2 A Era Digital.
Diga-se que a Teoria Geral do Direito, estuda os conceitos fundamentais e universais do Direito e as características que são comuns a todos os Sistemas Jurídicos. A Teoria Geral do Direito busca uma visão compreensiva sobre a epistemologia, vale dizer, a origem, a natureza e os limites do Direito, suas ideologias, metodologias e conceitos gerais, e também, sobre a natureza e aplicação das leis, dentro de uma Sistema de Normas.
Por outro lado, a Hermenêutica Jurídica é o ramo da Teoria da Geral do Direito, destinado ao estudo e ao desenvolvimento dos métodos e princípios da atividade de interpretação. A finalidade da Hermenêutica, enquanto domínio teórico, é proporcionar bases racionais e seguras para uma interpretação dos enunciados normativos e dos fenômenos jurídicos.
Dentro desta perspectiva, vale registrar o lançamento, pelos soviéticos, do satélite Sputnik, na segunda metade do Século XX (1957) e, depois, em 1969, com a chegada do homem na Lua, pelos EUA, a partir daí o mundo tornou-se globalizado, com as telecomunicações, com o rádio, com a televisão, com a informática, com celulares, e, acima de tudo, surgiu um mundo conectado, onde se navega pela Internet em tempo real, vale dizer, o surgimento da Era da Informação ou o Mundo Digital.
A Era da Informação que, entre outras inovações tecnológicas, foi denominada como Era digital, surgiu a partir da década de 1980, nos Estados Unidos da América. Essa denominação tem uma equivalência do surgimento da Era Industrial, que ocorreu no Reino Unido da Grã-Bretanha, nos idos de 1750, cujo símbolo, foi a máquina a vapor. Embora as bases da Era Digital, tenham começado na metade do Século XX e, particularmente, na década de 1980, com invenções tais como, do microprocessador, da fibra óptica e do computador pessoal, da rede de computadores, também conhecida pelo acrônimo www, que é a sigla ou abreviatura para World Wide Web, que tem hoje, um alcance mundial, e especificamente, é conhecida como Internet, proporcionando um mundo inteiramente conectado.
Talvez, a particularidade mais notória da atual Era Digital, é, sem dúvida, a ampliação da capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados e formas de diversas áreas do conhecimento. A conexão ou a integração mundial é uma outra marca, haja vista que, via Internet, pessoas do mundo inteiro, estão interligadas, compartilhando informações, divulgando impressões e difundindo formas de cultura e saberes, em todos os Estados e Continentes.
Na Contemporaneidade ou na Atualidade, entre tantos outros, pode-se destacar os nomes como Steve Jobs (1955-2011), que foi um cientista da computação e co-fundador e presidente da empresa, Apple, fundada em 1976, com sede em Cupertino, Califórnia, EUA, produtora dos smartphones; e, Bill Gates (64 anos), juntamente com Paul Allen (1953-2018), que, em 1975, como cientistas da computação, fundaram a empresa Microsoft, com sede em Redmond, Washington, EUA, que implantou o Sistema Operacional Windows e o Pacote Office, que moldaram a forma, pela qual, a sociedade global se relaciona na Era Digital, com tecnologia dos computadores e dos smartphones.
3 Expressões Técnicas da Era Digital.
Na obra “A Dança do Universo” [15], o físico brasileiro, Marcelo Gleiser, que foi pesquisador do Fermi National Accelerator Laboratory de Chicago, e do Institute For Theoretical Physics da Universidade da Califórnia, e é Professor Catedrático de Física e Astronomia, no Dartmouth College, em New Hampshire, nos EUA, ao falar do mito da criação do Universo, afirma:
(...) E aqui nos defrontamos com uma barreira aparentemente intransponível, que tem suas origens no modo como pensamos e nos comportamos em sociedade. O problema da polarização entre pares de opostos, imbuída na nossa percepção da realidade. Quando tentamos organizar o mundo à nossa volta, a distinção entre opostos é fundamental. Nossa existência e ações são rotineiramente baseadas em pares opostos, como dia e noite, frio e quente, culpado e inocente, feio e bonito, morto e vivo, rico e pobre. Sem essa distinção, nossos valores não fariam sentido, nossa agricultura não funcionaria, e nossa espécie provavelmente não sobreviveria. Perguntas que transcendem a distinção entre os opostos ficam sem respostas. Pelo menos, sem uma resposta que possamos chamar de lógica. Ao contrário, o fascinante é que, em todas as culturas de que temos conhecimento “A Pergunta”, foi feita. A necessidade de entendermos nossa origem e a origem de todo o Universo, ou seja, o problema da Criação, é inerente ao ser humano, transpondo barreiras temporais e geográfica, para entender a origem de tudo.
Na perspectiva dessa dupla dimensão da realidade, ou melhor, da polarização entre pares de opostos, imbuída na nossa percepção da realidade, conforme ensina Gleiser, pode-se citar também Platão[16], que é um dos Filósofos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates, e, com a condenação e morte de seu professor, ficou decepcionado com a democracia ateniense. Em síntese, Platão tinha um a concepção da realidade em duas dimensões, a saber, o Mundo das Ideias, realidade inteligível (ideias) onde, a perfeição seria possível e o Mundo dos Sentidos, realidade sensível, onde, impera a percepção das imperfeições da realidade humana.
O Mundo das ideias de Platão, de certa forma, assemelha-se ao Mundo Digital, ao mundo virtual, e para conhecer a Era da Informação, é necessário conhecer também, algumas expressões a seguir indicadas, indispensáveis, para o melhor entendimento e compreensão do que é e do que vem a ser a Era Digital, que é uma realidade tecnológica, que se apresenta como mediadora das relações humanas (máquina x homem x máquina, com inteligência humana e artificial) e das interações entre máquinas (máquina x máquina, com inteligência artificial) nos ciberespaços, que ultrapassam o espaço do mundo físico em que estamos acostumados a viver, e migram para o Mundo Digital ou Mundo Virtual.
A seguir, consigna-se um minidicionário, ou algumas expressões mais técnicas e imprescindíveis[17] e ampliadas, observadas algumas adaptações, utilizadas nos computadores, na Internet, nos tablets e nos smatphones, necessárias, para melhor compreender a linguagem da a Era Digital, no Mundo Digital.
Attachment. Attachment nada mais é do que um arquivo anexado, ou seja, aquele enviado por e-mail ou carregado em uma página da Internet. Normalmente, esse termo é encontrado em sites que não têm tradução para o português. Pode ser uma imagem, tipo JPEG, animada (GIF), documento do Word (.doc ou .docx), Excel (.xls ou .xlsx), PowerPoint (.ppt ou .pptx), comprimido (.zip ou .rar), entre outros. No entanto, é preciso ter atenção ao baixar algum desses arquivos para o seu computador, pois, estes podem conter vírus e outras ameaças.
Android. Android é o nome do Sistema Operacional, baseado no núcleo do Linux, que opera em celulares (smartphones), netbooks e tablets. É desenvolvido pela Open Handset Alliance, uma aliança entre várias empresas, dentre elas, a empresa Google. Com uma interface de usuário, baseada na manipulação direta, o Android é projetado, principalmente, para dispositivos móveis, com tela sensível ao toque, como, smartphones e tablets, com interface específica para TV (Android TV) carro (Android Auto) e relógio de pulso (Android Wear).
Backup. Backups são cópias de seguranças de arquivos de computadores ou celulares, feitas com objetivo evitar a perda de dados em caso de roubo ou problema técnico nos equipamentos. Por exemplo, com as ferramentas de backup, é possível salvar fotos, músicas, documentos do trabalho ou qualquer outro arquivo que, por algum motivo, for importante. Para isso, pode-se utilizar um HD externo, que pode ser carregado para qualquer lugar, ou serviços de armazenamento na nuvem, como o One Drive e o Google Drive, que oferecem acesso em qualquer lugar, via Internet.
Big Data Analytic. (Análise de Mega Dados, os grandes dados, em português) é a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados, grandes demais, para serem analisados por Sistemas tradicionais. Diga-se, ao longo das últimas décadas, a quantidade de dados gerados, tem crescido de forma exponencial. O surgimento da Internet, aumentou de forma considerável, a quantidade de dados produzidos, e a popularização da Internet das coisas (Internet of Things ou IoT) possibilitou a saída da Era do Terabyte para a Era do Petabyte. É a estrutura de dados que se vale de novas abordagens para capturar, analisar e gerenciar volumes extensos de informações.
Blog. Blogs são plataformas de para publicação de conteúdo, sendo as mais conhecidas o Blogspot, do Google e o WordPress. Inicialmente, os Blogs surgiram como páginas pessoais, onde era possível narrar uma viagem ou fazer um diário virtual. No entanto, a chamada blogosfera, evoluiu, e, atualmente, é comum encontrar páginas especializadas em notícias, times de futebol, saúde, humor, entre outros assuntos.
Bluetooth. Bluetooth é uma especificação de rede sem fio, de âmbito pessoal (Wireless personal area networks - PANs), consideradas do tipo PAN, ou mesmo WPAN. O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos, como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais, através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura.
Browser. Os browsers ou navegadores nada mais são, do que, os programas usados para acessar sites na Internet. Nestes programas, tudo o que o usuário precisa fazer é digitar o endereço da página que deseja acessar ou utilizar sites de buscas, como o Google. Há diversas opções disponíveis para os usuários e com características diferentes. No entanto, os mais conhecidos são o Google Chrome, o Mozzila Firefox, Internet Explorer, Instagram, Opera e Safari.
Cookies. Cookies são pequenos arquivos de cadeias de textos armazenados pelo navegador de Internet, com o objetivo de agrupar pequenas informações dos usuários. Quando o usuário acessa e se cadastra em um site de compras, por exemplo, cookies são enviados pelo servidor da página, com uma identificação ID do Internauta, junto com alguns dados. Ao acessar àquela página novamente, o navegador reenvia essa cadeia de textos, para que o servidor reconheça o usuário e retorne uma página personalizada, com base nas suas últimas compras, por exemplo.
Digital. A palavra digital tem origem no latim digitus (palavra latina para dedo), uma vez que, os dedos eram usados para contagem discreta. O seu uso é mais comum em computação e eletrônica, sobretudo, onde a informação real é convertida na forma numérica binária, como no som digital ou na fotografia digital. Um Sistema digital, é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos (descontínuos). Em contraste, os Sistemas não-digitais (ou analógicos) usam um intervalo contínuo de valores para representarem informação. Embora as representações digitais sejam discretas, a informação representada pode ser discreta, como números, letras, ou ícones, ou contínua, como sons, imagens, outras medidas de sistemas contínuos
Dropbox. Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem. ("cloud computing").
Embedar. Embedar é uma forma aportuguesada da palavra inglesa embed. Este processo consiste em inserir um conteúdo multimídia em uma página na Internet através do código HTML. Por exemplo, o dono de um Blog ou um site, pode subir um vídeo para um site de hospedagem, como o Youtube e, em seguida, usar o código fornecido pelo serviço, para incorporar o conteúdo em sua página.
Facebook. Facebook é uma expressão inglesa composta por face, que significa cara, em português, e book, que significa livro, o que indica que a tradução literal de facebook, pode ser "livro de caras", e se traduz como Rede Social, lançada em 2004.
Faq. O Faq, da expressão inglesa Frequently Asked Questions, é o recurso muito utilizado por desenvolvedores de programas, serviços de Internet ou fabricantes para agilizar o suporte ao usuário. Para isso, são utilizadas respostas sobre perguntas comuns a respeito daquele produto ou problema técnico. Por exemplo, quando a impressora do usuário fica com um papel enroscado, é bastante provável que ele encontre uma solução respondida no Faq da página de suporte da empresa. Assim, é possível evitar que o indivíduo perca tempo ligando ou enviando um e-mail para a assistência técnica daquela fabricante.
Google Drive. Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google, a partir de 2012.
GPS. O GPS, do inglês Global Positioning System, é um Sistema de Navegação, via satélite, capaz de determinar com boa precisão, o posicionamento do seu usuário. Atualmente, a utilização mais comum de dispositivos com essa tecnologia é a navegação urbana, seja de carro, motocicleta, bicicleta ou a pé. Com um celular ou aparelho de GPS dedicado, é possível, por exemplo, traçar uma rota em uma grande cidade, para chegar ao endereço específico em menor tempo. Outro uso frequente é em Aplicativos (APP) e dispositivos para monitoramento de atividades físicas.
Hardware. Hardware é uma expressão utilizada para as peças de equipamentos eletrônicos como computadores e celulares. Por exemplo, em um desktop, é possível distinguir e substituir diversos tipos de hardwares, para melhorar o desempenho da máquina: placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória RAM, HD, SSD, entre outros.
HDMI. O HDMI, de High-Definition Multimedia Interface, é um tipo de conexão capaz de transmitir áudio e vídeo em um único cabo, em sinal, totalmente digital. Esse padrão pode ser utilizado em qualquer equipamento, como DVD e computadores, mas, são mais usados, atualmente, para transmitir imagens em alta-definição. Dependendo de sua versão, o HDMI pode suportar resolução HD (720p), Full HD (1080p), 2K (2048p) e 4K (4096p).
Hotsite. Hotsites são páginas de Internet criadas especialmente para uma ação de marketing, como propaganda ou campanha. Normalmente, esses sites não se tratam da página principal daquela empresa ou organização, mas, podem ocupar o seu lugar por um tempo determinado. Por exemplo, ao lançar uma propaganda ou promoção, uma empresa pode criar um hotsite, com informações sobre aquela ação, com interface característica, onde os usuários podem participar ou se inscrever.
HTML. O HTML, da expressão HyperText Markup Language, é um sistema de códigos utilizados para criar páginas da Internet através de tags e valores para as mesmas. Ao acessar um site, o seu navegador é capaz de interpretar e decifrar o código programado pelos criadores da página e exibi-la em sua interface gráfica. Para visualizar o HTML de um site, basta clicar no menu, Ferramentas, do seu navegador e, logo após, em Código-fonte. É possível criar páginas simples em HTML no Bloco de Notas do Windows, desde que o usuário saiba o código, ou através de programas como o Adobe Dreamweaver.
Inbox. O Inbox é um termo muito utilizado atualmente em serviço de mensagens e e-mails. Normalmente, esta expressão é traduzida para o português sob a forma de “Caixa de Entrada”, o local, onde estão localizados os seus novos e-mails ou aqueles que não foram destinadas para outra pasta. Além disso, o termo inbox ganhou notoriedade no Facebook, para denominar as mensagens privadas enviadas na rede social.
Instagram. Insta" vem de "Instant Camera", que significa câmera instantânea, em livre tradução. Já "Gram" foi tirado de "telegram", ou seja, telegrama, forma mais rápida de enviar uma mensagem via correio, antigamente. Instagram é uma Rede Social online de compartilhamento de fotos e vídeos, entre seus usuários, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter.
Internet. Rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum, unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura.
Intranet. Rede local de computadores, circunscrita aos limites internos de uma instituição, na qual, são utilizados os mesmos programas e protocolos de comunicação empregados na Internet.
IP (Internet Protocol). Um número de 32 bits, que identifica um dispositivo específico (computador, smartphone, impressora) em uma rede local ou pública.
Jailbreak. O Jailbreak é um processo capaz de eliminar algumas restrições impostas por fabricantes e desenvolvedoras de Sistemas operacionais, comuns em smartphones e tablets. A partir dele, por exemplo, é possível instalar aplicativos não autorizados pela Apple. O jailbreak, no entanto, exige cuidados e experiência ao ser executado, pois podem oferecer riscos aos equipamentos.
Java. O Java é uma linguagem de programação usada na construção de aplicações, jogos e até mesmo páginas da Internet. Bastante utilizada há alguns anos, esse tipo de código dependia da instalação de plugins no navegador, por exemplo, para executar o conteúdo produzido a partir da plataforma. Outra utilização bastante comum é a construção de games para celulares antigos, que não utilizam os sistemas operacionais atuais. No entanto, graças a devidos problemas de desempenho e locais de segurança, o uso do Java tem sido cada vez menos comum.
Kernel. O Kernel é o núcleo de um Sistema operacional, ou seja, a sua unidade básica, responsável por fazer a ponte entre os programas e os componentes físicos do computador. Sobre o Kernel é aplicado todas as características e ferramentas de cada plataforma, incluindo o Windows e o Mac OS. No caso do Linux, um Sistema operacional livre, seu Kernel está disponível gratuitamente, para que desenvolvedores, façam as modificações que julgarem necessárias, e construam sua própria distribuição. Um mesmo núcleo pode ser usado como base de várias versões de um Sistema, ou ser refeito, frequentemente, para introduzir novas características e gerenciamentos mais apurados a uma nova edição.
Login. O Login é uma expressão utilizada para a identificação de um usuário em sites ou serviços que necessitam de autenticação. Normalmente, ele é composto por um nome de usuário e senha, previamente cadastrado pelo usuário ao fazer seu registro naquela página. Por exemplo, um login é necessário para acesso o Facebook ou Twiter, serviço de armazenamento na nuvem, e-mail, banco ou qualquer outro serviço que guardem dados pessoais do usuário.
Linux. É um termo popularmente empregado para se referir a Sistemas Operativos ou Sistemas Operacionais, que utilizam o Kernel Linux. O núcleo ou Kernel é inspirado no Sistema Minix (é um sistema operacional Unix-like).
Mobile. O Mobile é uma expressão inglesa usada para classificar aparelhos e serviços criados para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Com a popularização dos celulares inteligentes, é cada vez mais comum que empresas lancem versões de programas de computador para esses equipamentos.
Mundo. Substantivo masculino; conjunto de tudo que existe, os astros e planetas; universo; Planeta Terra e tudo o que nele existe; lugar onde vive o homem; conjunto de indivíduos que formam um agrupamento humano determinado; designação da espécie humana; mundo real; mundo digital; mundo virtual.
Nickname. A Expressão inglesa Nickname significa apelido. Normalmente, um nickname é utilizado como forma de identificação em uma rede social ou fórum no lugar do nome real do usuário. São muito usados no Twiter, por exemplo, tanto em perfis pessoais como em fakes. No Facebook, é possível inserir o seu nickname para que outros usuários marquem seu perfil em uma publicação ou o achem na busca da rede social.
Nuvem. Nuvem é uma expressão utilizada para batizar serviços de armazenamento na Internet, como o Dropbox, GoogleDrive e OneDrive. Nestas páginas, é possível enviar arquivos do seu computador ou fazer backup, para que estes, fiquem acessíveis em qualquer lugar do mundo através de uma conexão da Internet.
OneDrive. One Drive (antes chamado de SkyDrive) é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft.
Pixel. Um pixel é a menor unidade de um equipamento de exibição, como TVs, monitores e telas de smartphones. Cada elemento deste é composto por um conjunto de três pontos nas cores verde, vermelho e azul que, juntos, são capazes de criar inúmeras combinações. A partir da quantidade de pixels presentes em uma tela, é possível definir a resolução daquele produto. Por exemplo, um televisor Full HD possui 1920 pixels na vertical e 1080 pixels na vertical.
Root. O Root é um processo de desbloqueio de smartphones com Android, podendo ser considerado o equivalente ao jailbreak no iOS. Através dele, é possível ganhar status de “super usuário” do sistema operacional do Google, podendo fazer mudanças profundas na plataforma. Em aparelhos rooteados, é possível substituir a versão instalada pelas fabricantes por outras alternativas como a Cyanogen MOD e a Xiaomi, que podem oferecer edições mais atualizadas do sistema.
Site. A palavra "site" em inglês tem exatamente o mesmo significado de "sítio" em português, pois, ambas derivam do latim "situs" ("lugar demarcado, local, posição") e, primariamente, designa, qualquer lugar ou local delimitado (sítio arquitetônico, sítio paisagístico, sítio histórico, entre outros). No português do Brasil, a palavra "sítio" designa, com maior frequência, uma propriedade rural de área modesta, frequentemente usada para lazer ou lavoura. Site é um conjunto de páginas web, isto é, de hipertextos, acessível geralmente, pelo protocolo HTTP ou pelo HTTPS, na Internet. O conjunto de todos os sítios públicos existentes compõe a World Wide Web (www).
Smartphone. Samartphone é um termo de origem inglesa, que se traduz num telefone celular inteligente.
Selfie. Selfies é um termo utilizado para fotografias de si mesmo, através da câmera de celulares e tablets. De origem inglesa, esse termo se tornou uma moda nos últimos tempos, após a contribuição de diversas celebridades. Normalmente, essas imagens são tiradas através da câmera frontal dos aparelhos e, logo após, compartilhadas em redes sociais.
Skipe. O Skipe foi um dos primeiros serviços a permitir comunicação por voz, como ligação telefônica, através da Internet (VoIP), o que tornou telefonemas de longa distância mais baratas.
Software. Ao contrário do hardware, o software é a parte da informática composta pelos programas, jogos e outras aplicações desenvolvidas a partir de linguagens de programação. Geralmente, um software é desenvolvido com uma função específica ou finalidade bem definidas. São exemplos, os Sistemas operacionais, editores de textos, antivírus, aplicativos de celulares, entre outros.
Spam. O Spam ou Sending and Posting Advertisement in Mass, surgiu como a prática e o significado de enviar e-mails em massa, com propagandas não solicitadas ou desejadas pelo usuário. No entanto, com a popularização das Redes Sociais, é possível encontrar esse tipo de mensagens no Facebook, Twitter ou fóruns, não só com anúncios, mas, também, com publicações sem utilidade. Além disso, esta é uma das formas mais utilizadas para a propagação de vírus e outras ameaças para roubar dados do usuário
Tablet. Tablet é um tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, de fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen).
Tags. As Tags, ou etiquetas, são termos utilizados na Internet para identificar um conteúdo e facilitar a localização de informações associadas a este ou aquele assunto. Por exemplo, ao acessar um Blog sobre saúde, você pode descobrir mais informações sobre doenças cardiovasculares, ao clicar sobre a respectiva etiqueta. Nas Redes Sociais, como Twitter e Instagram, as tags ou hashtags, servem também para pesquisar fotos ou postagem, que utilizem aquela mesma identificação. Esse termo também é utilizado na computação para introduzir alguma marcação em um código, como o HTML, onde é possível mudar a cor da página ou da fonte através de uma tag.
TI (Tecnologia da Informação). Tecnologia da Informação (TI) é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. As aplicações para TI são muitas, e estão ligadas e conectadas, à várias áreas, havendo diversas definições para a expressão e nenhuma delas, consegue determiná-la por completo. É também a área da informática que trata a informação, a organização, e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A TI, pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas ou tornar-se um instrumento de dominação, ou ainda, libertação à medida que, promove o desenvolvimento individual/coletivo, por intermédio do contato com os registros da experiência social, de modo a acentuar àquilo que é aprendido com os acertos, evitando os erros.
Trojan. Popularmente conhecidos como Cavalos de Troia, os trojans são arquivos maliciosos que se instalam no seu computador com o objetivo de abrir uma porta para facilitar a invasão da sua máquina por usuários mal-intencionados. Este tipo de malware pode se disfarçar em programas, normalmente, falsificados, baixados na Internet, de fontes não confiáveis e podem colocar em risco, informações dos usuários, como cartões de crédito. Para evitá-los, é recomendado a instalação de um antivírus.
Twitter. A palavra inglesa tweet significa “pio de passarinhos”, simbolizando os vários “pios” (pequenas mensagens) que se acumulam na timeline do Twitter. É uma Rede Social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 280 caracteres.
Videoconferência. Videoconferência é uma tecnologia que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes, dando a sensação de que os interlocutores se encontram no mesmo local. Permite não só a comunicação entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.
Upload. O upload é um processo, no qual, o usuário envia arquivos do seu computador ou smartphone para servidores de páginas da Internet. Através dele, por exemplo, você consegue publicar uma imagem no Instagram, ou armazenar um documento em um serviço de armazenamento na nuvem. O termo também é utilizado para determinar a velocidade que a sua conexão de Internet possui para enviar esses dados para os servidores.
URL. A sigla URL, do inglês Uniform Resource Locator, é utilizada para batizar o endereço de algo dentro de uma rede. Sua forma mais conhecida, por exemplo, são os endereços de site da Internet. No entanto, o termo pode ser utilizado para nomear o local de um arquivo dentro de uma rede corporativa ou servidor particular.
Viral. Viral é um termo utilizado para nomear um conteúdo de grande sucesso e com compartilhamento muito rápido na Internet e Redes Sociais. São exemplos, vídeos do Youtube, memes, ações coletivas, entre outros.
WhatsApp. Em inglês, a questão "O que está rolando?" é feita com a frase "What’s up? "O termo "up" é sonoramente parecida com a redução da palavra application (aplicativo, em português), App, daí o trocadilho "WhatsApp". Curiosamente, o nome "Zap", como o programa é carinhosamente chamado por muitos brasileiros.
Web. Web é uma palavra inglesa que significa teia ou rede. O significado de web ganhou outro sentido com o aparecimento da Internet. A WEB passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW).
Web 2.0. A Web 2.0 é um termo utilizado para batizar uma fase posterior aos primeiros sites criados para a Internet. Inicialmente, as páginas funcionavam como uma espécie de livro, nas quais, os usuários apenas visualizavam o conteúdo sem interagir com o mesmo. Já a evolução da Internet permitiu com que surgissem plataformas de publicação coletiva wikis, como a Wikipédia, onde os usuários podem contribuir com informações e alterar o conteúdo dos artigos. Também são produtos conhecidos da Web 2.0, os Blogs, redes sociais e, por exemplo, os espaços para comentários em sites de notícias.
Webinário. Webinar é uma abreviação de “web based seminar”, ou seja, um seminário realizado pela internet. Ou ainda, em português digital: Webinário. Esse termo é o que vem movimentando várias reuniões de negócios e rodas de discussão, além de palestras., utilizando-se plataformas on line.
Wikipédia. A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na WEB, escrito e atualizado de forma colaborativa. O projeto encontra-se sob administração da Fundação Wikimedia.
Windows. Windows, é um Sistema operacional de multitarefas para computadores e dispositivos móveis, desenvolvido pela Microsoft. A palavra Windows significa literalmente “janelas”, na tradução do inglês para o português.
Wireless. O Wireless, ou redes sem fio, é um termo utilizado para padrões de conexões entre dispositivos que dispensam o uso de cabos. Atualmente, o seu mais conhecido são as redes Wi-Fi locais, que permitem o acesso à Internet em notebook, smartphones e tablets sem a necessidade do fio Ethernet dos antigos modens. No entanto, as conexões wireless também abrangem as tecnologias Bluetooth, Infravermelho e de carregamento sem fio de dispositivos móveis.
WWW. World Wide Web. A WEB passou a designar a rede que conecta computadores por todo mundo, a World Wide Web (WWW).
XML. Assim como o HTML, o XML (Extended Markup Language) é um conjunto de códigos que podem ser utilizados na construção de uma página da Internet. Esse padrão também utiliza tag e atributos para o desenvolvimento de sites, por exemplo. No entanto, a principal diferença entre os dois é que o HTML descreve a aparências e ações de uma página enquanto o XML, é responsável por descriminar o conteúdo do documento de um site, apresentando vantagens e desvantagens.
Youtube. YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com sede San Bruno, Califórnia, EUA. O serviço foi criado por três ex-funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karin, em fevereiro de 2005. A Google comprou o site em novembro de 2006.
3.1 Expressões comuns da Era Digital.
A seguir, seguem-se as algumas outras expressões comuns ou mais populares[18], observadas algumas adaptações e complementações, utilizadas nos computadores, na Internet, nos tablets e nos smartphones.
Acesso. Entrada num website ou na própria Internet através de uma conexão;
App (Aplicativo). Programa de computador concebido para processar dados eletronicamente, facilitando e reduzindo o tempo de execução de uma tarefa pelo usuário;
Antivírus. Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário;
Avatar. Foto de pessoa ou animal que representa o usuário na tela do computador em chats ou games online;
Backup. Fazer um backup é fazer uma cópia para evitar a perda de dados ou programas;
Baixar. Receber um arquivo através da rede mundial de computadores;
Bug. Na informática, bug significa que o sistema está com um mal funcionamento ou uma falha de desenvolvimento;
Chat. Forma de comunicação a distância, utilizando computadores ligados à Internet, na qual, o que se digita no teclado de um deles aparece em tempo real para todos os participantes do bate-papo;
Ciberespaço. Termo que foi idealizado por William Gibson, em 1984, no livro Neuromancer, referindo-se a um espaço virtual composto em cada computador e usuário conectados, em uma rede mundial;
Cracker. É o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal (crime cibernético) ou sem ética. Este termo foi criado em 1985, por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker”;
Copyright. São os direitos autorais que atribuem direitos exclusivos de exploração de uma obra artística, literária ou científica ao autor de trabalhos originais. Esses direitos proíbem a reprodução inadequada por qualquer meio;
Crack. É um programa criado para violar outros programas sem permissão do autor. Um crack permite que programas sejam utilizados sem direitos;
Criptografia. É um mecanismo de segurança e privacidade, que torna determinada comunicação, como textos, imagens, vídeos e etc., ininteligível para quem não tem acesso aos códigos de tradução da mensagem, auxiliando na proteção de todos os conteúdos transmitidos entre duas ou mais fontes, evitando a interceptação, por parte de cibercriminosos, hackers e espiões virtuais;
Download. É o ato de baixar dados da Internet, como músicas, textos, vídeos, fotos etc, para seu arquivo pessoal;
Data. São dados, informações, arquivos. Geralmente aparecem quando alguma atualização ou criação de documento é encerrada. Quando a pergunta “save data? ”, aparece, quer dizer “Gostaria de salvar o documento/os dados?;
Database. É o banco de dados, um conjunto de arquivos que formam uma biblioteca de informações e documentos;
Deletar. Apagar, cancelar, suprimir (texto, arquivo, documento), apagar da memória; esquecer;
E-Commerce. É o comércio eletrônico ou o E-Commerce que é um conceito aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial, que implique a transferência de informação através da Internet. O E-Commerce, permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente, sem barreiras de tempo ou distância;
E-mail. É o Correio Eletrônico. É um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens, textos, figuras e outros arquivos;
Emoji. Uma pequena imagem ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção na comunicação eletrônica;
Emoticon. Uma imagem feita de símbolos, como gráficos de pontuação, usada em mensagens de texto, e-mails etc., para expressar uma emoção em particular;
Fake news (notícias falsas). Consiste na distribuição deliberada de desinformação ou boatos, por intermédio do jornal, televisão, rádio, e notadamente, via online, nas mídias sociais;
Fandom. O estado de ser muito fanático por uma equipe esportiva, banda, tipo de entretenimento etc;
Flamer. Alguém que envia um e-mail nervoso ou insultante;
Full screen. Significa tela cheia ou completa, ou seja, a imagem ou vídeo sendo visualizado vai preencher toda a extensão da tela;
Features. São as características ou as funções de um programa;
Hacker. É uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático;
Hiperlink. Ligação entre páginas de internet;
Home page. Página principal de um site; sua página inicial;
Input. É a entrada de dados, aparelhos e informações no computador;
Hangout. Ponto de encontro, ou Google Hangouts, é uma plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui mensagens instantâneas, chats de vídeo, SMS e VOIP;
Internauta. Substantivo masculino e feminino. Traduzido do inglês-Internaut é um portmanteau das palavras Internet e astronauta e refere-se a um designer, operador ou usuário tecnicamente capaz, da Internet. Diz-se, daquele que utiliza de forma regular a Internet;
Join. Significa juntar-se, fazer parte de algo. É usado para convidar o usuário a fazer parte de uma comunidade ou página da Internet;
Keyboard. Teclado do computador;
Keyword. Palavra-chave. Refere-se a termos que determinam qual é o assunto de uma página de internet específica;
Lacrar. Arrasar; sair-se bem; ser bem-sucedido, emalgo; obter sucesso;
Live. Viver. O Facebook liberou para todos os usuários a função live, que permite que a pessoa faça vídeos ao vivo e publique na sua linha do tempo.
Log in/on. Iniciar uma sessão ou conectar-se a algo, como a internet ou redes sociais;
Log off/out. O contrário do item acima; encerrar uma sessão ou desconectar-se de algo;
Layout. É a “cara” de um site, que mostra a estrutura física de uma página na Internet;
Load. Significa carregar. Por exemplo, quando abrimos arquivos para a instalação de um programa, há um preparo antes de começar a instalação. Isso também acontece em jogos que exigem mais esforço da máquina, ficando “travado” até carregar todos os dados para iniciar;
Link. É um mecanismo que podemos clicar e passar para outros conteúdos de um site sem uma ordem definida. É possível ir de uma página à outra, pular parágrafos, voltar para a página inicial e acessar outros sites por meio de um link;
LOL. Sigla para “laughing out loud”, em português “rindo alto”;
Meme. Uma imagem, vídeo, pedaço de texto etc., normalmente humorístico, que é copiado e se espalha rapidamente pelos usuários da Internet, frequentemente com pequenas variações;
Nickname. É o apelido que você escolhe para ser chamado em algum site ou programa;
Nude. Foto de uma pessoa despida, sem roupa;
OMG. Uma abreviação para “Oh my God” (Oh, meu Deus; em português): escrita para mostrar surpresa ou empolgação sobre algo, especialmente em mensagens de texto ou e-mails;
Output. É a saída de dados, aparelhos e informações no computador;
Password. É o código utilizado para proteger os seus dados, conhecido como senha;
Password cracking. É a quebra de senha, quando alguém usa algum programa para descobrir o código de um usuário, ou o faz por tentativa e erro;
Pendrive. Pendrive ou Memória USB Flash Drive, é um dispositivo de memória constituído por memória flash (EEPROM), capaz de fazer a gravação de dados com uma ligação USB tipo A, permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador ou outro equipamento com uma entrada USB, como um rádio ou televisão;
Poser. Alguém que finge ter uma qualidade ou posição social que, na verdade, não possui, normalmente para ser notado ou admirado pelas pessoas;
Post. Substantivo masculino. Conteúdo publicado numa página na Internet; postagem. Mensagem, texto, imagem ou qualquer outro;
QR-CODE (Quick Response Code). É um Código de Barras Bidimensional, que pode ser escaneado pela maioria dos dispositivos móveis e convertido em texto (interativo), um endereço, um número de telefone, uma localização, um e-mail, um contato ou um SMS;
Rede. Conjunto dos computadores e periféricos conectados uns aos outros;
Roteador. É um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à Internet, há quase sempre um roteador que conecta à rede local à rede da Internet;
Site. Do latim situs (local). É um espaço na web que abriga um conjunto de páginas;
Screen print ou print. É uma “foto” da tela tirada por um botão localizado no teclado que captura a imagem da tela do seu computador e a transforma em um arquivo que pode ser salvo e enviado a outras pessoas. Também screenshot;
Selfie. Fotografia que uma pessoa tira de si mesma, geralmente com um celular, e publica nas redes sociais. (Michaelis);
Settings. Ajustes ou configurações de máquinas ou programas. É quando você configura coisas como tamanho de fonte, língua que o programa vai usar e outros itens;
Troll. Alguém que escreve comentários negativos e hostis em um site para provocar as pessoas;
Trollar. Zoar, irritar, chatear alguém por meio de uma zoação intensa que busca perturbar ou enfurecer a pessoa que dela é alvo;
Tuitar ou Twittar. Comunicar-se por meio do Twitter, com a grafia “tuitar” ou com a grafia “twittar”;
Upload. É o envio de dados para a internet, o sentido contrário do download;
Update. Atualizar ou atualização de um programa ou sistema;
Upgrade. É melhorar, atualizar hardware ou tornar a máquina mais potente. É uma expressão voltada para a parte física do computador, quando você vai comprar uma placa de vídeo melhor, por exemplo. Assim, você está fazendo um upgrade nele;
Virtual. Adjetivo, do Latim, virtus. Não real, simulado eletronicamente, imagens virtuais. Que existe unicamente como resultado de uma demonstração ou simulação criada por um programa de computador. Uma biblioteca virtual;
Wi-Fi ou wi-fi. É a abreviação de “wireless fidelity”, que significa fidelidade sem fio. Essa é uma tecnologia de comunicação que não usa cabos e, normalmente, é transmitida através de frequências de rádio, infravermelho e outros meios.