Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Dia do cliente. Que cliente?

Agenda 14/09/2015 às 19:43

Dia do cliente. Que cliente?

Pergunta que parece simples, mas não é: Quem é o seu cliente? E porque ele é o seu cliente?

Se as respostas vierem num tom de que sou o melhor advogado do mundo e por isto todos me amam e me querem como procurador, procure um psicólogo ou psicanalista. Seu caso é grave.

O seu cliente deve ser resultado das suas escolhas e de seus objetivos. Se ele for ao acaso, seu destino como escritório e profissão também será ao acaso.

E o que fazer para mudar esta realidade?

Comemorar o dia do cliente pensando em quem são os atuais clientes? O que tenho feito para cativar estes clientes? Como tenho buscado captar novos clientes deste mesmo ramo/tipo/área/produto?

Sem compreender os meandros do próprio escritório não temos como evoluir para crescer. O caminho começa compreendendo o que foi feito até aqui e que pode ser feito daqui pra frente.

E como fazer?

Primeiro entenda o que o seu escritório faz. Inicie por pessoa física ou jurídica. Depois áreas de atuação. Depois dentro das áreas os principais produtos e quem são o público alvo.

Após estas definições, começa a compreensão do que deve ser feito. Numa primeira análise verifique o que pode ser ofertado a atuais clientes. Depois, como expandir para novos clientes das mesmas áreas/produtos/negócios.

E somente com este trabalho realizado inicie com outros produtos/áreas/negócios.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Não perca a oportunidade de encantar o atual cliente com novidades e novos negócios.

Esteja sempre presente no cliente de hoje para estabelecer os negócios de amanhã.

Marketing jurídico inicia e finaliza com o mesmo foco: Relacionamento.

E o que é o cliente para a advocacia? Simplesmente tudo.

Advocacia não são processos judiciais. Muito menos processo eletrônico. Muito menos tecnologia.

Advocacia é a gestão do cliente para atingir os objetivos pelos quais foi o advogado contratado. Portanto, advogar é empreender conhecimento, gestão, tecnologia, processo judicial eletrônico entre outros como meio de solução dos objetivos do seu cliente.

E nem sempre o processo judicial é o foco. Lembre-se da arbitragem, mediação, negociação, negócios, entre outras possibilidades sem depender do judiciário que a advocacia é relevante.

Dia do cliente. Que cliente? O seu cliente. Aquele que além de pagar as contas é responsável pela advocacia em si, por dar o problema e encontrar em você advogado, a busca da solução para ele.

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: gustavo@gustavorocha.com Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!