Capa da publicação Pensão alimentícia
Capa: DepositPhotos

Pensão alimentícia

17/05/2023 às 11:43
Leia nesta página:

A pensão alimentícia é um direito que visa garantir a subsistência de parentes, cônjuges ou companheiros que não possuem condições de prover o próprio sustento.

O tema da pensão alimentícia é um dos mais relevantes e controversos no âmbito do direito de família. Trata-se de um direito que visa garantir a subsistência de parentes, cônjuges ou companheiros que não possuem condições de prover o próprio sustento. Neste texto, pretendo abordar os principais aspectos jurídicos e práticos relacionados à pensão alimentícia, tais como: conceito, natureza jurídica, requisitos, modalidades, formas de pagamento, valor, revisão, exoneração e execução.

A pensão alimentícia é um direito, previsto nos artigos 1.694 a 1.710 do Código Civil de 2002, que garante a parentes, cônjuges ou companheiros a possibilidade de pedir a outra parte auxílio financeiro para que tenham condição de se alimentar, se vestir, estudar e cuidar da própria saúde. O conceito de alimentos é amplo e abrange não apenas as necessidades materiais, mas também as morais e afetivas. Portanto, a pensão alimentícia não se limita ao pagamento em dinheiro, podendo ser prestada de outras formas, como, por exemplo, mediante a entrega de uma cesta básica ou o custeio de uma escola.

A natureza jurídica da pensão alimentícia é de um dever de assistência recíproca entre os parentes e entre os cônjuges ou companheiros. Trata-se de uma obrigação personalíssima, intransferível e irrenunciável. Isso significa que somente o credor pode exigir o pagamento da pensão e somente o devedor pode quitá-la. Além disso, o credor não pode abrir mão do seu direito à pensão alimentícia, pois se trata de um direito indisponível que visa à sua dignidade.

Os requisitos para a concessão da pensão alimentícia são: o vínculo de parentesco ou conjugal; a necessidade do credor; a possibilidade do devedor; e a proporcionalidade entre as necessidades do credor e as possibilidades do devedor. O vínculo de parentesco pode ser tanto em linha reta (ascendentes e descendentes) quanto em linha colateral (irmãos). O vínculo conjugal pode decorrer tanto do casamento quanto da união estável. A necessidade do credor deve ser comprovada por meio de documentos que demonstrem os seus gastos essenciais e a sua impossibilidade de prover o próprio sustento. A possibilidade do devedor deve ser aferida com base na sua renda e no seu patrimônio. A proporcionalidade entre as necessidades do credor e as possibilidades do devedor visa evitar o enriquecimento sem causa ou o empobrecimento excessivo de uma das partes.

As modalidades da pensão alimentícia são: provisória, definitiva e indenizatória. A pensão alimentícia provisória é aquela fixada no início do processo judicial, antes da sentença definitiva. Tem como objetivo garantir o sustento do credor durante a tramitação da ação. A pensão alimentícia definitiva é aquela fixada na sentença judicial ou no acordo extrajudicial entre as partes. Tem como objetivo garantir o sustento do credor após o término do processo judicial ou da relação conjugal. A pensão alimentícia indenizatória é aquela fixada em casos excepcionais, quando há dano moral ou material causado pelo devedor ao credor. Tem como objetivo reparar o prejuízo sofrido pelo credor em razão da conduta ilícita do devedor.

As formas de pagamento da pensão alimentícia podem ser: em dinheiro; em espécie; em prestação única; ou em prestação periódica. O pagamento em dinheiro é o mais comum e consiste na transferência bancária ou no depósito judicial de uma quantia determinada pelo juiz, ou pelas partes. O pagamento em espécie é aquele realizado mediante a entrega de bens móveis ou imóveis ao credor. Em prestação única é aquele realizado em uma única parcela, geralmente quando se trata de uma indenização por dano moral ou material. A prestação periódica é aquela realizado mensalmente ou conforme outro prazo estipulado pelo juiz ou pelas partes.

O valor da pensão alimentícia pode ser fixado: em percentual sobre os rendimentos do devedor; em salário mínimo; ou em valor certo. A fixação em percentual sobre os rendimentos do devedor é a mais utilizada e consiste na aplicação de uma fração (geralmente entre 10% e 30%) sobre os ganhos líquidos do devedor (descontados os impostos e as contribuições previdenciárias). Essa forma permite que o valor da pensão acompanhe as variações dos rendimentos do devedor, para mais ou para menos. A fixação em salário mínimo é aquela que estabelece um número inteiro ou fracionário de salários mínimos como valor da pensão. Essa forma permite que o valor da pensão acompanhe as variações do salário mínimo, mas não as variações dos rendimentos do devedor. A fixação em valor certo é aquela que estabelece um montante fixo em reais como valor da pensão. Essa forma permite que o valor da pensão seja conhecido previamente pelas partes, mas não acompanha as variações do salário mínimo nem dos rendimentos do devedor.

A revisão da pensão alimentícia pode ser solicitada por qualquer das partes quando houver alteração nas necessidades do credor ou nas possibilidades do devedor. A revisão pode ser para aumentar ou diminuir o valor da pensão, conforme o caso. Para tanto, é necessário ingressar com uma nova ação judicial ou realizar um novo acordo extrajudicial entre as partes.

A exoneração da pensão alimentícia pode ser solicitada pelo devedor quando cessar a obrigação legal de prestar alimentos ao credor. A exoneração pode ocorrer por diversos motivos, tais como: maioridade civil; emancipação; conclusão do ensino superior; casamento; união estável; morte; renúncia expressa; etc. Para tanto, é necessário ingressar com uma nova ação judicial ou realizar um novo acordo extrajudicial entre as partes.

A execução da pensão alimentícia pode ser realizada pelo credor quando houver inadimplemento total ou parcial por parte do devedor. A execução pode ser feita por dois meios: pelo rito da coerção pessoal ou pelo rito da expropriação patrimonial. Pelo rito da coerção pessoal, o credor pode requerer ao juiz a decretação da prisão civil do devedor pelo prazo máximo de 3 meses (artigo 528 do Código Civil). Essa medida visa compelir o devedor a pagar os alimentos vencidos nos últimos três meses anteriores ao ajuizamento da execução e os que se vencerem no curso do processo (artigo 528 §7º). Pelo rito da expropriação patrimonial, o credor pode requerer ao juiz a penhora dos bens móveis ou imóveis do devedor até o limite suficiente para satisfazer os alimentos vencidos desde o início da obrigação até a data atualizada (artigo 529). Essa medida visa garantir o pagamento dos alimentos mediante a alienação judicial dos bens penhorados.


REFERÊNCIAS

  • UOL Economia (2023). Pensão alimentícia: o que é? Como calcular? Saiba tudo.

  • G1 (2022). Pensão alimentícia: saiba o que é, quem tem direito e como solicitar.

  • Projuris (2021). Pensão alimentícia: guia completo.

  • Código Civil Brasileiro (2002). Artigos 1.694 a 1.710.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Santos Baia

Mestrado em Ciências Jurídicas Pós-graduado em Direito Civil. Pós-graduado em Direito Proc. Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos