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Constituição de Vanuatu de 1980 (revisada em 2013)

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Agenda 22/05/2022 às 14:38

Constituição de Vanuatu de 1980 (revisada em 2013)

PREÂMBULO

NÓS, o povo de Vanuatu,

ORGULHOSO da nossa luta pela liberdade,

DETERMINADOS a salvaguardar as conquistas desta luta,

VALORIZANDO nossa diversidade étnica, linguística e cultural,

CONSCIENTES ao mesmo tempo do nosso destino comum,

NESTE ATO proclamamos o estabelecimento da República de Vanuatu, unida e livre, fundada nos valores tradicionais da Melanésia, fé em Deus e princípios cristãos,

E para isso nos damos esta Constituição.

CAPÍTULO 1. O ESTADO E A SOBERANIA

1. REPÚBLICA DE VANUATU

A República de Vanuatu é um estado democrático soberano.

2. LEI SUPREMA DA CONSTITUIÇÃO

A Constituição é a lei suprema da República de Vanuatu.

3. IDIOMAS NACIONAIS E OFICIAIS

  1. A língua nacional da República de Vanuatu é o Bislama. As línguas oficiais são o Bislama, o Inglês e o Francês. As principais línguas de ensino são o inglês e o francês.

  2. A República de Vanuatu protegerá as diferentes línguas locais que fazem parte do patrimônio nacional, podendo declarar uma delas como língua nacional.

4. SOBERANIA NACIONAL, A FRANQUIA ELEITORAL E OS PARTIDOS POLÍTICOS

  1. A soberania nacional pertence ao povo de Vanuatu, que exerce por meio de seus representantes eleitos.

  2. A franquia é universal, igual e secreta. Sujeito às condições ou restrições que possam ser prescritas pelo Parlamento, todo cidadão de Vanuatu que tenha pelo menos 18 anos de idade terá direito a voto.

  3. Os partidos políticos podem ser formados livremente e podem concorrer às eleições. Devem respeitar a Constituição e os princípios da democracia.

  4. Para fins de determinação da soberania nacional, povo de Vanuatu significa todos os cidadãos indígenas e naturalizados de Vanuatu.

CAPÍTULO 2. DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS

PARTE I. Direitos Fundamentais

5. DIREITOS E LIBERDADES FUNDAMENTAIS DO INDIVÍDUO

  1. A República de Vanuatu reconhece que, sem prejuízo de quaisquer restrições impostas por lei a não cidadãos e titulares de dupla cidadania que não sejam cidadãos indígenas ou naturalizados, todas as pessoas têm direito aos seguintes direitos e liberdades fundamentais do indivíduo, sem discriminação no motivos de raça, local de origem, crenças religiosas ou tradicionais, opiniões políticas, idioma ou sexo, mas sujeito ao respeito pelos direitos e liberdades dos outros e ao interesse público legítimo em defesa, segurança, ordem pública, bem-estar e saúde.

    • vida;

    • liberdade;

    • segurança da pessoa;

    • proteção da lei;

    • liberdade de tratamento desumano e trabalho forçado;

    • liberdade de consciência e culto;

    • liberdade de expressão;

    • liberdade de reunião e associação;

    • liberdade de movimento;

    • proteção para a privacidade do lar e outros bens e de privação injusta de propriedade;

    • igualdade de tratamento perante a lei ou a ação administrativa, ressalvado que nenhuma lei será incompatível com esta alínea na medida em que estabeleça o benefício especial, bem-estar, proteção ou promoção de mulheres, crianças e jovens, membros de grupos desprivilegiados ou habitantes de áreas menos desenvolvidas.

  2. A proteção da lei deve incluir o seguinte:

    • todos os acusados de um delito devem ser ouvidos com justiça, dentro de um prazo razoável, por um tribunal independente e imparcial e ter um advogado se for um delito grave;

    • todos são presumidos inocentes até que um tribunal estabeleça sua culpa de acordo com a lei;

    • todos os acusados devem ser informados prontamente, em um idioma que compreendam, do delito pelo qual estão sendo acusados;

    • se o arguido não compreender a língua a utilizar no processo, deve ser-lhe disponibilizado um intérprete durante todo o processo;

    • uma pessoa não será julgada à sua ausência sem o seu consentimento, a menos que impossibilite que o tribunal prossiga na sua presença;

    • ninguém será condenado por ato ou omissão que não constitua um delito conhecido pela lei escrita ou costumeira no momento em que foi cometido;

    • ninguém será punido com pena maior do que a que existia no momento da prática da infracção;

    • nenhuma pessoa que tenha sido perdoada, ou julgada e condenada ou absolvida, será julgada novamente pelo mesmo delito ou por qualquer outro delito pelo qual possa ter sido condenado em seu julgamento.

6. EXECUÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

  1. Qualquer pessoa que considere que algum dos direitos que lhe são garantidos pela Constituição foi, está a ser ou é susceptível de ser violado pode, independentemente de qualquer outro recurso jurídico possível, recorrer ao Supremo Tribunal para fazer valer esse direito.

  2. O Supremo Tribunal pode expedir tais ordens, expedir tais mandados e dar tais orientações, inclusive o pagamento de indenizações, conforme julgar apropriado para fazer valer o direito.

PARTE II. Deveres Fundamentais

7. DEVERES FUNDAMENTAIS

Cada pessoa tem os seguintes deveres fundamentais para consigo mesmo e seus descendentes e para com os outros:

  1. respeitar e agir no espírito da Constituição;

  2. reconhecer que ele pode desenvolver plenamente suas habilidades e promover seus verdadeiros interesses somente pela participação ativa no desenvolvimento da comunidade nacional;

  3. exercer os direitos garantidos ou conferidos pela Constituição e usar as oportunidades que lhe são disponibilizadas por ela para participar plenamente do governo da República de Vanuatu;

  4. proteger a República de Vanuatu e salvaguardar a riqueza nacional, os recursos e o meio ambiente no interesse da geração atual e das gerações futuras;

  5. trabalhar de acordo com seus talentos em empregos socialmente úteis e, se necessário, criar para si oportunidades legítimas para tal emprego;

  6. respeitar os direitos e liberdades dos outros e cooperar plenamente com os outros no interesse da interdependência e da solidariedade;

  7. contribuir, conforme exigido por lei, de acordo com seus meios, para as receitas necessárias para o avanço da República de Vanuatu e a consecução dos objetivos nacionais;

  8. no caso de um progenitor, apoiar, assistir e educar todos os seus filhos, legítimos e ilegítimos, e em particular dar-lhes uma verdadeira compreensão dos seus direitos e deveres fundamentais e dos objectivos nacionais e da cultura e costumes do povo de Vanuatu;

  9. no caso de uma criança, respeitar seus pais.

8. DEVERES FUNDAMENTAIS NÃO JUDICIÁVEIS, MAS AUTORIDADES PÚBLICAS PARA INCENTIVAR O CUMPRIMENTO

Salvo o disposto na lei , os deveres fundamentais são injustificáveis. No entanto, é dever de todas as autoridades públicas encorajar o seu cumprimento, na medida das suas competências.

CAPÍTULO 3. CIDADANIA

9. CIDADÃOS AUTOMÁTICOS

No Dia da Independência, as seguintes pessoas se tornarão automaticamente cidadãos de Vanuatu-

  1. uma pessoa que tem ou teve quatro avós que pertencem a uma tribo ou comunidade indígena de Vanuatu; e

  2. uma pessoa de ascendência ni-Vanuatu que não tem cidadania, nacionalidade ou status de optante.

10. DIREITO À CIDADANIA

Toda pessoa que no Dia da Independência for uma pessoa de ascendência ni-Vanuatu e tiver a nacionalidade ou cidadania de um estado estrangeiro ou o status de optante se tornará um cidadão de Vanuatu se fizer um pedido, ou um pedido for feito em seu nome por seu pai ou responsável legal.

11. PESSOAS NASCIDAS APÓS O DIA DA INDEPENDÊNCIA

Qualquer pessoa nascida após o Dia da Independência, seja em Vanuatu ou no exterior, se tornará um cidadão de Vanuatu se pelo menos um de seus pais for cidadão de Vanuatu.

12. NATURALIZAÇÃO

Um nacional de um estado estrangeiro ou um apátrida pode solicitar a naturalização como cidadão de Vanuatu se tiver vivido continuamente em Vanuatu por pelo menos 10 anos imediatamente antes da data do pedido.

O Parlamento pode estabelecer outras condições de elegibilidade para solicitar a naturalização e deve prever o mecanismo para analisar e decidir sobre os pedidos de naturalização.

13. RECONHECIMENTO DA DUPLA CIDADANIA

  1. A República de Vanuatu reconhece a dupla cidadania.

  2. Uma pessoa que seja cidadã de Vanuatu ou de um estado diferente de Vanuatu pode receber dupla cidadania.

  3. Para fins de proteção da soberania nacional de Vanuatu, o titular de dupla cidadania não deve:

    • ocupar ou servir em qualquer cargo público; e

    • estar envolvido na política de Vanuatu; e

    • financiar atividades que causariam instabilidade política em Vanuatu; e

    • afiliar-se ou formar quaisquer partidos políticos em Vanuatu;

    • apresentar-se como candidato e votar em qualquer uma das seguintes eleições:

      • eleição geral para deputados ao Parlamento; e

      • eleição provincial para membros de um Conselho do Governo Provincial; e

      • eleição municipal para membros de um Conselho Municipal.

  4. Para evitar dúvidas, o subartigo (3) não se aplica a um cidadão indígena ou a uma pessoa que tenha obtido a cidadania de Vanuatu por naturalização, que possua dupla cidadania.

  5. O Parlamento pode prescrever:

    • os requisitos a cumprir pelas categorias de requerentes de dupla cidadania; ou

    • os privilégios a serem concedidos a qualquer categoria de pessoas que sejam titulares de dupla cidadania.

14. DISPOSIÇÃO ADICIONAL PARA CIDADANIA

O Parlamento pode prever a aquisição da cidadania de Vanuatu por pessoas não abrangidas nos artigos anteriores deste Capítulo e pode prever a privação e renúncia da cidadania de Vanuatu.

CAPÍTULO 4. PARLAMENTO

15. PARLAMENTO

A legislatura será composta por uma única câmara que será conhecida como Parlamento.

16. PODER PARA FAZER LEIS

  1. O Parlamento pode fazer leis para a paz, ordem e bom governo de Vanuatu.

  2. O Parlamento deve fazer leis aprovando projetos de lei apresentados por um ou mais membros ou pelo Primeiro-Ministro ou por um Ministro.

  3. Uma lei aprovada pelo Parlamento é apresentada ao Presidente da República, que lhe dá parecer favorável no prazo de 2 semanas.

  4. Se o Presidente considerar que o projeto de lei é incompatível com uma disposição da Constituição, ele o encaminhará ao Supremo Tribunal para parecer. O projeto de lei não será promulgado se o Supremo Tribunal o considerar incompatível com uma disposição da Constituição.

17. ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO PARLAMENTO

  1. O Parlamento é composto por membros eleitos com base no direito de voto universal através de um sistema eleitoral que inclui um elemento de representação proporcional, de modo a assegurar uma representação equitativa dos diferentes grupos políticos e opiniões.

  2. Sujeito às condições ou restrições que possam ser prescritas pelo Parlamento, todo cidadão de Vanuatu que tenha pelo menos 25 anos de idade será elegível para se candidatar ao Parlamento.

17A . FÉRIAS DE ASSENTO ONDE O MEMBRO RENUNCIA OU DEIXA DE APOIAR PARTIDO POLÍTICO

  1. Este artigo aplica-se ao deputado se o deputado, tendo sido candidato de um partido político e eleito para o Parlamento, renunciar ou deixar de apoiar o partido político.

  2. Se o líder do partido político notificar o Presidente por escrito que o membro renunciou ou deixou de apoiar o partido político, o Presidente deverá, na próxima sessão do Parlamento após o Presidente ser informado, fazer uma declaração de que o membro renunciou ou deixou de apoiar o partido político.

  3. Se, no prazo de 7 dias a contar da declaração do Presidente, o deputado não intentar uma acção no Supremo Tribunal para contestar a alegação de que se demitiu ou deixou de apoiar o partido político, o deputado deve desocupar o seu lugar no final desse período.

  4. Se, no prazo de 7 dias a contar da declaração do Presidente, o deputado instaurar um processo no Supremo Tribunal para contestar a alegação de que se demitiu ou deixou de apoiar o partido político, o deputado não pode desocupar o seu assento a menos e até:

    • o processo é definitivamente determinado por decisão que acolhe a alegação de que o deputado se demitiu ou deixou de apoiar o partido político, sendo uma decisão em relação à qual o prazo de recurso expirou sem interposição de recurso; ou

    • o processo é retirado.

  5. Este artigo não se aplica durante o período em que o Parlamento possa aprovar uma moção de censura ao Primeiro-Ministro.

  6. Este artigo aplica-se sem prejuízo do disposto no artigo 5.º, n.º 1, da presente Constituição.

  7. Se:

    • um membro do Parlamento que tenha sido candidato de um partido político às eleições gerais realizadas em 6 de julho de 2004, deixa de apoiar ou renuncia ao partido político antes do início deste artigo; e

    • no início deste artigo, o membro não retomou o apoio ou reintegração ao partido político;

então , o deputado deve, no prazo de 12 meses após a entrada em vigor do presente artigo, comunicar por escrito ao Presidente do Parlamento se é membro ou apoia outro partido político ou é membro independente do Parlamento apoiando o Governo ou a Oposição ou nenhum dos dois.

  1. Se o membro não der a notificação exigida nos termos do sub-artigo (7), então, para os fins da aplicação deste artigo ao membro, ele ou ela será considerado imediatamente após o início deste artigo como tendo deixado de apoiar ou renunciou do partido político pelo qual se candidatou nas eleições gerais de 6 de julho de 2004.

17B . FÉRIAS DA SEDE DE MEMBRO INDEPENDENTE

  1. Este artigo aplica-se a um deputado que tenha sido candidato independente e eleito para o Parlamento, filiado ao Governo ou à Oposição, e depois deixe de apoiar o Governo ou a Oposição (o que for aplicável).

  2. Se o Primeiro-Ministro ou o Líder da Oposição notificar por escrito ao Presidente da República que o deputado é um candidato independente eleito para o Parlamento e filiado ao Governo ou à Oposição, mas que deixou de apoiar o Governo ou a Oposição, o Presidente deve, na próxima sessão do Parlamento após o Presidente ser informado, fazer uma declaração nos termos do parágrafo (3) (a) ou (b).

  3. A declaração do Presidente é que o membro-

    • é um candidato independente que foi eleito para o Parlamento e filiado ao Governo, mas deixou de apoiar o Governo; ou

    • é um candidato independente que foi eleito para o Parlamento e filiado à Oposição, mas deixou de apoiar a Oposição.

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  4. Se, no prazo de 7 dias a contar da declaração do Presidente da Câmara, o deputado não intentar uma acção no Supremo Tribunal Federal para contestar a alegação de que é candidato independente eleito para o Parlamento e filiado ao Governo ou ao Oposição, mas deixou de apoiar o Governo ou a Oposição, considera-se que o lugar de membro fica vago no termo desse período.

  5. Se, no prazo de 7 dias a contar da declaração do Presidente, o membro instaurar um processo no Supremo Tribunal para contestar a alegação referida no n.º 4, o mandato do membro não será considerado vago a não ser e até que:

    • o processo é definitivamente determinado por decisão que julgue procedente a alegação, tratando-se de decisão em relação à qual o prazo de recurso expirou sem interposição de recurso; ou

    • o processo é retirado.

  6. Este artigo não se aplica durante o período em que o Parlamento possa aprovar uma moção de censura ao Primeiro-Ministro.

  7. Este artigo aplica-se sem prejuízo do disposto no artigo 5.º, n.º 1, da presente Constituição.

18. COMISSÃO ELEITORAL

  1. Haverá uma Comissão Eleitoral composta por um presidente e dois vogais nomeados pelo Presidente da República, de acordo com o parecer da Comissão do Serviço Judicial.

  2. As seguintes pessoas não serão qualificadas para nomeação como presidente ou membro da Comissão-

    • um membro ou um candidato a eleição para o Parlamento;

    • membro ou candidato à eleição para governo provincial ou conselho municipal;

    • membro ou candidato à eleição para o Conselho de Chefes de Malvatumauri;

    • qualquer pessoa que exerça qualquer cargo de responsabilidade num partido político.

  3. Um presidente ou um membro da Comissão deve desocupar o seu cargo

    • no vencimento de 5 anos a partir da data de sua nomeação; ou

    • se surgir alguma circunstância que, se ele não fosse membro da Comissão, o impedisse de ser nomeado como tal.

19. DIRETOR ELEITORAL PRINCIPAL

Haverá um Oficial Eleitoral Titular que será um servidor público.

20. FUNÇÕES DA COMISSÃO ELEITORAL E DIRETOR ELEITORAL PRINCIPAL

  1. A Comissão Eleitoral terá a responsabilidade geral e supervisionará o recenseamento dos eleitores e a realização das eleições para o Parlamento, o Conselho de Chefes de Malvatumauri, o governo provincial e os conselhos municipais. A Comissão terá os poderes e funções relativos ao registro e eleições que possam ser prescritos pelo Parlamento.

  2. O Oficial Eleitoral Principal terá os poderes e funções relativos a tal registro e eleições que possam ser prescritos pelo Parlamento. O Oficial Eleitoral Titular manterá a Comissão plenamente informada sobre o exercício de suas funções e terá o direito de participar das reuniões da Comissão, e cumprirá todas as orientações que a Comissão lhe der no exercício de suas funções.

  3. Todo projeto de lei e todo projeto de regulamento ou outro instrumento com força de lei relativo ao registro de eleitores para a eleição de membros do Parlamento, do Conselho de Chefes de Malvatumauri, do governo provincial e dos conselhos municipais ou para a eleição de tais membros será encaminhado à Comissão e ao Oficial Eleitoral Principal, no momento em que lhes dê oportunidade suficiente para fazer comentários sobre o assunto antes de o projeto de lei ser apresentado ao Parlamento ou, conforme o caso, antes da elaboração do regulamento ou instrumento.

  4. A Comissão Eleitoral pode apresentar ao Parlamento relatórios sobre os assuntos sob sua supervisão, ou qualquer projeto de lei ou instrumento que lhe seja submetido, conforme julgar conveniente.

21. PROCEDIMENTO DO PARLAMENTO

  1. O Parlamento reúne-se duas vezes por ano em sessão ordinária.

  2. O Parlamento pode reunir-se em sessão extraordinária a pedido da maioria dos seus membros, do Presidente ou do Primeiro-Ministro.

  3. Salvo disposição em contrário na Constituição, o Parlamento toma as suas decisões por voto público por maioria simples dos membros votantes.

  4. Salvo disposição em contrário na Constituição, o quórum será de dois terços dos membros do Parlamento. Se não houver tal quórum na primeira sessão de qualquer sessão, o Parlamento reunir-se-á 3 dias depois, e a maioria simples dos membros constituirá então um quórum.

  5. Para efeitos do n.º 4, entende-se por dias dias úteis e não sábado ou domingo.

  6. O Parlamento estabelecerá as suas próprias funções de procedimento.

22. ORADOR E DEPUTADORES

  1. Na sua primeira sessão após qualquer eleição geral, o Parlamento elege um Presidente e um ou mais Vice-Presidentes.

  2. O Presidente presidirá as sessões do Parlamento e será responsável por manter a ordem.

  3. As funções de Presidente podem ser exercidas por um Vice-Presidente.

23. COMITÊS

O Parlamento pode criar comissões e nomear membros para as mesmas.

24. PROCESSOS A SER PÚBLICOS

Salvo disposição em contrário, os trabalhos do Parlamento serão públicos.

25. FINANÇAS PÚBLICAS

  1. Todos os anos, o Governo apresentará ao Parlamento um projecto de orçamento para aprovação.

  2. Nenhuma tributação deve ser imposta ou alterada e nenhuma despesa de fundos públicos deve ser incorrida, exceto por ou sob uma lei aprovada pelo Parlamento.

  3. Nenhuma moção para a cobrança ou aumento de impostos ou para o gasto de fundos públicos deve ser apresentada a menos que seja apoiada pelo Governo.

  4. O Parlamento providenciará o cargo de Auditor-Geral, que será nomeado pela Comissão da Função Pública por sua própria iniciativa.

  5. A função do Auditor-Geral será auditar e reportar ao Parlamento e ao Governo as contas públicas de Vanuatu.

  6. O Auditor-Geral não estará sujeito à direção ou controle de outra pessoa ou órgão da Boy no exercício de suas funções.

26. RATIFICAÇÃO DE TRATADOS

Os tratados negociados pelo Governo serão apresentados ao Parlamento para ratificação quando

  1. dizem respeito a organizações internacionais, paz ou comércio;

  2. comprometer as despesas de fundos públicos;

  3. afetar o status das pessoas;

  4. exigir alteração das leis da República de Vanuatu; ou

  5. prever a transferência, troca ou anexação de território.

27. PRIVILÉGIOS DOS MEMBROS

  1. Nenhum membro do Parlamento pode ser preso, detido, processado ou processado por causa de opiniões ou votos emitidos por ele no Parlamento no exercício do seu cargo.

  2. Nenhum deputado pode, durante uma sessão do Parlamento ou de uma das suas comissões, ser preso ou processado por qualquer delito, salvo em circunstâncias excepcionais com autorização do Parlamento.

28. VIDA DO PARLAMENTO

  1. O Parlamento, a menos que seja dissolvido nos termos do parágrafo (2) ou (3), continuará por 4 anos a partir da data de sua eleição.

  2. O Parlamento pode, a qualquer momento, decidir, por resolução apoiada pelos votos da maioria absoluta dos membros em sessão extraordinária, quando estiverem presentes pelo menos três quartos dos membros, dissolver o Parlamento. A notificação de tal moção com pelo menos 1 semana de antecedência deve ser dada ao Presidente antes do debate e da votação sobre ela.

  3. O Presidente da República pode, a conselho do Conselho de Ministros, dissolver o Parlamento.

  4. As eleições gerais serão realizadas não antes de 30 dias e não mais de 60 dias após qualquer dissolução.

  5. Não haverá dissolução do Parlamento dentro de 12 meses das eleições gerais após a dissolução nos termos do subartigo (2) ou (3).

CAPÍTULO 5. CONSELHO DE CHEFE DE MALVATUMAURI

29. CONSELHO DE CHEFE DE MALVATUMAURI

  1. O Conselho de Chefes de Malvatumauri será composto por chefes de alfândega eleitos por seus pares com assento nos Conselhos de Chefes Distritais.

  2. O Conselho estabelecerá seu próprio regulamento interno.

  3. O Conselho realizará pelo menos uma reunião por ano. Outras reuniões podem ser realizadas a pedido do Conselho, do Parlamento ou do Governo.

  4. Na primeira sessão após a sua eleição, o Conselho elege o seu Presidente.

30. FUNÇÕES DO CONSELHO

  1. O Conselho de Chefes de Malvatumauri tem competência geral para discutir todos os assuntos relativos à terra, costumes e tradições e pode fazer recomendações para a preservação e promoção da cultura e línguas ni-Vanuatu.

  2. O Conselho deve ser consultado sobre qualquer questão, especialmente qualquer questão relativa à terra, tradição e costumes, em conexão com qualquer projeto de lei apresentado ao Parlamento.

31. ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO E FUNÇÃO DOS CHEFES

O Parlamento deve, por lei, prever a organização do Conselho de Chefes de Malvatumauri e, em particular, o papel dos chefes a nível de aldeia, ilha e distrito.

32. PRIVILÉGIOS DOS MEMBROS DO CONSELHO

  1. Nenhum membro do Conselho de Chefes de Malvatumauri poderá ser preso, detido, processado ou processado por opiniões ou votos emitidos por ele no Conselho no exercício de seu cargo.

  2. Nenhum membro pode, durante uma sessão do Conselho ou de uma de suas comissões, ser preso ou processado por qualquer delito, exceto com autorização do Conselho em circunstâncias excepcionais.

CAPÍTULO 6. CHEFE DE ESTADO

33. PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O chefe da República será conhecido como o Presidente e simbolizará a unidade da nação.

34. ELEIÇÃO DO PRESIDENTE

  1. O Presidente da República é eleito, nos termos do Anexo 1, por escrutínio secreto por um colégio eleitoral composto pela Assembleia da República e pelos Presidentes dos Conselhos de Governo Provinciais.

  2. Em caso de vacância do cargo de Presidente da República, a eleição para esse cargo realiza-se no prazo de 3 semanas após a vacância, ou em caso de vacância por dissolução do Parlamento, no prazo de 3 semanas após a primeira reunião do o novo Parlamento.

35. QUALIFICAÇÕES PARA ELEIÇÃO COMO PRESIDENTE

Qualquer cidadão indígena de Vanuatu qualificado para ser eleito para o Parlamento será elegível para a eleição como Presidente da República.

36. MANDATO E DEMISSÃO DO PRESIDENTE

  1. O mandato do Presidente da República é de 5 anos.

  2. O Presidente da República só pode ser destituído do cargo, por falta grave ou incapacidade, pelo colégio eleitoral previsto no artigo 34.º, mediante moção apresentada por pelo menos um terço dos membros do colégio e aprovada por pelo menos dois terços dos seus membros, quando estiverem presentes pelo menos três quartos dos seus membros, incluindo pelo menos três quartos dos Presidentes dos Conselhos de Governo Provinciais.

  3. Pelo menos 2 semanas de antecedência da moção prevista no sub-artigo (2) deve ser entregue ao Presidente.

  4. Se não houver quórum na primeira sessão previsto no n.º 2, o colégio eleitoral pode reunir-se e votar a moção prevista no n.º 2 uma semana depois, mesmo que haja apenas quórum de dois terços dos membros do colégio.

37. ORADOR PARA ATUAR COMO PRESIDENTE

  1. Sempre que haja vaga no cargo de Presidente da República ou o Presidente esteja no estrangeiro ou incapacitado, o Presidente do Parlamento exerce as funções de Presidente nos termos desta Constituição e de qualquer outra lei.

  2. Quando o Parlamento for dissolvido e houver vaga no cargo de Presidente da República ou o Presidente estiver no estrangeiro ou incapacitado, o Presidente do Parlamento no momento da dissolução desempenha as funções de Presidente da República nos termos desta Constituição e qualquer outra lei até que um novo Presidente seja eleito.

38. PODERES PRESIDENCIAIS DE PERDÃO, COMUTAÇÃO E REDUÇÃO DE SENTENÇAS

O Presidente da República pode indultar, comutar ou reduzir a pena imposta ao condenado por um delito. O Parlamento pode prever uma comissão para aconselhar o Presidente no exercício desta função.

CAPÍTULO 7. O EXECUTIVO

39. PODER EXECUTIVO

  1. O poder executivo do povo da República de Vanuatu é exercido pelo Primeiro-Ministro e pelo Conselho de Ministros e será exercido nos termos da Constituição ou de uma lei.

  2. O Primeiro-Ministro manterá o Presidente da República plenamente informado sobre a conduta geral do Governo da República.

  3. O Presidente da República pode submeter ao Supremo Tribunal qualquer regulamentação que considere incompatível com a Constituição.

40. CONSELHO DE MINISTROS

  1. Haverá um Conselho de Ministros que será composto pelo Primeiro-Ministro e outros Ministros.

  2. O número de Ministros, incluindo o Primeiro-Ministro, não deve exceder um terço do número de membros do Parlamento.

41. ELEIÇÃO DO PRIMEIRO MINISTRO

O Primeiro - Ministro será eleito pelo Parlamento de entre os seus membros por escrutínio secreto , de acordo com as regras do Anexo 2 .

42. NOMEAÇÃO E REMOÇÃO DE OUTROS MINISTROS

  1. O Primeiro-Ministro nomeia os outros Ministros de entre os membros do Parlamento e pode designar um deles como Vice-Primeiro-Ministro.

  2. O Primeiro-Ministro atribuirá aos Ministros as responsabilidades pela condução do governo.

  3. O Primeiro-Ministro pode destituir os Ministros do cargo.

43. RESPONSABILIDADE COLETIVA DOS MINISTROS E VOTOS SEM CONFIANÇA

  1. O Conselho de Ministros é colectivamente responsável perante o Parlamento.

  2. O Parlamento pode aprovar uma moção de desconfiança ao Primeiro-Ministro. Pelo menos 1 semana de aviso de tal moção deve ser dado ao Presidente e a moção deve ser assinada por um sexto dos membros do Parlamento. Se for apoiado pela maioria absoluta dos membros do Parlamento, o Primeiro-Ministro e outros Ministros cessam imediatamente as suas funções, mas continuam a exercer as suas funções até à eleição de um novo Primeiro-Ministro.

44. CESSAÇÃO DO GABINETE DE MINISTROS

O Conselho de Ministros cessará as suas funções com a renúncia ou falecimento do Primeiro-Ministro, mas continuará a exercer as suas funções até à eleição de um novo Primeiro-Ministro. Em caso de falecimento do Primeiro-Ministro, o Vice-Primeiro-Ministro, ou na falta de Vice-Primeiro-Ministro, um Ministro nomeado pelo Presidente da República, exerce as funções de Primeiro-Ministro até à eleição de um novo Primeiro-Ministro.

45. OUTRAS VEZES QUANDO UM MINISTRO DEIXA DE OCUPAR

Um Ministro, incluindo o Primeiro-Ministro, também deixará de exercer o cargo -

  1. quando, após eleições gerais, o Parlamento se reúne para eleger um novo Primeiro-Ministro;

  2. se ele deixar de ser membro do Parlamento por qualquer motivo que não seja a dissolução do Parlamento; ou

  3. se for eleito Presidente da República ou Presidente do Parlamento.

46. MINISTROS PARA PERMANECER MEMBROS DO PARLAMENTO

Os membros do Parlamento que são nomeados Ministros mantêm a sua qualidade de membros do Parlamento.

CAPÍTULO 8. JUSTIÇA

47. O JUDICIÁRIO

  1. A administração da justiça compete ao Judiciário, que está sujeito apenas à Constituição e à lei. A função do Judiciário é resolver os processos de acordo com a lei. Se não houver regra de direito aplicável a uma questão submetida, o tribunal determinará a questão de acordo com a justiça substancial e, sempre que possível, em conformidade com o costume.

  2. Com exceção do presidente da magistratura, o judiciário será nomeado pelo presidente da República, sob parecer da Comissão do Serviço Judicial.

  3. Todos os membros da magistratura exercerão funções até atingirem a idade da reforma. Só serão destituídos pelo Presidente da República em caso de:

    • condenação e sentença em uma acusação criminal; ou

    • a determinação da Comissão do Serviço Judicial de falta grave, incapacidade ou incompetência profissional.

  4. A promoção e transferência de membros da magistratura só pode ser feita pelo Presidente da República mediante parecer da Comissão da Função Judiciária.

  5. O Parlamento pode prever a nomeação, pelo Presidente da República, após consulta da Comissão da Função Judiciária, de juízes em exercício pelos períodos que constem dos seus instrumentos de nomeação.

  6. O n.º 3, no que diz respeito à destituição do cargo, aplicar-se-á aos juízes em exercício.

48. A COMISSÃO DE SERVIÇOS JUDICIAIS

  1. A Comissão da Função Judiciária será composta pelo Ministro responsável pela justiça, como Presidente, o Presidente do Tribunal, o Presidente da Comissão da Função Pública e um representante do Conselho de Chefes de Malvatumauri nomeado pelo Conselho.

  2. A Comissão da Função Judiciária não está sujeita à direcção ou controlo de qualquer outra pessoa ou órgão no exercício das suas funções.

49. O SUPREMO TRIBUNAL, O CHEFE DE JUSTIÇA E OUTROS JUÍZES

  1. O Supremo Tribunal tem jurisdição ilimitada para conhecer e decidir quaisquer processos civis ou criminais, e qualquer outra jurisdição e poderes que lhe sejam conferidos pela Constituição ou pela lei.

  2. O Supremo Tribunal será composto por um Chefe de Justiça e não mais de doze outros juízes.

  3. O Presidente da República é nomeado pelo Presidente da República, ouvido o Primeiro-Ministro e o Líder da Oposição.

  4. Uma pessoa não será qualificada para ser nomeada como Chefe de Justiça ou outro juiz da Suprema Corte, a menos que seja qualificada para exercer a advocacia em Vanuatu.

50. RECURSOS DO SUPREMO TRIBUNAL AO TRIBUNAL DE APELAÇÃO

O Parlamento providenciará recursos da jurisdição original do Supremo Tribunal e poderá prever recursos de tal jurisdição de apelação para um Tribunal de Recurso que será constituído por dois ou mais juízes do Supremo Tribunal reunidos.

51. CERTIFICAÇÃO DAS REGRAS ADUANEIRAS

  1. O Parlamento pode determinar a forma de apuração das regras de costumes relevantes, exceto as regras de costumes relacionadas à propriedade de terras aduaneiras, e pode, em particular, prever que pessoas conhecedoras de tal costume se sentem com os juízes do Supremo Tribunal ou do Tribunal de Recurso e participar no seu processo.

  2. O n.º 1 não se aplica a qualquer questão submetida a um Tribunal antes do início desta alteração.

52. TRIBUNAIS DE VILA E ILHA

O Parlamento providenciará o estabelecimento de tribunais de aldeia ou ilha com jurisdição sobre assuntos consuetudinários e outros e providenciará o papel dos chefes nesses tribunais.

53. PEDIDO AO SUPREMO TRIBUNAL SOBRE INFRAÇÃO À CONSTITUIÇÃO

  1. Qualquer pessoa que considere que foi violada uma disposição da Constituição em relação a si pode, sem prejuízo de qualquer outra via de recurso, requerer reparação ao Supremo Tribunal.

  2. O Supremo Tribunal tem competência para decidir sobre a questão e para expedir a ordem que considerar adequada para fazer cumprir as disposições da Constituição.

  3. Quando uma questão relativa à interpretação da Constituição for submetida a um tribunal subordinado, e o tribunal considerar que a questão diz respeito a uma questão fundamental de direito, o tribunal deve submetê-la à decisão do Supremo Tribunal.

54. DISPUTAS ELEITORES

A jurisdição para ouvir e determinar qualquer questão sobre se uma pessoa foi validamente eleita como membro do Parlamento, do Conselho de Chefes de Malvatumauri e do Conselho de Governo Provincial ou se ele deixou seu cargo ou se tornou desqualificado para ocupá-lo deve na Suprema Corte.

55. PROCURADOR PÚBLICO

A função de acusação compete ao Ministério Público, que é nomeado pelo Presidente da República, sob parecer da Comissão da Função Judiciária. Ele não estará sujeito à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou órgão no exercício de suas funções.

56. ADVOGADO PÚBLICO

O Parlamento prevê o cargo de Procurador Público, nomeado pelo Presidente da República sob parecer da Comissão da Função Judiciária, cuja função é prestar assistência jurídica a pessoas carenciadas.

CAPÍTULO 9. ADMINISTRAÇÃO

PARTE I. O Serviço Público

57. FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

  1. Os servidores públicos devem sua fidelidade à Constituição e ao povo de Vanuatu.

  2. Somente cidadãos de Vanuatu serão nomeados para cargos públicos. A Comissão da Função Pública determinará outras qualificações para a nomeação para a função pública.

  3. Nenhuma nomeação será feita para um cargo que não tenha sido criado de acordo com a lei.

  4. O Primeiro-Ministro ou o Presidente de um Conselho de Governo Provincial podem, excepcionalmente, prever o recrutamento de pessoal por tempo determinado para fazer face a necessidades imprevistas.

Em casos urgentes, a Comissão da Função Pública pode, após consulta aos Ministros responsáveis pelas finanças e administração pública, tomar tal decisão em substituição do Primeiro-Ministro.

  1. Enquanto existirem seus cargos, os servidores públicos não poderão ser destituídos de seus cargos, exceto de acordo com a Constituição.

  2. Os servidores públicos receberão aumentos salariais de acordo com a lei.

  3. O servidor público deve deixar o serviço público ao atingir a idade de aposentadoria ou ao ser demitido pela Comissão da Função Pública. Eles não serão rebaixados sem consulta à Comissão de Serviço Público.

  4. A segurança da estabilidade dos servidores prevista no n.º 5 não impede a reforma antecipada compulsória que a lei decida para assegurar a renovação dos titulares de cargos públicos.

58. EXCLUSÃO DE GARANTIA EM RELAÇÃO A ASSESSORES POLÍTICOS E TRANSFERÊNCIA DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

  1. A regra de segurança de posse prevista no artigo 57.º, n.º 5, não se aplica aos conselheiros políticos pessoais do Primeiro-Ministro e dos Ministros.

  2. Os funcionários públicos superiores nos Ministérios podem ser transferidos pelo Primeiro-Ministro para outros cargos de categoria equivalente.

59. MEMBRO DA COMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO

  1. A Comissão da Função Pública é composta por cinco membros nomeados por 3 anos pelo Presidente da República, ouvido o Primeiro-Ministro.

  2. O Presidente da República designará anualmente, de entre os membros da Comissão, um presidente que será responsável pela organização dos seus trabalhos.

  3. Será desqualificado para a nomeação de membro da Comissão quem for membro do Parlamento, do Conselho de Chefes de Malvatumauri ou de um Conselho de Governo Provincial ou se exercer cargo de responsabilidade dentro de um partido político.

  4. Uma pessoa deixará de ser membro da Comissão se surgirem circunstâncias que, se ela não fosse membro, a desqualificassem para nomeação como tal.

60. FUNÇÕES DA COMISSÃO DE SERVIÇO PÚBLICO

  1. A Comissão de Serviço Público será responsável pela nomeação e promoção dos servidores públicos, e pela seleção daqueles para fazer cursos de treinamento em Vanuatu ou no exterior. Para tal, pode organizar concursos.

  2. A Comissão também será responsável pela disciplina dos servidores públicos.

  3. A Comissão não terá autoridade sobre os membros do judiciário, das forças armadas, da polícia e dos serviços de ensino.

  4. A Comissão não estará sujeita à direção ou controle de qualquer outra pessoa ou órgão no exercício de suas funções.

PARTE II. O ombudsman

61. OUVIDORIA

  1. O Provedor de Justiça é nomeado, por 5 anos, pelo Presidente da República, ouvido o Primeiro-Ministro, o Presidente da Assembleia da República, os dirigentes dos partidos políticos representados no Parlamento, o Presidente do Conselho de Chefes de Malvatumauri, os Presidentes dos os Conselhos do Governo Provincial e os presidentes da Comissão da Função Pública e da Comissão da Função Judicial.

  2. Fica inabilitado para a nomeação de Provedor de Justiça quem for membro do Parlamento, do Conselho de Chefes de Malvatumauri ou do Conselho de Governo Provincial, se exercer qualquer outro cargo público, ou se exercer cargo de responsabilidade dentro de um partido político.

  3. Uma pessoa deixará de ser o Provedor se surgirem circunstâncias que, se não fosse o Provedor, o desqualificassem para a nomeação como tal.

62. CONSULTAS DO OUVIDORIA

  1. O Provedor de Justiça pode averiguar a conduta de qualquer pessoa ou organismo a que este artigo se aplique -

    • ao receber uma denúncia de um cidadão (ou, se por motivo de incapacidade, de seu representante ou de um familiar) que afirme ter sido vítima de uma injustiça em razão de determinada conduta;

    • a pedido de um Ministro, um membro do Parlamento, do Conselho de Chefes de Malvatumauri ou de um Conselho de Governo Provincial; ou

    • de sua própria iniciativa.

  2. O presente artigo aplica-se a todos os funcionários públicos, autoridades públicas e departamentos ministeriais, com exceção do Presidente da República, da Comissão da Função Judiciária, do Supremo Tribunal e de outros órgãos judiciais.

  3. O Provedor de Justiça pode solicitar a qualquer Ministro, funcionário público, administrador, autoridade competente ou a qualquer pessoa que o possa assistir, que lhe forneça as informações e os documentos necessários ao seu inquérito.

  4. O Provedor de Justiça concederá à pessoa ou organismo reclamado a oportunidade de responder às reclamações que lhe forem apresentadas.

  5. As consultas da Ouvidoria serão conduzidas em privado.

63. CONCLUSÕES DO OUVIDORIA E RELATÓRIOS

  1. Sempre que, após o devido inquérito, o Provedor de Justiça concluir que uma queixa é injustificada, deve informar o queixoso e o Primeiro-Ministro e o chefe do serviço ou autoridade pública em causa.

  2. Sempre que, após o devido inquérito, o Provedor de Justiça concluir que a conduta foi contrária à lei, por erro de direito ou de facto, retardada por motivos injustificados, ou injusta ou manifestamente despropositada e que, consequentemente, qualquer decisão tomada deve ser anulada ou alterada ou que qualquer prática seguida deva ser revisada, ele deve transmitir suas conclusões ao Primeiro-Ministro e ao chefe da autoridade pública ou departamento diretamente interessado.

  3. O relatório do Provedor de Justiça é público, salvo se este decidir manter o relatório, ou partes dele, confidenciais ao Primeiro-Ministro e ao responsável pelo serviço público relevante, por razões de segurança pública ou interesse público. Em qualquer caso, o queixoso será informado das conclusões do Provedor de Justiça.

  4. O Primeiro-Ministro ou o responsável pelo serviço público em causa deve decidir sobre as conclusões do Provedor de Justiça dentro de um prazo razoável, devendo a decisão, fundamentada, ser imediatamente comunicada ao queixoso. Qualquer prazo que limite o tempo em que os procedimentos legais podem ser iniciados não começará a correr até que o reclamante tenha recebido a decisão.

  5. O Provedor de Justiça apresentará anualmente ao Parlamento um relatório geral e poderá apresentar os relatórios adicionais que considerar necessários relativamente ao desempenho das suas funções e ao seguimento dado às suas conclusões. Pode chamar a atenção do Parlamento para quaisquer defeitos que lhe pareçam existir na administração.

64. DIREITO DO CIDADÃO A SERVIÇOS EM LÍNGUA PRÓPRIA

  1. Um cidadão de Vanuatu pode obter, na língua oficial que usa, os serviços que legitimamente espera da administração da República de Vanuatu.

  2. Sempre que o cidadão considere que houve violação do n.º 1, pode apresentar queixa ao Provedor de Justiça, que procederá ao inquérito nos termos dos artigos 62.º e 63.º.

  3. O Provedor de Justiça apresentará anualmente ao Parlamento um relatório especial sobre a observância do multilinguismo e as medidas susceptíveis de assegurar o seu respeito.

65. OUVIDORIA NÃO SUJEITA A DIREÇÃO OU CONTROLE

O Provedor de Justiça não está sujeito à direcção ou controlo de qualquer outra pessoa ou órgão no exercício das suas funções.

CAPÍTULO 10. CÓDIGO DE LIDERANÇA

66. CONDUTA DOS LÍDERES

  1. Qualquer pessoa definida como líder no artigo 67 tem o dever de conduzir-se de tal forma, tanto na sua vida pública como privada, de modo a não

    • colocar-se em situação em que tenha ou possa vir a ter conflito de interesses ou em que o justo exercício de suas funções públicas ou oficiais possa ser comprometido;

    • rebaixar seu cargo ou posição;

    • permitir que a sua integridade seja posta em causa; ou

    • pôr em perigo ou diminuir o respeito e a confiança na integridade do Governo da República de Vanuatu.

  2. Em particular, um líder não deve usar seu cargo para ganho pessoal ou entrar em qualquer transação ou se envolver em qualquer empreendimento ou atividade que possa dar origem a dúvidas na mente do público sobre se ele está realizando ou executou o dever imposto pelo subartigo (1)

67. DEFINIÇÃO DE LÍDER

Para efeitos do presente Capítulo, por líder entende-se o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e demais Ministros, Deputados, e os funcionários públicos, funcionários dos órgãos do Governo e outros funcionários que a lei prescrever .

68. O PARLAMENTO PARA EFECTUAR ESTE CAPÍTULO

O Parlamento deve, por lei, aplicar os princípios deste Capítulo.

CAPÍTULO 11. PODERES DE EMERGÊNCIA

69. REGULAMENTO DE EMERGÊNCIA

O Conselho de Ministros pode regulamentar a situação de emergência pública sempre que:

  1. a República de Vanuatu está em guerra; ou

  2. o Presidente da República, por recomendação do Conselho de Ministros, declarar o estado de emergência por calamidade natural ou para prevenir ameaça ou restabelecer a ordem pública.

70. PERÍODO E REMOÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

  1. Quando o Parlamento estiver em sessão, o estado de emergência declarado ao abrigo do artigo 69.º deixará de produzir efeitos ao fim de 1 semana, a menos que seja aprovado por uma resolução do Parlamento apoiada por dois terços dos seus membros.

  2. Quando o Parlamento não estiver em sessão, o estado de emergência deixará de ter efeito no final de 2 semanas.

  3. Quando uma resolução tiver sido aprovada de acordo com o subartigo (1), o estado de emergência aprovado por ela permanecerá em vigor pelo período autorizado pela resolução, exceto que nenhuma resolução pode autorizar um estado de emergência por mais de 3 meses de uma só vez. .

  4. O Parlamento pode reunir-se sempre que decida durante o estado de emergência.

  5. O Parlamento não pode ser dissolvido nos termos do artigo 28.º, n.º 2, ou do artigo 28.º, n.º 3, durante um estado de emergência. Se a vida de um Parlamento terminar em conformidade com o artigo 28.º, n.º 1, durante um estado de emergência, os antigos membros desse Parlamento podem reunir-se apenas para apreciar o estado de emergência até à primeira reunião do novo Parlamento.

  6. O Parlamento pode, a qualquer momento, pôr termo ao estado de emergência mediante resolução apoiada pela maioria absoluta dos seus membros.

71. EFEITO DO REGULAMENTO DE EMERGÊNCIA

  1. Sem prejuízo do disposto no n.º 2, os regulamentos elaborados pelo Conselho de Ministros de acordo com o artigo 69.º terão efeito não obstante as disposições do Capítulo 2, Parte I, excepto que nenhum regulamento deverá:

    • derrogar o direito à vida e a liberdade de tratamento desumano e trabalho forçado; e

    • prever a detenção de uma pessoa sem julgamento por mais de 1 mês, a menos que essa pessoa seja um estrangeiro inimigo.

  2. Os regulamentos elaborados pelo Conselho de Ministros em conformidade com o artigo 69.º devem ser razoavelmente necessários nas circunstâncias da emergência a que se referem e justificáveis numa sociedade democrática.

72. QUEIXAS AO SUPREMO TRIBUNAL RELATIVAS A REGULAMENTOS DE EMERGÊNCIA

Qualquer cidadão lesado em razão de regulamentos elaborados pelo Conselho de Ministros nos termos do artigo 69.º pode apresentar queixa ao Supremo Tribunal, que é competente para determinar a validade de todos ou alguns desses regulamentos.

CAPÍTULO 12. TERRENO

73. O TERRENO PERTENCE AOS PROPRIETÁRIOS ADUANEIROS

Todas as terras da República de Vanuatu pertencem aos proprietários aduaneiros indígenas e seus descendentes.

74. BASE DE PROPRIEDADE E USO

As regras do costume serão a base da propriedade e uso da terra na República de Vanuatu.

75. PROPRIEDADE PERPÉTUA

Somente os cidadãos indígenas da República de Vanuatu que adquiriram suas terras de acordo com um sistema reconhecido de posse da terra terão propriedade perpétua de suas terras.

76. LEI NACIONAL DE TERRAS

O Parlamento, após consulta ao Conselho de Chefes de Malvatumauri, deverá prever a implementação dos artigos 73, 74 e 75 em uma lei nacional de terras e pode fazer disposições diferentes para diferentes categorias de terras, uma das quais será terra urbana.

77. COMPENSAÇÃO

O Parlamento estabelecerá os critérios para a avaliação da compensação e a forma de pagamento que considerar apropriado para pessoas cujos interesses sejam prejudicados pela legislação prevista neste Capítulo.

78. INSTITUIÇÕES CUSTOMÁRIAS PARA RESOLVER PROPRIEDADE DE TERRENOS E LITÍGIOS

  1. O Parlamento, por promulgação, formalizará o reconhecimento de instituições ou procedimentos consuetudinários apropriados para resolver a propriedade da terra ou quaisquer disputas sobre terras alfandegárias.

  2. O Parlamento pode reconhecer uma instituição como instituição consuetudinária por decreto para os fins do subartigo (1).

  3. Apesar do disposto no Capítulo 8 da Constituição, as decisões substantivas finais proferidas pelas instituições ou procedimentos consuetudinários nos termos do artigo 74. Tribunal de Justiça.

  4. O subartigo (3) não se aplica a qualquer questão submetida a um Tribunal antes do início desta emenda.

  5. Quando, de acordo com as disposições deste Capítulo, houver uma disputa sobre a propriedade aduaneira da terra, o governo poderá detê-la e gerenciá-la no interesse das partes em disputa até que a disputa seja resolvida.

79. TRANSAÇÕES TERRESTRES

  1. Não obstante os artigos 73, 74 e 75, as transações de terras entre um cidadão indígena e um cidadão não indígena ou um não cidadão só serão permitidas com o consentimento do Governo.

  2. O consentimento exigido pelo subartigo (1) deve ser dado, a menos que a transação seja prejudicial aos interesses de-

    • o proprietário ou proprietários aduaneiros da terra;

    • o cidadão indígena onde não é o titular da alfândega;

    • a comunidade em cuja localidade se situa o terreno; ou

    • a República de Vanuatu.

80. O GOVERNO PODE TER TERRENOS

Sem prejuízo dos artigos 73.º e 74.º, o Governo pode possuir terrenos por si adquiridos no interesse público.

81. REDISTRIBUIÇÃO DE TERRENOS

  1. Não obstante os artigos 73 e 74, o Governo pode comprar terras de proprietários aduaneiros com o objetivo de transferir a propriedade para cidadãos indígenas ou comunidades indígenas de ilhas superpovoadas.

  2. Na redistribuição de terras de acordo com o n.º 1, o Governo dará prioridade aos laços étnicos, linguísticos, consuetudinários e geográficos.

CAPÍTULO 13. DESCENTRALIZAÇÃO

82. LEGISLAÇÃO PARA DESCENTRALIZAÇÃO

A República de Vanuatu, consciente da importância da descentralização para permitir que o povo participe plenamente do governo de sua Região de Governo Provincial, promulgará a legislação necessária para realizar esse ideal.

83. CONSELHOS GOVERNAMENTAIS PROVINCIAIS

A legislação deverá prever a divisão da República de Vanuatu em Regiões do Governo Provincial e para cada região a ser administrada por um Conselho do Governo Provincial no qual serão representantes dos chefes aduaneiros.

CAPÍTULO 14. ALTERAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO

84. LEIS PARA ALTERAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO

Um projeto de lei de emenda à Constituição pode ser apresentado pelo Primeiro-Ministro ou por qualquer outro membro do Parlamento.

85. PROCEDIMENTO PARA APROVAÇÃO DE ALTERAÇÕES CONSTITUCIONAIS

Um projeto de emenda à Constituição não entrará em vigor a menos que seja apoiado pelos votos de pelo menos dois terços de todos os membros do Parlamento em uma sessão especial do Parlamento em que três quartos dos membros estejam presentes. Se não houver quórum na primeira sessão, o Parlamento pode reunir-se e tomar uma decisão pela mesma maioria uma semana depois, mesmo que apenas dois terços dos membros estejam presentes.

86. ALTERAÇÕES QUE REQUEREM APOIO A REFERENDOS

Um projeto de lei de emenda a uma disposição da Constituição relativa ao status do Bislama, inglês e francês, o sistema eleitoral ou o sistema parlamentar, aprovado pelo Parlamento nos termos do artigo 85, não entrará em vigor a menos que tenha sido apoiado em um referendo.

CAPÍTULO 15. DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

87. PRIMEIRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Sem prejuízo do Capítulo 6, o primeiro Presidente da República deve-

  1. ser a pessoa eleita antes do Dia da Independência por um colégio eleitoral constituído para o efeito pela Assembleia Representativa reunida com os Presidentes dos Conselhos Regionais se então constituídos;

  2. assumir o cargo no Dia da Independência e ocupar o cargo de acordo com as disposições da Constituição.

88. PRIMEIRO PRIMEIRO MINISTRO E OUTROS MINISTROS

As pessoas que imediatamente antes do Dia da Independência ocuparem cargos de Ministro-Chefe ou de qualquer outro Ministro deverão, a partir desse dia, ocupar cargos de Primeiro-Ministro ou outro Ministro, conforme o caso, como se tivessem sido eleitos ou nomeados nos termos do Capítulo 7 .

89. PRIMEIRO PARLAMENTO

  1. As pessoas que imediatamente antes do Dia da Independência forem membros da Assembleia Representativa tornar-se-ão nesse dia membros do Parlamento e ocuparão os seus lugares no Parlamento de acordo com a Constituição.

  2. A pessoa que, imediatamente antes do Dia da Independência, exercer o cargo de Presidente da Assembleia Representativa deverá, a partir desse dia, exercer o cargo de Presidente do Parlamento até que seja eleita uma pessoa para exercer esse cargo.

  3. As ordens permanentes da Assembleia Representativa em vigor imediatamente antes do Dia da Independência produzirão efeitos a partir desse dia como ordens permanentes do Parlamento até serem modificadas ou substituídas nos termos do artigo 21.º, n.º 5, mas devem ser interpretadas com as adaptações necessárias para colocá-los em conformidade com a Constituição.

  4. O Parlamento, a menos que seja dissolvido antes, será dissolvido em 14 de novembro de 1983.

90. ESCRITÓRIOS EXISTENTES

  1. Sem prejuízo das outras disposições da Constituição, uma pessoa que imediatamente antes do Dia da Independência ocupe ou exerça um cargo ao serviço do Governo da República de Vanuatu deverá, a partir desse dia, ocupar ou atuar nesse cargo ou no correspondente instituído pela Constituição ou ao abrigo da Constituição nos mesmos termos e condições em que exerce ou exerce o cargo imediatamente anterior a esse dia.

  2. O n.º 1 não prejudica o poder do Parlamento de prever a aposentação compulsória de funcionários não cidadãos para promover a localização de cargos.

  3. Não obstante o Artigo 57(2), até que um cidadão de Vanuatu seja qualificado para um cargo público, um não-cidadão pode ser nomeado para esse cargo, mas, exceto no caso de um juiz da Suprema Corte, será nomeado para um mandato limitado. período.

91. JUÍZES DO SUPREMO TRIBUNAL

Sem prejuízo do Capítulo 8, qualquer pessoa que , imediatamente antes do Dia da Independência, exerça funções de juiz do Supremo Tribunal pré-Independência ou de um Tribunal Distrital, deverá a partir desse dia atuar no cargo de juiz do Supremo Tribunal até que seja feita uma nomeação substantiva. a esse cargo nos termos do Capítulo 8. O Presidente da República pode nomear um deles para exercer o cargo de Presidente do Tribunal até que seja feita uma nomeação substantiva para esse cargo .

92. DIREITOS, OBRIGAÇÕES E OBRIGAÇÕES

  1. Todos os direitos, responsabilidades e obrigações do Governo das Novas Hébridas, decorrentes de contrato ou de outra forma, serão, a partir do Dia da Independência, direitos, responsabilidades e obrigações da República de Vanuatu.

  2. Nada no sub-artigo (1) impedirá o Governo da República de Vanuatu de renegociar direitos, responsabilidades ou obrigações assumidas nos termos desse sub-artigo.

93. SISTEMA ELEITORAL

Após as eleições gerais que se seguem à troca de notas que prevê a entrada em vigor do presente artigo, a Assembleia Representativa constitui uma comissão com representação igualitária de todos os grupos políticos para fazer recomendações sobre um sistema eleitoral com base no artigo 17.º, n.º 1.

As recomendações do Comitê serão incluídas em uma lei promulgada pelo Parlamento por maioria de dois terços de seus membros em uma sessão extraordinária do Parlamento quando pelo menos três quartos dos membros estiverem presentes. Se não houver tal quórum na primeira sessão, o Parlamento pode reunir-se e tomar uma decisão pela mesma maioria uma semana depois, mesmo que apenas dois terços dos membros estejam presentes.

94. PROCESSOS LEGAIS

Todos os processos legais, civis ou criminais, pendentes imediatamente antes do Dia da Independência perante qualquer tribunal em Vanuatu serão resolvidos a partir desse dia , de acordo com as instruções gerais ou específicas dadas pelo Supremo Tribunal, sujeitas a qualquer lei que possa ser promulgada para aquele propósito.

95. LEI EXISTENTE

  1. Salvo disposição em contrário do Parlamento, todos os Regulamentos Conjuntos e legislação subsidiária em vigor imediatamente antes do Dia da Independência continuarão em vigor a partir desse dia como se tivessem sido feitos em conformidade com a Constituição e serão interpretados com as adaptações que forem pode ser necessário para torná-los em conformidade com a Constituição.

  2. Salvo disposição em contrário do Parlamento, as leis britânicas e francesas em vigor ou aplicadas em Vanuatu imediatamente antes do Dia da Independência continuarão a ser aplicadas, na medida em que não sejam expressamente revogadas ou incompatíveis com o status independente de Vanuatu e sempre que possível, tendo em devida conta o costume.

  3. A lei consuetudinária continuará a ter efeito como parte da lei da República de Vanuatu.

CALENDÁRIO 1 . ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (ARTIGO 34)

  1. A eleição do Presidente da República realiza-se no prazo de 3 semanas a contar do termo do mandato do anterior Presidente.

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: icaroaronpaulinosoaresdireito@gmail.com WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

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Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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