Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Possibilidade de proibição de Airbnb em condomínios

Agenda 17/08/2022 às 16:08

Trata-se uma modalidade de locação via aplicativo que vêm se tornando muito comum nos dias atuais devido a agilidade e por ser mais prático, porém, essa modalidade vem sendo alvo de debates nas assembleias condominiais, se o condomínio pode proibir ou não.

Não há na lei dispositivo que proíba ou não a locação via Airbnb em condomínios, porém recentemente, em julgamento do Recurso Especial 1.819.075, os ministros do STJ entenderam que não se trata de uma modalidade de locação e sim de hospedagem, portanto alterando a finalidade residencial do condomínio. Para alterar a destinação do condomínio, deve-se observar a aprovação de 2/3 do voto dos condôminos, conforme o exposto no art. 1531 Código Civil

Art. 1.351. Depende da aprovação de 2/3 (dois terços) dos votos dos condôminos a alteração da convenção, bem como a mudança da destinação do edifício ou da unidade imobiliária. (Redação dada pela Lei nº 14.405, de 2022)

Ainda no julgamento, em respeito ao direito de vizinhança, o condomínio pode-se valer do mesmo para impedir que um condômino utilize-se dessa modalidade, por trazer riscos aos vizinhos devido a alta rotatividade de pessoas. Porém, essa discussão se limitava ao caso concreto, não servindo de paradigma para todo o país.

Caso haja interesse em realizar a locação do imóvel no condomínio via Airbnb, é importante observar a convenção do condomínio e o regimento interno no intuito de saber qual é a destinação do mesmo, se é exclusivamente residencial, se veda locações por prazo inferior a 90 dias.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por se tratar de um tema muito recente, ainda não há um entendimento fixo a respeito do assunto, portanto deve se observar as particularidades do caso concreto.

Fonte

https://www.migalhas.com.br/depeso/360420/o-condominio-pode-proibir-o-uso-do-airbnb

https://www.conjur.com.br/2021-nov-26/decisao-stj-airbnb-condominios-divide-juristas

Recurso Especial 1.819.075

Sobre o autor
Bruno Fernandes da Silva

Sou Advogado, atuo nas áreas de direito imobiliário e direito dos esportes eletrônicos. estou disponível para dar todo suporte jurídico necessário, uma vez que cada caso é único, devendo ser analisado de forma personalíssima, da forma mais minuciosa possível respeitando sempre os seus interesses. Ética, zelo, honestidade e responsabilidade são os valores da atuação durante todo o processo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!