Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A garantia de três meses para o motor e caixa na compra de um carro usado

Agenda 19/08/2022 às 15:25

A questão da garantia somente sobre motor e caixa sempre levanta dúvidas tanto nos compradores quando nas revendedoras no momento da negociação de um veículo usado.

É essencial ao negociar o veículo que você saiba os direitos e deveres de ambas as partes, tanto do consumidor quando do vendedor, evitando assim divergências e problemas.

Mas o problema ocorre quando um revendedor, loja ou concessionária não está em acordo com o que a nossa legislação determina.


O que cita a legislação?

Para iniciar a compreensão sobre os direitos na aquisição de um veículo usado, devemos analisar o sempre os dois tipos existente de garantia: a legal, obrigatória, e a contratual, que é opcional.

A garantia legal está prevista em nossa legislação no Código de Defesa do Consumidor (CDC), e, portanto, não é opcional, mas sim obrigatória e irrevogável.

Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

A legislação, conforme acima citada, deixa claro que a garantia envolvendo um bem durável é de 90 dias.

Mas essa legislação é referente ao CDC, que é válido quando ocorre uma negociação em que o vendedor é uma pessoa jurídica ou uma pessoa física que tem como trabalho a compra e venda de veículos, ou seja, profissionais do ramo.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Não é válida para a negociação entre particulares, a qual não existe a necessidade de fornecimento de garantia.

E também é citado na legislação que a garantia é sobre o produto durável, como um todo, e não somente limitando-se ao motor e à caixa de câmbio. Se você comprar um carro usado, utilizar ele por dois meses e um problema no freio for apresentado, ou qualquer outro problema, a loja será obrigada legalmente a lhe fornecer a garantia.


Garantia contratual

Já a garantia contratual se difere da legal por não ser obrigatória, ou seja, a contratual pode ou não ser oferecida ao consumidor.

A garantia contratual deve ser complementar à legal, ou seja, ela não invalida ou diminui a garantia legal. Como, por exemplo, se além da garantia legal de 90 dias a loja também oferecer um prazo maior, como de 6 meses.

E existe um detalhe importante na garantia contratual: ela somente passa a ser válida depois do término do prazo da garantia legal.

Ou seja, se o vendedor oferece 90 dias de garantia contratual, o que é comum nas negociações de veículos usados, ela somente passa a ser considerada depois do fim dos 90 dias da garantia legal, ou seja, o consumidor passará a ter 180 dias de garantia.


Conclusão

Se a revendedora ou o profissional ainda assim insistir que a garantia é de 3 meses e somente para o motor e caixa, poderá você abrir um processo e solicitar a restituição pelo valor pago pelo conserto ou obrigar o vendedor a consertar, além de reparação por perdas e danos.

E se você for negociar um veículo, sempre utilize um contrato de compra e venda de veículo.


Referências

Sobre o autor
Gustavo Falcão

Criador da plataforma 99Contratos, uma plataforma feita para a criação personalizada de contratos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!