Carnaval, blocos, escolas e o registro das marcas!

Leia nesta página:

Está chegando o Carnaval mais esperado de todos os tempos - pós-pandemia, mas que ainda temos que tomar cuidados, como estar com a vacinação em dia. Muitos já estão no clima dessa festa que tanto representa o Brasil. Festa em que a diversidade se encontra e comemora como se não houvesse tanta desigualdade.

Assim, os anos de pandemia representaram prejuízos para as famílias que vivem do Carnaval e as cidades que giram em torno do turismo. Isso ocorre, pois, o nosso Carnaval é verdadeiramente uma indústria. Não é apenas uma simples festa ou brincadeira, conforme pode ser observado segundo os números apresentados pela Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que estima um movimento de R$ 8,18 bilhões nessa data.

Entretanto, não apenas grandes hotéis, restaurantes, escolas de samba, etc. podem se beneficiar com esses ganhos. Artistas, pequenos empreendedores e bloquinhos de Carnaval também! Mas, para isso toda essa festa deve ser levada a sério e muitas questões devem ter um olhar mais profissional, afinal, isso pode representar um ganho extra de dinheiro, muito importante diante da inflação, juros e endividamento que o povo brasileiro teve. E quem não quer e precisa ganhar dinheiro e ainda se divertir?

Para isso, portanto, além de todo o operacional, os artistas, blocos de rua e escolas de samba devem se atentar ao capital intelectual de seu grupo. Sim, é necessário proteger o nome/marca, o que ainda não é tão difundido nesse meio. Por incrível que pareça, diante de toda história e foco que o Carnaval possui em nosso País, poucas escolas de samba famosas possuem o registro de suas marcas e muitas delas realizaram os registros há menos de três anos.

Assim, temos exemplos de escolas de samba que foram fundadas em 1930 e apenas ingressaram com o pedido de registro de marca em 2020! Isso sem contar escolas que tiveram o registro concedido, mas que foi extinto por falta de pagamento junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o órgão responsável pelo registro de marcas no Brasil e que apenas ingressaram com novo pedido de registro anos mais tarde. O mesmo ocorreu com alguns blocos de Carnaval.

E para aqueles que creem equivocadamente que isso é balela, fica o alerta: a falta de registro de marca de seu bloco ou escola de samba, por exemplo, pode representar muitos prejuízos financeiros caso haja o impedimento de utilização do nome por terceiros. Assim, todo o investimento realizado em divulgação, abadá, estrutura, etc. pode se perder. Além disso, a única forma de proteger o nome do bloco ou da escola de samba como marca é realizando o devido registro.

Portanto, essa folia tão gostosa, que nos reestabelece o fôlego diante da realidade deve ser encarada de forma um pouco mais séria e profissional, também na área de registro de marcas.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Roncon & Graça Comunicações

Assessoria de Comunicação/Imprensa

Clara Toledo Corrêa

Advogada, especialista em Propriedade Intelectual e Industrial e atua na Toledo Corrêa Marcas e Patentes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos