Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Cuidado para não cair no golpe do empréstimo com depósito antecipado

Agenda 02/06/2022 às 17:06

Tem crescido no Brasil um golpe do falso empréstimo, e com isso muita gente está sendo vítima. Cuidado!

Se você está em busca de um empréstimo e encontrou um site que parece interessante, com liberação do dinheiro totalmente online, sem restrições, preste atenção às dicas deste artigo.

Legislação

A legislação nacional determina que somente instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central podem fornecer empréstimos.

Esta é a primeira dica, sempre verifique se a dita empresa que está lhe oferecendo empréstimo com taxas atraentes é realmente cadastrada no Banco Central.

Muitos golpistas criam um site bonitinho, fazem atendimento por whatsapp e tudo parece bom demais, principalmente a forma de pagamento do empréstimo e os juros baixos.

Pesquise sempre sobre a instituição financeira que está oferecendo o empréstimo, veja o CNPJ e consulte a data de sua criação.

Verifique também se no site existe o endereço físico do escritório da empresa, e caso positivo, busque no google o endereço ou faça uma visita se possível.

Por fim, verifique no site do Banco Central as informações sobre esta empresa.

Lembre-se: somente empresas autorizadas pelo Banco Central podem fornecer empréstimos.

Depósitos e pagamentos de taxas antecipados

Preste muito atenção nesta próxima dica! Acontece em todos os golpes.

Se a empresa solicitar um pagamento antecipado de uma determinada taxa para que a liberação do empréstimo ocorra, fuja! Bloqueie o contato e se possível até denuncie.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Nunca efetue qualquer pagamento de taxa ou faça depósito para liberar um empréstimo.

Existem diversas justificativas que estas ditas 'empresas' dão: taxa de contrato, taxa de cartório, taxas bancárias, pagamento de seguro, e até mesmo dizendo que é o pagamento da primeira parcela do empréstimo.

Existem casos que a empresa fala que vai devolver o dinheiro, que é somente uma confirmação de que o cliente realmente existe.

Novamente: fuja! É golpe.

A nossa legislação não permite cobrança antecipada de nada, seja taxa, seja mensalidade, ou qualquer outra para que o empréstimo seja liberado.

Nossa lei determina que todas as taxas, independente de qual tipo seja, devem já estar embutidas no empréstimo. Ou seja, não existe e nem é permitida a cobrança antecipada de valores.

Estes golpes sempre pedem uma taxa, e depois de paga eles vão inventar outra taxa, e assim por diante. Até você perceber que já era.

Já ouvimos casos de pessoas que queriam R$ 8.000,00 em empréstimos e já tinham pago R$ 1.350,00 de taxas, e ainda cogitavam pagar mais. Afinal, já tinham pago tanto!

Cuidado! Eles vão tentar conseguir o máximo que puderem até você se dar conta que caiu em um golpe.

A falta de exigências burocráticas

Se ainda com as dicas acima você está tentado(a) a pegar um empréstimo de uma empresa que nunca ouviu falar, preste atenção nestas últimas dicas.

Se a empresa não faz nenhuma exigência burocrática, como, por exemplo, comprovante de endereço, dados pessoais, dentre outras, ligue o alerta.

As instituições financeiras legítimas precisam que os valores emprestados sejam devolvidos, ou seja, eles precisam também de uma segurança quanto à pessoa que está pegando o dinheiro deles.

Se a empresa que está lhe oferecendo dinheiro não confirmou nada, então mais um alerta deve ser ligado.

Mas atenção: sempre tome cuidado com os dados que vai fornecer, principalmente por whatsapp e para empresas que nunca ouviu falar. Golpistas podem utilizar seus dados, como o seu CPF, número do cartão de crédito, dentre outros, para outros golpes.

Conclusão

Siga as principais dicas para não cair no golpe do empréstimo:

1. verifique se a empresa é legítima, principalmente pela plataforma do Banco Central;

2. nunca pague nenhuma taxa ou faça depósitos antecipados;

3. cuidado com as suas informações pessoais, assim como desconfie de empresas que não as pedem.

Quando precisar de um empréstimo procure sempre bancos ou instituições financeiras regularizadas e autorizadas pelo Banco Central, e nunca aja por impulso.


Referências: Código Civil
Código Tributário Nacional
Lei da Usura

Sobre o autor
Gustavo Falcão

Criador da plataforma 99Contratos, uma plataforma feita para a criação personalizada de contratos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!