Legítima defesa da honra, saiba o que é

Leia nesta página:

O instituto da legítima defesa, disciplinado no Código Penal brasileiro no artigo 25, caput e parágrafo único, trata de causa de exclusão de ilicitude. Ou seja, em sua presença, o indivíduo que houver praticado um fato tipificado em lei, não será punido em decorrência de ter sido excluída a ilicitude da conduta.

Explico, determinadas condutas são reprovadas e punidas pelo Direito Penal, consistindo nessa reprovação a ilicitude do fato. Entretanto, existem situações em que, mesmo a lei dizendo ser a ação criminosa, a conduta não será reprovável, isto porque, na situação em que o indivíduo se encontrava não era possível exigir dele que tivesse outra conduta, como é o caso da legítima defesa.

A legítima defesa nada mais é que a possibilidade de o sujeito, sendo agredido injustamente ou presenciado a agressão injusta contra outrem, volte-se contra essa agressão, de modo a impeli-la com os meios que tiver à disposição. Mas não só, é cabível também quando violado direito seu ou de outrem, bem como na iminência de violação.

Nesse sentido, temos como principal exemplo aqueles ocorridos em crimes contra a vida, como no homicídio. Situações nas quais sem motivo aparente um indivíduo atenta contra a vida de outro, o qual repele a agressão para preservar a própria integridade, tendo como consequência o resultado morte do agressor inicial.

Ora, ninguém é obrigado a ver-se em situação perigosa, seja em sua integridade física, moral ou de direito e ficar inerte. E é no âmbito da integridade moral que encontramos a expressão legítima defesa da honra, por muitos anos abordada e usada em julgamentos pelo tribunal do júri como argumento da defesa para provocar a absolvição do réu.

Os casos mais emblemáticos sobre essa questão giram em torno dos homicídios tidos por passionais, entendidos como aqueles cometidos sob grande emoção. E mais, no tema aqui abordado, é usado como justificativa para o cometimento de homicídio quando do adultério praticado por um dos cônjuges, em sua maioria das vezes a cônjuge mulher.

Isto porque foram diversas as situações, e ainda corriqueiras, em que o marido encontra indícios de traição ou mesmo presencia o ato e sob violenta emoção comete os atos de agressão contra sua companheira, levando-a a óbito. Digo companheira pois essas são as situações mais corriqueiras.

Chegando à júri portanto com a tese de que foi movido pelos sentimentos de traição, ferido em sua honra mais íntima e teria, portanto, chegado ao ponto de tirar outra vida humana. Por vezes a tese sendo acolhida pelo corpo de jurados e sendo declarada a exclusão da ilicitude, pois estaria presente a legítima defesa, na modalidade legítima defesa da honra.

Ocorre que, diante dos constantes casos de feminicídio, bem como de femicídio, além de considerações quanto à dignidade humana, igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres nos termos da CF/88 (Constituição da República Federativa do Brasil de 1988), foi questionado perante o Supremo Tribunal Federal a legitimidade dessa tese – Legítima Defesa da Honra, quanto a homicídios nas circunstâncias aqui já abordadas.

Desse questionamento surgiu a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental de número 779, que em referendo à Medida Cautelar firmando o entendimento de que “a tese da legítima defesa da honra é inconstitucional, por contrariar os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da CF), da proteção à vida e da igualdade de gênero (art. 5º, caput, da CF)”.

E mais, proibiu o uso seja da expressão legítima defesa da honra, seja de teses que direta ou indiretamente leve a conclusões do instituto. Além de afirmar, em interpretação conforme à constituição, que a legítima defesa da honra não está abarcada pelo instituto da legítima defesa disciplinado no Código Penal. Convêm destacar ainda que o plenário do STF retomou o julgamento da referida ADPF no corrente mês e declarou a inconstitucionalidade da referida tese.

Pois bem, a legítima defesa da honra trata de tese meritória por muito tempo levantada durante defesa nos tribunais do júri, para justificar a prática de homicídio contra mulheres consideradas adúlteras por seus maridos, e excluir a ilicitude de seus atos. Entretanto, o Supremo Tribunal Federal proibiu o uso dessa tese direta ou indiretamente, excluindo-a da expressão legítima defesa.

Por fim, é importante destacar que qualquer tese a ser abordada em casos como esses, ou mesmo outros, no tribunal do júri, devem ser muito bem estudadas. Para isso é de grande importância a consulta e contratação de advogados bem qualificados visando a elaboração da melhor estratégia defensiva.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Kawan-ik Carlos de Sousa Soares

Entusiasta do Direito Criminal como ferramenta para proteção do indivíduo contra as arbitrariedades do Estado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Publicado originalmente em: https://kawanikcarloss.com.br/legitima-defesa-da-honra-saiba-o-que-e

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos