Em primeiro lugar, veja e analise esta foto abaixo:
O que você vê?
O autor deste artigo em uma fantasia de astronauta, certo?
Provavelmente um fundo daqueles de Zoom, Teams, etc?
Não. Esta foto nunca foi tirada, em posição nenhuma. Esta foto foi totalmente criada por inteligência artificial.
O aplicativo se chama Lensa, produzido pela empresa Prisma Company. Ele coleta de 10 a 20 fotos suas (você escolhe) e a Inteligência Artificial deles recria você em cenários únicos.
Veja estas duas fotos abaixo:
Novamente dois exemplos que parecem muito reais, mas são falsos. Não sou eu nestas imagens, mas certamente, muitas pessoas me reconheceriam nesta fotografia.
Em razão dos inúmeros dados públicos que temos de fotos, onde nós mesmos alimentamos redes sociais, sites, aplicativos, imaginem a possibilidade de falsidades que podem ser criadas contra ou a favor de alguém.
Podemos colocar alguém na cena de um crime ou na vitória de algum jogo
E pode comparar com uma foto real agora:
Este acima sou eu. Foto real, tirada pelo meu celular. Muito, mas muito similar as fakes criadas pela inteligência artificial.
Um olhar muito atento, podendo validar com o original irá perceber diferenças na forma do sorriso e alguns outros pontos. Entretanto, alguém que tenha me visto poucas vezes, dificilmente notaria a diferença.
Precisamos estudar e buscar cada vez mais o conhecimento para não cairmos em golpes ou em falsas conversas, mesmo tendo fotos, videos e áudios como prova. Nem sempre, estas provas são o que parecem ser.
Sem falar nos dados salvos pela inteligência artificial da empresa, que sabe-se lá o que podem ser feitos com os mesmos (comparar com outros bancos de dados gerando indicadores, falsos documentos, etc).
Todo cuidado é pouco. Conhecimento e pensar ainda são as ferramentas mais úteis para distinguir o certo do errado
#PraPensar
Sou Gustavo Rocha
Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.
Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.
Quer conhecer mais? http://www.gustavorocha.com
Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? [email protected]
Algo mais direto como Whatsapp ou Telegram? (51) 98163.3333
#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD