Feminicídio

07/02/2023 às 15:44
Leia nesta página:

Para falar sobre o crime de feminicídio, é necessário compreender sua origem, discorrer sobre sua conceituação, os sujeitos ativo e passivo, as hipóteses de homicídio qualificado e se sua qualificadora é objetiva ou subjetiva.

  1. CONCEITUAÇÃO E ORIGEM 

1.1. Conceituação

 

 O crime de feminicídio é a morte, ou seja, assassinato de uma mulher por questões objetivas, ou seja, por questões de gênero, que se dá quando a vítima é mulher e quando o crime envolver violência doméstica e familiar, ou, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. 

O feminicídio derivado de violência doméstica e familiar contra a mulher é também denominado, feminicídio íntimo, que ocorre da violência doméstica, em sua maioria é praticada em seu âmbito familiar, ou também por alguém que a vítima conheça, ou que possuía ou possui uma relação afetiva, em razão da perda do controle sobre a mulher, da propriedade que o agressor julgava ter sobre a mulher.

Outrossim, o feminicídio derivado do menosprezo ou discriminação é aquele que resulta da misoginia, onde é representado pelo ódio ou aversão a mulheres e, muitas das vezes, tem-se como resultado a violência sexual, mutilação e desfiguração da mulher.

As motivações que resultam a morte de mulheres, ou seja, o feminicídio, são motivações usuais que são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controla e da propriedade sobre as mulheres.

Por fim, em relação a conceituação do crime de feminicídio, é importante salientar que não é toda morte de mulher que é considerada feminicídio, pois para considera-se o crime de feminicídio deve ser cumprir requisitos, tais como, tenha sido motivado por violência doméstica, por menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

E os demais crimes que não são decorrentes de violência doméstica tem se a denominação de femicídio, que é um termo utilizado quando se pratica o crime de homicídio contra qualquer mulher, ou seja, matar indivíduo do gênero feminino. Como por exemplo, o latrocínio (roubo seguido de morte), de uma briga entre desconhecidos ou por outras razões, não há a configuração de feminicídio.

Sendo assim, é importante salientar que, todo feminicídio é uma morte violenta, mas nem toda morte de mulher é um feminicídio. O feminicídio somente qualificará um homicídio nos casos descritos acima: “homicídio + razões de gênero”.

1.2. Origem

A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, popularmente conhecida como a Lei do Feminicídio. Isso porque ela criminaliza o feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher.

No entanto, o crime de feminicídio vem sendo discutido à alguns séculos, o termo “feminicídio” foi tratado em sua primeira vez no ano de 1976, em Bruxelas, Bélgica, pela socióloga sul-africana Diana Russel, durante um simpósio.

A socióloga durante sua participação do Tribunal Internacional de Crimes contra Mulheres, debateu a ideia de criar-se uma definição específica para homicídios praticado contra  as mulheres.

“Em 1992 escreveu o livro “Femicídio: a política de matar mulheres”, obra que inspirou Marcela Lagarde, antropóloga da Universidade Autonoma do México (UNAM), que em 1998 trouxe o termo à discussão na América Latina, ao descrever os assassinatos de mulheres ocorridos desde 1993 em Ciudad Juarez, situada no Estado de Chihuahua, no norte do México, na fronteira com a cidade de El Paso (Texas/EUA).” (NÃO SE CALE. Página Inicial. Disponível em:< https://www.naosecale.ms.gov.br/oexistirão-2/#:~:text=A%20palavra%20%22feminic%C3%Addio%22%20foi%20usado,homic%C3%Addios%20praticado%20contra%20as%20mulheres. Acesso em: 30 de agosto de 2021)

A lei de feminicídio, criada para punir a morte de mulheres decorrente de violência doméstica, foi criada a partir de uma recomendação da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) sobre Violência contra a Mulher do Congresso Nacional, que investigou a violência contra as mulheres nos estados brasileiros entre março de 2012 e julho de 2013.

A lei 13.104/15 alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio e o colocou na lista de crimes hediondos, com penalidades mais altas. No caso, o crime de homicídio prevê pena de seis a 20 anos de reclusão, mas quando for caracterizado feminicídio, a punição parte de 12 anos de reclusão.

  1. SUJEITO ATIVO E PASSIVO

2.1.  Sujeito ativo

Normalmente o sujeito ativo do crime de feminicídio é uma homem, mas também pode ser um mulher, já que o crime de feminicídio, trata-se de crime comum, sendo assim, seu sujeito ativo pode ser qualquer pessoa.

         2.2.2. Sujeito Passivo

        Diferentemente do sujeito ativo, no sujeito passivo do crime de feminicídio é obrigatoriamente que a vítima seja uma mulher, ou seja, uma pessoa do sexo feminino, podendo ser criança, adulta, idosa, desde que do sexo feminino.

        Vejamos a seguir alguns breves exemplos de sujeito passivo:

“Mulher que mata sua companheira homoafetiva: pode haver feminicídio se o crime foi por razões da condição de sexo feminino.

Homem que mata seu companheiro homoafetivo: não haverá feminicídio porque a vítima deve ser do sexo feminino. Esse fato continua sendo, obviamente, homicídio.

Vítima homossexual (sexo biológico masculino): não haverá feminicídio, considerando que o sexo físico continua sendo masculino.

Vítima travesti (sexo biológico masculino): não haverá feminicídio, considerando que o sexo físico continua sendo masculino.

Transexual que realizou cirurgia de transgenitalização (neovagina) pode ser vítima de feminicídio se já obteve a alteração do registro civil, passando a ser considerada mulher para todos os fins de direito? NÃO. A transexual, sob o ponto de vista estritamente genético, continua sendo pessoa do sexo masculino, mesmo após a cirurgia.” (Feminicídio (art. 121, § 2º, VI, do CP). Página Inicial. Disponível em:< https://draflaviaortega.jusbrasil.com.br/artigos/337322133/feminicidio-art-121-2-vi-do-cp. Acesso em: 30 de agosto de 2021)

        Sendo assim, para configurar o crime de feminicídio o sujeito passivo, ou seja, a vítima do crime deverá ser mulher.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Nathalia de Cassia Silva Belo

Bacharel em Direito pela PUC-GO, Gestora em Segurança Pública e Pós-graduanda em Ciências Criminais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos