Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O que é preciso para ser um líder? #DepartamentoasQuintas

Agenda 19/12/2014 às 17:59

O que é preciso para ser um líder? #DepartamentoasQuintas

Todos querem ser líderes, a grande maioria se acha líder mas não passa de um mero chefe e ser líder cada vez é mais complexo num ambiente onde as pessoas tem mais conhecimento, mais ambição e muito mais possibilidades de mercado.

Neste cenário, Ram Charam nos brinda com 7 características que o líder deve ter e teço alguns comentários a respeito.

1. Tenha clareza da meta. Imagine e visualize onde você quer chegar com sua empresa ou um produto

Sem saber aonde vamos é impossível qualquer desenvolvimento e mais, se o líder não sabe, como querer que o colaborador saiba?

2. Selecione os melhores especialistas

Muitos não querem pessoas boas para não ofuscarem o seu brilho, o que é uma bobagem. Quanto mais temos pessoas boas, especialistas, mais nos desenvolvemos e crescemos.

3. Ouça e procure pela melhor ideia. Não se contente com as primeiras opções colocadas na mesa e encoraje o time a apresentar seu melhor

Pensar. Isto não dói e deveria ser feito diariamente nas equipes e não apenas quando um problema acontece.

4. Conecte os especialistas, faça com que eles confrontem suas ideias e tente encontrar os conflitos

Princípio básico da inovação, pegar as ideias, verificar aonde elas se conectam ou não, separar aquilo que não serve no momento – o que não quer dizer que não servirá depois – e tomar decisões.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

5. Faça escolhas e tome decisões, de preferência em conjunto

Não pela democracia, mas sim porque em conjunto as ideias brotam das mais variadas fontes e minimizam a possibilidade de erros na implantação.

6. Consiga que a equipe se comprometa com o todo

Busque este comprometimento além da questão salarial – que deve ser analisada, obviamente.

7. Execute e entregue

De nada adianta um líder que tenha toda teoria e nada faça na prática. Execute e entregue e cobre dos colaboradores a mesma realidade.

 Enfim,

Você se vê como líder?

Segue as premissas acima?

Como espera conseguir súditos sem construir o reino primeiro?

#MuitoPraPensar
____________________________

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: gustavo@gustavorocha.com Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!