Capa da publicação Como funciona a cobrança de pensão alimentícia em atraso?
Capa: DepositPhotos

Como funciona a cobrança de pensão alimentícia em atraso?

Leia nesta página:

Entenda o que pode ser cobrado e como funcionam os processos para a cobrança dos alimentos em atraso

A pensão alimentícia é, sem dúvida, uma das questões mais polêmicas dentro do Direito de Família e a principal causa de discussão em ex-casais com filhos menores.

Também chamada de “alimentos”, a pensão alimentícia é um direito básico da criança e do adolescente, filhos de pais separados, sendo, portanto, fundamental para o seu sustento e custeio de suas necessidades básicas.

Quando o pagamento, então, não acontece, o prejuízo é certo, causando consequências graves, tanto de ordem financeira para o genitor guardião, tanto de ordem emocional àquela criança ou adolescente.

O descumprimento da obrigação por parte do genitor responsável pelo pagamento, o “alimentante”, gera à criança ou adolescente, denominado “alimentando”, o direito de exigir o pagamento, através de uma ação judicial.

Antes de mais nada, importante esclarecermos que, para o alimentante poder cobrar pensão alimentícia em atraso é necessário que exista um documento prévio determinando o pagamento, seja uma sentença judicial ou um acordo particular realizado entre os genitores, que chamamos de título executivo extrajudicial, previsto no artigo

Então, para a pensão em atraso poder ser cobrada, é preciso que haja um documento determinando o seu pagamento, com o valor da pensão e a data de vencimento.

Aquele “acordo de boca” com o pai ou a mãe do seu filho não tem validade, então, se o pagamento atrasar, não há como cobrar os valores em atraso.

Vamos ao exemplo: um casal já está separado há 2 anos, porém, a pensão não foi regularizada em momento algum. Apesar disto, os pais combinaram que o pai pagaria o valor de R$500,00 (quinhentos reais) mensais até o dia 10 de cada mês. O pagamento vinha ocorrendo normalmente, até que, há 2 meses, a pensão parou de ser paga.

Nesta situação, não há nada que a mãe possa fazer para exigir o pagamento destes 2 meses em atraso, porque não existe nenhum documento prevendo o pagamento.

Ainda que seja ajuizada ação para regularizar a pensão, o pagamento somente passará a ser “obrigatório” ao pai a partir do momento em que a decisão assim determinar.

Daí, então, a importância de sempre regularizar a pensão através de um documento válido!

E como funciona a cobrança?

Existem dois tipos de procedimentos judiciais para cobrar a pensão em atraso.

Primeiro, importante sabermos que o nome da ação irá mudar de acordo com o tipo de documento que fixou os alimentos.

Quando a pensão é fixada através de um documento extrajudicial, como um acordo, por exemplo, chamamos a ação de EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL, que está prevista no artigo 911 do Código de Processo Civil:

Art. 911. Na execução fundada em título executivo extrajudicial que contenha obrigação alimentar, o juiz mandará citar o executado para, em 3 (três) dias, efetuar o pagamento das parcelas anteriores ao início da execução e das que se vencerem no seu curso, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de fazê-lo.

Já quando a pensão for fixada numa decisão judicial, a ação é denominada CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, e está prevista no artigo 528 do Código de Processo Civil, que assim determina:

 Art. 528. No cumprimento de sentença que condene ao pagamento de prestação alimentícia ou de decisão interlocutória que fixe alimentos, o juiz, a requerimento do exequente, mandará intimar o executado pessoalmente para, em 3 (três) dias, pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.

Nos dois tipos de processo, nota-se que o procedimento é o mesmo: o executado, no caso, quem não pagou a pensão, será intimado e terá o prazo de 3 dias para pagar, provar que já fez o pagamento ou justificar porque não pode pagar.

Esta primeira etapa é igual em ambos os casos, mas a partir daqui existe uma mudança significativa e a quantidade de meses em atraso é que irá determinar esta mudança.

Ocorre que o alimentando, através do seu genitor guardião, claro, pode escolher qual o tipo de procedimento irá utilizar para cobrar a pensão, o que chamamos de RITOS PROCESSUAIS: através do rito da prisão ou da penhora.

Independente do número de parcelas atrasadas – 1, 3 ou mais – o alimentando poderá optar pelo rito da penhora, onde poderão ser penhorados dinheiro, bens, etc. em nome do devedor.

Neste caso, não atendida a intimação para pagar, justificar ou provar o pagamento, o alimentando pedirá que sejam penhorados os bens do devedor para pagamento da dívida, seja dinheiro, imóveis, veículos, e outros que sirvam ao pagamento do débito.

Uma vez quitada a dívida, o processo encerra.

Não conseguindo encontrar bens ou valores para saldar o débito, o processo segue em trâmite até que a dívida possa ser paga.

Já no rito da prisão, temos uma peculiaridade: entram neste rito apenas as últimas 3 parcelas em atraso. As demais, deverão obrigatoriamente ser cobradas através do rito da penhora.

É o que determina o parágrafo sétimo do artigo 528 do CPC:

§ 7º O débito alimentar que autoriza a prisão civil do alimentante é o que compreende até as 3 (três) prestações anteriores ao ajuizamento da execução e as que se vencerem no curso do processo.

Então, se por exemplo, tivermos as parcelas de janeiro a junho em atraso, apenas as parcelas de junho, maio e abril poderão ser cobradas pelo rito da prisão. As parcelas de março, fevereiro e janeiro só poderão ser cobradas pelo rito da penhora.

Pelo rito da prisão, caso a intimação para pagar, provar o pagamento ou justificar a impossibilidade de pagar não foi atendida, o juiz irá decretar a prisão do devedor pelo prazo de 1 a 3 meses, em regime fechado.

A prisão, contudo, não faz a dívida “desaparecer”. Mesmo que o devedor permaneça preso por 90 dias, e ainda assim não efetue o pagamento, a dívida continua existindo, e sua cobrança passa então a ser feita através da penhora.

IMPORTANTE: as parcelas que forem se vencendo ao longo do processo também entram no processo, então, o pedido de prisão poderá ser realizado várias vezes dentro do mesmo processo conforme as parcelas forem vencendo!

O pedido de prisão é uma forma de “forçar” o devedor a realizar o pagamento, já que, na maioria dos casos, torna-se difícil de localizar bens que possam ser penhorados para o pagamento da dívida.

Por este motivo, é importante que a ação seja ajuizada assim que vencida a primeira parcela!

Independentemente do rito escolhido, as ações de cumprimento de sentença e Execução de pensão alimentícia, têm como objetivo, além do recebimento, pelo alimentando, dos valores que tanto lhe fazem falta, educar o devedor a não mais faltar com o pagamento, cumprindo com a obrigação que enquanto genitor lhe compete: o dever de sustento dos filhos, direito básico e irrenunciável.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Josana Regina de Mello Luchini Negrão

Advogada - OAB/SC 40.594 Especialista em Direito de Família e Sucessões

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos