Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Introdução ao Estudo do Direito

Agenda 16/05/2016 às 16:14

O assunto que compõe o presente artigo trata-se da importância da matéria de Introdução ao Estudo do Direito para os estudantes do curso de Direito.

Sumário: 1. Introdução. 2. O Estudo da Disciplina de Introdução ao Direito. 3. A Importância da Disciplina. 4. Conclusão.

Resumo: Os assuntos tratados na matéria de Introdução ao Estudo do Direito, que é umas das primeiras matérias de iniciação deste curso, fazem com que o acadêmico compreenda ainda mais as dimensões do Direito vivenciadas no dia a dia. É uma norteadora do curso que além de ensinar o que é o direito também mostra as relações humanas e como essas se comportam e quais são as suas reações. A importância da matéria está no aspecto de mostrar ao estudante quais são as causas e as consequências das ações exercidas pelas pessoas e como o Direito surge a partir dessas ações.

Palavras-Chaves: Direito, Estudo do Direito, Importância do Estudo ao Direito.

1.Introdução:

O presente artigo tem como objetivo mostrar o que é enfatizado no curso de direito através da matéria de Introdução ao Estudo do Direito (IED).

Como o Direito surgiu e o que ele é? Surgiu através das necessidades dos grandes povos e reinos antigos de se organizarem de maneira coercitiva para manterem um controle social, comercial e produtivo. Assim, não abrange somente as leis, mas também as questões sociais, morais, culturais, econômicas, etc. Entende-se que é um conjunto de normas que servem de instrumento para a justiça e a minimização dos conflitos sociais causando pelo descumprimento das leis.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

2.O Estudo da disciplina de Introdução ao Direito

As leis para muitos, como por exemplo para o povo Hamurabi, eram consideradas sagradas porque vinham dos seus deuses. Até hoje vê-se que as leis ainda são tratadas de maneira sagrada para alguns países, Arábia Saudita e Israel por exemplo, que acreditam que elas foram feitas por intervenção divina e por isso seria um grande erro desobedece-las. Já para outros países acredita-se que as leis são feitas por homens que almejam a paz e o bem coletivo e por isso devem ser obedecidas.

A disciplina IED existe como base introdutória para o verdadeiro objetivo do estudo ao direito que são as noções fundamentais para a compreensão dos fenômenos jurídicos através das matérias de sociologia, história, filosofia, etc.; oferecendo uma a visão global do Direito. Sendo assim, ela pode ser considerada autônoma por ter funções exclusivas que as distinguem das outras disciplinas, mas não por criar o saber das informações necessárias para os acadêmicos.

3.A Importância da Disciplina

A importância da Introdução vem do elo cultural entre o que é obtido no curso e a especificidade do Direito, oferecendo uma consciência jurídica aos estudantes que ainda não têm um conhecimento objetivo quanto aos fins da ciência jurídica. A existência dela mostra que quanto mais a ciência evolui, mais o direito se adapta aos costumes da sociedade que o presencia.

4. Conclusão

A necessidade de um controle social e um bem comum trouxeram o Direito a sua existência, formado por regras e normas que ditam o que cada indivíduo pode ou não fazer. O Direito não corresponde a uma necessidade individual, mas a uma carência coletiva que busca um equilíbrio na convivência social. As instituições jurídicas existem para que possa ocorrer um processo de adaptação social promovendo ordem, segurança, justiça e paz entre as pessoas, e sem o processo de adaptação do Direito na sociedade não há uma harmonia social oriundas das normas jurídicas.

Referências:

CASTRO, Flávia Lages de. História do Direito Geral e do Brasil. 8º ed. Editora Lumen Juris, 2009.

GUSMÃO, Paulo Dourado de. Introdução ao Estudo do Direito. 43º ed.­­­ Rio de Janeiro: Forence, 2010.

NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 30º ed. Rio de Janeiro: Forence, 2008.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!