Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Análise comparativa entre Mercosul e Brics.

Aspectos gerais e seus impactos sobre o Brasil

Exibindo página 2 de 2
Agenda 04/10/2017 às 07:40

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para o Brasil, integrar o MERCOSUL pode ser visto como o fator mais significativo na notável expansão das exportações brasileiras conjuntamente com seus parceiros. Tendo eles uma visão alinhada de seus objetivos, pode alavancar não apenas a economia com outros países, externos ao bloco, mas também entre eles, de modo a fortalecê-los.

Apesar de ainda ser uma união aduaneira incompleta, devem continuar focando no objetivo inicial: de avançar para um mercado comum.  Com um vasto mercado, com o beneficio da proximidade geográfica e com o auxilio do FOCEM, as expectativas sobre os países só crescem.

Quanto ao BRICS, é inegável que reúne quatro parceiros estratégicos para o Brasil, com expressiva articulação regional e crescente participação na economia global.

Além disso, inevitavelmente, a divisão de responsabilidades no que concerne o levantamento capital para o Novo Banco de Desenvolvimento fará com que o peso relativo sobre cada economia seja diferente, exigindo um esforço muito maior da África do Sul do que da China. Além disso, restringir a quantidade de recursos que a China pode fornecer ao banco também limita sua capacidade de empréstimo. Esse parece ser o preço a ser pago para que a estrutura de governança do banco seja igualitária, fazendo que não haja marginalização de nenhum membro do grupo em comparação com a China.

Por outro lado, se o princípio da igualdade pode limitar a expansão imediata do capital do NBD, ela pode ser importante para o seu desenvolvimento do nível de transparência operacional da instituição.

A proposta do banco dos BRICS deve ser pautada por uma sintonia e transmissão de forças entre Estado e mercado. Este último fator pode fazer do NBD um banco de desenvolvimento com potencial para diferenciar a iniciativa dos seus fundadores. Contudo, para que seu modelo de atuação seja ainda mais inovador e conectado com as necessidades do mundo atual, o novo banco deveria fazer avançar a agenda relacionada ao desenvolvimento sustentável e outros debates sobre bens públicos, particularmente na área de segurança energética e conservação de recursos hídricos.

A fim de evitar o que seria um desvio da relação de parceria entre iguais que se espera da cooperação Sul-Sul, é necessário que a governança do NBD seja democrática e preveja instrumentos que inclua todos os seus membros no processo de tomadas de decisões, o qual, como já comentado, deve basear-se menos em critérios políticos e mais em variáveis técnicas.

Além da proximidade com umas das grandes potências mundiais, como a China, o que permite amplo contato com as visões econômicas e de desenvolvimento deste país, a parceria coloca o Brasil em um maior campo de visibilidade para a economia global, sendo o único na América do Sul, motivo pela qual o faz ser referência, podendo trazer grandes investimentos para o País.


REFERÊNCIAS

BRICS. Informações sobre os BRICS. Disponível em <http://brics.itamaraty.gov.br/pt_br/sobre-o-brics/informacao-sobre-o-brics>.

BRICS. Disponível em <http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics>.

Dados Econômicos e Estatí

sticas de Comércio. Disponível em <http://brics.itamaraty.gov.br/pt_br/sobre-o-brics/dados-economicos>.

Economia do Paraguai. Disponível em <https://www.suapesquisa.com/paises/paraguai/economia_paraguai.htm>.

Economia da Argentina. Disponível em <http://www.infoescola.com/argentina/economia-da-argentina/>.

FOCEM. Fundo para a convergência Estrutual e Fotalecimento Institucional do Mercosul. Disponível em: <http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planejamento-e-investimentos/integracao-sul-americana/focem-fundo-para-a-convergencia-estrutural-e-fortalecimento-institucional-do-mercosul>

GLOSNY, Michael. China and the BRICs: a real (but limited) partnership in a unipolar world.Polity, v. 42, n. 1, p.100-129, Janeiro, 2010.

GUERRA, Sidney. Curso de Direito Internacional público. 8º Ed. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 341.

Os Benefícios dos BRICS para o Brasil. Disponível em <http://www.postwesternworld.com/2014/07/16/beneficios-brics-brasil/>

Saiba mais sobre o MERCOSUL. Disponível em <http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul>

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

STUENKEL, Oliver. The financial crisis, contested legitimacy and the genesis of intra-BRICs cooperation. Global Governance, v. 19, n. 4, p. 611-630, October-December, 2013.


Notas

[1] GUERRA, Sidney. Curso de Direito Internacional público. 8º Ed. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 341.

[2] Em 2 de dezembro de 2016, a República Bolivariana da Venezuela foi notificada do cessamento do exercício de seus direitos inerentes à condição de Estado Parte do MERCOSUL, em razão do descumprimento de compromissos assumidos no Protocolo de Adesão ao MERCOSUL [Nota à Imprensa nº 337/2016]. Em 05 de agosto de 2017, a República Bolivariana da Venezuela foi notificada da suspensão de todos os seus direitos e obrigações inerentes à sua condição de Estado Parte do MERCOSUL, em conformidade com o disposto no segundo parágrafo do artigo 5º do Protocolo de Ushuaia [Nota à Imprensa nº 255/2017].

[3]MERCOSUL. Saiba mais sobre o Mercosul: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul Acesso em 30 de outubro de 2017.

[4] GUERRA, Sidney. Curso de Direito Internacional público. 8º Ed. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 341.

[5]  FOCEM. Fundo para a convergência Estrutual e Fotalecimento Institucional do Mercosul. Disponivel em: http://www.planejamento.gov.br/assuntos/planejamento-e-investimentos/integracao-sul-americana/focem-fundo-para-a-convergencia-estrutural-e-fortalecimento-institucional-do-mercosul. Acesso em 30 de outubro de 2017.

[6] Ibidem.

[7] BRICS. http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3672-brics Acesso em 30 de setembro de 2017.

[8] BRICS. Informações sobre os BRICS. http://brics.itamaraty.gov.br/pt_br/sobre-o-brics/informacao-sobre-o-brics. Acesso em 30 de setembro de 2017.

[9] Saiba mais sobre o MERCOSUL. http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul acesso em 30 de setembro de 2017.

[10]Economia da Argentina. http://www.infoescola.com/argentina/economia-da-argentina/ Acesso em 30 de setembro de 2017.

[11] Economia do Paraguai. https://www.suapesquisa.com/paises/paraguai/economia_paraguai.htm Acesso em 30 de setembro de 2017.

[12] Dados Econômicos e Estatísticas de Comércio. http://brics.itamaraty.gov.br/pt_br/sobre-o-brics/dados-economicos acesso em 30 de setembro de 2017.

[13] Os Benefícios dos BRICS para o Brasil. http://www.postwesternworld.com/2014/07/16/beneficios-brics-brasil/ Acesso em 30 de setembro de 2017. 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!