Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Saiba mais sobre a proposta de CNH para carros automáticos.

CNH

Agenda 08/05/2018 às 16:56

Você sabia que existe um Projeto de Lei que tramita na Câmara sobre a possibilidade de haver CNH específica para carros de câmbio automático?

Você sabia que existe um Projeto de Lei que tramita na Câmara sobre a possibilidade de haver CNH específica para carros de câmbio automático?

O Projeto de Lei nº 7.746/2017 é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e prevê a possibilidade de motoristas se habilitarem apenas para a direção de carros automáticos. Assim, seria criada mais uma subcategoria para a CNH.

Porém, será que haverá alguma mudança nas regras desse curso ou será parecido com o curso para carros não automáticos? Essa pode ser uma questão interessante para qualquer motorista.

Veremos um pouco mais sobre essa proposta e como esse curso pode afetar a carteira de motorista e as licenças para a direção.

Entenda a proposta de CNH específica para carros automáticos

Esse projeto foi julgado interessante pelos especialistas em direção, já que carros manuais e automáticos têm uma maneira diferente de direção e formam motoristas diferentes.

Conforme o projeto, a CNH para carros automáticos seria destinada apenas para esse tipo de veículo. Portanto, o motorista que fizer o curso para carros automáticos não poderá dirigir um carro com câmbio manual.

Porém, caso o motorista já possua habilitação para carros manuais, não haverá nenhum impedimento para que ele conduza também os carros automáticos, assim como já funciona na legislação atual.

Caso a proposta vire lei, se o motorista com a carteira para carros automáticos for pego dirigindo veículos manuais, poderá ser multado e terá o seu veículo apreendido, já que estaria infringindo a lei.

No entanto, a proposta ainda precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado para, então, ser sancionada pelo Presidente da República e entrar em vigor.

Essa poderá ser uma mudança enorme para os motoristas, mas que não deve acontecer este ano, já que o Brasil está às vésperas de eleições para a Câmara e para 2/3 do Senado.

Como funcionam os carros automáticos?

Os carros automáticos têm uma maneira diferente de direção e precisam de cuidados extras, pois seu funcionamento pode ser muito diferente do de carros normais.

Uma das diferenças que muda totalmente o modo de dirigir é que o carro automático não possui um pedal de embreagem, já que a troca de marcha é feita automaticamente.

Essa diferença afeta totalmente o modo de direção. O que, para alguns especialistas, faz com que um curso exclusivo para dirigir esse tipo de veículo possa ser realmente necessário.

Ao dirigir um carro automático, é necessário apenas deixá-lo em modo de direção e ele vai ajustar as marchas, de acordo com a velocidade e a maneira que o motorista dirige.

Principais diferenças entre carros automáticos e manuais

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A principal diferença entre esses veículos é o câmbio, que, no caso do carro automático, possui troca de marchas sem interferência humana contínua, ao contrário do que ocorre com os carros de câmbio manual.

Pensando nisso, esse tipo de veículo oferece mais conforto, pois somente é necessário acelerar e frear, havendo preocupação apenas com o percurso.

Mas esse conforto pode não agradar a todas as pessoas, já que alguns preferem o controle que os carros manuais oferecem. Isso porque o desempenho em ultrapassagens é melhor, especialmente em condições adversas, como ladeiras. Além disso, o modo de direção pode ser ainda mais esportivo.

Também há outra diferença que pode ser levada em conta na decisão sobre o tipo de carro a dirigir.

Os carros automáticos tendem a gastar mais combustível do que um carro manual e a manutenção e a reposição de peças também são mais caras.

Os exames de direção terão mudanças?

Conforme a proposta, os exames de direção terão muitas mudanças, já que será necessário passar a fazer o curso específico para carro automático.

Essas mudanças não seriam aplicadas apenas aos carros, já que todos os tipos de veículos com câmbio automático, pela proposta, passariam a ter uma CNH específica.

Porém, elas são as únicas mudanças, já que todo o exame e o seu conteúdo serão iguais. Além disso, será possível fazer o exame para carros automáticos e manuais, bastará escolher a melhor modalidade para você.

Atualmente, a continuidade do projeto aguarda o parecer da relatora da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, a deputada do Rio de Janeiro, Cristiane Brasil, do PTB.

Caso o parecer da relatora seja favorável ao Projeto de Lei, ele poderá ser aprovado diretamente pela comissão, sem a necessidade de entrar em Plenário.

Isso porque ele tramita em regime de Apreciação Conclusiva, que, conforme o Artigo 24 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, permite a aprovação do projeto dessa forma.

O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

A proposta vai ser analisada ainda pela Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania.

Portanto, mudanças podem estar a caminho e o motorista deve ficar atento a elas.

Deixe nos comentários qualquer dúvida que possa ter sobre esse projeto de lei e conte o que você acha da possível mudança. Acredita que poderá ter um resultado positivo caso a proposta seja aprovada?

Sobre o autor
Gustavo Fonseca

Cofundador da Empresa Doutor Multas. Especializada em recursos de multas de trânsito. Site: doutormultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!