PODER JUDICIÁRIO - O PODER MAIS PODEROSO DA REPÚBLICA.
Hoje em dia não temos mais privacidade porque o Poder Judiciário com seus mandados de busca e apreensão sem menores fundamentos e escutas telefônicas e outros meios este poder tornou-se o poder mais forte em relação aos poderes Executivo e Legislativo.
É preciso implantar no seio da magistratura uma nova cultura: a de fazer justiça, tornando efetiva a jurisdição privilegiando o direito material, limitando o uso de normas processuais ao mínimo imprescindível para a consecução do processo. O processo civil nunca pode ser considerado como um fim em si mesmo. Se o juiz vislumbrou a existência do direito material não deve ficar buscando regras processuais para a extinção do processo sem exame do mérito, pois isso não representa prestação jurisdicional e, por isso mesmo, aquela demanda vai ser reproduzida em outro processo, concorrendo para o congestionamento do Poder Judiciário.
Mas, o pior defeito da magistratura está na falta de vocação dos juízes para essa atividade de distribuir a justiça. O bom juiz deve ter muita experiência de vida e bastante sensibilidade jurídica. Para ser juiz um dos requisitos mais importante a exigir e que o candidato deveria ter no mínimo 10 anos de atuação na advocacia assim sim este candidato estaria apto a assumir uma vaga de juiz após a aprovação no concurso.