Constituição do Malawi 1994 (revisada em 2017)
PREÂMBULO
O POVO DO MALAWI
reconhecendo a santidade da vida humana e a unidade de toda a humanidade;
guiados por suas consciências privadas e sabedoria coletiva;
procurando garantir o bem-estar e o desenvolvimento de todo o povo do Malawi, a harmonia nacional e as relações internacionais pacíficas;
desejosos de criar uma ordem constitucional na República do Malawi baseada na necessidade de um governo aberto, democrático e responsável:
POR MEIO DO PRESENTE adotar o seguinte como a Constituição da República do Malawi.
CAPÍTULO I. A REPÚBLICA DO MALAWI
1. Malawi um estado soberano
A República do Malawi é um Estado soberano com direitos e obrigações ao abrigo do Direito das Nações.
2. A bandeira nacional, etc.
O Malawi terá uma Bandeira Nacional, um Brasão Nacional, um Hino Nacional e um Selo Público.
3. O território nacional
O território nacional da República do Malawi consistirá em todo o território, incluindo espaço aéreo, águas e ilhas que compunham o território do Malawi antes do início desta Constituição, e incluirá qualquer território legalmente adquirido posteriormente por ajuste de fronteiras ou de outra forma.
4. Proteção do povo do Malawi sob esta constituição
Esta Constituição vincula todos os órgãos executivos, legislativos e judiciais do Estado em todos os níveis de governo e todos os povos do Malawi têm direito à proteção igual desta Constituição e das leis feitas sob ela.
5. Supremacia desta Constituição
Qualquer ato do Governo ou qualquer lei que seja inconsistente com as disposições desta Constituição será, na medida de tal inconsistência, inválida.
6. Autoridade para governar, sufrágio universal e igual
Salvo disposição em contrário nesta Constituição, a autoridade para governar deriva do povo do Malawi, conforme expresso por sufrágio universal e igual nas eleições realizadas de acordo com esta Constituição de uma maneira prescrita por uma Lei do Parlamento.
7. O status, função e dever separados do executivo
O executivo será responsável pelo início das políticas e legislação e pela implementação de todas as leis que incorporem os desejos expressos do povo do Malawi e que promovam os princípios desta Constituição.
8. O status, função e dever separados da legislatura
A legislatura será responsável pela promulgação de leis e assegurará que suas deliberações reflitam os interesses de todo o povo do Malawi e que os valores expressos ou implícitos nesta Constituição sejam promovidos pelas leis promulgadas.
9. O status, função e dever separados do judiciário
Compete ao poder judiciário interpretar, proteger e fazer cumprir esta Constituição e todas as leis e de acordo com esta Constituição de forma independente e imparcial no que diz respeito apenas aos factos juridicamente relevantes e às prescrições da lei.
CAPÍTULO II. APLICAÇÃO E INTERPRETAÇÃO
10. Aplicação desta Constituição
Na interpretação de todas as leis e na resolução de disputas políticas, as disposições desta Constituição serão consideradas o árbitro supremo e a fonte última de autoridade.
Na aplicação e formulação de qualquer Ato do Parlamento e na aplicação e desenvolvimento do direito consuetudinário e consuetudinário, os órgãos competentes do Estado devem ter em devida conta os princípios e disposições desta Constituição.
11. Interpretação
Princípios apropriados de interpretação desta Constituição devem ser desenvolvidos e empregados pelos tribunais para refletir o caráter único e o status supremo desta Constituição.
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Ao interpretar as disposições desta Constituição, um tribunal de justiça deve:
promover os valores subjacentes a uma sociedade aberta e democrática;
ter plenamente em conta as disposições do Capítulo III e do Capítulo IV; e
onde aplicável, ter em conta as normas vigentes de direito internacional público e jurisprudência estrangeira comparável.
Quando um tribunal de justiça declarar inválido um ato executivo ou uma lei, esse tribunal poderá aplicar a interpretação desse ato ou lei conforme seja consistente com esta Constituição.
Qualquer lei que exonere ou pretenda suprimir a jurisdição dos tribunais para tratar de assuntos relativos a esta Constituição será inválida.
CAPÍTULO III. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
12. Princípios constitucionais
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Esta Constituição é fundada sobre os seguintes princípios subjacentes
toda a autoridade legal e política do Estado deriva do povo do Malawi e deve ser exercida de acordo com esta Constituição unicamente para servir e proteger os seus interesses;
todas as pessoas responsáveis pelo exercício dos poderes do Estado o fazem em confiança e só devem exercer tal poder na medida de sua autoridade legal e de acordo com suas responsabilidades para com o povo do Malawi;
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a autoridade para exercer o poder do Estado está condicionada à confiança sustentada do povo do Malawi e essa confiança só pode ser mantida através de um Governo aberto, responsável e transparente e de uma escolha democrática informada;
a dignidade e o valor inerentes a cada ser humano exigem que o Estado e todas as pessoas reconheçam e protejam os direitos humanos e ofereçam a mais plena proteção aos direitos e opiniões de todos os indivíduos, grupos e minorias, tenham ou não direito a voto;
como todas as pessoas têm igual status perante a lei, as únicas limitações justificáveis aos direitos legais são aquelas necessárias para assegurar a interação humana pacífica em uma sociedade aberta e democrática; e
todas as instituições e pessoas devem observar e defender esta Constituição e o estado de direito e nenhuma instituição ou pessoa deve estar acima da lei.
Todo indivíduo terá deveres para com os outros indivíduos, sua família e a sociedade, o Estado e outras comunidades legalmente reconhecidas e a comunidade internacional, e esses deveres incluirão o dever de respeitar seus semelhantes sem discriminação e manter relações destinadas a promover , salvaguardando e reforçando o respeito e a tolerância mútuos; e em reconhecimento desses deveres, os direitos e liberdades individuais serão exercidos com o devido respeito aos direitos dos outros, à segurança coletiva, à moral e ao interesse comum.
13. Princípios da política nacional
O Estado deve promover ativamente o bem-estar e o desenvolvimento do povo do Malawi, adotando e implementando progressivamente políticas e legislação destinadas a alcançar os seguintes objetivos
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Para obter a igualdade de gênero através de
plena participação das mulheres em todas as esferas da sociedade malauiana com base na igualdade de oportunidades com os homens;
a implementação dos princípios de não discriminação e outras medidas que possam ser necessárias; e
a implementação de políticas para abordar questões sociais como violência doméstica, segurança da pessoa, falta de benefícios de maternidade, exploração econômica e direito à propriedade.
Alcançar uma nutrição adequada para todos, a fim de promover a boa saúde e a auto-suficiência.
Prestar cuidados de saúde adequados, proporcionais às necessidades de saúde da sociedade malauiana e aos padrões internacionais de cuidados de saúde.
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Gerenciar o meio ambiente com responsabilidade, a fim de
prevenir a degradação do meio ambiente;
proporcionar um ambiente de vida e trabalho saudável para o povo do Malawi;
conceder pleno reconhecimento aos direitos das gerações futuras por meio da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável dos recursos naturais; e
conservar e aumentar a diversidade biológica do Malawi.
Melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais e reconhecer os padrões de vida rurais como um indicador chave do sucesso das políticas governamentais.
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Fornecer recursos adequados para o setor de educação e elaborar programas para
eliminar o analfabetismo no Malawi;
tornar o ensino primário obrigatório e gratuito para todos os cidadãos do Malawi;
oferecer maior acesso ao ensino superior e à educação continuada; e
promover objetivos nacionais como a unidade e a eliminação da intolerância política, religiosa, racial e étnica.
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Melhorar a dignidade e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, proporcionando:
acesso adequado e adequado aos locais públicos;
oportunidades justas de emprego; e
a mais plena participação possível em todas as esferas da sociedade malauiana.
Incentivar e promover condições propícias ao pleno desenvolvimento de membros saudáveis, produtivos e responsáveis da sociedade.
Reconhecer e proteger a família como unidade social fundamental e vital.
Respeitar e apoiar os idosos através da prestação de serviços comunitários e incentivar a participação na vida da comunidade.
Governar de acordo com o direito das nações e o estado de direito e apoiar ativamente o seu desenvolvimento nos assuntos regionais e internacionais.
Esforçar-se para adotar mecanismos de solução de diferenças por meio de negociação, bons ofícios, mediação, conciliação e arbitragem.
Promover a lei e a ordem e o respeito pela sociedade por meio da educação cívica, por meio de práticas honestas no governo, recursos adequados e aplicação humana e cumprimento das leis e padrões de policiamento.
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Alcançar um equilíbrio sensato entre a criação e distribuição de riqueza através do fomento de uma economia de mercado e investimento de longo prazo em programas de saúde, educação, desenvolvimento econômico e social.
Introduzir medidas que garantam a responsabilização, transparência, integridade pessoal e probidade financeira e que, pela sua eficácia e visibilidade, reforcem a confiança nas instituições públicas.
14. Aplicação dos princípios da política nacional
Os princípios de política nacional contidos neste Capítulo serão de natureza direta, mas os tribunais terão o direito de considerá-los na interpretação e aplicação de qualquer das disposições desta Constituição ou de qualquer lei ou na determinação da validade das decisões do executivo e na interpretação das disposições desta Constituição.
CAPÍTULO IV. DIREITOS HUMANOS
15. Proteção dos direitos humanos e liberdades
Os direitos e liberdades humanos consagrados neste Capítulo serão respeitados e defendidos pelo executivo, legislativo, judiciário e todos os órgãos do Governo e suas agências e, quando aplicável, por todas as pessoas singulares e colectivas no Malawi e serão aplicáveis em da forma prescrita neste Capítulo.
Qualquer pessoa ou grupo de pessoas, singulares ou coletivas, com interesse suficiente na promoção, proteção e efetivação dos direitos previstos neste Capítulo terá direito à assistência dos tribunais, do Provedor de Justiça, da Comissão de Direitos Humanos e de outros órgãos do Governo para garantir a promoção, proteção e aplicação desses direitos e a reparação de quaisquer queixas em relação a esses direitos.
16. O direito à vida
Toda pessoa tem direito à vida e nenhuma pessoa será arbitrariamente privada de sua vida:
Desde que a execução da sentença de morte imposta por um tribunal competente a uma pessoa em relação a uma infração criminal sob as leis do Malawi pela qual ela tenha sido condenada não seja considerada uma privação arbitrária de seu direito à vida.
17. Genocídio
Atos de genocídio são proibidos e devem ser prevenidos e punidos.
18. Liberdade
Toda pessoa tem direito à liberdade pessoal.
19. Dignidade humana e liberdades pessoais
A dignidade de todas as pessoas é inviolável.
Em qualquer processo judicial ou em qualquer outro processo perante qualquer órgão do Estado, e durante a execução de uma pena, será garantido o respeito pela dignidade da pessoa humana.
Nenhuma pessoa será submetida a qualquer tipo de tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
Nenhuma pessoa estará sujeita a castigos corporais em relação a qualquer processo judicial ou em qualquer outro processo perante qualquer órgão do Estado.
Nenhuma pessoa deve ser submetida a experimentação médica ou científica sem o seu consentimento.
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Sujeito a esta Constituição, toda pessoa terá direito à liberdade e segurança pessoal, que incluirá o direito de não ser:
detido sem julgamento;
detido unicamente em razão de suas opiniões políticas ou outras; ou
preso por incapacidade de cumprir as obrigações contratuais.
20. Igualdade
A discriminação de pessoas sob qualquer forma é proibida e todas as pessoas têm, ao abrigo de qualquer lei, garantida proteção igual e eficaz contra a discriminação com base na raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra, origem nacional, étnica ou social, deficiência , propriedade, nascimento ou outro status ou condição.
A legislação pode ser aprovada abordando as desigualdades na sociedade e proibindo práticas discriminatórias e a propagação de tais práticas e pode torná-las criminalmente puníveis pelos tribunais.
21. Privacidade
Toda pessoa terá direito à privacidade pessoal, que incluirá o direito de não estar sujeita a:
buscas de sua pessoa, casa ou propriedade;
apreensão de bens particulares; ou
interferência com comunicações privadas, incluindo correio e todas as formas de telecomunicações.
22. Família e casamento
A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.
Cada membro da família gozará de pleno e igual respeito e será protegido por lei contra todas as formas de negligência, crueldade ou exploração.
Todos os homens e mulheres têm o direito de casar e constituir família.
Nenhuma pessoa será forçada a contrair casamento.
As subseções (3) e (4) aplicam-se a todos os casamentos por lei, costume e casamentos por reputação ou por coabitação permanente.
Nenhuma pessoa maior de dezoito anos será impedida de contrair matrimônio.
[Revogado pela Lei nº 17 de 2015]
[Revogado pela Lei nº 17 de 2015]
23. Direitos das crianças
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Todas as crianças, independentemente das circunstâncias de seu nascimento, têm direito a tratamento igual perante a lei, e o melhor interesse e bem-estar das crianças deve ser uma consideração primordial em todas as decisões que as afetem.
Todas as crianças têm direito a um nome próprio e a um apelido e o direito a uma nacionalidade.
As crianças têm o direito de conhecer e de serem criadas por seus pais.
Todos os filhos terão direito a alimentos razoáveis de seus pais, sejam eles casados, solteiros ou divorciados, e de seus tutores; e, além disso, todas as crianças, e particularmente os órfãos, crianças com deficiência e outras crianças em situação de desvantagem terão direito a viver em segurança e, se for caso disso, à assistência do Estado.
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As crianças têm o direito de serem protegidas da exploração econômica ou de qualquer tratamento, trabalho ou punição que seja, ou possa ser
ser perigoso;
interferir em sua educação; ou
ser prejudicial à sua saúde ou ao seu desenvolvimento físico, mental, espiritual ou social.
Uma criança será uma pessoa com idade inferior a dezoito anos.
24. Direitos das mulheres
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As mulheres têm direito à proteção plena e igualitária pela lei e têm o direito de não serem discriminadas com base em seu gênero ou estado civil, o que inclui o direito
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ser concedidos os mesmos direitos que os homens no direito civil, incluindo igual capacidade -
celebrar contratos;
adquirir e manter direitos de propriedade, de forma independente ou em associação com outros, independentemente do seu estado civil;
adquirir e manter a guarda, tutela e cuidado dos filhos e ter igual direito na tomada de decisões que afetem sua educação; e
adquirir e manter a cidadania e a nacionalidade.
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sobre a dissolução do casamento, de qualquer forma celebrado
a uma disposição justa de propriedade que é mantida em conjunto com o marido; e
à justa manutenção, tendo em consideração todas as circunstâncias e, em particular, os meios do ex-marido e as necessidades de quaisquer filhos.
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Qualquer lei que discrimine as mulheres com base no sexo ou estado civil será inválida e a legislação deverá ser aprovada para eliminar costumes e práticas que discriminem as mulheres, particularmente práticas como
abuso sexual, assédio e violência;
discriminação no trabalho, negócios e assuntos públicos; e
privação de bens, incluindo bens obtidos por herança.
25. Educação
Todas as pessoas têm direito à educação.
A educação primária deve consistir em pelo menos cinco anos de educação.
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Escolas particulares e outras instituições particulares de ensino superior serão permitidas, desde que:
tais escolas ou instituições são registradas em um departamento de Estado de acordo com a lei;
os padrões mantidos por tais escolas ou instituições não são inferiores aos padrões oficiais das escolas estaduais.
26. Cultura e idioma
Toda pessoa tem o direito de usar a língua e de participar da vida cultural de sua escolha.
27. Escravidão, servidão e trabalho forçado
Nenhuma pessoa será mantida em escravidão ou servidão.
A escravidão e o tráfico de escravos são proibidos.
Nenhuma pessoa será submetida a trabalho forçado.
Nenhuma pessoa estará sujeita a trabalho vinculado que equivale a servidão.
28. Propriedade
Toda pessoa poderá adquirir propriedade sozinha ou em associação com outras.
Nenhuma pessoa será arbitrariamente privada de propriedade.
29. Atividade econômica
Toda pessoa terá o direito de se envolver livremente em atividades econômicas, trabalhar e buscar meios de subsistência em qualquer lugar do Malawi.
30. Direito ao desenvolvimento
Todas as pessoas e povos têm direito ao desenvolvimento e, portanto, ao gozo do desenvolvimento econômico, social, cultural e político e as mulheres, crianças e pessoas com deficiência, em particular, devem receber consideração especial na aplicação desse direito.
O Estado tomará todas as medidas necessárias para a realização do direito ao desenvolvimento. Tais medidas incluirão, entre outras coisas, igualdade de oportunidades para todos no acesso a recursos básicos, educação, serviços de saúde, alimentação, abrigo, emprego e infraestrutura.
O Estado tomará medidas para introduzir reformas destinadas a erradicar as injustiças e desigualdades sociais.
O Estado tem a responsabilidade de respeitar o direito ao desenvolvimento e justificar suas políticas de acordo com essa responsabilidade.
31. Trabalho
Toda pessoa tem direito a práticas trabalhistas justas e seguras e a uma remuneração justa.
Todas as pessoas têm o direito de formar e aderir a sindicatos ou não formar ou aderir a sindicatos.
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Toda pessoa tem direito a um salário justo e igual remuneração por trabalho de igual valor, sem distinção ou discriminação de qualquer espécie, especialmente em razão de gênero, deficiência ou raça.
O Estado tomará medidas para assegurar o direito de retirada do trabalho.
32. Liberdade de associação
Toda pessoa terá direito à liberdade de associação, que incluirá a liberdade de associação.
Nenhuma pessoa pode ser obrigada a pertencer a uma associação.
33. Liberdade de consciência
Toda pessoa tem direito à liberdade de consciência, religião, crença e pensamento, e à liberdade acadêmica.
34. Liberdade de opinião
Toda pessoa terá direito à liberdade de opinião, inclusive o direito de ter, receber e transmitir opiniões sem interferência.
35. Liberdade de expressão
Toda pessoa tem direito à liberdade de expressão.
36. Liberdade de imprensa
A imprensa terá o direito de noticiar e publicar livremente, dentro e fora do Malawi, e de ter acesso às mais amplas facilidades possíveis para o acesso à informação pública.
37. Acesso à informação
Toda pessoa terá o direito de acesso a todas as informações detidas pelo Estado ou qualquer de seus órgãos em qualquer nível de governo, na medida em que tais informações sejam necessárias para o exercício de seus direitos.
38. Liberdade de Assembléia
Toda pessoa terá o direito de se reunir e se manifestar com outras de forma pacífica e desarmada.
39. Liberdade de circulação e residência
Todas as pessoas têm direito à liberdade de circulação e residência dentro das fronteiras do Malawi.
Toda pessoa terá o direito de deixar a República e a ela retornar.
40. Direitos políticos
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Sujeito a esta Constituição, toda pessoa terá o direito
formar, filiar-se, participar nas atividades e recrutar membros para um partido político;
fazer campanha por um partido ou causa política;
participar de atividade política pacífica destinada a influenciar a composição e as políticas do Governo; e
livremente para fazer escolhas políticas.
O Estado providenciará fundos para assegurar que, durante a vida de qualquer Parlamento, qualquer partido político que tenha obtido mais de um décimo dos votos nacionais nas eleições para aquele Parlamento tenha fundos suficientes para continuar a representar o seu círculo eleitoral.
Salvo disposição em contrário nesta Constituição, toda pessoa terá o direito de votar, de fazê-lo em segredo e de se candidatar a qualquer cargo eletivo.
41. Acesso à justiça e recursos legais
Toda pessoa tem direito ao reconhecimento como pessoa perante a lei.
Toda pessoa terá o direito de acesso a qualquer tribunal de justiça ou qualquer outro tribunal com jurisdição para a resolução final de questões legais.
Toda pessoa tem direito a um recurso efetivo por um tribunal ou tribunal por atos que violem os direitos e liberdades que lhe são conferidos por esta Constituição ou por qualquer outra lei.
42. Prisão, detenção e julgamento justo
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Toda pessoa detida, inclusive todo preso sentenciado, terá o direito:
ser informado prontamente do motivo da sua detenção e numa língua que compreenda;
ser detido em condições compatíveis com a dignidade humana, o que incluirá, pelo menos, o fornecimento de materiais de leitura e escrita, alimentação adequada e tratamento médico a expensas do Estado;
consultar confidencialmente um advogado de sua escolha, ser informado prontamente sobre esse direito e, quando os interesses da justiça assim o exigirem, ser atendido pelo Estado com os serviços de um advogado;
ter os meios e a oportunidade de se comunicar e ser visitado por seu cônjuge, companheiro, parente mais próximo, parente, conselheiro religioso e um médico de sua escolha;
contestar a legalidade de sua detenção pessoalmente ou por meio de um advogado perante um tribunal; e
ser libertado se tal detenção for ilegal.
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Toda pessoa presa ou acusada de suposto cometimento de um delito terá, além dos direitos que possui como pessoa detida, o direito:
ser prontamente informado, numa língua que compreenda, de que tem o direito de permanecer calado e de ser advertido das consequências de qualquer declaração;
assim que for razoavelmente possível, mas o mais tardar 48 horas após a prisão, ou se o período de 48 horas expirar fora do horário normal do tribunal ou em um dia que não seja um dia de tribunal, o primeiro dia de tribunal após tal expiração, para ser levado a um tribunal independente e imparcial e ser acusado ou informado do motivo de sua nova detenção, sob pena de ser posto em liberdade;
não ser obrigado a fazer uma confissão ou admissão que possa ser usada como prova contra ele ou ela;
salvo em circunstâncias excepcionais, ser segregado das pessoas condenadas e estar sujeito a tratamento separado adequado à sua condição de pessoa não condenada;
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ser libertado da prisão, com ou sem fiança, a menos que os interesses da justiça exijam o contrário;
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como pessoa acusada, a um julgamento justo, que incluirá o direito
a julgamento público perante um tribunal independente e imparcial dentro de um prazo razoável após a acusação;
ser informado com suficiente particularidade da cobrança;
ser presumido inocente e permanecer em silêncio durante o processo de confissão ou julgamento e não testemunhar durante o julgamento;
apresentar e contestar provas, e não ser uma testemunha compelida contra si mesmo;
fazer-se representar por um advogado da sua escolha ou, quando o interesse da justiça o exija, ser representado por um advogado a expensas do Estado e ser informado desses direitos;
não ser condenado por crime por qualquer ato ou omissão que não fosse crime no momento em que o ato foi cometido ou omitido, e não ser condenado a pena mais severa do que aquela que era aplicável quando o infração foi cometida;
não ser novamente processado por ato ou omissão criminal de que tenha sido anteriormente condenado ou absolvido, salvo por ordem de um tribunal superior no curso de um recurso ou processo de revisão relativo a essa condenação ou absolvição;
recorrer por meio de recurso ou revisão a um tribunal superior ao tribunal de primeira instância;
ser julgado numa língua que compreenda ou, na sua falta, ter o processo interpretado, a expensas do Estado, numa língua que compreenda; e
ser sentenciado dentro de um prazo razoável após a condenação;
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além disso, se essa pessoa for menor de dezoito anos, a tratamento compatível com as necessidades especiais das crianças, que incluirá o direito:
não ser condenado à prisão perpétua sem possibilidade de libertação;
ser preso apenas como último recurso e pelo menor período de tempo compatível com a justiça e a proteção do público;
ser separado dos adultos quando preso, a menos que seja considerado de seu interesse não fazê-lo, e manter contato com sua família por meio de correspondência e visitas;
ser tratado de maneira compatível com a promoção de seu senso de dignidade e valor, o que reforça o respeito aos direitos e liberdades dos outros;
ser tratado de forma a ter em conta a sua idade e a conveniência de promover a sua reintegração na sociedade para assumir um papel construtivo;
ser tratado em uma forma de processo legal que reflita a vulnerabilidade das crianças, respeitando plenamente os direitos humanos e as garantias legais; e
além disso, se essa pessoa for uma pessoa com deficiência, em reconhecimento de sua vulnerabilidade particular, deve ser mantida, sempre que possível, em alojamento separado.
43. Justiça administrativa
Toda pessoa terá o direito de
ação administrativa lícita e processualmente justa, que se justifique em relação aos motivos invocados quando os seus direitos, liberdades, expectativas ou interesses legítimos sejam afetados ou ameaçados; e
ser fundamentado, por escrito, para a ação administrativa em que seus direitos, liberdades, expectativas ou interesses legítimos sejam afetados.
44. Limitações de direitos
Nenhuma restrição ou limitação pode ser imposta ao exercício de quaisquer direitos e liberdades previstos nesta Constituição, exceto aqueles prescritos por lei, que sejam razoáveis, reconhecidos pelas normas internacionais de direitos humanos e necessários em uma sociedade aberta e democrática.
As leis que prescrevem restrições ou limitações não devem negar o conteúdo essencial do direito ou liberdade em questão, e devem ser de aplicação geral.
A expropriação de bens só é admissível quando feita para fins de utilidade pública e apenas quando houver notificação adequada e indemnização adequada, desde que haja sempre o direito de recurso para o tribunal.
Sempre que esta Constituição estabeleça que uma pessoa tem direito aos serviços de um advogado ou de um médico da sua escolha, esse direito será ilimitado, salvo se o Estado for obrigado a prestar tais serviços de forma legal. profissional ou médico, caso em que uma lei do Parlamento pode prescrever que a escolha do profissional legal ou médico deve ser limitada àqueles que trabalham ou trabalham no governo.
45. Derrogação e emergência pública
Nenhuma derrogação dos direitos contidos neste Capítulo será permitida salvo na medida prevista por esta seção e nenhuma derrogação será feita a menos que tenha havido uma declaração de estado de emergência nos termos desta seção.
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Não haverá derrogação no que diz respeito a
o direito à vida;
a proibição de tortura e penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes;
a proibição do genocídio;
a proibição da escravidão, o tráfico de escravos e práticas análogas;
a proibição de prisão por descumprimento de obrigações contratuais;
a proibição de criminalização retrospectiva e a imposição retrospectiva de penas maiores para atos criminosos;
o direito à igualdade e ao reconhecimento perante a lei;
o direito à liberdade de consciência, crença, pensamento e religião e à liberdade acadêmica; ou
direito ao habeas corpus.
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O Presidente pode declarar estado de emergência
somente na medida em que estiver previsto nesta seção;
apenas com a aprovação da Comissão de Defesa e Segurança da Assembleia Nacional;
somente em tempos de guerra, ameaça de guerra, guerra civil ou desastre natural generalizado;
apenas no que diz respeito ao local específico onde existe essa emergência, e que qualquer declaração de estado de emergência deve ser anunciada publicamente; e
somente após o estado de emergência ter sido anunciado publicamente.
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A derrogação dos direitos contidos neste Capítulo, exceto os direitos listados na subseção (2), será permitida durante um estado de emergência nos termos desta seção e na medida em que
tal derrogação é consistente com as obrigações do Malawi sob o direito internacional; e
-
no caso de-
guerra ou ameaça de guerra, é estritamente necessário para evitar que a vida de combatentes defensivos e civis, bem como objetivos militares legítimos, sejam colocados em risco direto; ou
um desastre natural generalizado, é estritamente necessário para a proteção e socorro dessas pessoas e instalações, dentro ou fora da área do desastre.
A declaração do estado de emergência e as medidas tomadas em consequência do mesmo vigoram por um período não superior a vinte e um dias, salvo se for prorrogado por um período não superior a três meses, ou períodos consecutivos não superiores menos de três meses de cada vez, por resolução da Assembleia Nacional adoptada por maioria de pelo menos dois terços de todos os seus membros.
O Tribunal Superior é competente para conhecer de pedidos que contestem a validade de uma declaração de estado de emergência, qualquer extensão do mesmo e qualquer ação tomada, incluindo qualquer regulamento promulgado, ao abrigo dessa declaração.
-
Quando uma pessoa for detida em estado de emergência, tal detenção estará sujeita às seguintes condições:
um membro adulto da família ou amigo do detido deve ser notificado da detenção assim que for razoavelmente possível e, em qualquer caso, o mais tardar quarenta e oito horas de detenção;
o nome de cada detido e uma referência às medidas em que se encontra detido serão publicados no Diário da República no prazo de cinco dias a contar da sua detenção;
-
quando os direitos arraigados na seção 19 (6) (a) ou na seção 42 (2) (b) foram suspensos
a detenção de uma pessoa deve, assim que for razoavelmente possível, mas o mais tardar dez dias após a sua detenção, ser revista por um tribunal, e o tribunal ordenará a libertação do detido se estiver convencido de que a detenção é não é necessário para restaurar a paz ou a ordem;
um detido terá, a qualquer momento após o término de um período de cinco dias após a revisão nos termos do subparágrafo (i), o direito de requerer a um tribunal uma nova revisão de sua detenção, e o tribunal ordenará a libertação de o detido se estiver convencido de que a detenção já não é necessária para restabelecer a paz ou a ordem;
o Estado, para efeitos da revisão referida no parágrafo (c), apresentará ao tribunal razões escritas para justificar a detenção ou detenção posterior do detido, e fornecerá ao detido essas razões o mais tardar dois dias antes da revisão.
Se um tribunal considerar que os motivos da detenção de uma pessoa são injustificados ou ilegais, deve ordenar a sua libertação e essa pessoa não deve ser novamente detida pelos mesmos motivos, a menos que o Estado demonstre um bom motivo a um tribunal antes de tal re- detenção.
Em nenhuma circunstância será possível suspender esta Constituição ou qualquer parte dela ou dissolver qualquer de seus órgãos, salvo conforme o disposto nesta Constituição.
46. Execução
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Salvo na medida em que seja autorizado pela presente Constituição, a Assembleia Nacional ou qualquer autoridade legislativa subordinada não pode fazer qualquer lei, e o executivo e os órgãos do Governo não podem tomar qualquer medida que abolisse ou reduzisse os direitos e liberdades consagradas neste Capítulo, e qualquer lei ou ação em contravenção será, na medida da contravenção, inválida.
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Qualquer pessoa que alegue que um direito ou liberdade garantido por esta Constituição foi infringido ou ameaçado terá o direito:
para fazer um pedido a um tribunal competente para fazer valer ou proteger tal direito ou liberdade; e
fazer uma solicitação ao Ombudsman ou à Comissão de Direitos Humanos para obter a assistência ou aconselhamento que ele ou ela possa razoavelmente exigir.
Quando um tribunal referido na subsecção (2) (a) verificar que os direitos ou liberdades conferidos por esta Constituição foram ilegalmente negados ou violados, terá o poder de expedir quaisquer ordens que sejam necessárias e apropriadas para assegurar o gozo desses direitos. e liberdades e quando um tribunal considerar que existe uma ameaça a tais direitos ou liberdades, terá o poder de expedir quaisquer ordens necessárias e apropriadas para impedir que esses direitos e liberdades sejam ilegalmente negados ou violados.
Um tribunal referido na subsecção (2) (a) terá o poder de conceder indemnização a qualquer pessoa cujos direitos ou liberdades tenham sido ilegalmente negados ou violados quando o considerar apropriado nas circunstâncias de um caso particular.
A lei prescreverá penalidades criminais para violações desses direitos não derrogáveis listados na seção 44 (1).
CAPÍTULO V. CIDADANIA
47. Cidadania
Qualquer pessoa que, imediatamente antes do dia designado, era cidadão do Malawi ao abrigo de qualquer lei existente, continuará a ser cidadão do Malawi após o dia designado.
Uma lei do Parlamento pode prever a aquisição ou perda da cidadania do Malawi por qualquer pessoa após o dia marcado, mas a cidadania não deve ser negada ou privada arbitrariamente.
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Nesta seção, a expressão
aquisição de cidadania inclui aquisição por nascimento, descendência, casamento, registro, naturalização ou qualquer outro meio prescrito por uma Lei do Parlamento; e
perda de cidadania inclui perda por privação, renúncia ou qualquer outro meio prescrito por uma Lei do Parlamento.
CAPÍTULO VI. A LEGISLATURA
48. Parlamento
Todos os poderes legislativos da República são atribuídos ao Parlamento, que tem as competências e responsabilidades estabelecidas nesta Constituição.
Um Ato do Parlamento terá primazia sobre outras formas de lei, mas estará sujeito a esta Constituição.
Qualquer questão proposta para deliberação da Assembleia Nacional é decidida por maioria de votos dos membros presentes e votantes, salvo disposição em contrário da presente Constituição ou de qualquer outro acto do Parlamento.
49. Definições
Para efeitos desta Constituição, salvo disposição em contrário, o Parlamento é constituído pela Assembleia Nacional e pelo Presidente como Chefe de Estado.
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Um Ato do Parlamento será um Projeto de Lei que tenha:
foi apresentado à Assembleia Nacional;
foi aprovada na Assembleia Nacional por maioria simples ou outra maioria que seja exigida por esta Constituição em relação a qualquer projeto de lei em particular; e
foi aprovado pelo Presidente de acordo com este Capítulo.
Câmara significa a Câmara da Assembleia Nacional.
50. Quórum
O quórum da Assembleia Nacional é constituído pela presença, no início de qualquer sessão, de pelo menos metade mais um dos membros dessa Assembleia com direito a voto, não incluindo o Presidente ou um presidente.
Se for do conhecimento do Presidente da Assembleia Nacional ou do Presidente da Assembleia por qualquer membro do Parlamento que o número de deputados é inferior ao previsto no Regimento e após o intervalo que o Regimento O Presidente da Assembleia Nacional ou o membro que preside verificar que o número de deputados presentes é ainda inferior ao previsto no Regimento, deve adiar os trabalhos da Assembleia Nacional.
51. Qualificações dos membros do Parlamento
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Uma pessoa não será qualificada para ser nomeada ou eleita como membro do Parlamento, a menos que essa pessoa
é cidadão da República que à data da nomeação tenha completado vinte e um anos;
é capaz de falar e ler a língua inglesa suficientemente bem para participar ativamente nos trabalhos do Parlamento; e
está registrado como eleitor em um círculo eleitoral.
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Não obstante a subseção (1), nenhuma pessoa será qualificada para ser nomeada ou eleita como membro do Parlamento que
deve fidelidade a um país estrangeiro;
é, de acordo com qualquer lei em vigor na República, julgado ou declarado incompetente mentalmente;
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tenha, nos últimos sete anos, sido condenado por tribunal competente por crime de desonestidade ou torpeza moral;
é um falido não quitado, tendo sido julgado ou declarado falido de acordo com qualquer lei em vigor na República;
ocupe ou atue em qualquer cargo ou nomeação pública, exceto quando esta Constituição determinar que uma pessoa não será desqualificada de se candidatar apenas por ocupar esse cargo ou nomeação ou quando essa pessoa renunciar a esse cargo ou nomeação para ficar de pé;
pertence e está a servir nas Forças de Defesa do Malawi ou no Serviço de Polícia do Malawi; e
tenha, nos últimos sete anos, sido condenado por um tribunal competente por qualquer violação de qualquer lei relativa à eleição do Presidente ou eleição de membros do Parlamento ou eleições do governo local.
Para os propósitos da subseção (2) (e), uma nomeação como Ministro ou Vice-Ministro de acordo com a seção 94 (1) não deve ser interpretada como uma nomeação para um cargo público ou como uma nomeação pública.
52. Juramento de fidelidade
Todos os membros do Parlamento, antes de tomarem assento, e todos os funcionários do Parlamento, antes de assumirem funções no seu cargo, devem tomar e subscrever perante o Presidente da Assembleia Nacional
o juramento de fidelidade na forma prescrita por lei; e
outros juramentos para o devido desempenho de seus respectivos cargos, conforme prescrito por lei.
53. O Presidente e os Vice-Presidentes
Haverá um Presidente da Assembleia Nacional que será eleito por maioria de votos dos seus membros na primeira sessão após cada dissolução da Assembleia Nacional.
Os membros da Assembleia Nacional elegem um ou mais de entre si para ser Vice-Presidente ou Vice-Presidentes da Assembleia Nacional na primeira sessão após uma eleição geral.
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O cargo de Presidente ou Vice-Presidente ficará vago
por falecimento ou renúncia do titular;
se o titular deixar de ser membro da Assembleia Nacional;
se o titular se tornar Presidente, Vice-Presidente, Ministro ou Vice-Ministro; ou
se a Assembleia Nacional, por deliberação apoiada pelos votos de pelo menos dois terços dos membros da Assembleia Nacional, deliberar a destituição do titular do cargo:
Desde que o Presidente ou o Vice-Presidente tenha o direito de ser ouvido pela Câmara por sua própria iniciativa em qualquer assunto relacionado com a sua destituição do cargo.
O Presidente, ou na sua ausência, o Vice-Presidente que o Presidente tenha nomeado, presidirá a cada sessão da Assembleia Nacional:
Desde que na ausência do Presidente e de todos os Vice-Presidentes, os membros da Assembleia Nacional podem eleger um deles como Presidente enquanto não houver Presidente ou Vice-Presidente.
O Presidente, o Vice-Presidente ou qualquer outro membro presidente desempenhará suas funções e deveres e exercerá os poderes que tiver em virtude desse cargo independente ou da direção ou interferência de qualquer órgão ou autoridade, salvo conforme acordo com o vontade expressa e o Regimento da Assembleia Nacional.
Não obstante o Presidente, Vice-Presidente ou qualquer outro membro presidente ter sido eleito como membro de um partido político para a Assembleia Nacional, não estará sujeito ao controlo, disciplina, autoridade ou direcção desse partido político ou de qualquer outro parte no cumprimento das funções e deveres desse cargo e no exercício dos poderes desse cargo.
O Presidente pode, sempre que a matéria em debate na Assembleia Nacional seja do seu círculo eleitoral, desocupar temporariamente o seu lugar e participar nesse debate e exercer o voto deliberativo quando houver votação sobre essa matéria.
54. Voto de qualidade
Sem prejuízo do disposto no n.º 7 do artigo 53.º, o Presidente não terá voto deliberativo, mas se os votos da Assembleia Nacional estiverem divididos igualmente em qualquer questão, exercerá o voto de qualidade.
Qualquer membro da mesa conserva o seu voto deliberativo originário como membro e tem, além disso, e exerce o voto de qualidade quando os votos da Assembleia Nacional sobre qualquer questão estejam igualmente divididos.
55. O Escriturário
Haverá um Secretário da Assembleia Nacional que será um funcionário público e auxiliará o Presidente da Assembleia Nacional e desempenhará outras funções e deveres que o Presidente possa determinar.
56. O direito de regular o procedimento
Sujeito a esta Constituição, a Assembleia Nacional, por Ordem Permanente ou de outra forma regular o seu próprio procedimento.
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Salvo disposição em contrário nesta Constituição, a Assembleia Nacional pode deliberar a menos que estejam vagos mais de dois terços de todos os lugares da Assembleia Nacional.
A presença ou participação de qualquer pessoa que não tenha o direito de estar presente ou de participar nos trabalhos da Assembleia Nacional não invalida os mesmos.
A Assembleia Nacional deve dar acesso à imprensa e ao público, salvo se for aprovada uma moção com razões que impeçam o acesso do público no interesse nacional.
Os trabalhos do Parlamento serão conduzidos na língua inglesa e nas outras línguas que a Assembleia Nacional determinar.
O Parlamento pode estabelecer quaisquer comissões de seus membros e pode formar comissões conjuntas para o escrutínio da legislação e desempenho de outras funções, exceto votação de moções e projetos de lei.
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Além de qualquer comitê nomeado de acordo com a subseção (6), haverá um Comitê de Nomeações Públicas, um Comitê de Orçamento e um Comitê de Assuntos Jurídicos da Assembleia Nacional, cada um deles
ser nomeado pela Assembleia Nacional com representação proporcional de todos os partidos representados na Assembleia Nacional;
ser nomeado no prazo de trinta dias após a primeira sessão da Assembleia Nacional após uma eleição geral e, posteriormente, anualmente; e
desempenhar as funções que lhes são conferidas por esta Constituição ou por uma lei ou resolução do Parlamento ou pelas Ordens Permanentes do Parlamento.
57. Notas de dinheiro
Salvo recomendação do Ministro responsável pelas Finanças, expressa por escrito, a Assembleia Nacional não pode:
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proceder com qualquer projeto de lei ou qualquer emenda a um projeto de lei que, na opinião da pessoa que o preside, faça provisão para qualquer um dos seguintes propósitos
para imposição de imposto ou alteração de imposto;
para a imposição de qualquer encargo sobre o Fundo Consolidado, ou a alteração de tal encargo;
para o pagamento, emissão ou retirada do Fundo Consolidado de quaisquer quantias não cobradas, ou qualquer aumento no valor de tal pagamento, emissão ou retirada; ou
para a composição ou remissão de qualquer dívida devida ao Governo;
proceder com qualquer moção ou qualquer emenda a uma moção cujo efeito, na opinião da pessoa que preside, seria fazer provisão para qualquer um dos propósitos especificados na subseção (a); ou
receber qualquer petição que, na opinião do presidente, solicite a provisão para qualquer dos fins especificados no parágrafo (a).
58. Legislação subsidiária
O Parlamento pode, em relação a qualquer ato particular do Parlamento, delegar ao executivo ou ao judiciário o poder de fazer legislação subsidiária dentro das especificações e para os fins estabelecidos nessa lei e qualquer legislação subsidiária assim elaborada será apresentada ao Parlamento em acordo com suas Ordens Permanentes.
Sem prejuízo do n.º 1, o Parlamento não tem poderes para delegar quaisquer poderes legislativos que afetem substancial e significativamente os direitos e liberdades fundamentais reconhecidos por esta Constituição.
59. Sessões, reuniões e sessões
Cada reunião da Assembleia Nacional será realizada em tal local dentro do Malawi e terá início no momento que o Presidente da Assembleia Nacional, em consulta com o Presidente, possa nomear e as sessões da Assembleia Nacional após o início dessa reunião serão realizar-se nas horas e nos dias que a Assembleia Nacional designar:
Providenciou que-
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o Presidente, ouvido o Presidente da Assembleia Nacional, pode convocar, em ocasiões extraordinárias, uma reunião da Assembleia Nacional; e
o Presidente pode, em consulta com o Presidente da Assembleia Nacional, prorrogar a Assembleia Nacional.
Serão realizadas pelo menos duas reuniões da Assembleia Nacional em cada sessão.
A sessão da Assembleia Nacional é aberta pelo Presidente na data que o Presidente, em consulta com o Presidente da Assembleia Nacional, determinar.
Uma sessão terá a duração que o Presidente, em consulta com o Presidente da Assembleia Nacional, determinar.
60. Privilégios e imunidades
O Presidente, todos os Vice-Presidentes e todos os membros da Assembleia Nacional terão, salvo em casos de traição, o privilégio de serem detidos enquanto se deslocam, regressam ou se encontram no recinto da Assembleia Nacional e não podem, em relação a quaisquer declarações que faça parte do processo na Assembleia Nacional, ser passível de qualquer outra ação ou processo em qualquer tribunal, tribunal ou órgão que não seja o Parlamento.
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Todos os relatórios e publicações oficiais do Parlamento ou dos seus trabalhos ou dos trabalhos de qualquer comissão do Parlamento serão privilegiados e as declarações feitas no Parlamento ou em qualquer das suas comissões, onde quer que sejam publicadas, serão protegidas por absoluto privilégio.
A Assembleia Nacional e qualquer comissão da Assembleia Nacional têm competência para proceder a inquéritos e exercer o poder de intimar a presença de qualquer pessoa ou titular de cargo que o exija no exercício prudente das funções da Assembleia Nacional e o não comparecimento sem licença ou sem motivo ou escusa válido será considerado um desacato à Assembleia Nacional ou comissão em questão.
A Assembleia Nacional estabelecerá em Regimento o procedimento a seguir pela Assembleia Nacional ou comissão interessada na detenção de qualquer pessoa por desacato à Assembleia Nacional ou comissão; e tal procedimento obedecerá aos princípios da justiça natural na medida em que as circunstâncias o permitirem.
61. Interesses do Sócio
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O deputado, quando tiver interesse material directo ou indirecto em matéria em debate na Assembleia Nacional, deve:
divulgar tal interesse à Assembleia Nacional; e
não terá direito a votar nessa matéria sem autorização da Assembleia Nacional.
Quando um membro do Parlamento não revelar um interesse material de acordo com a subsecção (1), esse membro será culpado de desacato à Assembleia Nacional.
62. Composição da Assembleia Nacional
A Assembleia Nacional consistirá no número de assentos, representando todos os círculos eleitorais do Malawi, conforme determinado pela Comissão Eleitoral.
Cada círculo eleitoral elege livremente qualquer pessoa, sujeita à presente Constituição e a um Acto do Parlamento, para o representar como membro da Assembleia Nacional nos termos que esta Constituição ou um Acto do Parlamento prescrever.
63. Vagas na Assembleia Nacional
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Fica vago o lugar de membro da Assembleia Nacional
se a Assembleia Nacional foi dissolvida;
se o membro falecer ou renunciar ao seu cargo;
se o membro deixar de ser cidadão do Malawi;
se o membro assumir o cargo de Presidente ou Vice-Presidente;
se surgirem circunstâncias que, não sendo deputado da Assembleia Nacional, o impeçam de ser eleito nos termos desta Constituição ou de qualquer outro Acto do Parlamento; ou
se a Assembleia Nacional declarar vago o lugar de um membro de acordo com o Regimento que permita ou prescreva a destituição de um membro por motivos bons e suficientes, desde que estejam de acordo com os princípios da justiça natural.
O Presidente da Assembleia Nacional notificará no Diário da República no caso de vaga de qualquer membro da Assembleia nos termos desta seção:
Providenciou que-
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O Parlamento providenciará a realização de eleições suplementares para preencher qualquer vaga que ocorra;
qualquer eleição suplementar para preencher uma vaga que ocorrer deverá ser realizada dentro de sessenta dias após o assento do membro ficar vago ou, se na opinião do Presidente as circunstâncias não o permitirem, então o mais rapidamente possível após o término desse período; e
qualquer membro eleito em uma eleição suplementar servirá até o momento em que seu assento ficar vago de acordo com a subseção (1).
O Presidente da Câmara pode, por moção da Assembleia Nacional, adiar a declaração de vaga pelo prazo que essa moção prescrever, de modo a permitir a qualquer membro recorrer para um tribunal ou outro órgão para o qual haja recurso contra uma decisão que exigir que esse membro desocupar seu assento de acordo com esta seção.
[Revogado pela Lei nº 6 de 1995]
65. Atravessando o chão
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O Presidente declara vago o lugar de qualquer membro da Assembleia Nacional que, à data da sua eleição, fosse membro de um partido político representado na Assembleia Nacional, que não seja apenas por esse membro, mas que voluntariamente tenha cessado ser membro desse partido ou ter aderido a outro partido político representado na Assembleia Nacional, ou associação ou organização cujos objetivos ou atividades sejam de natureza política.
Sem prejuízo do disposto no n.º 1, todos os membros de todos os partidos têm o direito absoluto de exercer o direito de voto livre em toda e qualquer deliberação da Assembleia Nacional, não podendo um membro ter o seu lugar declarado vago unicamente por causa da sua votar em contradição com as recomendações de um partido político, representado na Assembleia Nacional, de que seja membro.
66. Funções e poderes da Assembleia Nacional
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A Assembleia Nacional é uma Câmara directamente eleita que tem competência, nos termos da presente Constituição, para:
receber, alterar, aceitar ou rejeitar Contas Governamentais e Contas Privadas;
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iniciar as Contas de Membros Privados por moção de qualquer membro e alterar, aceitar ou rejeitar todas as Contas de Membros Privados;
debater e votar moções em relação a qualquer assunto, incluindo moções para indiciar e condenar o Presidente ou o Vice-Presidente por impeachment;
exercer outras funções e poderes que lhe sejam conferidos por esta Constituição ou por uma lei do Parlamento; e
praticar todas as ações acessórias e necessárias ao bom exercício de suas funções.
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Para os efeitos desta Constituição
um Projeto de Lei do Governo deve ser um projeto de lei promulgado pelo Governo e apresentado ao Parlamento em nome do Governo;
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uma Conta Privada será
promulgada por uma agência que não faz parte do Governo; e
apresentado ao Parlamento em nome dessa agência quando essa agência for mandatada por uma lei do Parlamento para o fazer;
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a fatura de um membro privado deve ser
promulgado por um membro do Parlamento; e
introduzido por esse membro na Assembleia Nacional de acordo com o seu próprio procedimento.
67. Dissolução da Assembleia Nacional
A Assembleia Nacional fica dissolvida no dia 20 de março do quinto ano após a sua eleição, e o dia da votação para as eleições gerais para a próxima Assembleia Nacional é a terça-feira da terceira semana de maio desse ano:
Desde que não seja praticável que a votação seja realizada na terça-feira da terceira semana de maio, a votação será realizada em um dia, no prazo de sete dias a partir dessa terça-feira, indicado pela Comissão Eleitoral; e desde que, no caso das eleições a realizar em 1999, a votação seja realizada em dia, o mais tardar, 15 de Junho de 1999, designado pela Comissão Eleitoral.
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Esta secção não obsta a que a Comissão Eleitoral fixe outros dias para a votação nas eleições gerais para classes ou categorias especiais de eleitores, desde que tal votação não ocorra mais de dois dias, antes ou depois do dia da votação, excluindo os domingos.
A primeira reunião da Assembleia Nacional terá início em data a designar pelo Presidente, ocorrendo nos quarenta e cinco dias após o dia da votação ou, se a votação ocorrer em mais de um dia, nos quarenta e cinco dias após o último dia da votação. .
Se, entre a dissolução da Assembleia Nacional e as eleições gerais que se seguem, o Presidente considerar que surgiu uma crise ou emergência constitucional que requeira legislação urgente ou apreciação pela Assembleia Nacional, pode reconvocar a Assembleia Nacional para apenas para esse fim, mas em qualquer caso, aquela Assembleia Nacional reconvocada, fica dissolvida na data da eleição geral.
Sem prejuízo da dissolução da Assembleia Nacional na data indicada na alínea (1), qualquer pessoa que, imediatamente antes da dissolução da Assembleia Nacional nos termos da alínea (1), seja membro da Assembleia Nacional, tem direito a receber o seu ou sua remuneração e demais benefícios até a última data anterior às eleições gerais inclusive.
[Revogação pela Lei nº 4 de 2001]
73. Parecer presidencial
Quando um projeto de lei é apresentado ao presidente para aprovação, o presidente deve aprovar ou recusar o parecer e deve fazê-lo no prazo de vinte e um dias a partir da data em que o projeto de lei é apresentado a ele.