Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Ação de obrigação de fazer com pedido de tutela de urgência - plano de saúde - recusa de cobertura por falta de carência

Agenda 06/10/2023 às 11:51

Exmo.(a) Sr.(a) Juiz(a) de Direito da [nome da vara],

[nome do autor], brasileiro(a), solteiro(a), [profissão], portador(a) do RG nº [número] e do CPF nº [número], residente e domiciliado(a) na Rua [endereço], na cidade de [cidade], Estado de [estado], vem, por meio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional na Rua [endereço], na cidade de [cidade], Estado de [estado], propor a presente AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA DE URGÊNCIA em face de [nome da empresa], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ nº [número], com sede na Rua [endereço], na cidade de [cidade], Estado de [estado], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:


1. Dos Fatos

O Autor, na data de [data], contratou junto à Ré o plano de saúde [nome do plano], com cobertura para [lista de coberturas].

No dia [data], o Autor foi diagnosticado com [doença], sendo necessária a realização de [tratamentos ou procedimentos médicos].

O Autor, então, solicitou à Ré a autorização para a realização dos tratamentos ou procedimentos médicos, mas teve o seu pedido negado sob o argumento de que o Autor não havia cumprido o período de carência de [número] dias.


2. Do Direito

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que os contratos de plano de saúde devem observar as normas gerais de proteção e defesa do consumidor, sendo vedada a prática de cláusulas abusivas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A Lei nº 9.656/98, que regulamenta os planos de saúde, estabelece que o prazo de carência para os atendimentos de urgência e emergência é de 24 horas.

No caso em tela, o Autor necessitou de atendimento médico de urgência, sendo que a sua solicitação foi negada pela Ré sob o argumento de que o Autor não havia cumprido o período de carência.

Tal negativa é abusiva, pois viola o direito do Autor à saúde, garantido pela Constituição Federal.


3. Do Pedido

Ante o exposto, requer o Autor a Vossa Excelência:

a) A concessão de tutela de urgência, inaudita altera pars, para determinar à Ré que autorize a realização dos tratamentos ou procedimentos médicos necessários ao Autor;

b) A procedência da ação, para condenar a Ré a:

(i) Autorizar a realização dos tratamentos ou procedimentos médicos necessários ao Autor;

(ii) Indenizar o Autor pelos danos morais sofridos, no valor de R$ [valor];

c) A condenação da Ré ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, que deverão ser fixados na forma do art. 85, §2º, do CPC.


4. Da Prova

Em reforço ao seu pedido, o Autor junta aos autos os seguintes documentos:


5. Do Valor da Causa

Atribui-se à causa o valor de R$ [valor], correspondente ao valor da indenização por danos morais.

Nestes termos, pede deferimento.

[Local], [data].

[Assinatura do advogado]

[OAB]

Sobre o autor
Barbosa

Pergunte Que Eu te Respondo. Mais informações, entre contato no Whatsapp: (98) 99201-0417

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!