Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Novo Provimento de Ética na advocacia. Mudou mesmo?

Agenda 27/07/2021 às 10:52

Novo Provimento de Ética na advocacia. Mudou mesmo?

Aprovado em Julho de 2021, o novo provimento para normas de ética na advocacia traz alguns insights interessantes e outros mantém o que já era vedado.

Destacamos alguns pontos de mudança:

# Ao invés de apenas o email, sendo informativo o que será publicado, pode conter os dados de site, redes sociais e de contato;

# Define o termo marketing jurídico, publicidade ativa e passiva entre outros, inclusive a utilização do termo captação de clientela.

# Permitida participação em vídeos, palestras, eventos on line, desde que não sejam de casos concretos e nos limites de autopromoção existentes;

# Permitida a utilização de chatbots, desde que não descaracterize a pessoalidade do atendimento a clientes;

# Permitida a divulgação por grupos de whatsapp, respeitando que seja grupo de pessoas determinadas, das relações do advogado ou do escritório de advocacia e seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética.

# Permitido patrocínio e impulsionamento em redes sociais, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos.

# Permitido o uso de ferramentas tecnológicas (sem um limite específico), desde que com a finalidade de auxiliar os advogados a serem mais eficientes em suas atividades profissionais, sem suprimir a imagem, o poder decisório e as responsabilidades do profissional.

# Será criado um comitê regulador de marketing jurídico, sendo o mesmo responsável pela regulamentação dos pontos não abordados no provimento de maneira específica.

PROVIMENTO NA ÍNTEGRA: HTTPS://S.OAB.ORG.BR/ARQUIVOS/2021/07/75E234D6-534D-4BB7-9621-FD8592DE87DB.PDF
Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

As alterações podem ser um grande incentivador aos advogados para saírem da sua zona de conforto.

Usando as redes sociais, interações virtuais e tecnologia como chatbots, robôs e outros para atender, buscar clientes de forma clara e objetiva, com estratégia, a advocacia pode criar novos patamares e distinções entre aqueles que ficam parados e os que realmente são diferenciados.

Ter conteúdo jurídico, atender bem o cliente, cumprir prazos, ser proativo processualmente não são diferenciais: São o básico da advocacia.

Ficar de fora da mudança de cultura que estamos presenciando pode estagnar ou transformar o seu negócio em relação a captação de clientela.

De que lado você está?

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: gustavo@gustavorocha.com Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!