Desenvolvimento intelectual para enfrentar a I.A.

Leia nesta página:

A Inteligência Artificial terá um grande impacto na advocacia, mas os advogados podem se preparar desenvolvendo habilidades em lógica, gramática e retórica.

Há muitas discussões sobre as consequências da Inteligência Artificial (I.A.) sobre a profissão do advogado.

Acredito na hipótese de que será instrumento importante na atividade dos Tribunais, logo, os advogados hão de desenvolver habilidades especiais, com o fim de litigar melhor.

Em particular, na advocacia contenciosa (cível e criminal), suponho que a I.A. irá incrementar nossa capacidade de conhecer os fatos, perquirir a causalidade e explicar os resultados ocorridos no mundo fenomênico.

Também, o acesso à dogmática jurídica e aos julgados será maior, mais veloz e bons filtros devem nos permitir qualidade de pesquisa na I.A. jamais antes observada. Vamos estudar a cultura jurídica e as legislações estrangeiras in totum, com a possibilidade de ter argumentos de direito comparado muito refinados e completos.

Se verdadeiras tais projeções, teremos de nos preparar, como profissionais do Direito, de modo diverso. A quantidade de informações ao nosso dispor pode vir a exigir do advogado conhecimentos de lógica que lhe permitam estruturar com perfeição as petições, tanto na construção, como na ordem dos argumentos.

Diante da pressuposição de que a I.A. fará os rascunhos das peças judiciais, aqueles virtuosos no emprego da gramática e com aptidão a variar os estilos de escrita devem criar textos que superem o ordinário das repetições da I.A..

E, os entusiastas da retórica irão se destacar por meio do uso de técnicas eruditas na arte do convencimento.

Assim, proponho o desenvolvimento intelectual de cada um em lógica, gramática e retórica - o Trivium medieval* - para enfrentar o mundo novo da I.A..

Longe de perplexidades, podemos encontrar nesses estudos qualificações especiais que nos levem a pensar e a agir, como advogados, de maneira bem superior às máquinas.

A genialidade na advocacia, talvez, possa ser atingida mediante a leitura de clássicos. O retorno à cultura humanística, graças ao contato, e.g., na retórica, com Pascal, Montaigne e Schopenhauer, convida ao nascimento e à metamorfose de meros defensores em combatentes convictos quanto ao sentido e fim da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da CF).

Esta a minha aposta, a contar de um raciocínio típico de Pascal, para o futuro advogado na realidade da I.A. E todos os nomes e palavras podem ser pesquisados em sistema de I.A., para melhor esclarecimento.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Antonio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo

Advogado, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal) e doutor e mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos