Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O fim dos abuso das companhias aéreas

Agenda 17/03/2016 às 15:05

O artigo aborda de maneira simplicista o fim do pagamento das taxas de cancelamento exigidas pela companhias aéreas.

O FIM DO ABUSO DAS COMPANHIAS AÉREAS 

(CCJ do Senado Aprova Limite para Multa no Cancelamento de Passagens Aéreas)

É evidente o desgaste dos consumidores que planejaram uma viagem e que de última hora tiveram algum imprevisto e precisam cancelar a passagem comprada, somado a frustação evidente em desfazer todos os planos feitos na viagem, está a obrigatoriedade de pagar altas multas pelo cancelamento da passagem. Um Verdadeiro Absurdo!

Neste sentido, foi aprovado na data de 15/04/2015 um projeto de lei, a ser incluída no Código Brasileiro da Aeronáutica (Lei 7.565/1986) que fixa um teto de cobrança para as companhias aéreas no caso dos cancelamentos de voos solicitados por passageiros.

Desta forma, a proposta, que seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso capaz de levá-la para o plenário do Senado, determinará que no caso de cancelamento dos bilhetes dentro da validade, a multa será limitada a percentual de 5% ou 10% da tarifa paga, e o restante do valor pago deverá ser devolvido ao consumidor/passageiro.

O critério de restituição é temporal, assim a taxa de 5% está prevista para os pedidos feitos, com no mínimo, cindo dias de antecedência da data da passagem, e nos outros casos a taxa será de 10% do valor pago. Entretanto, a nova lei não abrangerá os casos em que os consumidores perderam o voo.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O Objetivo do projeto de lei é inibir o abuso das companhias aéreas na cobrança de multas exorbitantes pela remarcação ou reembolso das passagens quando os bilhetes estejam ainda dentro do prazo de validade.

Sobre a autora
Paula Fogli

Paula Martins Fogli<br><br>Advogada do escritório Battaglia, Lourenzon e Pedrosa Advogadas

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!