ATENÇÃO: PEÇA FEITA ÀS PRESSAS PARA ENTREGA EM UMA DISCIPLINA DA FACULDADE, DE MODO QUE PODE CONTER ERROS. VERSÃO NÃO CORRIGIDA OU CONFERIDA CONFORME O GABARITO DA OAB. O CASO PRÁTICO TAMBÉM PODE TER SIDO ALTERADO PELA PROFESSORA E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO ESTAR NOS MOLDES DO TRAZIDO PELA OAB.
Versão disponível "n o J u s N a v 1 g 4 n d"
DOUTO JUÍZO DA ... VARA DO TRABALHO DE FORTALEZA/CE
SANTOS CONSTRUÇÕES LTDA, inscrita no CNPJ..., neste ato representada por seu proprietário, nome, solteiro (a)..., inscrito no CPF n.º ..., CTPS sob o n.º..., com residência situada na Rua..., n.º... Cidade de... Estado de... CEP n.º..., filho de ... e ..., por meio de seu(sua) procurador(a) que abaixo subscreve, vem, com fulcro nos artigos 651 e 800 da CLT, ARGUIR:
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL
Nos autos da Ação de Indenização por Danos Morais, ajuizada por CESAR SILVA, já qualificado naqueles autos, pelos motivos de fáticos e de direito a seguir expostos:
I DA SÍNTESE DOS FATOS
Cesar Silva foi contratado pela empresa Santos construções para prestar serviços na cidade de Garanhus-PE e depois foi transferido, com sua anuência, para a sede da empresa em Fortaleza-CE.
Não obstante, ajuízou reclamação na cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde o excepto reside atualmente, pleiteando o pagamento de 04(quatro) horas extraordinárias por semana.
Ante o exposto, considerando a manifesta incompetência territorial para o julgamento da ação, não resta outra alternativa senão a oposição da presente exceção.
II. DA TEMPESTIVIDADE (artigo 800 da CLT)
Inicialmente, cabe frisar que a exceção é tempestiva, uma vez que a parte que interpõe a propôs dentro do prazo de 5 dias a contar da notificação, nos termos do artigo 800 da CLT, respeitando-se o prazo recentemente declarado preclusivo pelo TST (CC-10467-93.2019.5.15.0013, Subseção II Especializada em Dissídios Individuais, Relator Ministro Luiz Jose Dezena da Silva, DEJT 25/09/2020).
II DA FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA
II.I. DA INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL (artigo 800 da CLT)
Consoante exposto na descrição fática, o trabalhador ajuizou sua reclamatória trabalhista Juazeiro do Norte-CE, todavia, este sempre trabalhou na cidade de Garanhus-PE e depois prestou serviços na sede da empresa, em Fortaleza-CE.
Diante disso, é mister saliente que o artigo 651 da CLT estabelece que, em regra, a competência territorial (ratione loci) para ajuizamento da ação trabalhista é do local onde se deu a prestação do serviço.
No caso em apreço, o excepto promoveu a reclamação trabalhista em local diverso do indicado pela CLT, o que impõe o reconhecimento da incompetência territorial da ação.
De mais a mais, cabe afastar, desde logo, qualquer alegação no sentido de que incidira, na hipótese, em apreço, o entendimento emanado no informativo 185 do TST, firmado na subseção I, Especializada em Dissídios Individuais, SBDI-I. Isso porque o informativo em análise firmou que somente é possível reconhecer como competente o foro do domicílio do reclamante quando a atribuição da competência ao local de prestação de serviços ou da contratação obstaculizar o direito de ação, o que não é o caso dos autos, já que se tratam de cidades localizadas no mesmo estado da federação.
Ressalta-se que a presente exceção é cabível, vez que a competência territorial na justiça trabalhista, via de regra, é relativa, o que impede seu reconhecimento ex officio, consoante disciplina a OJ 149 da SDI-II do Tribunal Superior do Trabalho:
CONFLITO DE COMPETÊNCIA. INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL. HIPÓTESE DO ART. 651, § 3º, DA CLT. IMPOSSIBILIDADE DE DECLARAÇÃO DE OFÍCIO DE INCOMPETÊNCIA RELATIVA. (DEJT divulgado em 03, 04 e 05.12.2008) Não cabe declaração de ofício de incompetência territorial no caso do uso, pelo trabalhador, da faculdade prevista no art. 651, § 3º, da CLT. Nessa hipótese, resolve-se o conflito pelo reconhecimento da competência do juízo do local onde a ação foi proposta.
Destarte, considerando a manifesta incompetência territorial para o julgamento da ação, é impositivo o reconhecimento da presente exceção.
III DOS PEDIDOS
Por todo o exposto, a parte excipiente requer e pleiteia:
A) a suspensão do processo e a não realização da audiência a que se refere o art. 843 da CLT até que se decida a exceção (CLT, art. 800, §1°);
B) A intimação do reclamante para manifestação no prazo de cinco dias (CLT, art. 800, §2°);
C) O reconhecimento da incompetência territorial e a retomada do processo a seu curso, com a designação de audiência, a apresentação de defesa e a instrução processual perante o juízo competente, Fortaleza-CE (art. 800, §4°, CLT).
IV DAS PROVAS (art. 800, §3°, CLT)
Protesta o excipiente pela produção de todas as provas em direito admitidas (art. 800, §3°, CLT).
Nestes termos,
espera deferimento.
Município/estado..., data...
ADVOGADO(A)
OAB