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Constituição do Iêmen de 1991 (revisada em 2015)

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Agenda 22/05/2022 às 14:36

Constituição do Iêmen de 1991 (revisada em 2015)

PRIMEIRA PARTE AS FUNDAÇÕES DO ESTADO

Capítulo I. Os Fundamentos Políticos

Artigo 1

A República do Iêmen é um estado soberano árabe, islâmico e independente cuja integridade é inviolável e nenhuma parte da qual pode ser cedida. O povo do Iêmen faz parte da Nação Árabe e Islâmica.

Artigo 2

O Islã é a religião do estado, e o árabe é sua língua oficial.

Artigo 3

A Shari'ah islâmica é a fonte de toda a legislação.

Artigo 4

O povo do Iêmen é o possuidor e a fonte do poder, que exerce diretamente por meio de referendos públicos e eleições, ou indiretamente por meio das autoridades legislativas, executivas e judiciárias, bem como por meio de conselhos locais eleitos.

Artigo 5

O sistema político da República do Iêmen é baseado no pluralismo político e partidário para alcançar uma transformação pacífica do poder. A Lei estipula regras e procedimentos necessários para a formação de organizações e partidos políticos e para o exercício da atividade política. Não é permitido o uso indevido de cargos governamentais e fundos públicos para o interesse especial de um partido específico ou organização política.

Artigo 6

A República do Iêmen confirma sua adesão à Carta da ONU, à Declaração Internacional dos Direitos Humanos, à Carta da Liga Árabe e aos Princípios do Direito Internacional geralmente reconhecidos.

Capítulo II. Os fundamentos econômicos

Artigo 7

A economia nacional baseia-se na liberdade de actividade económica que beneficia tanto o indivíduo como a sociedade e que reforça a independência nacional. A economia nacional deve basear-se nos seguintes princípios:

  1. Justiça social islâmica nas relações econômicas que visa desenvolver e promover a produção, alcançar a integração e o equilíbrio social, proporcionar igualdade de oportunidades e promover padrões de vida mais elevados na sociedade.

  2. Concorrência lícita entre os setores econômicos públicos, privados, cooperativos e mistos, e realização de tratamento igual e justo em todos os setores.

  3. Proteção e respeito da propriedade privada, que não pode ser confiscada a não ser que seja necessária ao interesse público, em contrapartida de justa contrapartida e de acordo com a lei.

Artigo 8

Todos os tipos de recursos naturais e fontes de energia, quer sejam de superfície, subterrâneas, em águas territoriais, na plataforma continental ou na zona económica exclusiva são propriedade do Estado, que asseguram a sua exploração para o bem comum do povo.

Artigo 9

A política económica do Estado deve basear-se num planeamento científico que assegure a melhor utilização de todos os recursos e a promoção das capacidades de todos os setores económicos em todos os domínios socioeconómicos de desenvolvimento e dentro do plano de desenvolvimento do Estado que sirva o interesse comum e a economia nacional .

Artigo 10

O estado deve patrocinar o livre comércio e o investimento de forma a servir a economia nacional. Deve emitir legislação que garanta proteção aos produtores e consumidores, assegure a disponibilidade de produtos básicos e promova leis antitruste. O Estado compromete-se a promover investimentos de capital privado em todos os domínios do desenvolvimento socioeconómico, tudo de acordo com a Lei.

Artigo 11

A lei regulará a moeda oficial do Estado e os sistemas financeiro e bancário. Deve também definir medidas, padrões e pesos.

Artigo 12

Os impostos devem ser avaliados em relação ao interesse público, a fim de alcançar a justiça social entre os cidadãos.

Artigo 13

  1. A imposição, ajuste e revogação de tributos somente serão autorizados por Lei. Ninguém estará parcial ou totalmente isento do pagamento de impostos, a menos que a lei assim o preveja e ninguém estará sujeito a impostos ou outros encargos, a menos que assim seja determinado por lei.

  2. A imposição, cobrança, ajuste, isenção e disposição de direitos e taxas somente serão ditadas por lei.

Artigo 14

O Estado deve encorajar a cooperação e a poupança. Deve patrocinar esforços para estabelecer projetos e atividades cooperativas de todos os tipos.

Artigo 15

A Lei especificará as regras básicas para a arrecadação e desembolso de fundos públicos.

Artigo 16

O poder executivo não está autorizado a contrair empréstimos ou garanti-los ou associar-se a projeto que implique o gasto de recursos públicos no próximo ano/anos sem a aprovação da Câmara dos Deputados.

Artigo 17

A lei deve especificar as escalas de vencimentos, salários. compensações, subsídios e gratificações a pagar do tesouro público.

Artigo 18

A contratação de concessões de recursos naturais e equipamentos públicos deve ser feita de acordo com a lei. A lei pode ilustrar alguns casos de significância limitada em que as concessões podem ser concedidas de acordo com regras e procedimentos esclarecidos na lei. A lei definirá os casos e as formas de concessão de determinados bens móveis e imóveis, bem como as regras e procedimentos a adoptar. A lei regulará ainda as formas de atribuição de concessões a entidades/unidades locais e a livre disposição/utilização de fundos públicos.

Artigo 19

Os fundos e bens públicos são invioláveis. O Estado e todos os membros da sociedade devem mantê-los e protegê-los. Qualquer ataque ou uso indevido destes, será considerado sabotagem e agressão à sociedade, e aqueles que violarem sua sacralidade serão punidos na forma da lei.

Artigo 20

O confisco geral de propriedade é proibido, o confisco privado não é permitido sem um julgamento legal.

Artigo 21

O Estado deve recolher o Zakat (imposto da Shari'ah) e gastá-lo através de seus canais legais de acordo com a lei.

Artigo 22

As propriedades de doação são invioláveis. Aqueles que os controlam são obrigados a melhorar e desenvolver seus recursos e gastá-los de forma a garantir a realização de seus objetivos e finalidades legais.

Artigo 23

O direito de herança é garantido de acordo com os princípios islâmicos (Shari'ah). Uma lei especial será emitida em conformidade.

Capítulo III. Fundações Sociais e Culturais

Artigo 24

O Estado garantirá igualdade de oportunidades a todos os cidadãos nos campos das atividades políticas, econômicas, sociais e culturais e promulgará as leis necessárias para a sua realização.

Artigo 25

A sociedade iemenita é baseada na solidariedade social, que se baseia na justiça, liberdade e igualdade de acordo com a lei.

Artigo 26

A Família é a base da sociedade, seus pilares são a religião, os costumes e o amor à pátria. A lei deve manter a integridade da família e fortalecer seus laços.

Artigo 27

O Estado garantirá a liberdade de pesquisa e realizações científicas nos campos da literatura, das artes e da cultura, que estejam de acordo com o espírito e os objetivos da Constituição. O Estado fornecerá meios propícios a tais realizações e fornecerá apoio e incentivo à invenção científica e técnica e à criação artística e protegerá suas realizações.

Artigo 28

O cargo público é um dever e uma honra. As pessoas em cargos públicos devem servir ao interesse público e ao povo. A lei deve especificar os termos do serviço público e os deveres e direitos das pessoas em cargos públicos.

Artigo 29

O trabalho é um direito, uma honra e uma necessidade para o progresso da sociedade. Todo cidadão tem o direito de escolher o trabalho adequado para si dentro da lei. Nenhum cidadão pode ser obrigado a fazer qualquer trabalho, exceto dentro da lei, e nesse caso é para servir ao interesse comum e ser em troca de um salário justo. A lei regulará as atividades sindicais e o trabalho profissional e a relação entre trabalhadores e empregadores.

Artigo 30

O Estado protegerá mães e crianças e patrocinará os jovens e os jovens.

Artigo 31

As mulheres são irmãs dos homens. Eles têm direitos e deveres, que são garantidos e atribuídos pela Shari'ah e estipulados por lei.

Artigo 32

A educação, a saúde e os serviços sociais são os pilares básicos para a construção e desenvolvimento da sociedade. A sociedade, juntamente com o Estado, participará em fornecê-los.

Artigo 33

Em cooperação com a sociedade, o Estado assume a responsabilidade pelas consequências decorrentes de desastres naturais e crises públicas.

Artigo 34

É dever do Estado e de todos os membros da sociedade proteger e manter os sítios arqueológicos e históricos. Qualquer abuso dos sítios ou agressão a achados arqueológicos será considerado sabotagem e agressão à sociedade. A lei punirá quem abusar de sua inviolabilidade ou vendê-los.

Artigo 35

A proteção ambiental é responsabilidade coletiva do Estado e da comunidade em geral. Cada indivíduo terá o dever religioso e nacional de proteger o meio ambiente.

Capítulo IV. As Fundações de Defesa Nacional

Artigo 36

O Estado é a autoridade para estabelecer as forças armadas, a polícia, as forças de segurança e quaisquer desses órgãos. Tais forças pertencem a todo o povo e sua função é proteger a república e salvaguardar seus territórios e segurança. Nenhuma organização, indivíduo, grupo, partido político ou organização pode estabelecer forças ou grupos paramilitares para qualquer finalidade ou sob qualquer nome. A lei estipula as condições para o serviço militar, promoção e procedimentos disciplinares nas forças militares, policiais e de segurança.

Artigo 37

A mobilização geral será organizada na forma da lei e será proclamada pelo Presidente da República após aprovação da Câmara dos Deputados.

Artigo 38

O Conselho de Defesa Nacional, presidido pelo Presidente da República, existirá para atender às questões relativas aos meios de salvaguarda da República e da sua segurança. A lei determinará sua composição, atribuições e demais funções.

Artigo 39

A polícia é uma força civil e regular que desempenha as suas funções ao serviço do povo e garante a paz e a segurança do povo. Deve preservar a lei, manter a ordem pública, manter a decência comum, cumprir as ordens da autoridade judiciária e cumprir os deveres que lhe forem ditados pelas leis e regulamentos do País.

Artigo 40

Forças militares, de segurança, policiais e outras não devem ser empregadas no interesse de uma parte, um indivíduo ou grupo. Devem ser resguardados contra todas as formas de diferenciação resultantes de filiação partidária, racismo, facciosismo, regionalismo e tribalismo, a fim de garantir sua neutralidade e o cumprimento adequado de seus deveres. Os membros de todas as forças são proibidos de filiação partidária e atividades de acordo com a lei.

PARTE DOIS. OS DIREITOS E DEVERES BÁSICOS DOS CIDADÃOS

Artigo 41

Os cidadãos são todos iguais em direitos e deveres.

Artigo 42

Todo cidadão tem o direito de participar da vida política, econômica e cultural do país. O Estado garantirá a liberdade de pensamento e expressão de opinião na fala, escrita e fotografia dentro dos limites da lei.

Artigo 43

O cidadão tem o direito de se eleger e se candidatar em uma eleição, bem como o direito de manifestar sua opinião em um referendo. A lei regulará as disposições relativas ao exercício deste direito.

Artigo 44

A lei regulará a nacionalidade iemenita. Nenhum iemenita será privado de sua nacionalidade. Uma vez adquirida a nacionalidade iemenita, ela não pode ser retirada, exceto de acordo com a lei.

Artigo 45

Um cidadão iemenita não pode ser extraditado para uma autoridade estrangeira.

Artigo 46

A extradição de refugiados políticos é proibida.

Artigo 47

A responsabilidade penal é pessoal. Nenhum crime ou punição deve ser realizado sem uma disposição da Shari'ah ou da lei. O acusado é inocente até que se prove sua culpa por sentença judicial final, e nenhuma lei pode ser promulgada para julgar uma pessoa por atos cometidos retroativamente.

Artigo 48

  1. O Estado deve garantir aos seus cidadãos a sua liberdade pessoal, preservar a sua dignidade e a sua segurança. A lei definirá os casos em que a liberdade dos cidadãos pode ser restringida. A liberdade pessoal não pode ser restringida sem a decisão de um tribunal competente.

  2. Nenhum indivíduo pode ser preso, revistado ou detido a não ser que seja apanhado em flagrante (em flagrante) ou intimado pelo juiz ou pelo Ministério Público, o que for necessário para o andamento do inquérito ou para a manutenção da segurança. Nenhuma pessoa pode ser colocada sob vigilância a menos que esteja de acordo com a lei. Qualquer pessoa cuja liberdade seja de alguma forma restringida deve ter sua dignidade protegida. A tortura física e psicológica é proibida. É proibido forçar confissões durante as investigações. A pessoa cuja liberdade é restringida tem o direito de não responder a quaisquer perguntas na ausência do seu advogado. Ninguém pode ser preso ou detido em lugares diferentes daqueles designados como tal e regidos pela lei das prisões. O castigo físico e o tratamento desumano durante a prisão, detenção ou prisão são proibidos.

  3. Qualquer pessoa temporariamente detida por suspeita de ter cometido um crime deve ser apresentada perante um tribunal no prazo máximo de 24 horas a partir do momento da sua detenção. O juiz ou o Ministério Público informará o detido sobre o motivo da sua detenção e interrogatório e facultará ao arguido a sua defesa e réplicas. O tribunal dá então uma ordem justificada para a libertação do arguido ou para a prorrogação da sua detenção. Em qualquer dos casos, o Procurador não tem o direito de continuar a detenção do arguido por mais de vários dias, excepto com ordem judicial. A lei definirá o prazo máximo de guarda.

  4. Após a prisão, por qualquer motivo, uma pessoa pode contatar imediatamente alguém de sua escolha. A mesma notificação será repetida sempre que um tribunal ordenar a continuação da detenção. Se a pessoa nomeada não puder ser notificada, os familiares ou interessados do detido serão notificados.

  5. A lei determinará a punição para quem infringir qualquer uma das estipulações deste artigo e também determinará a indenização adequada por qualquer dano que a pessoa sofra como resultado de tal violação. A tortura física ou psicológica no momento da prisão, detenção ou prisão é um crime que não pode ser prescrito. Todos aqueles que praticarem, ordenarem ou participarem da execução, tortura física ou psicológica serão punidos.

Artigo 49

O direito de defesa pessoal ou por representação é garantido durante todos os períodos de investigação e perante todos os tribunais, de acordo com as regras da lei. O Estado garantirá a assistência judiciária a quem não puder pagar, nos termos da lei.

Artigo 50

A execução de punições não deve ser realizada por meios ilegais. A lei organizará tal matéria.

Artigo 51

Os cidadãos têm o direito de recorrer aos tribunais para proteger os seus direitos e interesses legítimos. Eles também têm o direito de apresentar suas reclamações, críticas e sugestões aos diversos órgãos governamentais direta ou indiretamente.

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Artigo 52

As residências, os locais de culto e as instituições educativas têm uma santidade que não pode ser violada por vigilância ou busca, salvo nos casos previstos na lei.

Artigo 53

O Estado garantirá a liberdade e a confidencialidade do correio, telefone, telegrama e todos os outros meios de comunicação, nenhum dos quais poderá ser censurado, revistado, exposto, atrasado ou confiscado, salvo nos casos previstos em lei e por ordem judicial.

Artigo 54

A educação é um direito de todos os cidadãos. O estado deve garantir a educação de acordo com a lei através da construção de várias escolas e instituições culturais e educacionais. A educação básica é obrigatória. O Estado fará o possível para eliminar o analfabetismo e dar atenção especial à expansão do ensino técnico e profissionalizante. O Estado deve dar atenção especial aos jovens e protegê-los contra as perversões, proporcionar-lhes educação religiosa, mental e física e o ambiente adequado para desenvolver suas aptidões em todos os campos.

Artigo 55

A saúde é um direito de todos os cidadãos. O Estado deve garantir isso construindo vários hospitais e estabelecimentos de saúde e ampliando seus atendimentos. A lei organizará a profissão médica. A expansão dos serviços de saúde gratuitos e educação em saúde entre os cidadãos.

Artigo 56

O Estado garante a segurança social a todos os cidadãos em caso de doença, invalidez, desemprego, velhice ou perda de apoio. O Estado deve garantir isso especialmente, de acordo com a Lei, para as famílias dos mortos na guerra.

Artigo 57

A liberdade de movimento de um lugar para outro dentro do país é garantida a todos os cidadãos e não pode ser restringida, exceto por lei e por razões exigidas pela segurança e proteção das pessoas. A lei regulará a entrada e saída do Iêmen. Nenhum cidadão pode ser deportado ou ter seu retorno negado ao Iêmen.

Artigo 58

Desde que não contrarie a Constituição, os cidadãos podem organizar-se em linhas políticas, profissionais e sindicais. Eles têm o direito de formar associações em sindicatos científicos, culturais, sociais e nacionais de uma forma que atenda aos objetivos da Constituição. O Estado garantirá esses direitos e tomará as medidas necessárias para que os cidadãos possam exercê-los. O Estado garantirá a liberdade das organizações políticas, comerciais, culturais, científicas e sociais.

Artigo 59

O pagamento de impostos e taxas públicas é um dever de acordo com a lei.

Artigo 60

Defender a religião e a pátria é um dever sagrado, o dever militar é uma honra e o serviço nacional deve ser organizado por lei.

Artigo 61

Preservar a unidade nacional, salvaguardar os segredos do Estado, respeitar as leis e seguir as suas disposições são deveres de todos os cidadãos.

PARTE TRÊS. ORGANIZAÇÃO DAS AUTORIDADES DO ESTADO

Capítulo I. O Poder Legislativo - Câmara dos Deputados

Artigo 62

A Câmara dos Representantes é a autoridade legislativa do estado. Promulgará as leis, sancionará as políticas gerais do Estado e o plano geral de desenvolvimento económico e social, bem como aprovará o orçamento do Estado e o balanço. Também supervisionará as atividades do Poder Executivo, conforme estipulado nesta constituição.

Artigo 63

A Câmara dos Deputados é composta por 301 membros, que serão eleitos em voto secreto, livre e igualitário diretamente pelo povo. A República será dividida em círculos eleitorais iguais em número de população com uma variação não superior a 5% para mais ou para menos. Cada círculo eleitoral elegerá um membro para a Câmara dos Representantes.

Artigo 64

  1. O eleitor deve atender às duas condições a seguir:

    • deve ser um cidadão iemenita.

    • deve ter pelo menos 18 anos.

  2. O candidato à Câmara dos Deputados deve atender às seguintes condições:

    • deve ser um iemenita.

    • deve ter pelo menos 25 anos.

    • deve saber ler e escrever (alfabetizado).

    • deve ter bom caráter e conduta, cumprir seus deveres religiosos e não ter condenações judiciais contra ele por cometer crimes que contrariem as regras de honra e honestidade, a menos que tenha sido perdoado / indenizado.

Artigo 65

O mandato da Câmara dos Representantes é de seis anos civis a partir da data de sua primeira sessão. O presidente da República convocará novas eleições parlamentares com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do término do mandato da Câmara dos Deputados. Se em circunstâncias extraordinárias as eleições não puderem ser realizadas, a Casa existente continuará a funcionar até que tais circunstâncias terminem e as eleições sejam devidamente realizadas.

Artigo 66

A Câmara dos Deputados ficará localizada em Sana'a, a capital. Os regulamentos internos determinam as condições em que a Câmara pode realizar reuniões fora da capital.

Artigo 67

A Câmara dos Deputados emite seu regimento interno, estipulando os procedimentos de suas comissões de trabalho, e suas regras para o exercício da competência constitucional. Tais regulamentos, promulgados e alterados por lei, não podem contradizer ou alterar qualquer cláusula da constituição

Artigo 68

A Câmara será competente para determinar a legitimidade de seus membros. Qualquer recurso deve ser apresentado ao Supremo Tribunal no prazo de 15 dias a contar da sua entrega à Câmara. As conclusões e o veredicto do Tribunal devem ser submetidos à Câmara, que julgará a validade do recurso no prazo de 60 dias após o recebimento do veredicto do tribunal. Os membros da Câmara não podem ser anulados, exceto por uma resolução tomada por dois terços da Câmara. A investigação deve ser concluída no prazo de 90 dias a contar da data de apresentação do recurso ao Supremo Tribunal.

Artigo 69

Somente a Câmara dos Representantes terá o direito exclusivo de manter a ordem e a segurança dentro das dependências da Câmara. O Presidente da Câmara assumirá tal responsabilidade por meio de uma força especial de guarda sob seu comando. Nenhuma outra força armada pode entrar nas dependências da Câmara ou tomar posições perto de suas entradas, exceto a pedido do Presidente.

Artigo 70

A Câmara dos Deputados, a convite do Presidente da República, realizará a sua primeira reunião o mais tardar duas semanas após a divulgação dos resultados das eleições. Se não for feito tal convite, a Câmara reunir-se-á na manhã seguinte à data de expiração das referidas duas semanas.

Artigo 71

Em sua primeira reunião, a Câmara dos Deputados elegerá, dentre seus membros, o Presidente e três Deputados da Mesa da Câmara. O membro mais velho presidirá a Câmara durante a eleição do Presidente e o regimento interno da Câmara especificará todos os procedimentos para a eleição da Mesa da Câmara, sua duração e suas demais funções. A Casa incluirá uma Secretaria-Geral, presidida por um Secretário-Geral, o regimento interno da Casa especificará as normas relativas à sua formação e demais normas a ela vinculadas.

Artigo 72

Para que as reuniões da Câmara dos Deputados sejam válidas, é necessária a presença de mais da metade de seus membros, excluindo-se aqueles cujos assentos foram declarados vagos. As deliberações serão tomadas por maioria absoluta dos membros presentes, exceto nos casos em que a Constituição ou os regulamentos da Câmara exigirem maioria específica. Se os resultados da votação forem divididos igualmente, as demais deliberações devem ser rejeitadas na mesma sessão, mas terão prioridade se apresentadas em outra sessão.

Artigo 73

As reuniões da Câmara dos Representantes são abertas ao público, mas a Câmara pode realizar reuniões fechadas a pedido do Presidente, do Presidente, do Governo ou de pelo menos vinte membros da Câmara. A Câmara decidirá então se a discussão do assunto deve ser conduzida abertamente ou em reuniões fechadas.

Artigo 74

A Câmara realizará anualmente duas sessões ordinárias. Pode ser convocado para realizar sessão extraordinária. O regimento interno da Câmara especificará as datas das sessões ordinárias e sua duração. Em caso de necessidade, a Câmara pode convocar sessões extraordinárias por decreto presidencial, por decisão da Mesa da Câmara ou por solicitação escrita de um terço dos membros. A sessão da Câmara não será adiada durante o último trimestre do ano antes da aprovação do Orçamento Geral do Estado.

Artigo 75

O membro da Câmara dos Deputados representa toda a nação, zela pelo interesse público e seu representante não pode estar sujeito a qualquer restrição ou condição especial.

Artigo 76

Um membro da Câmara dos Representantes deve, antes de assumir as funções de membro, prestar juramento constitucional perante a casa em sessão aberta.

Artigo 77

O Presidente e os membros da Câmara dos Deputados, da Mesa da Presidência e demais membros da Câmara receberão a justa remuneração prevista em lei. O Presidente do Conselho de Ministros, seus deputados e ministros não farão jus a tal remuneração se forem membros da Câmara.

Artigo 78

Se um assento de um membro da Câmara dos Representantes ficar vago por mais de um ano antes do término do mandato da Câmara, um substituto será eleito dentro de sessenta dias da declaração da vacância pela Câmara e esta filiação termina quando a duração da Câmara existente chega ao fim.

Artigo 79

Um membro da Câmara dos Deputados não deve interferir no trabalho das autoridades executivas ou judiciárias.

Artigo 80

A filiação à Câmara dos Representantes não pode ser combinada com a filiação a um conselho local ou a qualquer emprego público. A adesão ao Conselho de Ministros pode concorrer com a adesão à Câmara dos Representantes.

Artigo 81

Um membro da Câmara dos Deputados não será responsabilizado por fatos que tome conhecimento ou assuntos que ele levante na Câmara ou em qualquer de suas comissões, ou por seu padrão de votação em reuniões abertas ou fechadas. Isso não se aplica a casos de calúnia ou difamação por membros.

Artigo 82

Um membro da Câmara dos Deputados não pode ser submetido a procedimentos de investigação, inspeção, prisão, prisão ou punição, exceto com a permissão da Câmara dos Deputados, salvo no caso de ser pego em flagrante, e em tal caso, a Câmara será imediatamente notificada. A Câmara deve certificar-se da retidão dos procedimentos adotados em tais casos. Se a Câmara estiver em recesso, solicitar-se-á autorização à Mesa da Presidência da Câmara, sendo a Câmara dos Deputados notificada na primeira reunião, seguindo os procedimentos adotados.

Artigo 83

Membros da Câmara dos Deputados apresentam suas renúncias à Câmara, que tem o direito exclusivo de aceitá-las.

Artigo 84

A filiação de um membro da Câmara dos Deputados não pode ser anulada a menos que deixe de se aplicar alguma das condições de filiação estipuladas nesta Constituição, ou se o membro cometer uma violação grave dos deveres de filiação de acordo com as especificações do regimento interno da Casa.

Artigo 85

Um membro da Câmara dos Deputados e do governo têm o direito de propor projetos de lei e suas emendas. No caso de leis financeiras que visem aumentar ou extinguir um imposto existente, ou diminuir ou isentar parte dele, ou visem destinar parte dos recursos do Estado para determinado projeto, estas só poderão ser propostas pelo governo ou por pelo menos 20% dos representantes. Todas as propostas de lei apresentadas por um membro ou membros adicionais da Casa não devem ser encaminhadas a uma das comissões da casa antes de serem estudadas por uma comissão especial que determinará se a proposta atende aos requisitos de ação da casa. Se a Câmara decidir discutir qualquer um deles, pode ser transferido para a comissão responsável por examinar e informar sobre o assunto. Qualquer proposta de lei apresentada por outros que não o governo não pode ser submetida novamente durante a mesma sessão.

Artigo 86

No prazo máximo de vinte e cinco dias a contar da formação do novo governo, o Presidente do Conselho de Ministros apresentará o programa do seu governo à Câmara dos Deputados, a fim de obter um voto de confiança da maioria dos membros da casa. Se a Câmara dos Deputados estiver em recesso, será convocada para sessão extraordinária. Os membros da Câmara e da Câmara como um todo têm o direito de comentar o programa do governo. O fracasso do governo em obter a maioria necessária deve ser considerado uma retenção de confiança.

Artigo 87

A Câmara dos Representantes aprovará planos abrangentes de desenvolvimento social e econômico. A lei será promulgada para estipular o processo de preparação de tais planos, sua apresentação à Câmara, os procedimentos de votação e o processo de emissão.

Artigo 88

  1. A proposta de orçamento geral deverá ser submetida à Câmara dos Deputados pelo menos dois meses antes do início do ano fiscal. Cada parte do orçamento será votada. Será promulgada por lei. A Câmara não pode alterar o orçamento proposto sem a aprovação do governo. Nenhuma alocação de receita para um fim específico pode ser autorizada, exceto por lei. Se a lei orçamentária não for promulgada antes do início do ano fiscal, o orçamento do ano anterior será seguido até que o novo orçamento seja aprovado.

  2. A lei deve especificar a forma de elaborar e categorizar o orçamento geral, bem como especificar o exercício.

Artigo 89

A transferência de qualquer valor de uma seção para outra do orçamento geral deve ser aprovada pela Câmara dos Deputados. Toda despesa não prevista no orçamento ou qualquer receita adicional somente será autorizada por lei.

Artigo 90

A lei especificará as regras dos orçamentos dos poderes públicos, das sociedades e das empresas, as suas contas, os orçamentos autónomos e suplementares e as suas contas definitivas. Com exceção do acima exposto, esses orçamentos estarão sujeitos à aprovação da Câmara.

Artigo 91

As contas definitivas do orçamento anual do Governo serão submetidas à Câmara num prazo que não exceda nove meses a contar do final do ano fiscal. A votação do projeto de lei será feita seção por seção e será aprovada por uma promulgação de lei. Além disso, o relatório anual da organização responsável pela auditoria e controle das contas do governo deve ser submetido à Câmara, juntamente com seus comentários. A Câmara dos Representantes tem o direito de solicitar à organização a apresentação de quaisquer documentos ou relatórios complementares.

Artigo 92

A Câmara dos Representantes ratificará os tratados e convenções internacionais de natureza política e econômica geral, em qualquer nível ou nível, e em particular aqueles relacionados com questões de defesa, aliança, conciliação, paz ou fronteiras. Todas as convenções e tratados internacionais que envolvam compromissos financeiros por parte do Estado ou exijam uma lei para promulgação também serão ratificados pela Câmara dos Representantes.

Artigo 93

  1. A Câmara dos Deputados terá o direito de encaminhar recomendações ao Governo sobre assuntos de interesse público ou relativos à atuação do Poder Executivo ou de qualquer membro desse Poder. O Governo será obrigado a implementar as recomendações encaminhadas pela Câmara dos Representantes. Se tais recomendações forem consideradas difíceis de implementar, o Governo será obrigado a justificar tal ação à Câmara

  2. Se a fundamentação apresentada pelo Governo não for convincente à Câmara dos Deputados, esta terá o direito de apresentar uma moção de censura dirigida a qualquer vice-primeiro-ministro ou a qualquer ministro do Gabinete. A moção de desconfiança não pode ser submetida à Câmara, a menos que tal moção seja apoiada por, pelo menos, um quarto dos membros dos Representantes da Câmara após uma audiência parlamentar na presença do funcionário em questão. Os Representantes da Câmara não podem deliberar sobre uma moção de desconfiança antes de pelo menos (7) dias após a apresentação de tal moção. Uma moção de desconfiança será mantida se for apoiada pela maioria absoluta da Câmara.

Artigo 94

Pelo menos vinte por cento dos membros da Câmara podem apresentar uma moção para discutir uma questão pública, solicitar explicações sobre políticas governamentais e trocar opiniões sobre essa questão.

Artigo 95

Mediante solicitação assinada por pelo menos dez de seus membros, a Câmara dos Deputados poderá criar uma comissão especial ou instruir uma de suas comissões a investigar qualquer questão contrária ao interesse público ou a investigar as ações de qualquer ministério, agência governamental, conselho , corporação pública/mista ou conselhos locais. Para realizar tais investigações, o comitê pode reunir provas e realizar audiências buscando o testemunho de qualquer parte/pessoa que considere necessário. Todas as autoridades executivas e especiais deverão atender a qualquer solicitação encaminhada pelo comitê acima citado e colocarão à disposição do referido comitê toda a documentação e/ou informação pertinente.

Artigo 96

A responsabilidade do Conselho de Ministros é colectiva e individual. Todos os membros da Câmara dos Representantes podem colocar questões ao Primeiro-Ministro, a qualquer dos seus deputados, ministros ou vice-ministros sobre qualquer assunto da sua competência e têm a obrigação de responder em conformidade. O interrogatório não pode ser convertido em interpelação na mesma sessão.

Artigo 97

Cada membro da Câmara tem o direito de dirigir uma interpolação ao primeiro-ministro, seus deputados e ministros para responsabilizá-los pelos assuntos sob sua responsabilidade. As respostas e discussões de tal interpelação ocorrerão após pelo menos uma semana, exceto nos casos que a Câmara julgar urgentes e com os quais o governo estiver de acordo.

Artigo 98

A Câmara dos Representantes pode retirar a confiança do governo. A Câmara não pode retirar a confiança do governo antes de uma interpelação dirigida ao primeiro-ministro ou a quem estiver agindo em seu nome. O pedido de interpolação deve ser assinado por um terço dos membros da Câmara. A Câmara não pode votar a questão da desconfiança no governo sem a notificação de tal votação dentro de sete dias. A maioria é necessária para aprovar um voto de desconfiança.

Artigo 99

O primeiro-ministro, seus deputados, ministros e seus deputados têm a palavra sempre que solicitarem esclarecimentos sobre qualquer ponto nas deliberações da Câmara dos Deputados. Eles também podem trazer quaisquer altos funcionários para auxiliar em tais deliberações. No entanto, tais representantes de governos não podem participar das votações da Câmara, a menos que sejam membros dela. O governo ou qualquer de seus membros deve atender à solicitação da Câmara dos Deputados para participar de qualquer de suas reuniões.

Artigo 100

A votação dos projetos de lei é feita artigo por artigo. A votação final deve ser no projeto como um todo. O regulamento interno da Câmara explica os procedimentos a este respeito.

Artigo 101

  1. O Presidente da República só pode dissolver a Câmara dos Deputados em caso de urgência e após referendo nacional. O decreto presidencial para dissolver a Câmara deve oferecer uma explicação sobre as razões subjacentes à dissolução e deve convocar novas eleições parlamentares a serem realizadas dentro de (60) dias após a dissolução da Câmara.

  2. O Presidente da República tem o direito de convocar eleições parlamentares antecipadas sem referendo nacional nas seguintes circunstâncias:

    • Se nenhum partido político obtiver uma maioria clara no parlamento para permitir que o Presidente da República nomeie um primeiro-ministro para formar o Governo ou em circunstâncias em que a formação de um governo de coligação seja considerada impossível.

    • Se a Câmara dos Representantes retiver a confiança do Governo mais de duas vezes consecutivas, a menos que tal ação viole as disposições de (b:1) deste Artigo.

    • Se a Câmara dos Deputados retirar a confiança do Governo mais de duas vezes em dois anos consecutivos. Em todas as circunstâncias, se o decreto de dissolução ou a convocação de eleições parlamentares antecipadas não prever a reeleição dentro de (60) dias após a dissolução da Câmara, ou se as eleições não tiverem ocorrido, esse decreto será considerado nulo e o Câmara reunir-se-á por força da Constituição. Se houver eleições, a nova Câmara realizará sua primeira sessão dentro de (10) dias após a conclusão das eleições. Se a Câmara não for convocada, ela deverá, no entanto, reunir-se e realizar sua primeira sessão até o final do prazo (10) dias citado acima, com total observância do disposto nesta Constituição. Uma vez dissolvida a Câmara dos Representantes, a nova Câmara não poderá ser dissolvida novamente pelo mesmo motivo. A Câmara dos Representantes não pode ser dissolvida durante sua primeira sessão.

Artigo 102

O Presidente da República tem o direito de solicitar a revisão de qualquer projeto de lei aprovado pela Câmara. Com base em decisão fundamentada, ele deve então devolver o projeto à Câmara dos Deputados em até trinta dias após sua apresentação. Caso não devolva o projeto à Câmara dentro desse prazo, ou se a revisão solicitada não for atendida, o projeto é novamente aprovado pela maioria da Câmara, será considerado lei, e o Presidente o emitirá no prazo duas semanas. Se o Presidente não promulgar a lei, ela entra em vigor por força da Constituição, e é, imediatamente, publicada no Diário Oficial e entra em vigor duas semanas depois.

Artigo 103

Todas as Leis são publicadas no Diário Oficial e anunciadas no prazo de duas semanas após a sua publicação, entrando em vigor no prazo de trinta dias após a sua publicação. Este prazo pode ser encurtado ou prorrogado por disposição específica da lei.

Artigo 104

As leis só se aplicam aos casos ocorridos após a sua entrada em vigor. Nenhuma lei pode ser aplicada de forma retroativa. No entanto, em outros modos que não os impostos e as medidas penais, estipulações específicas na lei podem determinar o contrário. Nesse caso, é necessária a aprovação por maioria de dois terços na Câmara dos Deputados.

Capítulo II. A Autoridade Executiva

Artigo 105

O Poder Executivo é exercido, em nome do povo, pelo Presidente da República e pelo Conselho de Ministros, dentro dos limites estabelecidos na Constituição.

A Primeira Filial. A Presidência da República

Artigo 106

  1. O Presidente da República é o Presidente do Estado e é eleito de acordo com a Constituição.

  2. O Presidente terá um Vice-Presidente a ser nomeado pelo Presidente. As regras dos Artigos 107, 117, 118 e 128 serão aplicadas ao Vice-Presidente.

Artigo 107

Todo iemenita que preencha as seguintes condições especificadas pode se candidatar ao cargo de Presidente da República:

  1. Ter pelo menos quarenta anos.

  2. Ser descendente de pais iemenitas.

  3. Estar na Liberdade para exercer seus direitos políticos e civis.

  4. Ser de bom caráter, praticar seus deveres islâmicos e não ter antecedentes criminais desonrosos e, em caso afirmativo, foi prorrogado.

  5. Não estar casado com um cônjuge estrangeiro ou contrair tal casamento durante o seu mandato.

Artigo 108.

A nomeação e eleição do Presidente serão as seguintes:

  1. As candidaturas devem ser submetidas ao Presidente da Câmara dos Deputados.

  2. As candidaturas serão avaliadas conjuntamente pela presidência da Câmara dos Representantes e pelo Conselho Consultivo (Majlis AL-Shura ) para garantir que os candidatos presidenciais cumpram os requisitos constitucionais.

  3. Os nomes dos candidatos que atenderem aos requisitos constitucionais serão revistos para aprovação em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Conselho Consultivo. Os candidatos aprovados devem garantir a indicação de pelo menos 5% dos participantes da sessão conjunta citada acima. A confirmação da nomeação será feita por votação direta e secreta.

  4. A reunião conjunta da Câmara dos Deputados e do Conselho Consultivo deverá encaminhar o destacamento de pelo menos 3 candidatos ao cargo de Presidente da República antes de submeter os candidatos ao povo em preparação para uma eleição livre e competitiva. O número de candidatos para uma eleição presidencial não deve ser inferior a dois.

  5. A eleição do Presidente da República far-se-á pelo voto popular direto em eleições competitivas.

  6. Será considerado Presidente da República o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos populares. Se nenhum dos candidatos obtiver maioria absoluta, será convocada a reeleição com observância dos procedimentos acima citados. Só concorrerão à reeleição os dois candidatos que obtiverem o maior número de votos populares.

Artigo 109

O Presidente da República deve fazer o juramento constitucional perante a Câmara dos Deputados antes de assumir suas responsabilidades.

Artigo 110

O Presidente da República deve concretizar a vontade do povo, respeitar a Constituição e a lei, proteger a unidade nacional e os princípios e objectivos da revolução. Deve aderir ao princípio da transição pacífica do poder, supervisionar as tarefas soberanas relativas à defesa da República e à política externa e exercer a sua autoridade de acordo com a Constituição.

Artigo 111

O Presidente da República é o Comandante Supremo das Forças Armadas.

Artigo 112

O mandato oficial do Presidente da República será de sete anos civis a contar da data em que o Presidente eleito jurar fidelidade à Constituição. Ninguém pode assumir o cargo de Presidente da República por mais de dois mandatos de sete anos.

Artigo 113

Se o mandato da Câmara dos Deputados expirar no mesmo mês do mandato do Presidente da República, o mandato do Presidente é prorrogado até a realização de eleições parlamentares. Dentro de sessenta dias da primeira reunião da nova Câmara dos Representantes, o novo Presidente será eleito.

Artigo 114

No prazo de noventa dias antes do termo do mandato do Presidente, os procedimentos devem ser iniciados para eleger o novo Presidente. A eleição dos mesmos deve ser concluída pelo menos uma semana antes da data de expiração. Se, por qualquer motivo, tais eleições não puderem ocorrer, o ex-presidente continua suas funções por no máximo noventa dias, mediante autorização da Câmara dos Deputados. A prorrogação do prazo por mais de noventa dias só pode ocorrer se o país estiver em estado de guerra ou sofrendo um desastre natural ou outra situação de emergência, em que a eleição do Presidente se torne impossível.

Artigo 115

O Presidente poderá apresentar sua renúncia, fundamentada, à Câmara dos Deputados, que poderá aceitá-la por maioria absoluta de votos de todos os seus membros. Se a renúncia não for aceita, o Presidente poderá apresentar uma nova renúncia dentro de três meses, e desta vez a Câmara dos Deputados é obrigada a aceitá-la.

Artigo 116

Vagando o cargo de Presidente da República ou impedido definitivamente o Presidente da República, o Vice-Presidente assume interinamente as funções presidenciais por um período não superior a sessenta dias, durante o qual ocorrerão novas eleições para o Presidente da República. Lugar, colocar. Vagando simultaneamente os cargos de Presidente da República e de Vice-Presidente, a Mesa da Câmara assumirá interinamente as funções do Presidente. Se a Câmara dos Deputados estiver em dissolução, o governo substituirá a Mesa da Câmara no exercício das funções da Presidência, devendo, neste caso, a eleição do Presidente da República ocorrer em prazo não superior a sessenta dias da primeira sessão da nova Câmara dos Deputados.

Artigo 117

A lei determina os vencimentos e dotações do Presidente da República, não tendo este direito a qualquer outro emolumento ou remuneração.

Artigo 118

O Presidente da República não pode, durante o seu mandato, exercer, directa ou indirectamente, qualquer actividade privada de qualquer natureza, comercial, financeira ou industrial. Ele não pode comprar ou alugar propriedades do governo, nem mesmo por meio de leilão aberto, e não pode arrendar, vender ou trocar qualquer de suas propriedades para o Estado.

Artigo 119

As responsabilidades do Presidente da República são as seguintes:

  1. Representar a República interna e externamente.

  2. Convocar os eleitores, no prazo determinado, para eleger a Câmara dos Deputados.

  3. Convocar referendos nacionais.

  4. Nomear a pessoa que formará o governo e emitir um decreto republicano com os nomes dos membros do gabinete.

  5. Estabelecer, em conjunto com o governo, a política geral do Estado e fiscalizar a implementação da política prevista na Constituição.

  6. Convocar o gabinete para uma reunião conjunta com o Presidente, conforme a necessidade.

  7. Nomear os membros do Conselho de Defesa Nacional de acordo com a lei.

  8. Promulgar as leis aprovadas pela Câmara dos Deputados e sua publicação, e expedir os decretos que as executam.

  9. Nomear e demitir altos funcionários do governo e oficiais militares/policiais de acordo com a lei.

  10. Estabelecer fileiras militares de acordo com a lei.

  11. Conceder insígnias, medalhas e condecorações estipuladas em Lei, ou permitir o uso de insígnias e condecorações outorgadas por outros Estados.

  12. Emitir decretos endossando Tratados e Convenções aprovados pela Câmara dos Deputados.

  13. Ratificar acordos que não requerem a aprovação da Câmara dos Deputados se aprovados pelo gabinete.

  14. Estabelecer delegações diplomáticas no exterior e nomear e destituir embaixadores nos termos da Lei.

  15. Credenciar representantes diplomáticos de países e organizações estrangeiras.

  16. Para conceder asilo político.

  17. Proclamar os estados de emergência e mobilização geral de acordo com a Lei.

  18. Quaisquer outras funções estipuladas na Constituição e na Lei.

Artigo 120

O Presidente da República, sob proposta do ministro competente e aprovação do Conselho de Ministros, expedirá resoluções e regulamentos para a execução das leis e para regular e organizar a administração geral e os departamentos governamentais. Estes regulamentos não podem obstruir nenhuma Lei e não podem ter o efeito de isentar qualquer um de observá-los. O Presidente pode autorizar outros a emitir tais regulamentos. A Lei pode designar quem emite tais regulamentos.

Artigo 121

O presidente declara estado de emergência por uma república pode decretar de acordo com a lei. A Câmara dos Representantes será convocada em sessão no prazo de uma semana e será apresentada a declaração de emergência. Se a Câmara dos Representantes for dissolvida, a antiga Câmara dos Representantes será convocada pela Constituição. Se a Câmara não for convocada ou não lhe for apresentada a declaração do estado de emergência, o estado de emergência deixará de existir de acordo com a Constituição. Em todos os casos, o estado de emergência só é declarado em circunstâncias de guerra, discórdia interna ou desastres naturais. A declaração do estado de emergência será por tempo limitado, não podendo ser prorrogada, exceto com a aprovação da Câmara dos Deputados.

Artigo 122

O Presidente da República tem o direito de exigir ao Primeiro-Ministro relatórios sobre a execução das atribuições do Conselho de Ministros.

Artigo 123

A pena de morte não será executada sem o aval do Presidente da República.

Artigo 124

O Vice-Presidente auxilia o Presidente em suas funções. O Presidente pode delegar algumas funções suas ao Vice-Presidente

Artigo 125

Um Conselho Consultivo será formado por força de um Decreto Presidencial. Os membros do Conselho serão escolhidos a partir de um corpo de pessoas qualificadas com experiência profissional e de dignitários sociais, a fim de ampliar a base de participação política e fazer uso de especialistas nacionais no processo de tomada de decisão. O Conselho Consultivo terá poderes constitucionais para:

  1. Comissionar estudos e encaminhar propostas e recomendações para informar as agências governamentais sobre questões como estratégias de desenvolvimento e contribuir para a capacitação institucional das agências estatais. Os estudos citados acima devem ter como objetivo abordar questões sociais e rudimentares consolidando a unidade nacional e a coesão social.

  2. Dar parecer e aconselhar o Presidente da República a pedido.

  3. Oferecer aconselhamento e apresentar opiniões informadas sobre as estratégias nacionais do Estado, particularmente em questões políticas, econômicas, sociais, militares e de segurança para auxiliar as agências estatais na realização dessas estratégias nos níveis local e nacional.

  4. Fornecer aconselhamento e oferecer opinião informada sobre os programas de reforma administrativa do governo e sobre questões de modernização e capacitação institucional.

  5. Realizar sessões conjuntas em conjunto com a Câmara dos Deputados para segundas nomeações para o cargo de Presidente da República, aprovar planos de desenvolvimento socioeconómico e ratificar acordos e tratados de defesa, aliança, conciliação, paz e preocupações fronteiriças. Além disso, os membros do Conselho Consultivo terão o direito de oferecer aconselhamento e apresentar opinião informada sobre assuntos encaminhados pelo Presidente às sessões conjuntas.

  6. Promover a liberdade de imprensa, cultivar o desenvolvimento das sociedades civis e patrocinar estudos visando melhorar o desempenho dessas instituições.

  7. Avançar a causa da autarquia através de estudos de avaliação com vista à promoção e cultivo desta experiência democrática.

  8. Avaliar anualmente as políticas e programas econômicos, financeiros, fiscais e de investimento do governo.

  9. Rever os relatórios periódicos emitidos pelo Gabinete de Auditoria e Controlo e remeter um relatório resumido dos mesmos ao Presidente da República.

Artigo 126

O Conselho Consultivo será composto por (111) membros a serem nomeados diretamente pelo Presidente da República. Os membros do Conselho não serão escolhidos da Câmara dos Representantes ou dos conselhos locais. A Lei estipulará as condições de adesão, bem como os deveres, direitos e responsabilidades dos membros do Conselho. Os membros do Conselho devem completar quarenta anos e prestar juramento na presença do Presidente da República. O Conselho Consultivo elaborará o regimento interno que regerá suas funções e atribuições. Este Estatuto Social será promulgado por força da Lei.

Artigo 127

O Conselho Consultivo realizará sessões conjuntas com a Câmara dos Deputados, por convocação do Presidente da República, para discutir questões de interesse mútuo, conforme detalhado na Constituição. As questões serão resolvidas por votação da maioria absoluta dos membros presentes em votação conjunta. O Presidente da Câmara dos Representantes presidirá essas sessões conjuntas.

Artigo 128

O Presidente da República pode ser acusado de grande traição, violação da Constituição ou qualquer outro ato que prejudique a independência e soberania do país. Tal acusação requer a petição de metade da Câmara dos Deputados. A decisão de acusação nesta matéria requer o apoio de dois terços da Câmara dos Deputados e a Lei estipula os procedimentos do julgamento. Se a acusação for dirigida ao Presidente e ao seu adjunto, então o Conselho de Presidência da Câmara dos Representantes assume temporariamente as funções do Presidente e até o veredicto do tribunal sobre a acusação apresentada contra o Presidente. A Câmara dos Representantes aprovará a lei acima mencionada no primeiro turno ordinário de suas sessões, uma vez que esta Constituição entrar em vigor. Se o veredicto do tribunal considerar qualquer um dos dois culpados, então ele é exonerado de seu cargo pela Constituição e está sujeito às penalidades normais da lei. Em todos os casos, a prescrição não será aplicada aos crimes previstos neste artigo.

O Segundo Ramo. O Conselho de Ministros

Artigo 129

O Conselho de Ministros é o governo da República do Iêmen e é a mais alta autoridade executiva e administrativa do Estado. Todas as organizações, órgãos e órgãos executivos administrativos do Estado, sem exceção, estão sob as diretrizes do Conselho de Ministros.

Artigo 130

O governo é composto pelo Primeiro-Ministro e seus deputados e Ministros que juntos formam o Conselho de Ministros. A lei define as bases gerais para a organização dos ministérios e dos diversos órgãos do Estado.

Artigo 131

O Primeiro-Ministro, seus deputados e os Ministros devem atender às mesmas condições que devem ser cumpridas por um membro da Câmara dos Representantes, além disso, sua idade não deve ser inferior a trinta anos, exceto o Primeiro-Ministro que não deve ser inferior a quarenta anos de idade.

Artigo 132

Em consulta com o Presidente da República, o Primeiro-Ministro escolhe os membros do seu gabinete e procura a confiança da Câmara dos Representantes com base num programa que submete à Câmara.

Artigo 133

O primeiro-ministro e os ministros são coletivamente responsáveis pelas ações do governo perante o Presidente da República e a Câmara dos Deputados.

Artigo 134

Antes de assumirem as suas responsabilidades, o Primeiro-Ministro e os ministros devem prestar juramento constitucional perante o Presidente da República.

Artigo 135

A Lei estipula os salários do Primeiro-Ministro, dos seus adjuntos, dos ministros e vice-ministros.

Artigo 136

Durante o seu mandato, o Primeiro-Ministro e os Ministros não podem exercer qualquer outro cargo público, nem qualquer atividade privada, comercial, financeira ou industrial, ainda que indiretamente. Eles não podem participar de nenhum empreendimento que o governo (ou qualquer de suas empresas públicas) contrate, e não podem combinar os cargos de ministro com o de membro do conselho de administração de qualquer empresa. Durante seu mandato, eles não podem comprar, reformar ou permutar propriedades do governo, mesmo por meio de licitação aberta. Eles não podem alugar, vender ou trocar qualquer de suas propriedades para o governo.

Artigo 137

O Conselho de Ministros é responsável pela execução das políticas gerais do Estado nos campos político, econômico, social, cultural e de defesa, de acordo com as Leis e resoluções do gabinete. Em particular, deve exercer o seguinte:

  1. Participar, em conjugação com o Presidente da República, na elaboração de grandes linhas de políticas internas e externas.

  2. Preparar os projetos do plano econômico nacional e do orçamento anual, organizá-los e executá-los e preparar a conta anual final do governo.

  3. Elaborar projetos de leis e resoluções e apresentá-los à Câmara dos Deputados ou ao Presidente da República de acordo com a jurisdição de cada um.

  4. Aprovar tratados e convenções antes de apresentá-los à Câmara dos Deputados ou ao Presidente da República de acordo com as atribuições de cada um.

  5. Tomar as medidas necessárias para resguardar a segurança interna e externa do Estado e proteger os direitos dos cidadãos.

  6. Orientar, coordenar e fiscalizar a atuação dos ministros, das corporações e diretorias do aparelho administrativo e dos setores público e misto na forma da Lei.

  7. Nomear e destituir altos funcionários governamentais de acordo com a Lei e definir e executar as políticas que visem tecnicamente desenvolver a mão-de-obra nas organizações governamentais e formar/qualificar pessoal de acordo com as necessidades do país no âmbito do plano económico.

  8. Acompanhar a execução das Leis e proteger os fundos estatais.

  9. Supervisionar a organização e administração dos sistemas monetário, de crédito e de seguros.

  10. Contratar e conceder empréstimos dentro das políticas gerais do Estado e dentro dos limites das disposições da Constituição.

Artigo 138

O Primeiro-Ministro dirige os assuntos do Conselho de Ministros e dirige as suas reuniões. Ele representará o Conselho na implementação das políticas gerais do estado e supervisionará a execução das decisões do Conselho e das políticas gerais do estado de maneira unificada e coordenada. Ele pode exigir de qualquer membro do gabinete, relatórios sobre qualquer assunto pertinente aos seus ministérios e as funções que lhes são atribuídas, e eles devem cumprir tais exigências.

Artigo 139

  1. O Presidente da República e a Câmara dos Deputados têm o direito de colocar o Primeiro-Ministro, ou seus deputados ou ministros sob investigação e julgamento por quaisquer crimes cometidos por eles no exercício de suas funções ou em consequência delas. A decisão da Câmara dos Deputados de adotar tal medida será baseada em proposta apresentada por pelo menos um quinto de seus membros. A acusação não pode ser emitida sem o apoio de dois terços da Câmara.

  2. Os acusados de acordo com o parágrafo 1 acima mencionado serão suspensos do trabalho até que o julgamento seja proferido. Sua demissão não pode impedir a acusação contra eles ou o curso da acusação.

  3. A investigação e julgamento do Presidente do Conselho de Ministros, seus deputados e ministros e os procedimentos de julgamento e garantia (de equidade) são os estipulados por lei.

  4. As funções dos itens anteriores são aplicáveis aos vice-ministros.

Artigo 140

Se o Conselho de Ministros se demitir, ou for demitido, ou a confiança for retirada, ele permanece como um governo provisório responsável pela administração diária até que um novo governo seja formado. Um governo provisório não pode nomear ou demitir funcionários.

Artigo 141

O Primeiro-Ministro, se ficar claro que a sua cooperação com um dos membros do gabinete se tornou impossível, pode solicitar ao Presidente a destituição do referido membro.

Artigo 142

Se o Primeiro-Ministro ficar impossibilitado de cumprir as suas responsabilidades, ou se a Câmara dos Representantes retirar a confiança do Conselho de Ministros, ou se for realizada uma eleição geral para a Câmara dos Representantes, o Primeiro-Ministro é obrigado a apresentar a demissão do seu governo ao Presidente da República.

Artigo 143

Se a maioria dos membros do Conselho de Ministros apresentar a sua demissão, o Primeiro-Ministro tem de apresentar a demissão de todo o governo.

Artigo 144

Cada ministro é responsável pela supervisão e direção de seu ministério e seus ramos em toda a República. Ele é responsável pela execução das políticas gerais do governo em seu ministério. A lei especifica as resoluções e regulamentos que o Ministro pode emitir para implementar a lei.

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: icaroaronpaulinosoaresdireito@gmail.com WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

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