O que é o inquérito policial?

11/05/2023 às 17:53
Leia nesta página:

O inquérito policial é um procedimento investigatório conduzido pela polícia judiciária para apurar a ocorrência de crimes e identificar seus autores. Ele é regulamentado pelo Código de Processo Penal (CPP) e é uma das etapas do processo penal.


Conceito

De acordo com autores de direito penal, o inquérito policial é um procedimento administrativo, conduzido pela autoridade policial que tem por objetivo a colheita de elementos informativos sobre a prática de um crime e a sua autoria. O inquérito policial é um instrumento fundamental para a investigação, pois permite que a polícia obtenha informações sobre o crime e seus autores, possibilitando a identificação e responsabilização criminal de quem praticou a conduta delituosa.

O inquérito policial é um procedimento que tem início a partir de uma notícia-crime, que pode ser uma denúncia, uma comunicação de autoridade ou uma representação da vítima. A partir dessa notícia-crime, a autoridade policial deve instaurar o inquérito policial e conduzi-lo com imparcialidade e objetividade, buscando colher todas as informações necessárias para a elucidação dos fatos e identificação dos envolvidos.


Texto da Lei

O inquérito policial é regulamentado pelos artigos 4º ao 23º do Código de Processo Penal. De acordo com o artigo 4º, "a polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria". O inquérito policial é, portanto, um instrumento de investigação que tem por objetivo apurar fatos criminosos e a sua autoria.

O inquérito policial é um procedimento administrativo que pode ser instaurado de ofício pela autoridade policial ou por requisição do Ministério Público ou do Poder Judiciário. A autoridade policial deve conduzir o inquérito com imparcialidade e objetividade, buscando colher todas as informações necessárias para a elucidação dos fatos e identificação dos envolvidos.


Casos Reais

O inquérito policial é um procedimento comum no âmbito do sistema de justiça criminal brasileiro e é utilizado para apurar diversos tipos de crimes, desde os mais simples até os mais complexos. Alguns casos recentes que tiveram grande repercussão na mídia nacional e que foram investigados por meio de inquérito policial incluem:

  • Em 2019, a Polícia Federal instaurou um inquérito policial para investigar um suposto esquema de corrupção envolvendo a construção de uma usina hidrelétrica no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, o esquema teria desviado milhões de reais dos cofres públicos. A operação foi deflagrada após denúncia recebida pela Polícia Federal.

    Fonte: G1 <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/07/02/policia-federal-instaura-inquerito-para-investigar-suposto-esquema-de-corrupcao-na-construcao-de-usina-hidreletrica-no-rj.ghtml>

  • Em 2018, a Polícia Civil de São Paulo conduziu um inquérito policial que resultou na prisão de um homem suspeito de ter cometido uma série de roubos na região metropolitana de São Paulo. O suspeito foi identificado após uma investigação que durou meses e que contou com a participação de diversas equipes policiais.

    Fonte: G1 <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/01/31/policia-civil-prende-suspeito-de-ser-o-maior-ladrao-de-carros-de-sp.ghtml>

  • Em 2017, a Polícia Federal deflagrou uma operação que tinha como objetivo investigar um esquema de corrupção envolvendo a venda de sentenças judiciais no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A operação foi resultado de um inquérito policial que durou mais de um ano e que contou com a participação de diversas equipes policiais.

    Fonte: G1 <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/pf-deflagra-operacao-para-combater-venda-de-sentencas-judiciais-no-trf-4.ghtml>


Jurisprudência

A jurisprudência brasileira tem estabelecido diversos entendimentos sobre o inquérito policial e o seu papel no processo penal. Alguns dos principais entendimentos jurisprudenciais são:

  • STF, HC 83311/SP: "O inquérito policial, enquanto investigação preliminar, tem como objetivo principal a coleta de elementos informativos destinados a embasar a futura ação penal, não se confundindo com esta, que consiste em juízo de reprovação sobre a conduta do réu".

  • STJ, HC 512.913/SP: "O inquérito policial não é necessário para a propositura da ação penal, sendo que a peça inaugural pode ser oferecida com base em outras provas pré-constituídas".

Esses entendimentos jurisprudenciais estabelecem que o inquérito policial é um procedimento preliminar, que tem por objetivo reunir elementos informativos sobre a prática de um crime e a sua autoria, e que não é necessário para a propositura da ação penal.


Perguntas e Respostas

  1. Quem pode instaurar um inquérito policial?

    • O inquérito policial pode ser instaurado pelo delegado de polícia ou por requisição do Ministério Público ou do Poder Judiciário.

  2. O inquérito policial é obrigatório em todos os casos?

    • Não, o inquérito policial é facultativo em alguns casos, como nos crimes de ação penal privada.

  3. Quanto tempo pode durar um inquérito policial?

  4. Quais são os tipos de diligências que a polícia pode realizar durante o inquérito policial?

    • A polícia pode realizar diversas diligências durante o inquérito policial, como interrogatórios, oitiva de testemunhas, perícias, busca e apreensão, entre outras.

  5. O investigado tem direito a acompanhamento jurídico durante o inquérito policial?

    • Sim, o investigado tem o direito de ser assistido por advogado durante o inquérito policia, mas não é obrigatório. Além disso, o advogado pode acessar os autos do inquérito, acompanhar as diligências e requerer a produção de provas em favor do investigado.


Conclusão

O inquérito policial é uma etapa importante do processo penal, pois é nele que são colhidos os elementos informativos que embasarão a futura ação penal. É um procedimento facultativo em alguns casos e pode durar por tempo indeterminado, mas a sua condução deve ser realizada de forma razoável e sem excessos. É importante que o investigado esteja ciente de seus direitos e possa ser assistido por advogado durante todo o processo.

O inquérito policial é um instrumento fundamental para a investigação de crimes e a responsabilização criminal de seus autores. É por meio dele que a polícia obtém informações sobre o crime e seus envolvidos, possibilitando a identificação e punição dos responsáveis. Por isso, é importante que o inquérito seja conduzido de forma imparcial, objetiva e respeitando os direitos fundamentais dos investigados.


Referências

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Campelo

Advogado criminalista com 23 anos de experiência, com mestrado e pós-graduação na área. Atendimento profissional e sigiloso.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos