Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Cadastro Ambiental Rural - CAR

Agenda 21/08/2015 às 11:20

Entende-se que as mudanças trazidas pelo Novo Código Florestal, dentre elas a criação do CAR, torna viável o controle e monitoramento das reservas naturais.

Movimentos criados por ambientalistas como a Conferência sobre o Meio Ambiente em Estolcomo na Suécia em 1972 e a criação do Greenpeace no Canadá tem despertado uma maior conscientização da sociedade quanto à necessidade de adoção de práticas voltadas para as questões ambientais.

Tais iniciativas acabaram por motivar a criação do Código Florestal Brasileiro que embora designado em 1965 pela Lei n. 4.771, somente em 2012 com a regulamentação da Lei n. 12.651 e da alteração nos moldes da Lei n. 12.727 do mesmo ano, passou a estabelecer maiores limites ao uso de propriedades (MEDEIROS, 2006).

Por força da Lei n. 12.651/2012, foi instituído o Cadastro Ambiental Rural – CAR que consiste em um registro obrigatório para imóveis rurais com vistas a monitorar e combater o desmatamento florestal. O cadastro é feito eletronicamente e possibilita integração de informações ambientais acerca das condições das Áreas de Preservação Permanente – APP, Reserva Legal, Florestas e vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas das propriedades e posses rurais (AGOSTINHO, 2012).

Entende-se que as mudanças trazidas pelo Novo Código Florestal dentre elas a criação do CAR torna viável o controle e monitoramento das reservas naturais, no entanto, faz-se necessário um maior rigor em torno da fiscalização, tendo em vista que muitos proprietários de imóveis burlam a lei não cumprindo a reposição de árvores em conformidade com determinações nas Áreas de Preservação Permanente.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGOSTINHO, Luis Otávio Vincenzi de. Proibição de retrocesso e crise econômica: conciliação quase impossível. In: AGOSTINHO, Luis Otávio Vincenzi de; HERRERA, Luiz Henrique Martim. Tutela dos direitos humanos e fundamentais. Birigui: Boreal, 2012, p.170-185.

MEDEIROS, R. Evolução das tipologias e categorias de áreas protegidas no Brasil. Ambiente & Sociedade, v. 9, n. 1, 2006.

Sobre a autora
Bárbara Aline Ferreira Assunção

Pesquisadora multitemática, transitando por diversas áreas das ciências humanas e jurídica. Escritora, colunista, ambientalista.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!