Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

As políticas de atendimento ao idoso

Agenda 22/01/2015 às 00:22

A política de atendimento à pessoas da 3ª idade, conforme o Estatuto do Idoso e o conjunto de ações disponibilizadas pelo Estado quanto por entidades não governamentais para garantia de uma melhor qualidade de vida.

Segundo a Lei n.º 10.741/2003, considera-se Idoso aquela pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos, com preservação da sua saúde física e mental.

 A política de atendimento à pessoa idosa, conforme o art. 48 do Estatuto do Idoso, é formada por um conjunto de ações disponibilizadas pelo Estado quanto por entidades não governamentais, tudo para prover os direitos básicos e fundamentais ao sujeito tuelado.

A tutela de mecanismos que proporcionem a materialização dos direitos e prioridades ao idoso adveio com o Plano de Ação para o Envelhecimento, ora publicado em 1983 e recepcionado pela Constituição de 1988. Portanto, elenca-se responsabilidade para com os idosos, tanto os órgãos governamentais quanto os particulares, devendo dispensar atenção especial aos grupos vulneráveis – pobres, mulheres e residentes em áreas rurais.

No que tange às entidades públicas, sua tarefa provém de estimulação de locais para atendimento e assistência. Contido no plano de ação governamental para a integração da Política Nacional ao Idoso, nove órgãos estão envolvidos: Ministério da Previdência e Assistência Social, Educação e Desporto, Justiça, Cultura, Trabalho e Emprego, Saúde, Esporte e Turismo, Planejamento, Orçamento e Gestão e Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Além disso, cumpre ao Ministério Público para fiscalizar os abusos e omissões frente aos direitos do idoso, bem como agir em sua defesa.

Ainda, ressalte-se que a política de atendimento também prevê a colaboração de entidades não governamentais quando voltadas a assistência do idoso, também sujeitas às mesmas normas que os órgãos governamentais, inclusive a sujeição de inscrição de seus programas junto ao órgão competente da Vigilância Sanitária e a sanções em caso de descumprimento das normas previstas no Estatuto.

Exemplos que possam ser citados são: pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a prestação de serviço de acompanhantes comunitários para atendimento psicológico, em domicílio, de pessoas idosas com graus variáveis de vulnerabilidade e dependência; pelo Instituto de Pesquisa e Estudo da Terceira Idade, de Recife (PE), o projeto “Empreendedores da Terceira Idade”, com o fito de qualificar e aprimorar as habilidades dos idosos transformando-os em artesãos e inserir seus produtos com qualidade no mercado de trabalho local; pelo Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social, o projeto “Um Novo Olhar Sobre o Idoso na Comunidade da Vila Cruzeiro” que disponibiliza atendimento em diversas áreas pretendidas pelos idosos, como: saúde, educação, lazer, assistência social e atendimento jurídico.

Ademais, necessitam ser observados e cumpridos criações de centros de convivência, casas-lares, oficinas de trabalho com a finalidade de profissionalizar e atualizar o idoso, atendimentos domiciliares de profissionais da saúde especializados, acesso à justiça de forma mais célere.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Preferências:

Em se tratando da preferência, constante no art. 3º, §1º do Estatuto do Idoso, não se alude mais o idoso como um ser menos-valia e relegado ao abandono. A Constituição Federal impôs a igualdade entre homens e mulheres, independentemente da etapa de vida que contivessem. A sua finalidade precípua foi proteger direitos que viabilizassem as necessidades específicas de cada geração, seja criança, adolescente, adulto ou idoso.

A preferência de atendimento ao idoso resvala nas mais diversas searas da sociedade humana. Não cabe apenas ao Estado os cuidados e proteção aos direitos dos idosos, por isso também se inserem como responsáveis os órgãos públicos e privados prestadores de serviços à comunidade (correios, supermercados, bancos, etc.), a própria família do idoso em detrimento de o reservar em asilo apenas quando o idoso não possuir família ou careça de condições para manter sua própria sobrevivência, ao Estado por meio de políticas públicas e destinação de orçamento nas esferas municipal, estadual e federal, a garantia de acesso à rede de serviços de saúde e assistência social em sua localidade.

Assim, são elencadas algumas das prioridades destinadas ao idoso:

- atendimento preferencial (imediato e individualizado) em órgãos públicos e privados, prestadores de serviços à comunidade;

- preferência na formulação e execução de políticas sociais públicas específicas;

- destinação privilegiada de recursos públicos para as áreas relacionadas à proteção ao idoso;

- viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

- priorização do atendimento do idoso por sua própria família, salvo quando esta não possua ou careça de condições de manutenção da própria sobrevivência;

- capacitação e reciclagem dos recursos humanos nas áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos;

- estabelecimento de mecanismos que favoreçam a divulgação de informações de caráter educativo sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento;

- e garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social no local em que reside.

Mais recentemente, a Lei de n.º 11.765/08 garante prioridade ao idoso na restituição de Imposto de Renda mediante o intento de resguardar as necessidades financeiras dos idosos, um dos deveres precípuos do Estado.

Portanto, mesmo na ausência de previsão expressa na lei, sempre que entender cabível, o Estado e a sociedade deverão conceder preferência ao idoso em qualquer outra situação.

Sobre o autor
Vainer Marcelo Bernardes

Graduado em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano. (Alfenas/MG). Pós Graduado em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Poços de Caldas/MG). Advogado atuante em vários ramos do Direito. <br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!