motivá-los. Ao criar um ambiente de respeito e cooperação, o comandante ganha o apoio de sua equipe, que estará disposta a seguir sua orientação.

Outro ponto interessante trazido pelo caderno é que a liderança não é estática. Ela precisa ser adaptada conforme as circunstâncias mudam. Um bom líder deve ser capaz de avaliar a situação e ajustar sua abordagem para manter sua eficácia. Isso envolve saber o momento certo de ser mais autoritário ou mais flexível, de dar ordens claras ou de delegar responsabilidades. Em resumo, a liderança é um processo dinâmico que precisa de constante ajuste e avaliação.

Por fim, o caderno destaca que ser líder é, acima de tudo, uma escolha. A disposição para liderar, o desejo de ser um exemplo e a vontade de influenciar positivamente seus subordinados são elementos essenciais. O líder militar deve estar sempre motivado a buscar a excelência, tanto no cumprimento de suas tarefas quanto no cuidado com sua tropa.


3. Comportamentos essenciais e pecados capitais

O “Caderno de Instrução” não só mostra como um líder militar deve se comportar, mas também alerta sobre os comportamentos que devem ser evitados a todo custo. Esses comportamentos negativos são chamados de “Pecados Capitais da Liderança”, e incluem falhas como a hipocrisia, negligência e o favoritismo. Essas atitudes, quando presentes, podem minar a confiança da tropa e comprometer seriamente a eficácia de um comandante.

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Os “Pecados Capitais” são comportamentos que afetam diretamente a moral da tropa. Um líder que finge se preocupar com seus subordinados ou que age de maneira desonesta perde rapidamente o respeito de sua equipe. O caderno enfatiza que a hipocrisia é uma das piores falhas que um comandante pode cometer, pois quebra o elo de confiança com a tropa. Subordinados esperam que o líder seja sincero e justo, mesmo em situações difíceis.

Outro “pecado” destacado é a negligência. Um líder que não se preocupa com o bem-estar de seus subordinados, que não age para resolver problemas ou que ignora as necessidades da tropa, rapidamente se torna ineficaz. O comandante precisa estar presente, atento e disposto a tomar decisões que protejam e motivem sua equipe. Negligenciar essas responsabilidades é visto como um grande erro que compromete a capacidade de liderar.

Além dos “pecados”, o caderno detalha os comportamentos esperados de um líder militar. Um líder deve ser capaz de inspirar sua tropa, tomar decisões rápidas e eficazes, além de agir sempre com integridade. A liderança militar é vista como um processo que vai além da autoridade formal; envolve influenciar positivamente os subordinados, criando um ambiente de respeito e cooperação. O líder deve ser um exemplo de caráter e competência.

Esses comportamentos esperados, alinhados com a ética militar, garantem que o comandante possa liderar sua tropa de maneira eficiente. O caderno ensina que um bom líder é aquele que sabe equilibrar firmeza com empatia, autoridade com compreensão, e que está sempre disposto a aprender e melhorar sua atuação. Essas qualidades são fundamentais para o sucesso de qualquer missão.


4. Competências e ações do líder

No Exército, ser líder vai muito além de dar ordens. O caderno de instrução destaca que um comandante precisa desenvolver uma série de competências para ser eficaz. Essas competências são divididas em quatro dimensões: o saber, o ser, o fazer e o interagir. Juntas, elas formam a base de um bom líder militar, capaz de comandar com confiança, motivar sua tropa e alcançar os objetivos propostos.

Na dimensão do “saber”, o líder precisa ter um profundo conhecimento técnico e tático. Isso envolve desde o domínio dos equipamentos e tecnologias utilizadas no campo até a compreensão das estratégias e dos objetivos das missões. Mas não basta ter conhecimento técnico. O líder também deve conhecer seus subordinados, suas capacidades, limitações e como melhor utilizá-los para cumprir as tarefas de forma eficiente.

Já a dimensão do “ser” trata das qualidades pessoais que um líder deve possuir. Integridade, coragem, disciplina e equilíbrio emocional são fundamentais para um bom comandante. Um líder precisa ser alguém em quem a tropa confie, alguém que inspire seus subordinados com suas ações e decisões. O “ser” vai além da autoridade formal: é a capacidade de liderar pelo exemplo, mostrando com suas atitudes o que espera de sua equipe.

O “fazer” diz respeito às ações concretas do líder. Aqui, o caderno enfatiza a importância de tomar decisões rápidas e eficazes, de cumprir as promessas feitas e de sempre se responsabilizar por suas escolhas. Um bom líder é aquele que participa ativamente das atividades da fração, que está presente no dia a dia de sua equipe e que, acima de tudo, assume a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da missão.

Por fim, o “interagir” trata da capacidade do líder de construir e manter relacionamentos dentro da tropa. A liderança militar depende de vínculos fortes e de confiança mútua. Um líder que sabe interagir com seus subordinados, que escuta suas preocupações e que trabalha para manter a motivação da equipe, certamente terá mais sucesso em suas missões. Essa dimensão é essencial para a coesão da tropa e para o bom andamento das operações.


5. O Papel dinâmico da liderança

Uma das grandes lições que o “Caderno de Instrução” traz é que a liderança não é algo estático. O comandante precisa estar sempre pronto para se adaptar às circunstâncias, entender as necessidades da tropa e ajustar suas estratégias conforme a situação demanda. Isso significa que o líder militar deve ser flexível e capaz de avaliar o contexto para agir da melhor forma possível, seja em campo de batalha, seja em questões administrativas.

Esse dinamismo se reflete na forma como o líder lida com diferentes tipos de situações. Não existe uma única maneira de liderar, e o caderno reconhece que a eficácia do comando varia de acordo com o momento. Um comandante que sabe se adaptar rapidamente e ajustar sua postura diante de desafios inesperados será sempre mais bem-sucedido do que aquele que segue apenas um modelo rígido de liderança.

Além disso, o caderno ressalta que o líder militar precisa estar atento ao impacto de suas decisões na moral da tropa. Uma liderança eficaz leva em consideração o bem-estar dos subordinados e busca manter o equilíbrio entre o cumprimento das missões e a motivação da equipe. A capacidade de manter a tropa unida e motivada, mesmo diante de situações adversas, é uma das características mais valorizadas no comando militar.

O papel dinâmico da liderança também exige que o comandante esteja sempre disposto a aprender com as experiências passadas. O caderno incentiva a prática constante da autoavaliação e da busca por feedback, tanto de superiores quanto de subordinados. Essa prática permite que o líder identifique áreas de melhoria e continue se desenvolvendo ao longo de sua carreira.

Por fim, o dinamismo da liderança militar reflete a realidade do ambiente de operações. O comandante precisa estar pronto para enfrentar situações imprevistas e para tomar decisões rápidas e eficazes. Essa flexibilidade e adaptabilidade são fundamentais para garantir o sucesso das missões e a coesão da tropa, consolidando o papel do líder como a peça central do sucesso militar.

Sobre o autor
Gabriel Bacchieri Duarte Falcão

Oficial de Assessoria Jurídica do Exército Brasileiro.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FALCÃO, Gabriel Bacchieri Duarte. Reflexões e comentários sobre o Caderno de Instrução de Liderança Militar 2024, do Exército Brasileiro. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 29, n. 7787, 26 out. 2024. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/111411. Acesso em: 21 nov. 2024.

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