Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Certificado digital é ideal para declarar imposto de renda com segurança

Agenda 23/03/2020 às 11:43

Está aberta a temporada para o envio da Declaração do Imposto de Renda 2020, que deve ser entregue até 30 de abril.Tudo processado no ambiente digital. Você já sabe como funciona?

Está aberta a temporada para o envio da Declaração do Imposto de Renda 2020, que deve ser entregue até 30 de abril.Tudo processado no ambiente digital.

O avanço tecnológico nas últimas décadas e as medidas adotadas pela Receita Federal garantem segurança, rapidez e facilidade no preenchimento e entrega da declaração. O processo de informatização começou em 1991, quando os microcomputadores começaram a integrar o cotidiano das pessoas.

O ano de 2010 (calendário 2009) foi o ano do adeus definitivo ao formulário em papel e o modelo tecnológico do programa IRPF incluiu a transmissão da declaração com o certificado digital ICP-Brasil.

Para este ano, exclusivo para o usuário com certificação digital ICP-Brasil, a Receita Federal lançou a opção da declaração pré-preenchida digitalmente via o Programa Gerador da Declaração – PGD. O uso da certificação digital ICP-Brasil é condicionante para a transmissão, integra esse processo e confere validade jurídica ao envio da declaração por meio eletrônico, com o mais elevado nível de segurança dos dados.

Atualmente, são quase 9 milhões de certificados ativos no país e 44% emitidos para pessoas físicas. Nos últimos três anos, houve um aumento do número de contribuintes e do uso do certificado digital para a pessoa física. Em 2019, das mais de 30,6 milhões de declarações entregues, 72.838 foram realizadas com a segurança ICP-Brasil, um número muito aquém perto do benefício de se declarar com o cerificado.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Com o certificado digital, o contribuinte consegue importar a declaração pré-preenchida. É possível acompanhar em tempo real a declaração, da entrega até a restituição. Além disso qualquer erro de preenchimento pode ser corrigido rapidamente. Essa é uma grande vantagem que reduz as chances de cair na malha fina.

O certificado digital garante a autenticidade do acesso e, por isso, o sistema disponibiliza as informações do declarante, que deve verificá-las e realizar, caso necessário, qualquer alteração. Na prática a RFB abre o seu sigilo fiscal, informando a você o que ela já sabe sobre você.

Enfim, as vantagens para usar a certificação digital são muitas, a rapidez, a eliminação de documentos e papéis, correção de eventuais erros e consulta de todo o processo, com a garantia de segurança, inviolabilidade de dados e diminuição do risco de cair na malha fina.

Sobre o autor
Vagner Liberato

Cursando MBA em Marketing e Redes Sociais, formado em Administração de Empresas e um apaixonado pelos mecanismos de buscas online. Fundador do portal https://empregadorweb.com/ - Para falar comigo basta enviar um e-mail para: vagnerliberato@gmail.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!