Clonagem certificados digitais TRT RJ

20/11/2022 às 10:15
Leia nesta página:

Há alguns dias foi noticiado que no TRT do RJ houve uma clonagem de certificados digitais e com isto falsários teriam obtido mais de 4 milhões de reais em saques com alvarás.

Um debate interessante sobre a possibilidade de clonagem dos certificados digitais e mais, sobre a segurança dos mesmos no processo eletrônico.

Acredito  que nenhum tipo de tecnologia seja totalmente inviolável, entretanto, certificados digitais são meios seguros de boa para excelente confiabilidade.

Culpar a invasão/clonagem apenas a tecnologia é pueril.

Em fato, mesmo sem investigações conclusivas, ao meu pensar, há interferência humana para que o certificado fosse clonado (emissão falta) ou mesmo copiado, onde deveria o falsário ter acesso ao certificado digital, senha e outros elementos.

E neste raciocínio, é imperioso que além de investir pesado em tecnologia, devemos investir pesado em treinamentos, em fluxos e procedimentos para dar maior segurança e minimizar o erro humano.

A tecnologia não é perfeita e o ser humano também não.

De nada adianta um sistema altamente seguro, confiável contra terceiros e invasões se a pessoa que lida com o sistema coloca num papel em frente ao computador senha.

A situação ocorrida com o TRT RJ é um exemplo para que se investigue com atenção pessoas envolvidas, como se deu o fluxo para que o crime ocorresse e principalmente quais alterações serão necessárias fazer para que estes fluxos não se repitam.

Dar crédito aos fatos apenas aos instrumentos que foram usados é querer criminalizar o revólver e não quem estava manejando o mesmo.

E no seu negócio, você investe em tecnologia? Você busca o melhor e mais atualizado? 

Se assim o faz, parabéns! Entretanto, sem treinamentos para equipe, sem fluxos desenhados que dêem e reforcem a segurança, todo este investimento pode ser um insucesso.

#PenseNisto

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB no RS e SP.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.

Quer conhecer mais? www.gustavorocha.com

Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected] 

Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD

Sobre o autor
Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB. Autoridade em Inteligência Artificial – IA no setor jurídico (chat gpt, Gemmini, Copilot e muito mais!). Consultor em gestão, tecnologia e marketing jurídico. Também sou craque em Privacidade e implementação de LGPD! Vamos conversar? Envie um e-mail ou mensagem pelo Microsoft Teams: [email protected] Prefere contato direto? WhatsApp ou Telegram: (51) 98163.3333

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos