A negociação de uma empresa pode ser um dos momentos mais delicados da vida empresarial. Em processos de fusão, cisão e, principalmente, compra e venda do negócio, é necessário ter muito tato e lidar com o máximo de dados possíveis para não errar.
Nesse cenário de troca de informações, diálogos envolvendo números fundamentais do empreendimento, estimativas e até possíveis problemas que o negócio possua, agir com sigilo, e respeitando os princípios de confidencialidade, é muito importante.
Não manter o sigilo durante esse tipo de negociação pode trazer grandes danos e afundar qualquer pretensão de venda. Ainda se corre o risco de comprometer o clima organizacional.
Quer conhecer 3 motivos suficientes para manter o segredo quando se negocia uma empresa? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!
Reações dos colaboradores
A venda de uma empresa não é um momento dos mais confortáveis aos funcionários do negócio em questão. Se você pretende vender sua empresa, tenha consciência de que esse fato pode não ser recebido muito bem por parte dos funcionários, pelo temor de que o processo cause cortes de gastos, salários e demissões, ou pelo receio da forma de gestão ou outras influências que a empresa compradora poderá trazer.
Por isso, durante o processo de negociação, evite que a informação vaze. Todo dado relacionado aos trâmites deve ser dito apenas de maneira oficial, sem boatos ou incertezas.
Ao negociar, nem todos os detalhes foram firmados e, se alguma informação começar a circular pelos corredores, pode tomar proporções e gerar consequências completamente desnecessárias.
Certifique-se da situação dos funcionários após a possível conclusão da venda/compra da empresa e, apenas quando o negócio estiver fechado, com todos os prazos, valores e medidas estipulados, é que se deve comunicar a equipe.
Fuga de investidores
Quando se negocia uma empresa, muitas informações precisam necessariamente ser trocadas para que ambas as partes tenham certeza de estarem caminhando para um bom negócio. Isso significa transmitir dados, como o valor de mercado, operações, equipe, projeções de vendas, etc.
Dados fundamentais que dizem respeito a partes cruciais do empreendimento e que, se divulgadas amplamente, poderão causar más impressões.
Um negócio que está à venda pode ser enxergado pelo mercado como uma empresa com problemas das mais diversas naturezas.
Se investidores, parceiros e outros começarem a pensar que o empreendimento vai mal, não vão querer de forma alguma colocar dinheiro nisso.
Dependendo da forma com que esses dados são divulgados, investidores podem querer desistir, fornecedores poderão tentar reduzir ou abandonar parcerias, entre outros problemas.
Perda de valor de mercado
Dependendo da forma com que essa informação é repassada, pode parecer que o empreendimento passa por problemas e que por isso será vendido. Se um negócio está com problemas, o valor de mercado dessa empresa tende a cair, mesmo diante de uma compra que melhoraria a situação da empresa.
E se a negociação não for concluída, o estrago estará mais que feito: poderá não haver confiança quanto à real situação da empresa.
É possível evitar problemas não apenas com ações que coíbam o vazamento de informações, mas também incumbindo pessoas confiáveis para lidar com o processo de negociação, pesquisando bem sobre possíveis interessados na compra.
Em fases de pré-negociação, têm-se tornado comum a assinatura de cláusulas e os contratos de confidencialidade que visam justamente resguardar as partes que negociam.
Qualquer desrespeito a esse termo pode gerar grandes multas e punições, e devido a esse temor, as partes se veem forçadas a respeitar as cláusulas e garantir o sigilo sobre toda a negociação.
E você, já costuma ser discreto e agir com sigilo quando o assunto é negociação de empresas? Conte pra nós através dos comentários!