Artigo Destaque dos editores

A aplicabilidade da denunciação da lide no processo do trabalho

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

06. Considerações finais.

Ante o exposto, infere-se a importância de se aplicar a denunciação da lide no Processo Trabalhista, uma vez que, tal como no Processo Civil, o instituto é essencial para aclarar obscuridades acerca da efetiva legitimidade passiva, permitindo uma maior segurança jurídica e afastando qualquer tipo de injustiça que, porventura, possa vir a ocorrer.

Assim, defendemos a solução integral da lide em um processo único (simultaneus processus), ante a desnecessidade de ajuizamento de duas ações distintas, cuja finalidade, em regra, é a discussão da mesma matéria fática: quem é o réu e, portanto, o devedor.

Desse modo, para que sejam efetivados os direitos ao contraditório e à ampla defesa daquele que está, em tese, respondendo injustamente a um processo e para evitar decisões conflitantes, deverá ser invocada, de logo, a denunciação da lide, nos limites da competência material do Juiz do Trabalho, ampliada pela Emenda Constitucional 45/2004 e levando-se em consideração, ainda, o cancelamento da Orientação Jurisprudencial nº 227 da SDI-I do TST.

Pelos motivos apontados, verifica-se que não há motivo razoável, ainda mais depois da edição da Emenda Constitucional nº 45/2004, para se afastar do Processo Trabalhista a modalidade de intervenção de terceiros vislumbrada nesse texto, uma vez que a competência estabelecida no artigo 114 da Constituição Federal de 1988 estará sendo estritamente respeitada, já que os litígios não deixarão de versar sobre causas atinentes às relações travadas entre empregadores e trabalhadores.

Sendo assim, consideramos não somente possível, mas especialmente recomendável a aplicação da denunciação da lide no Processo do Trabalho, garantindo, assim, uma resolução integral da demanda e o esgotamento da matéria nela ventilada, possibilitando uma economia processual e uma maior celeridade na solução do litígio.


7. Referências

BARROS, Alice Monteiro de. Proteção a intimidade do empregado. São Paulo: LTr, 1997.

CARNEIRO, Athos Gusmão. Intervenção de terceiros. 6. ed. São Paulo, Saraiva, 1994.

DIAS, Maria Berenice. O terceiro no processo. Rio de Janeiro: Aidê Editora, 1993.

DIDIER JR., Fredie. Recurso de terceiro – juízo de admissibilidade. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

DIDIER JR, Fredie. Direito Processual civil, V. 1. Salvador, Jus podium, 2003.

GRECO FILHO, Vicente. Intervenção de Terceiros. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1991.

HOUAISS, Antônio, e VILLAR, Mauro de Salles, Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 3ª edição, São Paulo: LTR, 2005.

MARTINS, Sérgio Pinto, Direito Processual do Trabalho. 18ª Edição, São Paulo, Atlas, 2002.

NASCIMENTO, Tupinambá Miguel Castro Do. Curso de Direito Infortunístico. Porto Alegre: Sérgio A. Fabris Editor, 1983.

PINTO, José Augusto Rodrigues. "Intervenção de Terceiro no Processo do Trabalho" in Revista Trabalho & Processo, nº 1, São Paulo, Saraiva, junho/1994, p.117/127.

PINTO, José Augusto Rodrigues Pinto. Processo Trabalhista de Conhecimento. São Paulo: LTR, 2003.

SANCHES, Sidney. Denunciação da Lide no Direito Processual Civil Brasileiro. São Paulo, RT, 1984.

Teixeira Filho, Manoel Antonio, Litisconsórcio, Assistência e Intervenção de Terceiros no Processo do Trabalho, 2. ed. São Paulo, LTr, 1993.

TEIXEIRA FILHO, Manoel Antônio. Curso de Processo do Trabalho, vol. 4 (Litisconsórcio, Assistência e Intervenção de Terceiros). São Paulo: LTr Editora, 1996.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual civil, V. 1, 41. ed. Rio de Janeiro, Forense, 2004.


NOTAS

01 RODRIGUES PINTO, José Augusto. "Intervenção de Terceiro no Processo do Trabalho" in Revista Trabalho & Processo, nº 1, São Paulo: Saraiva, junho/1994, p.123

02 SANCHES, Sidney, Denunciação da lide no direito processual civil brasileiro, São Paulo, RT, 1984, p. 120.

03 Greco FILHO, Vicente, Intervenção de Terceiros, 3ª edição, São Paulo, Saraiva, 1991, p. 91.

04 CARNEIRO, Athos Gusmão. Intervenção de Terceiros. 6ª edição. São Paulo, Saraiva, 1994, p. 67.

05 Ob. cit., p.258.

06 Teixeira Filho, Manoel Antonio, Litisconsórcio, Assistência e Intervenção de Terceiros no Processo do Trabalho, 2ª ed., São Paulo, LTr, 1993, p.196.

07TEIXEIRA FILHO, Manoel Antônio, Litisconsórcio, Assistência e Intervenção de Terceiros, v. 4 do seu Curso de Processo do Trabalho, Editora LTr, pag. 42.

08 LEITE, Carlos Henrique Bezerra, Curso de Direito Processual do Trabalho, 3ª edição, São Paulo, LTR, 2005.

09 BARROS, Alice Monteiro de, Proteção a intimidade do empregado, São Paulo, LTr, 1997.

10 NASCIMENTO, TUPINAMBÁ MIGUEL CASTRO DO, Curso de Direito Infortunístico, Sérgio A. fabris editor, Porto Alegre, 1983, pág. 144.

11 SANCHES, Sidney, Denunciação da lide no direito processual civil brasileiro, São Paulo, RT, 1984, pág. 251.

12 De fato, no histórico julgamento do Conflito de Competência 7.204, relatado pelo Min. Carlos Ayres de Brito, três julgadores, a saber, César Peluzzo, Carlos Velloso e Sepúlveda Pertence, manifestaram-se no sentido de que as ações acidentárias também passariam a ser julgadas na Justiça do Trabalho, após a Emenda Constitucional 45/2004.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

13 LEITE, Carlos Henrique Bezerra, Curso de Direito Processual do Trabalho, 3ª edição, São Paulo, LTR, 2005.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Rodolfo Pamplona Filho

juiz do Trabalho na Bahia, professor titular de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho da Universidade Salvador (UNIFACS), coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito Civil da UNIFACS, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP, especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia

Fernanda Salinas di Giacomo

Bacharel em Direito pela UNIFACS (Universidade Salvador).

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAMPLONA FILHO, Rodolfo ; GIACOMO, Fernanda Salinas di. A aplicabilidade da denunciação da lide no processo do trabalho. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 12, n. 1500, 10 ago. 2007. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/10268. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos