[1] MILL, John Stuart. Representative Government. Canada: Batoche Books Kitchener, 2001, p.151.
[2] MILL, John Stuart. Thoughts on Parliamentary Reform. London: John W. Parker and Son, West Strand, Mdccclix, 1927. Disponível em: < https://en.wikisource.org/wiki/Thoughts_on_Parliamentary_Reform> Acesso em 27 de janeiro de 2022.
[3] Ibidem.
[4] REICH, Robert. The Rise of the Non-Working Rich. 15 de julho de 2014. Disponível em: <https://robertreich.org/post/91880951615>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.
[5] Wikipedia. James Mill. Disponível em: <https://de.wikipedia.org/wiki/James_Mill>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.
[6] Wikipedia. John Stuart Mill. Disponível em: <https://de.wikipedia.org/wiki/John_Stuart_Mill>. Acesso em 31 de janeiro de 2022.
[7] ADAMCZYK, Alicia. CNBC, Make it, Spend, Minimum wage workers cannot afford rent in any U.S. state, 14 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.cnbc.com/2020/07/14/minimum-wage-workers-cannot-afford-rent-in-any-us-state.html>. Acesso em 30 de janeiro de 2022.
[8] WILLIAMS, David. CNN, CNN health. Woman feared she couldn't afford ambulance after her leg was trapped by a subway train. Disponível em:<https://edition.cnn.com/2018/07/03/health/subway-accident-insurance-fear-trnd/index.html>. Acesso em 18 de janeiro de 2022.
[9] BENNETT, Neil; EGGLESTON, Jonathan; MYKYTA, Laryssa; SULLIVAN, Briana. United States Census, 19% of U.S. Households Could Not Afford to Pay for Medical Care Right Away, 07 de abril de 2021, Disponível em: <https://www.census.gov/library/stories/2021/04/who-had-medical-debt-in-united-states.html>. Acesso em 18 de janeiro de 2022.
[10] WEXLER, Natalie. Forbes, Education, 11 de janeiro de 2021, We Can’t Debate ‘Meritocracy’ When Our Education System Stifles So Much Merit. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/nataliewexler/2021/01/11/we-cant-debate-meritocracy-when-our-education-system-stifles-so-much-merit/?sh=27a00bdd1115> Acesso em 20 de dezembro de 2021.
[11] IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2021, 3 de novembro de 2021. Disponível em: < https://static.poder360.com.br/2021/12/Sintese-de-Indicadores-Sociais-Uma-analise-das-condicoes-de-vida-da-populacao-brasileira-2021.pdf>. Acesso em 30 de janeiro de 2022, p.23.
[12] Ibidem, p.24.
[13] YOUNG, Michael. Rise on the Meritocracy: An Essay on Education and Equality. Australia: Penguin Books, 1961, p.14.
[14] Ibidem, p. 15.
[15] SANDEL, Michael. The tyranny of merit: What´s becoming the common good? London: Penguin, 2021, p.18.
[16] MURSAL, M; NADER, Zahra. Rights and freedom Global development, The Guardian, 23 de janeiro de 2022, ‘I’ve already sold my daughters; now, my kidney’: winter in Afghanistan’s slums. Disponível em: < https://www.theguardian.com/global-development/2022/jan/23/ive-already-sold-my-daughters-now-my-kidney-winter-in-afghanistans-slums?CMP=fb_gu&utm_medium=Social&utm_source=Facebook&fbclid=IwAR3ad_JgYzbyO2htthdSh0XwfhQvIP8oODbdUb2JRfPF7_rnAHwObr2GDgA#Echobox=1642953343>. Acesso em 25 de janeiro de 2022.
[17] HUGO, Victor. Os Miseráveis, tradução de Francisco Ferreira da Silva Vieira, Centaur Editions, 2013, p.754.
[18] ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do brasileiro. São Paulo: Ed. Record, 3ª Ed, 2007, p.75.
[19] Ibidem, p.93
[20] DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 6ª Ed, 1997, p.182.
[21] Ibidem, p.196.
[22] Ibidem, p.193/194.
[23] WORLD ECONOMIC FORUM. Global Social Mobility Index 2020: why economies benefit from fixing inequality, 19 de janeiro de 2020. Disponível em:<https://www.weforum.org/reports/global-social-mobility-index-2020-why-economies-benefit-from-fixing-inequality>. Acesso em 21 de dezembro de 2021, p.9.
[24] Ibidem, p.10.
[25] Portal Andifes. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES, 9 de julho de 2021. Disponível em: <https://www.andifes.org.br/?p=88796>. Acesso em 29 de janeiro de 2022.
[26] Ibidem, p.22.
[27] Ibidem, p.28.
[28] Ibidem, p.31.
[29] AGÊNCIA BRASIL. Famílias mais pobres destinam 26% da renda para compra de alimentos. São Paulo, 23 de outubro de 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-10/familias-mais-pobre-destinam-26-da-renda-para-compra-de-alimentos>. Acesso em 10 de janeiro de 2022.
[30] JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, São Paulo: Ed.Atica, p.32.
[31] Ibidem, p.102.
[32] Portal Andifes. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES, 9 de julho de 2021. Disponível em: <https://www.andifes.org.br/?p=88796>. Acesso em 29 de janeiro de 2022, p.35/38.
[33] Portal OECD. Education at a Glance: Education at a Glance 2019 OECD Indicators. Disponível em: <https://read.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2019_f8d7880d-en#page279>. Acesso em 29 de janeiro de 2022.
[34] Infomoney, 25 de janeiro de 2022. Bolsonaro corta verbas de educação, INSS, saúde e meio ambiente em Orçamento. Disponível em: <https://www.infomoney.com.br/politica/bolsonaro-corta-verbas-de-educacao-inss-saude-e-meio-ambiente-em-orcamento/>> Acesso em 28 de janeiro de 2022.
[35] Istoé Dinheiro, Estadão Conteúdo, Giro, 18 de março de 2021, Com corte previsto de R$ 1,2 bi, universidades federais temem evasão, Disponível em:<https://www.istoedinheiro.com.br/com-corte-previsto-de-r-12-bi-universidades-federais-temem-evasao/>. Acesso em 29 de janeiro de 2022.
[36] DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 6ª Ed, 1997, p.231
[37] SANDEL, Michael. The tyranny of merit: What´s becoming the common good? London: Penguin, 2021, p.29.
[38] YOUNG, Michael. Rise on the Meritocracy: An Essay on Education and Equality. Australia: Penguin Books, 1961, p.107/108.
[39] National Libraby Medicine. Is intelligence determined by genetics?. Disponível em: <https://medlineplus.gov/genetics/understanding/traits/intelligence/#:~:text=Like%20most%20aspects%20of%20human,both%20genetic%20and%20environmental%20factors.&text=These%20studies%20suggest%20that%20genetic,difference%20in%20intelligence%20among%20individuals.> Acesso em 28 de janeiro de 2021.
[40] SCHADWINKEL, Alina. Zeit online, Genetik, 22 de maio de 2017, Gene für Intelligenz gefunden, disponível em:<https://www.zeit.de/wissen/2017-05/genetik-intelligenz-erbgut-studie?utm_referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com%2F>> Acesso em 28 de janeiro de 2022.
[41] LOMBROZO, Tania. NPR. Is Education Tied To Conspiracy Theory Belief?, Opinion, Culture, 5 de dezembro de 2016. Disponível em:<https://www.npr.org/sections/13.7/2016/12/05/504388777/educations-tie-to-conspiracy-theory-belief>. Acesso em 30 de janeiro de 2022.
[42] ANDES - Sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior. Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não concluíram a Educação Básica. 23 de julho de 2020. Disponível em: <https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-concluiram-a-educacao-basica1>> Acesso em 31 de janeiro de 2022.
[43] IBGE. Desemprego. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em 30 de janeiro de 2022.
[44] MARKOVITS, Daniel. The Meritocracy Trap: How America´s Foundational Myth Feeds Inequality, Dismantles the Middle Class, and Devour the Elite. New York: Penguin Press, 2019, p.8
[45] Ibidem, p.10
[46] RAI, Saritha. Bloomberg Equality, 11 de março de 2021, How Big Tech Is Importing India’s Caste Legacy to Silicon Valley. Disponível em: <https://www.bloomberg.com/news/features/2021-03-11/how-big-tech-is-importing-india-s-caste-legacy-to-silicon-valley>, Acesso em 28 de janeiro de 2022.
[47] MARKOVITS, Daniel. The Meritocracy Trap: How America´s Foundational Myth Feeds Inequality, Dismantles the Middle Class, and Devour the Elite. New York: Penguin Press, 2019, p.11.
[48] SASSE, Cintia. Senado Federal, Agência Estado, Recordista em desigualdade, país estuda alternativas para ajudar os mais pobres, 12 e março de 2021. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/03/recordista-em-desigualdade-pais-estuda-alternativas-para-ajudar-os-mais-pobres>. Acesso em 16 de janeiro de 2022.
[49] Agência IBGE, Estatísticas Sociais, Síntese de Indicadores Sociais: em 2020, sem programas sociais, 32,1% da população do país estariam em situação de pobreza, 03 de dezembro de 2021. Disponível em: < https://censos.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/32418-sintese-de-indicadores-sociais-em-2020-sem-programas-sociais-32-1-da-populacao-do-pais-estariam-em-situacao-de-pobreza>. Acesso em 18 de janeiro de 2022.
[50] LUXEMBURG, Rosa. A Acumulação do Capital. Estudo sobre a Interpretação Econômica do Imperialismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1970, p.411/412.
[51] THE WHITE HOUSE, Briefing Room, President Biden Announces the Build Back Better Framework, disponível em: <https://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2021/10/28/president-biden-announces-the-build-back-better-framework/>. Acesso em 19 de janeiro de 2022.
[52] ORWELL, George. 1984.