Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Dicas de como não cair em um golpe na aquisição de franquia

Agenda 08/06/2022 às 18:26

Se você está pensando em adquirir uma franquia, é muito importante saber dicas de como não cair em um golpe na aquisição de franquia!

Se você está pensando em adquirir ou investir em uma franquia, é muito importante que realize uma vasta e extensa pesquisa, certo? Nesse artigo te ajudaremos com dicas de como não cair em um golpe na aquisição de franquia!

Diariamente recebemos dezenas de reclamações de pessoas frustradas e altamente endividadas, pois investiram todo o seu dinheiro adquirido e guardado durante a vida, em empresas franqueadoras sem qualquer estrutura, planejamento, know-how, e não raro: com sócios e proprietários envolvidos em esquemas fraudulentos, ocultação de bens, desvio da finalidade da empresa, etc.

Assim, para tentar evitar que você caia neste tipo de situação, listamos aqui algumas dicas de como não cair em um golpe na aquisição de franquia.


Fuja de abordagens agressivas

Hoje em dia, muitas pequenas e micro franquias têm trabalhado com o marketing multinível e o marketing de escassez.

Para lhe explicar de forma bem simplificada: os Representantes (vendedores ou consultores) da Franqueadora, irão te abordar de forma muitas vezes incisiva, insistindo para que você feche o negócio o quanto antes, geralmente com frases prontas de impacto.

Exemplos:

 Ou seja, cria-se um senso de urgência e de limitação da oportunidade. Além de tentar induzir o possível franqueado a pensar de que aquela oferta é exclusiva para ele, fazendo-o se sentir especial.

E toda esta pressão aumenta, pois com o Marketing Multinível, o Representante da Franquia irá receber comissão caso lhe convença a assinar o contrato com a franquia.  

E para isso, lhe será prometido o melhor negócio, com retorno e lucro fáceis e rápidos. Mas em realidade, isso muito dificilmente irá existir, pois nesses casos, não há qualquer compromisso com a verdade. E é sobre este tema que falaremos a seguir:


Fuja de promessas de dinheiro fácil e rápido

Franquias podem ser um excelente negócio, e se bem estruturadas, podem facilitar a vida daqueles que desejam empreender.

No entanto, mesmo na área de franquias, não existe uma empresa ou negócio que seja fácil de ser gerido, com lucros altos e imediatos.

Todo negócio demanda dedicação, investimento inicial, capital de giro, fluxo de caixa, investimentos contínuos, fiscalização diária da equipe, do estoque, dos insumos, validade dos produtos, da limpeza, organização, atendimento ao público, do marketing local, custos de logística, impostos, dentre outros inúmeros fatores.

E não existe uma fórmula exata para todos os aspectos do negócio, pois cada Unidade Franqueada inevitavelmente terá suas particularidades de acordo com o território, público alvo, tamanho e modelo do ponto comercial, etc.

Assim, de forma alguma é possível prometer um retorno financeiro. Principalmente, de forma rápida e sem esforço e dedicação diária, e conhecimentos (ainda que básicos) de gestão.

O ideal é que lhe seja apresentado plano de negócios, e DREs (demonstração do resultado do exercício), e demais documentos pertinentes, elaborados com base em dados reais de outras Unidades, com localidades e especificações semelhantes à que você pretende abrir.

Além disso, verifique se os dados apresentados são condizentes com a realidade, se consideram o custo do produto, de manutenção da unidade, contas fixas, funcionários, alugueis, impostos, etc

E duvide de contas simples e amadoras, que lhe garantem um faturamento muito atrativo.

Por exemplo: GANHE UM MILHÃO AO ANO. FATURE 100 MIL AO MÊS

Duvide de tudo aquilo que parece muito fácil e rápido!

Afinal, boas franquias geralmente possuem processos de captação de franqueados, bastante demorados e burocráticos.

Justamente porque não precisam enganar ou ocultar informações daqueles que estão entrando no negócio!

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Cheque informações com outros franqueados

Além de solicitar todos os documentos indicados acima (Plano de negócios, DRE, balanços financeiros), é muito importante que você converse com outros franqueados da Rede em que deseja ingressar!

Franqueados já experientes, e com tempo considerável junto à Franqueadora, poderão lhe fornecer as melhores dicas de como não cair em um golpe na aquisição de franquia.

E não se limite a conversar apenas com um Franqueado! Quanto mais, melhor!

Afinal como dissemos acima cada Unidade possui suas próprias especificações. Assim, cada Franqueado poderá lhe fornecer dicas e informações diferentes, mas muito relevantes para sua tomada de decisão.


Atente-se à COF

Inclusive sobre o tópico a acima, todos os dados de Franqueados e Ex-franqueados deverão constar na COF, acrescidos com telefone e endereço, justamente para que o candidato a franqueado possa tomar a sua decisão com base na experiência de outros franqueados.

Assim, antes de investir em qualquer franquia ou assinar qualquer contrato, verifique a Lei de Franquias, e todos os requisitos da COF.

Verifique ainda se Franquia pretende respeitar o prazo legal de 10 dias para que você analise com calma a Circular de Oferta, para somente após, solicitar qualquer pagamento.

Se a Franqueadora não respeitar logo de início, as regras básicas sobre a COF, então muito provavelmente você poderá estar caindo em um golpe, pois o desejo dos Representantes da Franquia, é de que você assine o contrato antes de descobrir qualquer informação que possa ser desfavorável à Franqueadora.


Pesquise processos judiciais

Por fim, uma dica extremamente importante e valiosa:

Pesquise processos judiciais envolvendo a franqueadora e sócios da Franquia.

Lembrando que o ideal é que esta busca seja realizada junto ao Tribunal relativo ao Estado em que localizada a sede da Franquia, ou junto ao Foro de Eleição, que é o local escolhido pela própria Franqueadora, para julgamento dos processos relacionados à Franquia.

Esta informação sobre o Foro de Eleição, deverá constar na COF e no Contrato de Franquia.

A pesquisa de processos, poderá lhe indicar se já há outros franqueados insatisfeitos, bem como, se a Franquia possui outros processos que possam inviabilizar o negócio.  

E se a sua pesquisa retornar com processos envolvendo a Franqueadora, fique atento, pois há grandes chances de este ser um péssimo negócio.


AGORA, O MAIS IMPORTANTE: ATENTE-SE!

Atente-se a todos os sinais, documentos e fatos. Pesquise muito para que possa adotar uma decisão embasada e fundamentada.

A área de Franchising tem crescido cada vez mais, e há milhares de novos negócios surgindo todos os dias bons e ruins.

Com certeza há uma excelente opção que se adeque ao seu perfil e ao valor que possui para investir.

Seguindo as dicas de como não cair em um golpe na aquisição de franquia, você certamente estará bem resguardado.

Sobre o autor
Pedro Miguel

Um escritório para a nova economia. Aqui, simplificamos o direito e a forma de comunicação com os clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!