Constituição de Maurícia de 1968 (revisada em 2016)
CAPÍTULO I O ESTADO E A CONSTITUIÇÃO
1. O Estado
As Maurícias serão um Estado democrático soberano que será conhecido como a República das Maurícias.
2. A Constituição é lei suprema
Esta Constituição é a lei suprema das Maurícias e, se qualquer outra lei for inconsistente com esta Constituição, essa outra lei será, na medida da inconsistência, nula.
CAPÍTULO II. PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E LIBERDADES DO INDIVÍDUO
3. Direitos e liberdades fundamentais do indivíduo
Fica reconhecido e declarado que nas Maurícias existiram e continuarão a existir sem discriminação por motivo de raça, local de origem, opiniões políticas, cor, credo ou sexo, mas sujeito ao respeito pelos direitos e liberdades dos outros e por o interesse público, todos e cada um dos seguintes direitos humanos e liberdades fundamentais
o direito do indivíduo à vida, à liberdade, à segurança da pessoa e à proteção da lei;
liberdade de consciência, de expressão, de reunião e associação e a liberdade de estabelecer escolas, e
o direito do indivíduo à proteção da privacidade de sua casa e de outros bens e da privação de bens sem compensação,
e as disposições deste Capítulo terão efeito com o objetivo de proteger os direitos e liberdades sujeitos às limitações dessa proteção contidas nessas disposições, sendo as limitações destinadas a assegurar que o gozo desses direitos e liberdades por qualquer indivíduo não prejudique os direitos e liberdades de terceiros ou o interesse público.
4. Proteção do direito à vida
Ninguém pode ser privado de sua vida intencionalmente, salvo em cumprimento de sentença de um tribunal em relação a um crime pelo qual tenha sido condenado.
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Uma pessoa não será considerada como tendo sido privada de sua vida em violação desta seção, se morrer como resultado do uso, na medida e nas circunstâncias permitidas por lei, de tal força razoavelmente justificável
para a defesa de qualquer pessoa da violência ou para a defesa de bens;
para efetuar uma prisão legal ou impedir a fuga de uma pessoa legalmente detida;
com a finalidade de reprimir um motim, insurreição ou motim; ou
a fim de impedir a prática por essa pessoa de uma infração penal, ou se ele morrer como resultado de um ato legítimo de guerra.
5. Proteção do direito à liberdade pessoal
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Nenhuma pessoa será privada de sua liberdade pessoal, salvo conforme autorizado por lei
em consequência da sua incapacidade para responder a uma acusação criminal ou em execução da sentença ou ordem de um tribunal, seja nas Maurícias ou noutro local, relativamente a um crime pelo qual tenha sido condenado;
em execução da ordem de um tribunal que o puna por desacato a esse tribunal ou a outro tribunal;
em cumprimento de ordem judicial proferida para assegurar o cumprimento de qualquer obrigação que lhe seja imposta por lei;
com o objetivo de levá-lo a um tribunal em execução de ordem de um tribunal;
sob suspeita razoável de ter cometido, ou estar prestes a cometer, um crime;
no caso de pessoa que não tenha atingido a idade de 18 anos, para fins de educação ou bem-estar;
com o objetivo de prevenir a propagação de uma doença infecciosa ou contagiosa;
no caso de uma pessoa que é, ou é razoavelmente suspeita de ser, mentalmente doente ou viciada em drogas ou álcool, para fins de seus cuidados ou tratamento ou proteção da comunidade;
com o objetivo de impedir a entrada ilegal dessa pessoa nas Maurícias, ou com o objetivo de efetuar a expulsão, extradição ou outra remoção legal dessa pessoa das Maurícias ou a instauração de processos relacionados com a mesma;
sob suspeita razoável de ser susceptível de cometer violações da paz; ou
em cumprimento de ordem do Comissário de Polícia, sob suspeita razoável de ter exercido, ou estar prestes a exercer, actividades susceptíveis de causar uma grave ameaça à segurança pública ou à ordem pública.
Qualquer pessoa presa ou detida deve ser informada, assim que razoavelmente praticável, em um idioma que compreenda, das razões de sua prisão ou detenção.
-
Qualquer pessoa presa ou detida
com o objetivo de levá-lo a um tribunal em execução de ordem de um tribunal;
sob suspeita razoável de ter cometido ou estar prestes a cometer um crime; ou
sob suspeita razoável de que ele é susceptível de cometer violações da paz,
e que não for posto em liberdade, devem dispor de facilidades razoáveis para consultar um representante legal de sua escolha e devem ser levados a um tribunal sem demora injustificada; e se qualquer pessoa presa ou detida conforme mencionado no parágrafo (b) não for julgada dentro de um prazo razoável, então, sem prejuízo de quaisquer outros processos que possam ser movidos contra ela, ela será libertada incondicionalmente ou em condições razoáveis, incluindo, em particular, as condições razoavelmente necessárias para garantir que ele compareça em data posterior para julgamento ou para procedimentos preliminares ao julgamento; e se qualquer pessoa detida ou detida nos termos da alínea c) não for apresentada a um tribunal dentro de um prazo razoável para que o tribunal decida se lhe ordena que preste caução pelo seu bom comportamento, então, sem prejuízo de quaisquer outras processos que possam ser movidos contra ele, ele será libertado incondicionalmente.
3A
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Não obstante a subseção (3), quando uma pessoa for presa ou detida por um delito relacionado ao terrorismo ou delito de drogas, ele não deverá, em relação a tais delitos relacionados ao terrorismo, ou delito de drogas, conforme possa ser prescrito por uma Lei do Parlamento , ser admitido em liberdade condicional até a decisão final do processo contra ele instaurado, quando
ele já foi condenado por um crime relacionado ao terrorismo ou delito de drogas; ou
for preso ou detido por um delito relacionado ao terrorismo ou delito de drogas durante o período em que foi libertado sob fiança após ter sido acusado de ter cometido um delito relacionado ao terrorismo ou delito de drogas.
Um projeto de lei para uma lei do Parlamento para prescrever os crimes relacionados ao terrorismo ou delitos de drogas nos termos do parágrafo (a) ou para alterar ou revogar tal lei não será aprovado pela Assembleia, a menos que seja apoiado na votação final na Assembleia pelo votos de pelo menos três quartos de todos os membros da Assembleia.
-
Quando uma pessoa é detida em cumprimento de qualquer disposição da lei, conforme referido na subseção (1)(k)
ele deve, assim que for razoavelmente praticável e, em qualquer caso, não mais de 7 dias após o início de sua detenção, receber uma declaração por escrito em um idioma que ele entenda, especificando detalhadamente os motivos pelos quais ele foi detido;
no prazo máximo de 7 dias após o início da sua detenção, será publicada no Diário da República uma notificação informando que foi detido e especificando as disposições legais que autorizam a sua detenção;
não mais de 14 dias após o início de sua detenção e, posteriormente, durante sua detenção em intervalos não superiores a 30 dias, seu caso será analisado por um tribunal independente e imparcial composto por um presidente e 2 outros membros nomeados pelo Judiciário e Jurídico Comissão de Serviço, sendo o presidente nomeado de entre pessoas habilitadas a exercer a advocacia ou a advocacia nas Maurícias;
ser-lhe-ão proporcionadas facilidades razoáveis para consultar um representante legal de sua escolha, que poderá fazer representações ao tribunal designado para a revisão de seu caso;
na audiência de seu caso pelo tribunal, ele poderá comparecer pessoalmente ou por um representante legal de sua escolha e, a menos que o tribunal determine de outra forma, a audiência será realizada em público;
na conclusão de qualquer revisão por um tribunal em conformidade com esta subseção em qualquer caso, o tribunal deve anunciar sua decisão em público, declarando se há ou não, em sua opinião, causa suficiente para a detenção, e se, em sua opinião, , não houver motivo suficiente, o detido será imediatamente posto em liberdade e se durante o período de 6 meses a contar da sua libertação for novamente detido, o tribunal estabelecido para a revisão do seu caso não decidirá que, em sua opinião, há suficiente causa para a detenção adicional, a menos que esteja convencido de que existem motivos novos e razoáveis para a detenção.
Qualquer pessoa que seja ilegalmente presa ou detida por qualquer outra pessoa terá direito à indenização dessa outra pessoa.
no exercício de quaisquer funções que lhe sejam conferidas para os fins da subseção (1) (k), o Comissário de Polícia não estará sujeito à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou autoridade.
Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado incompatível com ou em violação da subseção (3) na medida em que a lei em questão autoriza um policial não abaixo do posto de superintendente de polícia a determinar que qualquer pessoa presa sob suspeita razoável de ter cometido qualquer crime relacionado ao terrorismo ou qualquer crime de tráfico de drogas seja detida sob custódia policial por um período não superior a 36 horas a partir de sua prisão, sem ter acesso a qualquer pessoa que não seja um policial não inferior ao posto de Inspetor ou de Oficial Médico do Governo.
Um projeto de lei para uma lei do Parlamento para alterar ou revogar as disposições de qualquer lei com relação à manutenção de um registro de custódia e gravação de vídeo em relação à detenção de qualquer pessoa por delito de drogas não será aprovado pela Assembléia, a menos que é apoiado na votação final na Assembleia pelos votos de pelo menos três quartos de todos os membros da Assembleia.
6. Proteção contra escravidão e trabalho forçado
Nenhuma pessoa será mantida em escravidão ou servidão.
Nenhuma pessoa será obrigada a realizar trabalho forçado.
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Para os fins desta seção, a expressão "trabalho forçado" não inclui -
qualquer trabalho exigido em consequência da sentença ou ordem de um tribunal;
trabalho exigido de qualquer pessoa enquanto ele estiver legalmente detido que, embora não exigido em consequência de sentença ou ordem de um tribunal, seja razoavelmente necessário por motivos de higiene ou para a manutenção do local em que está detido;
qualquer trabalho exigido de um membro de uma força disciplinada no cumprimento de seus deveres como tal ou, no caso de uma pessoa que tenha objeções de consciência ao serviço como membro de uma força naval, militar ou aérea, qualquer trabalho que essa pessoa seja necessária por lei para executar no lugar de tal serviço; ou
qualquer trabalho necessário durante um período de emergência pública ou em caso de qualquer outra emergência ou calamidade que ameace a vida ou o bem-estar da comunidade, na medida em que a exigência de tal trabalho seja razoavelmente justificável, nas circunstâncias de qualquer situação surgida ou existente durante esse período ou como resultado dessa outra emergência ou calamidade, com o objetivo de lidar com essa situação.
7. Proteção contra tratamento desumano
Nenhuma pessoa será submetida a tortura ou a penas desumanas ou degradantes ou outro tratamento semelhante.
Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão autorize a aplicação de qualquer descrição de punição que fosse legal nas Maurícias em 11 de março de 1964.
8. Proteção contra privação de propriedade
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Nenhuma propriedade de qualquer descrição será obrigatoriamente tomada de posse, e nenhum direito ou direito sobre propriedade de qualquer descrição será adquirido compulsoriamente, exceto quando
a tomada de posse ou aquisição é necessária ou conveniente no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública, saúde pública, urbanismo e ordenamento do território, o desenvolvimento ou utilização de qualquer propriedade de forma a promover o benefício público ou o bem-estar social e económico do povo das Maurícias; e
há justificativa razoável para a causa de qualquer dificuldade que possa resultar para qualquer pessoa que tenha interesse ou direito sobre a propriedade; e
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disposição é feita por uma lei aplicável a essa tomada de posse ou aquisição
para o pagamento de compensação adequada; e
assegurar a qualquer pessoa que tenha interesse ou direito sobre a propriedade o direito de acesso ao Supremo Tribunal, seja diretamente ou por recurso de qualquer outra autoridade, para a determinação de seu interesse ou direito, a legalidade da posse ou aquisição de a propriedade, juros ou direito, e o valor de qualquer compensação a que tenha direito, e com a finalidade de obter o pagamento dessa compensação.
Nenhuma pessoa que tenha direito a indemnização ao abrigo desta secção, que não seja um residente das Maurícias, será impedida de remeter, num prazo razoável após ter recebido qualquer montante dessa indemnização, a totalidade desse montante (livre de qualquer dedução, encargos ou imposto feito ou cobrado em relação à sua remissão) para qualquer país de sua escolha fora das Maurícias.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei será considerado inconsistente ou em violação da subseção (2) na medida em que a lei em questão autorizar
a penhora, por despacho de um tribunal, de qualquer quantia de indemnização a que uma pessoa tenha direito em cumprimento de sentença de tribunal ou na pendência de decisão de processo civil em que seja parte;
a imposição de restrições razoáveis sobre a forma como qualquer quantia de compensação deve ser remetida; ou
a imposição de qualquer dedução, encargo ou imposto que seja feito ou cobrado geralmente em relação à remissão de dinheiro das Maurícias e que não seja discriminatório na acepção da secção 16(3).
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou em violação da subseção (1)
-
na medida em que a lei em questão preveja a tomada de posse ou aquisição de bens
em satisfação de qualquer imposto, taxa ou devido;
a título de sanção por violação da lei ou caducidade em consequência de violação da lei ou em consequência da incapacidade de um narcotraficante ou de uma pessoa que se tenha enriquecido por meios fraudulentos e/ou corruptos de demonstrar que adquiriu a propriedade por meios legais;
como um incidente de arrendamento, arrendamento, hipoteca, encargo, venda, penhor ou contrato;
na execução de sentenças ou ordens de tribunais;
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por estar em estado perigoso ou prejudicial à saúde de seres humanos, animais, árvores ou plantas;
em decorrência de qualquer lei relativa às limitações de ações ou prescrição aquisitiva;
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apenas pelo tempo que for necessário para efeitos de qualquer exame, investigação, julgamento ou inquérito ou, no caso de terrenos, a sua realização -
de trabalhos de conservação do solo ou de outros recursos naturais; ou
de desenvolvimento ou melhoramento agrícola que o proprietário ou ocupante da terra foi obrigado, e, sem desculpa razoável e legal, recusou ou deixou de realizar,
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exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática; ou
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ou qualquer outra disposição do Capítulo II da Constituição, na medida em que a lei em causa preveja a tomada de posse de bens
sob a propriedade de uma pessoa em medida desproporcional aos seus emolumentos e outros rendimentos;
cuja propriedade, posse, custódia ou controle não possa ser satisfatoriamente contabilizada pela pessoa que possui, possui, tem a custódia ou o controle da propriedade; ou
detidos por uma pessoa para outra pessoa em medida desproporcional aos emolumentos ou outros rendimentos dessa outra pessoa,
a título de confisco, salvo na medida em que tal disposição ou, se for o caso, a coisa feita sob a sua autoridade se revele razoavelmente injustificável numa sociedade democrática; ou
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na medida em que a lei em questão preveja a posse ou aquisição de
propriedade inimiga;
bens de uma pessoa falecida ou incapaz, por motivo de incapacidade legal, de administrá-los ele próprio, para efeitos da sua administração em benefício dos titulares do benefício;
bens de uma pessoa falida ou de uma pessoa colectiva em liquidação, para efeitos da sua administração em benefício dos credores da falida ou da pessoa colectiva e, sob reserva, em benefício de outras pessoas que tenham direito ao benefício do bem imóvel ; ou
bens sujeitos a um fideicomisso, com o objetivo de investi-los em pessoas designadas como fiduciários nos termos do instrumento que cria o fideicomisso ou por um tribunal ou, por ordem judicial, para fins de efetivação do fideicomisso; ou
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na medida em que a lei em questão -
Prevê o pagamento da importância da posse compulsória do imóvel, acrescido de juros à taxa legal em prestações anuais iguais, num prazo não superior a 10 anos;
fixa a quantia pela qual os bens devem ser tomados compulsoriamente ou adquiridos ou prevê a determinação dessa quantia de acordo com os princípios que possam ser prescritos.
4A
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Não obstante a subseção (1)(c), a seção 17 ou qualquer outra disposição da Constituição, nenhuma lei relativa à aquisição ou tomada compulsória de qualquer propriedade será questionada em qualquer tribunal se tiver sido aprovada na votação final na Assembleia pelos votos de pelo menos três quartos de todos os membros da Assembleia.
Nenhuma lei nos termos do parágrafo (a) poderá ser alterada ou revogada de outra forma que por um projeto de lei que tenha sido aprovado na votação final na Assembleia pelos votos de pelo menos três quartos de todos os membros da Assembleia.
Nada nesta seção afetará a elaboração ou operação de qualquer lei na medida em que estabeleça a atribuição ao Estado da propriedade de águas subterrâneas ou minerais não extraídos.
Nada nesta seção afetará a elaboração ou operação de qualquer lei para a posse compulsória de qualquer propriedade de interesse público, ou a aquisição compulsória de interesse público de qualquer propriedade, ou a aquisição compulsória de interesse público de qualquer interesse ou direito sobre bens, quando esses bens, interesses ou direitos sejam detidos por uma pessoa colectiva estabelecida por lei para fins públicos, em que não tenha sido investido outro dinheiro além de dinheiro proveniente de fundos públicos.
9. Proteção da privacidade do lar e outros bens
Salvo com o seu próprio consentimento, nenhuma pessoa será submetida à revista da sua pessoa ou dos seus bens ou à entrada de terceiros nas suas instalações.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão estabeleça
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública, saúde pública, ordenamento do território, desenvolvimento ou utilização de recursos minerais ou desenvolvimento ou utilização de qualquer outra propriedade de forma a promover o benefício público;
com a finalidade de proteger os direitos ou liberdades de outras pessoas;
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permitir que um funcionário ou agente do Governo ou uma autoridade local, ou uma pessoa colectiva estabelecida por lei para fins públicos, entre nas instalações de qualquer pessoa para avaliar essas instalações para efeitos de qualquer imposto, taxa ou dívida , ou para a realização de trabalhos conexos com quaisquer bens que legalmente se encontrem naqueles locais e que pertençam ao Governo, à autarquia local ou àquela pessoa colectiva, conforme o caso; ou
autorizar, para efeitos de execução da sentença ou ordem de um tribunal em qualquer processo civil, a busca de qualquer pessoa ou propriedade por ordem de um tribunal ou a entrada em qualquer local por tal ordem, exceto na medida em que tal disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade mostra-se não ser razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
10. Disposições para garantir a proteção da lei
Quando qualquer pessoa for acusada de um crime, então, a menos que a acusação seja retirada, o caso deverá ser julgado com justiça dentro de um prazo razoável por um tribunal independente e imparcial estabelecido
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Toda pessoa acusada de um crime
presumir-se-á inocente até que se prove ou se declare culpado;
deve ser informado assim que razoavelmente praticável, em um idioma que ele entenda e, em detalhes, sobre a natureza da infração;
deve dispor de tempo e meios adequados para a preparação de sua defesa;
poderá defender-se pessoalmente ou, às suas expensas, por um representante legal de sua escolha ou, se assim for prescrito, por um representante legal prestado às expensas públicas;
terá a possibilidade de ouvir pessoalmente ou por seu representante legal as testemunhas convocadas pela acusação perante qualquer tribunal, bem como de obter a comparência e proceder à inquirição de testemunhas que deponham em seu nome perante esse tribunal nas mesmas condições, como as aplicáveis às testemunhas convocadas pela acusação; e
será permitido ter, gratuitamente, a assistência de um intérprete se não compreender a língua utilizada no julgamento do delito e, salvo com o seu próprio consentimento, o julgamento não terá lugar na sua ausência, a menos que se comporte de modo a inviabilizar a continuação do processo na sua presença e o tribunal ordenou a sua remoção e o julgamento prosseguido na sua ausência.
Quando uma pessoa for julgada por qualquer infração penal, a pessoa acusada ou qualquer pessoa por ela autorizada em seu nome deverá, se assim o exigir e sujeito ao pagamento de uma taxa razoável que possa ser especificada por ou sob qualquer lei, ser dada no prazo de um prazo razoável após o julgamento uma cópia para uso do acusado de qualquer registro do processo feito por ou em nome do tribunal.
Nenhuma pessoa será considerada culpada de um crime por qualquer ato ou omissão que, no momento em que ocorreu, não constitua tal crime, e nenhuma penalidade será imposta por qualquer crime que seja mais grave em grau ou descrição do que a pena máxima que poderia ter sido imposta por aquele delito no momento em que foi cometido.
Ninguém que demonstre ter sido julgado por um tribunal competente por um crime e condenado ou absolvido será novamente julgado por esse crime ou por qualquer outro crime pelo qual possa ter sido condenado no julgamento desse crime, excepto por ordem de um tribunal superior em curso de recurso ou processo de revisão relativo à condenação ou absolvição.
Ninguém pode ser julgado por um delito se provar que foi indultado, por autoridade competente, por esse delito.
Nenhuma pessoa julgada por um crime será obrigada a depor no julgamento.
Qualquer tribunal ou outra autoridade exigida ou habilitada por lei para determinar a existência ou extensão de qualquer direito ou obrigação civil deve ser estabelecida por lei e deve ser independente e imparcial, e quando os processos para tal determinação forem instaurados por qualquer pessoa perante tal tribunal ou outra autoridade, o caso terá uma audiência justa dentro de um prazo razoável.
Exceto com o acordo de todas as partes, todos os procedimentos de cada tribunal e procedimentos para a determinação da existência ou extensão de qualquer direito ou obrigação civil perante qualquer outra autoridade, incluindo o anúncio da decisão do tribunal ou outra autoridade, serão realizada em público.
-
Nada na subseção (9) impedirá o tribunal ou outra autoridade de excluir do processo (exceto o anúncio da decisão do tribunal ou outra autoridade) pessoas que não sejam as partes e seus representantes legais, na medida em que o tribunal ou outro autoridade
pode, por lei, ser autorizado a fazê-lo e considerar necessário ou conveniente em circunstâncias em que a publicidade prejudique os interesses da justiça, ou em processos de medidas cautelares, ou no interesse da moralidade pública, do bem-estar de menores de 18 anos ou da proteção da privacidade das pessoas envolvidas no processo; ou
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pode, por lei, ser autorizado ou obrigado a fazê-lo no interesse da defesa, segurança pública ou ordem pública.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação
subseção (2)(a), na medida em que a lei em questão imponha a qualquer pessoa acusada de um delito criminal o ônus de provar fatos particulares;
subseção (2)(d), na medida em que a lei em questão autoriza um policial a ordenar que qualquer pessoa presa sob suspeita razoável de ter cometido qualquer delito relacionado ao terrorismo ou qualquer delito de tráfico de drogas seja detida sob custódia policial por um período período não superior a 36 horas a partir de sua prisão sem ter acesso a qualquer pessoa que não seja um policial não inferior ao posto de inspetor ou um oficial médico do governo.
subseção (2)(e), na medida em que a lei em questão imponha condições que devem ser satisfeitas se as testemunhas chamadas para depor em nome de um acusado devem receber suas despesas com recursos públicos;
subseção (5), na medida em que a lei em questão autoriza um tribunal a julgar um membro de uma força disciplinar por uma ofensa criminal, não obstante qualquer julgamento e condenação ou absolvição desse membro sob a lei disciplinar dessa força, portanto, não obstante , que qualquer tribunal que julgue tal membro e o condene deve, ao sentenciá-lo a qualquer punição, levar em consideração qualquer punição que lhe seja atribuída sob essa lei disciplinar.
Nesta seção, "infração criminal" significa um crime, contravenção ou contravenção punível sob a lei das Maurícias.
11. Proteção da liberdade de consciência
Exceto com seu próprio consentimento, ninguém será impedido de gozar de sua liberdade de consciência e, para os fins desta seção, essa liberdade inclui a liberdade de pensamento e de religião, a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade, seja sozinho ou em comunidade com outros e tanto em público como em privado, para manifestar e propagar a sua religião ou crença no culto, ensino, prática e observância.
Exceto com seu próprio consentimento (ou, se for menor, o consentimento de seu tutor), nenhuma pessoa que frequenta qualquer local de educação será obrigada a receber instrução religiosa ou a participar ou comparecer a qualquer cerimônia ou observância religiosa se essa instrução , cerimônia ou observância se refere a uma religião que ele não professa.
Nenhuma comunidade ou denominação religiosa será impedida de fornecer, por pessoas legalmente nas Maurícias, instrução religiosa a pessoas dessa comunidade ou denominação no decurso de qualquer educação fornecida por essa comunidade ou denominação.
Nenhuma pessoa será obrigada a prestar qualquer juramento que seja contrário à sua religião ou crença ou a prestar qualquer juramento que seja contrário à sua religião ou crença.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão estabeleça
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública; ou
com o objetivo de proteger os direitos e liberdades de outras pessoas, incluindo o direito de observar e praticar qualquer religião ou crença sem a intervenção não solicitada de pessoas que professam qualquer outra religião ou crença,
exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade não se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
12. Proteção da liberdade de expressão
Exceto com seu próprio consentimento, ninguém será impedido de gozar de sua liberdade de expressão, isto é, liberdade de opinar e de receber e difundir ideias e informações sem interferência, e livre de interferência em sua correspondência.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão estabeleça
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública;
para proteger a reputação, direitos e liberdades de outras pessoas ou a vida privada de pessoas envolvidas em processos judiciais, impedir a divulgação de informações recebidas em sigilo, manter a autoridade e independência dos tribunais ou regular a administração técnica ou a operação técnica de telefonia, telégrafo, correios, radiodifusão sem fio, televisão, exposições públicas ou entretenimento público; ou
para a imposição de restrições aos funcionários públicos, exceto na medida em que tal disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
13. Proteção da liberdade de reunião e associação
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Salvo com o seu próprio consentimento, ninguém será impedido de gozar da sua liberdade de reunião e associação, isto é, do seu direito de se reunir livremente e de se associar a outras pessoas e, em particular, de constituir ou pertencer a sindicatos ou outras associações para a defesa dos seus interesses.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão estabeleça
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública;
com a finalidade de proteger os direitos ou liberdades de outras pessoas; ou
para a imposição de restrições aos funcionários públicos,
exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade não se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
14. Proteção da liberdade de estabelecer escolas
Nenhuma denominação religiosa e nenhuma associação ou grupo religioso, social, étnico ou cultural será impedido de estabelecer e manter escolas às suas próprias custas.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação da subseção (1), na medida em que a lei em questão estabeleça
no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública; ou
para regular tais escolas no interesse das pessoas que nelas recebem instrução,
exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade não se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
Nenhuma pessoa será impedida de enviar a qualquer escola uma criança de quem essa pessoa seja pai ou responsável apenas pelo fato de a escola não ser uma escola estabelecida ou mantida pelo Governo.
Na subseção (3), "filho" inclui um enteado e um filho adotado de maneira reconhecida por lei, e "pai" deve ser interpretado de acordo.
15. Proteção da liberdade de movimento
Nenhuma pessoa será privada da sua liberdade de circulação e, para os efeitos desta secção, essa liberdade significa o direito de circular livremente em todas as Maurícias, o direito de residir em qualquer parte das Maurícias, o direito de entrar nas Maurícias, o direito de sair Maurícias e imunidade de expulsão das Maurícias.
Qualquer restrição à liberdade de movimento de uma pessoa que esteja envolvida em sua detenção legal não deve ser considerada inconsistente ou contrária a esta seção.
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Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente ou contrário a esta seção na medida em que a lei em questão estabeleça
para a imposição de restrições à circulação ou residência nas Maurícias de qualquer pessoa no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública, exceto nos termos do parágrafo (ca);
para a imposição de restrições ao direito de qualquer pessoa de deixar as Maurícias no interesse da defesa, segurança pública, ordem pública, moralidade pública ou saúde pública, exceto nos termos do parágrafo (ca) ou para garantir o cumprimento de qualquer obrigação internacional de o Governo, cujas particularidades foram apresentadas à Assembleia;
para a imposição de restrições à circulação nas Maurícias ou ao direito de qualquer pessoa a sair das Maurícias nos termos de uma ordem de um Tribunal ou de um Juiz do Supremo Tribunal ao abrigo dessa lei, sendo uma lei relativa a crimes ou atos de terrorismo;
para a imposição de restrições, por ordem de um tribunal, à circulação ou residência nas Maurícias de qualquer pessoa, quer em consequência de ter sido considerada culpada de uma infracção penal ao abrigo da lei das Maurícias, quer para assegurar a sua comparência perante um tribunal em data posterior para julgamento em relação a tal ofensa criminal ou para procedimentos preliminares ao julgamento ou para procedimentos relacionados à sua extradição ou outra remoção legal das Maurícias;
para a imposição de restrições ao movimento ou residência nas Maurícias de qualquer pessoa que não seja cidadão das Maurícias ou a exclusão ou expulsão das Maurícias de qualquer pessoa;
para a imposição de restrições à aquisição ou uso por qualquer pessoa de terras ou outros bens nas Maurícias;
para a remoção de uma pessoa das Maurícias para ser julgada fora das Maurícias por um crime ou para ser encarcerada fora das Maurícias em execução da sentença de um tribunal em relação a um crime pelo qual foi condenado; ou
para a imposição de restrições ao direito de qualquer pessoa de deixar as Maurícias, a fim de garantir o cumprimento de quaisquer obrigações impostas a essa pessoa por lei,
exceto na medida em que essa disposição ou, conforme o caso, a coisa feita sob sua autoridade não se mostre razoavelmente justificável em uma sociedade democrática.
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Quando qualquer pessoa cuja liberdade de movimento tenha sido restringida de acordo com a subseção (3)(a) ou (b) assim o solicitar
ele deve, logo que seja razoavelmente praticável e em qualquer caso não mais de 7 dias após a apresentação do pedido, uma declaração por escrito em um idioma que ele entenda, especificando os motivos para a imposição da restrição;
não mais de 14 dias após a apresentação do pedido e, posteriormente, durante a continuação da restrição em intervalos não superiores a 6 meses, o seu caso será analisado por um tribunal independente e imparcial composto por um presidente e 2 outros membros nomeados pelo a Comissão de Serviços Judiciais e Jurídicos, sendo o presidente nomeado de entre as pessoas habilitadas a exercer a profissão de advogado ou de advogado nas Maurícias;
ele ou um representante legal de sua escolha será autorizado a fazer representações ao tribunal designado para a revisão de seu caso;
em qualquer revisão por um tribunal em conformidade com esta subseção em qualquer caso, o tribunal pode fazer recomendações sobre a necessidade ou conveniência de continuar a restrição em questão à autoridade pela qual foi ordenada e essa autoridade deve agir de acordo com qualquer recomendação para a remoção ou relaxamento da restrição:
Desde que uma pessoa cuja liberdade de movimento tenha sido restringida em virtude de uma restrição que seja aplicável a pessoas em geral ou a classes gerais de pessoas não deverá fazer um pedido de acordo com esta subseção a menos que tenha obtido o consentimento da Suprema Corte.
16. Proteção contra discriminação
Sujeito às subseções (4), (5) e (7), nenhuma lei fará qualquer disposição que seja discriminatória por si mesma ou em seu efeito.
Sujeito às subseções (6), (7) e (8), nenhuma pessoa será tratada de forma discriminatória por qualquer pessoa que atue no desempenho de qualquer função pública conferida por qualquer lei ou de outra forma no desempenho das funções de qualquer escritório ou qualquer autoridade pública.
Nesta seção, "discriminatório" significa conceder tratamento diferente a pessoas diferentes, atribuível total ou principalmente às suas respectivas descrições por raça, casta, local de origem, opiniões políticas, cor, credo ou sexo, pelo qual pessoas de uma dessas descrições são submetidas a deficiências ou restrições às quais pessoas de outra descrição não estão sujeitas ou recebem privilégios ou vantagens que não são concedidos a pessoas de outra descrição.
-
A subseção (1) não se aplica a nenhuma lei na medida em que essa lei disponha
para a apropriação de receitas ou outros fundos das Maurícias;
que um número mínimo de candidatos às eleições para autarquias locais seja de um determinado sexo, com vista a assegurar uma representação adequada de cada sexo numa autarquia local;
que um número mínimo de candidatos à eleição para a Assembleia Regional de Rodrigues seja de um determinado sexo, com vista a assegurar uma representação adequada de cada sexo na Assembleia Regional de Rodrigues;
no que diz respeito a pessoas que não são cidadãos das Maurícias; ou
para a aplicação, no caso de pessoas de qualquer descrição mencionada na subseção (3) (ou de pessoas ligadas a essas pessoas), da lei com relação à adoção, casamento, divórcio, sepultamento, devolução de bens por morte ou outros assuntos semelhantes que são a lei pessoal aplicável a pessoas dessa descrição.
Nada contido em qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação da subseção (1) na medida em que estabeleça disposições com relação a padrões ou qualificações (não sendo padrões ou qualificações especificamente relacionados a raça, casta, local de origem, opiniões políticas, cor, credo ou sexo) a ser exigido de qualquer pessoa que seja nomeada para qualquer cargo no serviço público, qualquer cargo em força disciplinar, qualquer cargo ao serviço de uma autoridade local ou qualquer cargo em uma pessoa colectiva estabelecida diretamente por qualquer lei para fins públicos.
A subseção (2) não se aplica a qualquer coisa que seja expressamente ou por implicação necessária autorizada a ser feita por qualquer disposição da lei referida na subseção (4) ou (5).
Nada contido ou feito sob a autoridade de qualquer lei deve ser considerado inconsistente com ou em violação desta seção na medida em que a lei em questão prevê que pessoas de qualquer descrição mencionada na subseção (3) possam ser sujeito a qualquer restrição aos direitos e liberdades garantidos pelas seções 9, 11, 12, 13, 14 e 15, sendo tal restrição autorizada pela seção 9(2), 11(5), 12(2), 13( 2), 14(2) ou 15(3), conforme o caso.
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A subseção (2) não afetará qualquer discricionariedade relativa à instituição, condução ou desistência de processos civis ou criminais em qualquer tribunal que seja atribuído a qualquer pessoa por ou sob esta Constituição ou qualquer outra lei.
17. Aplicação das disposições de proteção
Quando qualquer pessoa alegar que qualquer uma das seções 3 a 16 foi, está sendo ou pode ser violada em relação a ela, então, sem prejuízo de qualquer outra ação com relação à mesma matéria que esteja legalmente disponível, essa pessoa poderá solicitar ao Supremo Tribunal Federal para reparação.
A Suprema Corte terá jurisdição originária para ouvir e determinar qualquer pedido feito por qualquer pessoa em conformidade com a subseção (1), e pode fazer tais ordens, emitir tais mandados e dar as instruções que considerar apropriadas para fins de execução, ou assegurar a execução de qualquer uma das seções 3 a 16 à proteção de que a pessoa em causa tem direito:
Desde que o Supremo Tribunal não exerça seus poderes sob esta subseção se estiver convencido de que os meios adequados de reparação pela infração alegada estão ou estiveram disponíveis para a pessoa em questão sob qualquer outra lei.
O Supremo Tribunal terá poderes adicionais aos conferidos por esta seção, conforme possam ser prescritos com o objetivo de permitir que esse tribunal exerça mais efetivamente a jurisdição que lhe é conferida por esta seção.
O Chefe de Justiça pode fazer regras com respeito à prática e procedimento do Supremo Tribunal, em relação à jurisdição e poderes conferidos a ele por ou sob esta seção (incluindo regras com respeito ao prazo dentro do qual os pedidos a esse tribunal podem ser feitos ).
17A. Pagamento ou subsídios de reforma aos deputados
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Nada contido e nada feito sob a autoridade de uma lei deve ser considerado incompatível com ou em violação de qualquer disposição desta Constituição
na medida em que a lei em causa preveja a redução, limitação, modificação ou retenção do pagamento de quaisquer subsídios de reforma a qualquer titular ou ex-deputado da Assembleia Nacional; e
na medida em que a lei em causa preveja a sua entrada em vigor com efeitos retroactivos.
As referências nesta secção à lei relativa ao pagamento de subsídios de reforma incluem (sem prejuízo da sua generalidade) referências à lei que regula as circunstâncias em que tais subsídios de reforma podem ser pagos ou em que a concessão de tais subsídios de reforma pode ser recusada, a lei que regula as circunstâncias em que tais licenças de aposentadoria que foram concedidas podem ser reduzidas, limitadas, modificadas ou retidas e a lei que regula o valor de tais licenças de aposentadoria.
18. Derrogações de direitos e liberdades fundamentais sob poderes de emergência
Nada contido ou feito sob a autoridade de uma lei deve ser considerado inconsistente ou em violação da seção 5 ou da seção 16 na medida em que a lei autorize a tomada durante qualquer período de emergência pública de medidas que sejam razoavelmente justificáveis para lidar com a situação que existe nas Maurícias durante esse período:
Desde que nenhuma lei, na medida em que autorize a tomada durante um período de emergência pública, exceto um período durante o qual Maurício esteja em guerra, de medidas que sejam incompatíveis com ou em violação da seção 5 ou seção 16 se tomadas de outra forma do que durante o período de emergência pública, produzirá efeitos salvo se estiver em vigor uma Proclamação do Presidente declarando que, devido à situação então existente, as medidas autorizadas pela lei são necessárias no interesse da paz, da ordem e do bem governo.
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Uma Proclamação feita pelo Presidente para os fins desta seção
deverá, quando a Assembleia estiver reunida ou quando já tiverem sido tomadas providências para que ela se reúna dentro de 7 dias da data da Proclamação, caducará, a menos que dentro de 7 dias a Assembleia por resolução aprove a Proclamação;
deve, quando a Assembléia não estiver reunida e não houver acordo para que ela se reúna dentro de 7 dias, caduca a menos que dentro de 21 dias se reúna e aprove a Proclamação por resolução;
deverá, se aprovado por resolução, permanecer em vigor por um período não superior a 6 meses, conforme a Assembleia vier a especificar na resolução;
pode ser prorrogado em operação por períodos não superiores a 6 meses de cada vez por resolução da Assembleia;
pode ser revogada a qualquer momento pelo Presidente, ou por deliberação da Assembleia:
Desde que nenhuma deliberação para os fins do parágrafo (a), (b), (c) ou (d) seja aprovada a menos que seja apoiada pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros da Assembléia.
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Quando uma pessoa é detida em virtude de qualquer lei referida na subsecção (1) (não sendo uma pessoa detida porque é uma pessoa que, não sendo cidadão das Maurícias, é cidadão de um país com o qual Maurício está em guerra, ou esteve envolvido em hostilidades contra Maurício em associação com ou em nome de tal país ou de outra forma auxiliando ou aderindo a tal país)
ele deverá, assim que for razoavelmente praticável e em qualquer caso não mais de 7 dias após o início de sua detenção, receber uma declaração, por escrito, em um idioma que ele entenda, especificando detalhadamente os motivos pelos quais ele está detido;
no prazo máximo de 14 dias após o início da sua detenção, será publicada no Diário da República uma notificação informando que foi detido e especificando as disposições legais que autorizam a sua detenção;
não mais de um mês após o início de sua detenção e, posteriormente, durante sua detenção em intervalos não superiores a 6 meses, seu caso será analisado por um tribunal independente e imparcial composto por um presidente e 2 outros membros nomeados pelo judiciário e Serviço Jurídico, Comissão, sendo o presidente nomeado de entre pessoas habilitadas a exercer a profissão de advogado ou de advogado nas Maurícias;
ser-lhe-ão proporcionadas facilidades razoáveis para consultar um representante legal de sua própria escolha, que poderá apresentar-se perante o tribunal designado para a revisão do caso da pessoa detida; e
na audiência de seu caso pelo tribunal designado para a revisão de seu caso, ele será autorizado; comparecer pessoalmente ou por um representante legal de sua escolha.
Em qualquer revisão por um tribunal em conformidade com esta seção do caso de uma pessoa detida, o tribunal pode fazer recomendações sobre a necessidade ou conveniência de continuar sua detenção à autoridade pela qual foi ordenada, mas, a menos que seja previsto de outra forma por lei , essa autoridade não será obrigada a agir em conformidade com essas recomendações.
19. Interpretação e economia
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Neste capítulo
"contravenção", em relação a qualquer requisito, inclui o descumprimento desse requisito, e expressões cognatas devem ser interpretadas de acordo;
"tribunal" significa qualquer tribunal com jurisdição nas Maurícias, incluindo a Comissão Judicial, mas excetuando, salvo nas secções 4 e 6 e nesta secção, um tribunal estabelecido por uma lei disciplinar;
"representante legal", significa uma pessoa legalmente ou com direito a estar nas Maurícias e com direito a praticar nas Maurícias como advogado ou, exceto em relação a processos perante um tribunal em que um advogado não tenha direito de audiência, como advogado;
"membro", em relação a um forte disciplinado, inclui qualquer pessoa que, nos termos da lei que regula a disciplina dessa força, esteja sujeita a essa disciplina.
Nada contido na seção 5(4), 15(4) ou 18(3) deve ser interpretado como dando direito a uma pessoa a representação legal a expensas públicas.
Nada do disposto no artigo 12.º, 13.º ou 15.º deve ser interpretado no sentido de impedir a inclusão nos termos e condições de serviço dos funcionários públicos de requisitos razoáveis quanto à sua comunicação ou associação com outras pessoas ou quanto aos seus movimentos ou residência.
Em relação a qualquer pessoa que seja membro de uma força disciplinar das Maurícias, nada contido ou feito sob a autoridade da lei disciplinar dessa força será considerado inconsistente ou em violação de qualquer das disposições deste Capítulo, outras do que as seções 4, 6 e 7.
Em relação a qualquer pessoa que seja membro de uma força disciplinada que não seja uma força disciplinada das Maurícias e que esteja presente nas Maurícias em conformidade com os acordos feitos entre o Governo das Maurícias e outro governo ou uma organização internacional, nada contido ou feito sob a autoridade da lei disciplinar dessa força será considerada inconsistente ou contrária a este Capítulo.
Nenhuma medida tomada em relação a uma pessoa que seja membro de uma força disciplinar de um país com o qual Maurício esteja em guerra e nenhuma lei, na medida em que autorize a tomada de tais medidas, será considerada inconsistente ou contrariando este Capítulo.
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Neste capítulo, "período de emergência pública" significa qualquer período durante o qual
Maurício está envolvido em qualquer guerra;
está em vigor uma Proclamação do Presidente declarando a existência do estado de emergência pública; ou
está em vigor uma resolução da Assembleia apoiada pelos votos da maioria de todos os membros da Assembleia declarando que as instituições democráticas nas Maurícias estão ameaçadas de subversão.
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Uma Proclamação feita pelo Presidente para os fins da subseção (7)
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deverá, quando a Assembleia estiver reunida ou quando já tiverem sido tomadas providências para que ela se reúna dentro de 7 dias da data da Proclamação, caducará, a menos que dentro de 7 dias a Assembleia por resolução aprove a Proclamação;
deve, quando a Assembleia não estiver reunida e não tiver sido feita nenhuma providência para que se reúna dentro de 7 dias, caducará, a menos que dentro de 21 dias se reúna e aprove a Proclamação por resolução,
pode ser revogada a qualquer momento pelo Presidente, ou por deliberação da Assembleia:
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Desde que nenhuma deliberação para os fins do parágrafo (a) ou (b) seja aprovada a menos que seja apoiada pelos votos da maioria de todos os membros da Assembléia.
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Uma resolução aprovada pela Assembléia para os fins da subseção (7) (c)
vigorará pelo período não superior a 12 meses, conforme a Assembléia vier a especificar na resolução;
pode ser prorrogado em operação por mais períodos, não excedendo 12 meses de cada vez por uma nova resolução. apoiado pelos votos da maioria de todos os membros da Assembleia;
pode ser revogada a qualquer momento por deliberação da Assembleia.
CAPÍTULO III. CIDADANIA
20. Pessoas que se tornaram cidadãos em 12 de março de 1968
Toda pessoa que, tendo nascido nas Maurícias, era 11 de março de 1968 um cidadão do Reino Unido e Colônias tornou-se cidadão das Maurícias em 12 de março de 1968.
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Toda pessoa que, em 11 de março de 1968, era cidadã do Reino Unido e das Colônias-
tendo se tornado tal cidadão sob a Lei de Nacionalidade Britânica de 19481, em virtude de ter sido naturalizado pelo Governador da antiga Colônia de Maurício como súdito britânico antes da entrada em vigor dessa Lei; ou
tendo-se tornado tal cidadão em virtude de ter sido naturalizado ou registrado pelo Governador da antiga Colônia de Maurício sob essa lei,
tornou-se cidadão das Maurícias em 12 de março de 1968.
Toda pessoa que, tendo nascido fora das Maurícias, era em 11 de março de 1968 um cidadão do Reino Unido e Colônias, se um de seus pais se tornou, ou não fosse por sua morte , um cidadão de Maurício em virtude da subseção (1 ) ou subseção (2), tornou-se cidadão das Maurícias em 12 de março de 1968.
Para os fins desta seção, uma pessoa será considerada como tendo nascido em Maurício se ele nasceu nos territórios que eram compreendidos na antiga Colônia de Maurício imediatamente antes de 8 de novembro de 1965, mas não o eram imediatamente antes de 12 de março de 1968, a menos que qualquer um de seus pais nasceu nos territórios compreendidos na Colônia de Seychelles imediatamente antes de 8 de novembro de 1965.
21. Pessoas com direito a serem registradas como cidadãos
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Qualquer pessoa que, em 12 de março de 1968, era ou havia sido casada com outra pessoa -
que se tornou cidadão de Maurício em virtude da seção 20; ou
que, tendo falecido antes de 12 de março de 1968, se não fosse por sua morte, se tornaria cidadão de Maurício em virtude da seção 20,
terá direito, mediante pedido e, se for uma pessoa protegida britânica ou estrangeiro, ao prestar juramento de fidelidade, a ser registrado como cidadão das Maurícias:
Desde que, no caso de qualquer pessoa que, em 12 de março de 1968 não fosse cidadão do Reino Unido e das Colônias, o direito de ser registrado como cidadão de Maurício sob esta seção estará sujeito às exceções ou qualificações que possam ser prescrito no interesse da segurança nacional ou da ordem pública.
Qualquer pedido de registro sob esta seção deve ser feito da maneira que possa ser prescrita com relação a esse pedido.
22. Pessoas nascidas nas Maurícias após 11 de março de 1968
Toda pessoa nascida em Maurício após 11 de março de 1968 se tornará um cidadão de Maurício na data de seu nascimento:
Desde que uma pessoa não se torne um cidadão de Maurício em virtude desta seção se no momento de seu nascimento
nenhum de seus pais é cidadão de Maurício; ou
qualquer um de seus pais é um estrangeiro inimigo e o nascimento ocorre em um lugar então sob ocupação do inimigo.
23. Pessoas nascidas fora das Maurícias após 11 de março de 1968
Uma pessoa nascida fora de Maurício após 11 de março de 1968 se tornará um cidadão de Maurício na data de seu nascimento se, nessa data, um de seus pais for cidadão de Maurício, exceto em virtude desta seção ou da seção 20(3).
24. Casamento com um cidadão das Maurícias
Qualquer pessoa que, depois de 11 de março de 1968, se case com outra pessoa que seja ou venha a ser cidadão de Maurício, terá direito, mediante requerimento na forma prescrita e, se for uma pessoa protegida britânica ou estrangeiro, ao tomar o juramento de fidelidade, para ser registrado como cidadão de Maurício:
Desde que o direito de ser registrado como cidadão de Maurício sob esta seção esteja sujeito às exceções ou qualificações que possam ser prescritas no interesse da segurança nacional ou da ordem pública.
25. Cidadãos da Commonwealth
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Toda pessoa que, de acordo com esta Constituição ou qualquer outra lei, seja cidadã de Maurício ou sob qualquer decreto atualmente em vigor em qualquer país ao qual esta seção se aplica seja um cidadão desse país, em virtude dessa cidadania, terá o status de um cidadão da Commonwealth.
Todas as pessoas que são súditos britânicos sem cidadania sob a Lei de Nacionalidade Britânica de 19482, ou que continuam a ser súditos britânicos sob a seção 2 daquela Lei ou são súbditos britânicos sob a Lei de Nacionalidade Britânica de 19653 devem, em virtude desse status, ter o estatuto de cidadão da Commonwealth.
Salvo disposição em contrário por regulamentos feitos pelo Primeiro Ministro, os países aos quais esta seção se aplica são Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belize, Botsuana, Brunei, Canadá, Chipre, Dominica, Gâmbia, Gana , Granada, Guiana, Índia, Jamaica, Quênia, Kiribati, Lesoto, Malawi, Malásia, Maldivas, Malta, Namíbia, Nauru, Nova Zelândia, Nigéria, Paquistão, Papua Nova Guiné, São Cristóvão-Nevis, Santa Lúcia, São Vicente, Seychelles, Serra Leoa, Cingapura, Ilhas Salomão, Sri Lanka, Suazilândia, Tanzânia, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Uganda, Reino Unido e Colônias, Vanuatu, Samoa Ocidental, Zâmbia e Zimbábue.
26. Poderes do Parlamento
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O Parlamento pode prever
para a aquisição da cidadania de Maurício por pessoas que não são elegíveis ou que não são mais elegíveis para se tornarem cidadãos de Maurício em virtude deste Capítulo;
por privar de sua cidadania das Maurícias qualquer pessoa que seja cidadão das Maurícias de outra forma que não em virtude da seção 20, 22 ou 23;
pela renúncia por qualquer pessoa de sua cidadania de Maurício; ou
para a manutenção de um registo de cidadãos das Maurícias que também são cidadãos de outros países.
27. Interpretação
Neste Capítulo, "Pessoa protegida britânica" significa uma pessoa que é uma pessoa protegida britânica para os fins da Lei de Nacionalidade Britânica de 19484.
Para os fins deste Capítulo, uma pessoa nascida a bordo de um navio ou aeronave registrado, ou a bordo de um navio ou aeronave não registrado do governo de qualquer país, será considerada como tendo nascido no local em que o navio ou aeronave foi registrado ou , conforme o caso, nesse país.
Qualquer referência neste Capítulo ao status nacional do progenitor de uma pessoa no momento do nascimento dessa pessoa deve, em relação a uma pessoa nascida após a morte de seu progenitor, ser interpretada como uma referência ao status nacional do progenitor no a data da morte do progenitor, e se essa morte tiver ocorrido antes de 12 de março de 1968 e o nascimento tiver ocorrido após 11 de março de 1968, o estatuto nacional que o progenitor teria se tivesse falecido em 12 de março de 1968 será considerado o seu estatuto nacional no momento de sua morte.
CAPÍTULO IV. O PRESIDENTE E O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA MAURÍCIA
28. O Presidente
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Haverá um Presidente que deverá
ser o Chefe de Estado e Comandante-em-Chefe da República das Maurícias;
defender e defender a Constituição e garantir que