Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

Rebeliões prisionais e o direito de resistência

Agenda 23/11/2008 às 00:00

Na obra intitulada "A Era dos Direitos" de Norberto Bobbio encontramos a lúcida conclusão de que a grande questão atual sobre os direitos humanos não é a busca de seus fundamentos filosóficos e sim dos meios práticos para sua real efetivação na sociedade.

Assim afirma que "num discurso geral sobre os direitos do homem, deve-se ter a preocupação inicial de manter a distinção entre teoria e prática, ou melhor, deve-se ter em mente, antes de mais nada, que teoria e prática percorrem duas estradas diversas e a velocidades muito desiguais. Quero dizer que, nestes últimos anos, falou-se e continua a se falar de direitos do homem entre eruditos, filósofos, juristas, sociólogos e políticos, muito mais do que se conseguiu fazer até agora efetivamente, ou seja, para transformar aspirações ( nobres, mas vagas ), exigências ( justas, mas débeis ), em direitos propriamente ditos ( isto é, no sentido em que os juristas falam de ''direito'' )." [01]

Em resumo, um caminho deve ser percorrido, partindo das construções filosóficas e teóricas que encontram origem no jusnaturalismo, passando pelas diversas declarações e reconhecimentos internacionais dos direitos, até o recepcionamento pelos diversos Estados e, numa última e importante etapa, pela transformação em direito interno positivo com força coercitiva.

As chamadas "normas programáticas" sem força coativa direta aproximam-se mais de uma categoria moral do que de direito propriamente dito. Muitas vezes não passam do campo da retórica. Esse o questionamento do autor:

"Será que já nos perguntamos alguma vez que gênero de normas são essas que não ordenam, proíbem ou permitem ''hic et nunc'', mas ordenam, proíbem e permitem num futuro indefinido e sem um prazo de carência claramente delimitado? E, sobretudo, já nos perguntamos alguma vez que gênero de direitos são esses que tais normas definem? Um direito cujo reconhecimento e cuja efetiva proteção são adiados ''sine die'', além de confiados à vontade de sujeitos cuja obrigação de executar o ''programa'' é apenas uma obrigação moral ou, no máximo, política, pode ainda ser corretamente chamado de ''direito''? A diferença entre esses auto - intitulados direitos e os direitos propriamente ditos não será tão grande que torna impróprio ou, pelo menos, pouco útil o uso da mesma palavra para designar uns e outros? E, além do mais, a esmagadora maioria das normas sobre os direitos do homem, tais como as que emanam de órgãos internacionais, não são sequer normas programáticas, como o são as normas de uma Constituição nacional relativas aos direitos sociais. Ou pelo menos, não o são enquanto não forem ratificadas por Estados particulares." [02]

Esse terrível antagonismo entre teoria e prática certamente tem um de seus mais fiéis retratos no Sistema Carcerário Brasileiro. Pode-se dizer que até mesmo supera a situação antes descrita, pois que nem mesmo a força coativa do direito positivo interno é respeitada.

O Brasil é signatário de várias cartas internacionais que versam sobre direitos humanos, cujas normas são alçadas a garantias constitucionais nos termos do artigo 5º,§§ 2º e 3º., CF.

Há uma legislação ordinária regulando o cumprimento das penas: a Lei de Execução Penal ( Lei 7210, de 11.07.84 ), a qual em seu artigo 203 e parágrafos estabelece prazos e condições para a adequação dos estabelecimentos e órgãos aos ditames legais sob sanção de suspensão de ajuda financeira da União.

Mas será que essa legislação é cumprida "in totum" em alguma de nossas unidades federativas?

Apenas a título de exemplo podemos citar o caos da lotação muito acima dos limites; a manutenção indevida de presos condenados em cadeias públicas; a promiscuidade entre detentos de periculosidades diversas; as deploráveis condições de higiene e assistência médica; a falta de vagas em manicômios judiciários e o abandono e descaso com os existentes; a falta de vagas no regime adequado etc. (ver Lei 7210/84, artigos 85, 87, 102, 5º, 83, 14, 99, 110 e 112 ).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Especificamente em nossa realidade não são somente importantes as reflexões sobre como colocar em prática proposições teórico - filosóficas, mas também, assustadoramente, como fazer cumprir direitos positivos, como aplicar sanções já previstas, como fazer a lei sair do papel para a vida real.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789, além de pontificar esses direitos, expõe o chamado "direito de resistência", invocável sempre que não forem cumpridos seus demais preceitos. Assim, o indivíduo só estaria obrigado a obedecer as normas e curvar-se aos poderes constituídos dentro dos ditames ali elencados, ou seja, respeitando aquelas garantias gerais.

"Juridicamente, o direito de resistência é um direito secundário, do mesmo modo como são normas secundárias as que servem para proteger as normas primárias: é um direito secundário que intervém num segundo momento, quando são violados os direitos de liberdade, de propriedade e de segurança, que são direitos primários. E também é diverso porque o direito de resistência intervém para tutelar os outros direitos, mas não pode, por sua vez, ser tutelado, devendo portanto ser exercido com todos os riscos e perigos. Num plano rigorosamente lógico, nenhum governo pode garantir o exercício do direito de resistência, que se manifesta precisamente quando o cidadão já não reconhece a autoridade do governo, e o governo, por seu turno, não tem mais nenhuma obrigação para com ele. Com uma possível alusão a esse artigo, Kant dirá que, ''para que um povo seja autorizado à resistência, deveria haver uma lei pública que a permitisse'', mas uma tal disposição seria contraditória, já que - no momento em que o soberano admitisse a resistência contra si mesmo - renunciaria à sua própria soberania e o súdito tornar-se-ia soberano em seu lugar. É impossível que os constituintes não tivessem percebido a contradição. Mas, como explica Georges Lefebvre, a inserção do direitos à resistência entre os direitos naturais devia-se à recordação imediata do 14 de julho e ao temor de um novo assalto aristocrático; tratava-se, portanto, de uma justificação póstuma da luta contra o Antigo Regime. Na Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948, não aparece o direito de resistência; mas, no preâmbulo, lê-se que os direitos do homem, que seriam sucessivamente enumerados, devem ser protegidos, ''se se quer evitar que o homem seja obrigado, como última instância, à rebelião contra a tirania e a opressão''. É como dizer que a resistência não é um direito, mas - em determinadas circunstâncias - uma necessidade..." [03]

O não cumprimento dos preceitos mínimos, não meramente programáticos, mas já estabelecidos em forma de lei, enseja o ambiente propício à resistência dos encarcerados nos diversos estabelecimentos prisionais brasileiros. Tal resistência materializa-se nas quotidianas rebeliões que transformam as unidades prisionais, numa metáfora bem adequada, em verdadeiros "barris de pólvora".

Bobbio [04] diferencia a "resistência" da "contestação". A primeira compreenderia "todo comportamento de ruptura contra a ordem constituída, que ponha em crise o sistema pelo simples fato de produzir-se, como ocorre num tumulto, num motim, numa rebelião, numa insurreição, até o caso limite da revolução; que ponha o sistema em crise, mas não necessariamente em questão." A segunda se refere mais "a uma atitude crítica, que põe em questão a ordem constituída sem necessariamente pô-la em crise".

Na especificidade das rebeliões prisionais vemos um autêntico movimento natural de resistência, onde o contínuo descumprimento dos direitos básicos resulta na revolta necessária que surge como um alerta no preâmbulo da Declaração de 1948 e outrora era prevista como direito fundamental na Declaração de 1789.

Ao contrário do que apregoa a crença popular de que os detentos conhecem muito sobre seus direitos, podemos dizer que agem nesses movimentos muito mais levados por uma constatação totalmente fática e empírica da situação de despojo absoluto de direitos, do que por alguma conscientização ou contestação, aliás praticamente inviável dado o nível intelectual e financeiro da esmagadora maioria da população prisional.

Não se pretende que esse direito de resistência seja aceito e reconhecido pelos poderes constituídos no âmbito prisional, pois que como já explicitado linhas volvidas, constituir-se-ia em contradição interna no sistema. Entretanto, impõe-se a constatação desse claro fenômeno a indicar a imperiosa necessidade de assegurar uma execução penal simplesmente dentro dos ditames legais exigidos pelo nosso ordenamento positivo. Para isto, há que superar-se por ações políticas (vontade política), a defasagem gritante entre teoria e realidade prisional. A resistência constatada e levada a sério pode ser vista como um grande alerta, um manifesto tal qual nas palavras do poeta: "Eu preparo uma canção que faça acordar os homens...". [05]


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1- BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 9ª ed. Rio de Janeiro, Campus, 1992.

2 - DRUMMOND ANDRADE, Carlos. Reunião Drummond - 10 Livros de Poesia. 9ª ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 1978.


NOTAS

  1. Norberto BOBBIO, A Era dos Direitos, p. 67.
  2. Ibid., p. 77/78.
  3. Ibid., p. 95/96.
  4. Ibid., p.14/15.
  5. Carlos DRUMOND DE ANDRADE, Reunião Drumond, p. 154.
Sobre o autor
Eduardo Luiz Santos Cabette

Delegado de Polícia Aposentado. Mestre em Direito Ambiental e Social. Pós-graduado em Direito Penal e Criminologia. Professor de Direito Penal, Processo Penal, Medicina Legal, Criminologia e Legislação Penal e Processual Penal Especial em graduação, pós - graduação e cursos preparatórios. Membro de corpo editorial da Revista CEJ (Brasília). Membro de corpo editorial da Editora Fabris. Membro de corpo editorial da Justiça & Polícia.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CABETTE, Eduardo Luiz Santos. Rebeliões prisionais e o direito de resistência. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 13, n. 1971, 23 nov. 2008. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/11997. Acesso em: 27 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!