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Escritórios de advocacia rompem paradigmas para modernizar a gestão do negócio

Agenda 12/09/2014 às 17:22

Vencer o tabu da centralização do controle da gestão empresarial é o principal desafio enfrentado por advogados, donos de escritórios

Finanças, administração, contabilidade, pessoas, comunicação, tecnologia da informação, marketing: diversas são as áreas que interferem nos resultados de um negócio e requerem gerenciamento dos gestores. Modernizar o negócio se tornou, mais do que nunca, uma realidade compreendida pelas grandes empresas e organizações. Nos escritórios de advocacia, porém, essa necessidade de mercado ainda é realidade recente. O advogado - dono do negócio – geralmente é o único responsável pela própria gestão empresarial dos diferentes setores e, somente agora, começa a buscar - fora da empresa - consultores e especialistas para lhe auxiliarem na gestão e a modernizar o escritório. 

Diante dessa nova realidade, uma forte tendência que começa a ser verificada em escritórios de advocacia é a implantação das Controladorias Jurídicas, com a contratação de profissionais, não necessariamente advogados, para serem responsáveis pelo controle de processos e do fluxo administrativo-jurídico. De acordo com a Resultato Projetos Empresariais (empresa gaúcha de consultoria para gestão de escritórios de advocacia), a novidade exige, porém, quebra de paradigmas e que o sócio advogado, em primeiro lugar, consiga admitir a necessidade de delegar a gestão administrativa, financeira e de processos do seu negócio. 

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Advogado Jeferson Braga e equipe da Controladoria JurídicaSomente após oito meses do início da implantação da Controladoria Jurídica no seu escritório de advocacia, o advogado previdenciário Jeferson Braga começou a acreditar em ter acertado na decisão de contratar uma empresa de consultoria para lhe auxiliar a modernizar a gestão do negócio, que neste ano completa dez anos. Desde dezembro de 2013, conta com a consultoria da Resultato para a padronização de atividades e controles. Até então, a empresa era de gestão familiar, contando com a sua administração e o apoio da esposa Karine Bonatto, bacharel em Direito. 

Ao verificar as oportunidades de melhoria que a Controladoria Jurídica poderia lhe proporcionar, Braga vislumbrou um cenário de conforto e agilidade ao cliente, criando assim uma nova estrutura de atendimento. Onde antes todos eram atendidos pelo próprio advogado, agora foram criados novos setores para triagem e pré-atendimento, e também o call-center, que em menos de seis meses já atingiu a marca de cem atendimentos/dia. 

Com os primeiros resultados, Jeferson Braga reforça seu discurso de que o advogado tem de buscar apoio em outras áreas e em profissionais qualificados para trabalhos complementares, mas fundamentais ao negócio. “O primeiro embate não é com o funcionário. É o teu próprio. Não podemos nunca pensar saber tudo. Implantar a Controladoria é um processo que exige calma, paciência e perseverança. No início parece que não vai dar. Só acreditamos realmente que fizemos a melhor escolha há pouco, depois de meses do início da implantação”, relata.

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Segundo o advogado, a formação em Direito oferece a estrutura técnica do processo, mas falta o conhecimento da área da administração. “Qual é o procedimento para chegar ao processo jurídico? Perguntávamo-nos, e fazíamos tentativas de como fazer. Tínhamos uma ideia equivocada de que o advogado tinha de fazer todo o procedimento”, revela Braga.

Buscar ajuda também requer decisão

Diante da descoberta de que ser advogado dono de escritório não significa ser o gestor do negócio, Jeferson Braga constatou de que precisava de uma consultoria. E seu exemplo é o desafio que muitos escritórios enfrentam para a implantação da Controladoria Jurídica, uma vez que os advogados se veem frente à necessidade de contratar consultorias administrativo-jurídicas para poder iniciar esse processo de transformação. 

Por isso, se antecipando a essa necessidade do mercado, a Resultato Projetos Empresariais desenvolveu uma metodologia inovadora no País - a partir do mapeamento e redesenho de fluxos e processos - para diferenciar a qualidade de gestão dos serviços administrativo-jurídicos dos escritórios. Assim, auxilia os donos de negócio a aprenderem a ser gestores e, exatamente por isso, aprenderem a descentralizar responsabilidades e a contratar profissionais especializados para cuidar do seu negócio. Os resultados são redução de retrabalhos, de erros, de falhas, de atrasos e de perda de prazos, ale de diminuição de custos, otimização de tempo, aumento da rentabilidade e um melhor atendimento aos clientes que buscam um advogado.

Sobre a autora
Marisa Golin da Cunha

Executiva de Gestão para implantação de melhoria de gestão em escritórios de advocacia em resultados operacionais e financeiros.Especializações:Planejamento organizacional visando a melhoria de performance. Desenho e Redesenho de Processos Operacionais de Trabalho. Adoção de indicadores de gestão através da criação da agenda de gestão (plano de negócios)Realização e promoção de cursos, treinamentos e capacitação para adoção de técnicas profissionais

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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