Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Discriminação na sociedade e no mercado de trabalho no brasil: homens negros, mulheres brancas e mulheres negras.

Exibindo página 2 de 2
Agenda 09/07/2017 às 13:46

CONCLUSÃO 

O diálogo entre direito e antropologia não apenas é possível como, por várias razões, desejável[10]. O homem do direito e o pesquisador etnográfico possuem a semelhança de acabarem, muitas vezes, por se tornarem seres defensores das minorias, uma vez que facilmente identificam as dificuldades e os preconceitos por estes sofridos, cabendo a eles disseminarem seu conhecimento como forma de tentar ajudar no combate das desigualdades. Neste sentido:

“O objetivo precípuo do direito deve ser, então, a garantia da paz e do equilíbrio das relações sociais, evitando conflitos com fins de promover o desenvolvimento do grupo social (sociedade) com redução das desigualdades existentes.[11]

Essa relação de interposição direta da etnografia com o direito, e sua importância em entender não só os fatos presentes, mas também os históricos, também ficou evidenciada no entendimento de Scheppele:

“A etnografia constitucional olha para a lógica de contextos particulares como meio de iluminar as inter-relações entre os elementos políticos, legais, históricos, sociais, econômicos e culturais. O seu objetivo é entender melhor como sistemas constitucionais operam, identificando os mecanismos da governabilidade e, as estratégias pelas quais se a tenta, experimenta, resiste e revisa. Para tanto, a etnografia constitucional leva em consideração a profundidade do contexto histórico e cultural. Enquanto uma configuração constitucional tem traços distintos e não generalizáveis, cada contexto constitucional possui igualmente uma lógica que liga várias das suas características em padrões cujos traços podem ser visíveis alhures, em manifestações diferentes e específicas[12]

Neste sentido, acredito que a antropologia e a etnografia têm se revelado grandes aliadas do direito e do serviço social, contribuindo para reduzir as disparidades sociais no Brasil, valorizando o trabalho de contato através das pesquisas de campo, onde se torna possível o conhecimento ou ainda vivenciar o que se passa com determinado grupo social, buscando sempre entender e conhecer suas batalhas. Tal processo é importante pois permite levar à tona o que esse povo realmente está passando e o que pode ser feito para amenizar ou resolver seus problemas sociais e culturais.

Digo isso não somente no âmbito abordado no presente artigo, mas também em diversos outros grupos sociais discriminados, como o LGBT, o das prostitutas, dos encarcerados etc.

A superação das disparidades no Brasil certamente não é um caminho fácil, haja vista que temos uma das sociedades mais desiguais do mundo, resultado, principalmente, do nosso histórico e da impunidade que ocorre no país. Da análise deste breve artigo podemos concluir que nossa Nação está muito longe de alcançar a tão estimada cidadania para todos e a igualdade, que supostamente se constituem em direitos fundamentais garantidos pela Constituição Federal.

O primeiro passo em direção a uma sociedade mais equilibrada é compreender e aceitar que a desigualdade é o maior problema do nosso país, e que, tal desigualdade é fruto da explícita discriminação de certos grupos sociais. 

Enquanto a classe pobre não tiver acesso a condições básicas sociais, como educação e saúde; enquanto as mulheres não forem igualmente aceitas no mundo profissional; enquanto for aceito que os salários sejam discriminatórios; enquanto seja permitido o racismo velado; entre tantos outros motivos, a estagnação que nos encontramos como sociedade irá permanecer.

Apesar de acreditar que o estudo de tais comportamentos sociais são uma ferramenta importantíssima para ultrapassarmos a marca da desigualdade no Brasil, acredito que ainda é importante ressaltar que as mudanças primárias vêm do próprio povo. Compreender o significado de empatia, ser capaz de se posicionar no lugar do próximo, aceitar que somos, de fato, iguais, é algo que se ensina desde o crescimento, em casa com a família, nas escolas, universidades. Acabar com o machismo, a intolerância, seja ela qual for (religiosa, sexual, racial) e o preconceito é um processo moroso e contínuo. Sabemos que não acontecerá de uma hora para a outra, mas aos poucos conseguir diminuir as discrepâncias e ajudar todos os cidadãos a conquistarem seu espaço é fundamental.

É certo que nos últimos anos houve significativa melhora no que diz respeito à proteção dos direitos das classes oprimidas, com medidas que visam maior inclusão social, mas o caminho a ser percorrido ainda é claramente longo.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos


Notas

[1] ABREU, AZEVEDO, MELO, MORAIS JÚNIOR, PEDROSA E VIEIRA. Os bastidores do Supremo e outras histórias curiosas, pg. 13. (2013)

[2] SPRADLEY, J. The ethnographic interview. Forth Worth: Hancourt Brace Jovanovich College, 1979. 

[3] ABREU, AZEVEDO, MELO, MORAIS JÚNIOR, PEDROSA E VIEIRA. Os bastidores do Supremo e outras histórias curiosas, pg. 13. (2013)

[4] BIROLI, FLÁVIA. MIGUEL, LUIS FELIPE. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades, pg. 29

[5] OLIVEIRA, ROBERTO CARDOSO DE. O trabalho do Antropólogo, pg 166.

[6] CARVALHO, JOSÉ MURILO DE. Cidadania no Brasil: o longo caminho, pg 08.

[7] BIROLI, FLÁVIA. MIGUEL, LUIS FELIPE. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades, pg. 40/41

[8] BIROLI, FLÁVIA. MIGUEL, LUIS FELIPE. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades, pg. 44

[9] CARVALHO, JOSÉ MURILO DE. Cidadania no Brasil: o longo caminho, pgs 228/229.

[10] ABREU, LUIZ EDUARDO. Etnografia constitucional: Quando direito encontra a antropologia, pg. 09.

[11] SANTOS, Marcos André Couto. O Direito como meio de pacificação social: em busca do equilíbrio das relações sociais. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 194, 16 jan. 2004. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/4732>. Acesso em: 4 jul. 2017.

[12] SCHEPPELE, K. L. Constitutional Ethnography: An Introduction. Law & Society Review, v. 38, n. 3, pg 390.

Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!