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Sistema de franquia empresarial: reserva futura de mercado

Agenda 09/06/2021 às 23:12

Em um negócio a imagem e o conceito são patrimônios inestimáveis, potencializados quando aliados a uma marca forte e reconhecida - é o Franchising Empresarial proporciona aos integrantes de uma rede, além de assegurar uma reserva futura de mercado.

É consenso que o mercado é altamente competitivo e fragmentado em inúmeros segmentos, condição que compromete a saúde financeira e os resultados da maioria das empresas participantes desse universo de oportunidades e riscos, onde o Franchising aparece para oferecer alternativas de revisões e ajustes nos modelos de distribuição e vendas de produtos e/ou serviços, com a vantagem de estar respaldado por legislação própria e já aperfeiçoada pela Lei 13.966/2019 que regulamenta o Sistema de Franquia Empresarial no Brasil, assumindo um protagonismo importante e de relevância incontestável para nivelar o mercado e proporcionar um grau de equilíbrio dos competidores.

Quando uma marca valida um modelo de negócio vocacionado para replicar através de outras unidades de negócio, construindo um histórico de rentabilidade estável e proporciona ao gestor mensurar o comportamento comercial e mercadológico através de indicadores confiáveis, que permitem repetir projeções capazes de imprimir uma velocidade e amadurecimento mais favorável para cada novo negócio implantado, qualquer que seja a praça comercial que se instale, fica entendido que o risco mitigado ao empreendedor remete a condição de que está formatado o modelo vocacionado para franquear.

É fundamental que a proposta de franquia disponibilizada ao mercado, entregue ao empreendedor e investidor naquela marca, exatamente aquilo que se apresenta, sem simulações ou subterfúgios para maquiar uma viabilibidade duvidosa, preservando o equilíbrio do composto organizacional que é integrado por Recursos Financeiros, Recursos Físicos, Recursos Materiais e Recursos Humanos, como pilares além de outros que são acessórios e complementares para cada natureza de negócio.

Quando a proposta envolve produtos tangíveis, pode ser de iniciativa de industrias, distribuidoras, importadoras ou similares, o canal de distribuição por via de regra são pontos de vendas físicos projetados para dialogar com o público-alvo através de unidades de negócio padronizadas pela mesma identidade corporativa e o equilíbrio no composto comercial e mercadológico, podendo também ser de inciativa de atividade de varejo mas também revendendo produtos tangíveis, aí o Sistema carece de credenciamento de fornecedores dos produtos que compõem o mix de mercadoria comercializadas.

Se a origem do modelo de negócio a ser franqueado for a prestação de serviços puramente, onde o produto disponibilizado é intangível, fundamentado puramente no conhecimento, o princípio da réplica é o mesmo, porém a ênfase é predominantemente no acervo de conhecimentos das equipes funcionais das unidades franqueadas e a preservação do padrão de qualidade e excelência exige mais pelo fato de que trata-se de uma atividade personalíssima exercida por indivíduos que se assemelham nos objetivos mas diferem nos estilos.

De qualquer forma e fazendo jus ao título deste artigo, o importante é a sinergia capaz de ser concentrada nas redes de franquias, onde além de todos os benefícios identificados no processo de cooperação e compartilhamento de experiências, entra em cena a soma da imagem e conceito consolidados e já sedimentados no mercado, onde o fundo de comércio construído a partir de cada franquia, em seu território de atuação é somado com os demais fundos de comércio dos integrantes da rede, isso estabelece uma condição absoluta de solidez, proliferação e diálogo coletivo com o público-alvo, proporcionando oportunidades potencializadas para cada integrante de cada rede que se instala.

A partir do momento que a marca se fortalece ainda mais com o ingresso de várias franquias, é irreversível o benefício da reserva de mercado, onde a conquista da fatia de consumidores assume uma condição crescente e evolutiva, que se permanentemente atualizada pelo Gestor da marca, e aquela condição de pulverização da concorrência que compromete a saúde financeira dos competidores, que disputam uma demanda intalada muitas vezes insuficiente para satisfazer as necessidades de cada concorrente, passa a ser favorável para aqueles que conquistam suas fatias de mercdo sem ser afetados pela altra fragmentação imposta pela concorrência desenfreada.

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Quando as operações qualquer que sejam as naturezas de negócio, são orientadas através de parâmetros de segurança, sem autofagismo por parte dos concorrentes, definem um ambiente de oportunidades e principalmente de riscos mitigados e calculados para o equilíbrio econômico/financeiro do Sistema, remetendo ao cenário de ganho coletivo, para a indústria, o revendedor, o prestador de serviços, o consumidor e os demais agentes que interagem na alavancagem dos negócios.

Felizmente, nesse universo empresarial é possível identificar muitos ramos que possuem vocação para construir seus próprios canais de distribuição e venda, através de franquias, descentralizando operações e mitigando entraves operacionais, eliminando intermediários, customizando e viabilizando negócios e contribuindo para suas solidificações, tendo em vista que é comprovada a performance das franquias em relação aos estabelecimentos tradicionais.

Para que a decisão de franquear ocorra com probabilidade de sucesso, além de sua qualificacão e a detenção dos requisitos organizacionais satisfatórios, também é exigido um grau de regulamentação técnico/legal consistente e fundamentada por um conjunto de peças representadas pela Circular de Oferta de Franquia (que mais que documento legal, trata-se de um plano de negócio da franquia, capaz de permitir ao interessado em empreender no negócio um entendimento sistêmico e absoluto sobre a operação franqueada), minutas do Pré-Contrato de Contrato de Franquia, além de outros anexos tais como o Espelho Econômico/Financeiro que demonstra com clareza o comportamento e viabilidade da atividade, balanços contábeis da empresa franqueadora, relação de franqueados etc.

No aspecto mercadológico, significa que quanto mais qualificada a proposta e os produtos ou serviços disponibilizados, com diferenciais percebíveis pelo público-alvo, mais necessária é a qualificação dos pontos de vendas que representam o composto organizacional, contemplado por localização geográfica privilegiada, identidade corporativa equilibrada por elementos arquitetônicos e programação visual impecável, para dar vazão as estratégicas comerciais planejadas, validadas e transferidas às unidades franqueadas, complementado por uma equipe funcional altamente qualificada em harmonia com a linguagem selecionada para o diálogo com o consumidor, maior e o posicionamento e a perpetuação dos negócios.

Os mínimos detalhes dispensados na definição e preservação do conceito de negócio asseguram a sustentação do projeto mercadológico e comercial da marca, portanto, cada detalhe que valorizam sua imagem junto aos consumidores, se mal resolvidos podem representar a rejeição e até mesmo a substituição por propostas concorrentes mais felizes em seu diálogo com o mercado.

A implantação de uma estratégia dessa natureza está diretamente relacionada ao grau de entendimento de todos os envolvidos na implantação e manutenção de um Projeto de Franquia (criação de um canal de distribuição exclusivo para os seus produtos e serviços), onde a ênfase é o marketing como resultado de tudo que se pensa e o que se faz, sem perder de vista a profissionalização constante e aperfeiçoamento do modelo de gestão adotado na retaguarda.

Apesar do grau de exigência evidente para a expansão de um negócio através de pontos de venda ou atendimento exclusivos, representados por franquias, esta é uma condição que ocorrerá naturalmente no âmbito da empresa, portanto, mesmo que alguns aspectos pareçam inatingíveis, essa condição se efetivará desde que haja comprometimento e envolvimento efetivo de seus responsáveis – esse comprometimento deve ser propagado a toda equipe funcional ligada às áreas envolvidas no Sistema.

O imediatismo é totalmente contrário ao sucesso de um projeto estratégico desta natureza. Entretanto, a imediata implantação de um projeto dessa natureza e a experimentação dos benefícios que retornarão à empresa é fato, o tempo somente irá contribuir para o aprimoramento e o aumento do impacto dos benefícios que o Sistema proporciona.

Sobre o autor
Miguel Antonio Nowakowski Barbosa

Administrador de Empresas e Bacharel em Direito, fundador da MASSA CRÍTICA, Consultoria especializada Franchising e Negócios, atuando no mercado desde 1988.

Informações sobre o texto

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