Em Xangai no dia 20 de Abril de 2021 foi projetado através de Drones de diversos modelos e tipos, um qr code gigante onde milhares de pessoas nas ruas ou em suas casas puderam baixar um jogo que estava sendo lançado.
Mais do que apenas imaginar o futuro da publicidade no mercado, temos que esta realidade já existe e se torna presente no direito em diversos aspectos.
Como assim?
Primeiro, vamos esclarecer alguns termos técnicos:
Qr code: Uma imagem em formato bem peculiar que permite redirecionar a um site, arquivo, contato ou outro elemento através da internet, utilizando apenas a câmera do celular.
Legal Design: Processo de mudança de mindset na seara jurídica que utiliza técnicas de visual law para tornar o trabalho mais atrativo e simplificado visualmente.
Visual Law: Série de técnicas que fazem mais visual documentos que antes eram apenas de texto.
E diante destes esclarecimentos, cumpre destacar que o Legal Design existe desde meados de 2010, e vem sendo utilizado com mais força a partir de 2019 no universo jurídico.
E na visão da advocacia, o que pode ser útil: Utilizar qr code em petições para remeter a vídeos no YouTube de forma a fazer memoriais, informações, explicativos, enfim, produzir de forma efetiva com mais clareza o que pretende dizer ao judiciário.
Colocar qr code em petições já é um início, mas que tal pensar em modificar o seu contrato de honorários para torna-lo mais simples, objetivo, compreensível ao cliente?
São atitudes como estas que podem fazer a diferença entre o passado e o futuro, agora no presente.
Estabeleça o que quer agora para estruturar e transformar o seu presente no futuro. Temos regulamento do código de ética mudando e com ele novidades que vão alicerçar mais fortemente redes sociais, entre elas YouTube. Ficar no passado pode ser um fardo para o seu negócio no futuro.
#PenseNisto
#AjaAgora
#FraternoAbraço #GustavoRocha
#Comitê LGPD | Implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados