Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Considerações sobre a cessão de crédito

Agenda 05/10/2015 às 18:38

Trata-se de um artigo que fala sobre a cessão de crédito.

Cessão de crédito é uma modalidade de transmissão das obrigações, sendo o negócio pelo qual o credor transfere sua posição obrigacional; trata-se de negócio jurídico bilateral envolvendo bem incorpóreo ou um crédito.

O credor que transfere os direitos é chamado de cedente e aquele para quem são transferidos de cessionário.

O terceiro que não participa da cessão, o devedor, é chamado de cedido. Uma vez transferida a obrigação, o cedido deverá ser notificado, para que possa pagar a obrigação ao novo credor.

Todavia, sua anuência é desnecessária (arts. 288, 290 e 293, do Código Civil). Todo crédito poderá ser cedido, total ou parcialmente.

A cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa fé, se não constar do instrumento da obrigação.

Não se admite a cessão de crédito decorrente de direitos personalíssimos ou direito de família, os que contenham proibição legal, ou relação àqueles créditos que contenham ajuste vedando sua transmissão (pacto de non cedendo); a penhora realizada sobre um crédito é causa de impedimento legal para que seja cedido (art. 298, do Código Civil); por outro lado, a impenhorabilidade, por si só, não impede a cessão de crédito, pois é reconhecidamente válida. (STJ: REsp 724158-PR/Rel. Min. Nancy Andrighi).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Sobre o autor
Caio César Soares Ribeiro Patriota

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF - 2º semestre de 2012. OAB/MG 141.711 e OAB/SP 445.733.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!