Dez informações corretas sobre direito constitucional 03

06/12/2023 às 10:55
Leia nesta página:

INFORMAÇÃO 01 (INSTITUTO CONSULPLAN - 2023 - CREFITO-4° REGIÃO (MG) - TÉCNICO DE ARQUIVO)

Considerando disciplinando a Constituição Federal sobre os servidores públicos, É CORRETO AFIRMAR QUE o servidor público estável só perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa.

INFORMAÇÃO 02 (INSTITUTO CONSULPLAN - 2023 - CREFITO-4° REGIÃO (MG) - TÉCNICO DE ARQUIVO)

Considerando disciplinando a Constituição Federal sobre os servidores públicos, É CORRETO AFIRMAR QUE como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para tal finalidade.

(INSTITUTO CONSULPLAN - 2023 - CREFITO-4° REGIÃO (MG) - TÉCNICO DE ARQUIVO)

Considerando disciplinando a Constituição Federal sobre os servidores públicos, É CORRETO AFIRMAR QUE extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço.

INFORMAÇÃO 04 (VUNESP - 2023 - TJ-SP - OFICIAL DE JUSTIÇA)

É CORRETO AFIRMAR QUE a orientação constitucional quanto à acumulação remunerada de cargos públicos é a seguinte, quando houver compatibilidade de horários é possível a acumulação de um cargo de professor com outro técnico ou científico.

INFORMAÇÃO 05 (VUNESP - 2023 - TJ-SP - OFICIAL DE JUSTIÇA)

É CORRETO AFIRMAR QUE a idade mínima exigida como condição de elegibilidade para o cargo de Vereador é de dezoito anos.

INFORMAÇÃO 06 (VUNESP - 2023 - TJ-SP - OFICIAL DE JUSTIÇA)

É CORRETO AFIRMAR QUE o lazer integra os direitos sociais juntamente com a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho e outros.

INFORMAÇÃO 07 (VUNESP - 2023 - TJ-SP - OFICIAL DE JUSTIÇA)

Max, cidadão alemão, casou-se com a brasileira Antônia, da união nasceu um filho brasileiro, Carlos. Conforme a Constituição Federal, É CORRETO AFIRMAR QUE a sucessão dos bens de propriedade de Max situados no Brasil será regulada pela lei brasileira em benefício do cônjuge e do filho brasileiro, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do “de cujus”.

INFORMAÇÃO 08 (VUNESP - 2023 - PC-SP - INVESTIGADOR DE POLÍCIA)

Considere que João foi recentemente empossado no cargo de policial civil. Em conversa com seus colegas também recém-nomeados, surgem algumas dúvidas sobre as características da instituição. Ao se deparar com as discussões, Ivan, policial civil com longo tempo de carreira e instrutor de cursos de formação, sana alguma dessas dúvidas. Com base no art. 144, da Constituição Federal e no art. 139 da Constituição do Estado de São Paulo, IVAN PODERÁ INFORMAR, DE MANEIRA CORRETA, QUE as polícias civis são dirigidas por delegados de polícia de carreira e têm, dentre outras incumbências, as funções de polícia judiciária, exceto as militares.

Justicia, a inteligência artificial do Jus Faça uma pergunta sobre este conteúdo:

INFORMAÇÃO 09 (VUNESP - 2023 - PC-SP - INVESTIGADOR DE POLÍCIA)

A respeito da Administração Pública e da sua relação com os agentes públicos, É CORRETO AFIRMAR QUE o servidor titular do cargo efetivo poderá ser readaptado para o exercício de cargo cujas atribuições e responsabilidades sejam compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, mantida a remuneração do cargo de origem.

INFORMAÇÃO 10 (SELECON - 2023 - PREFEITURA DE PRIMAVERA DO LESTE - MT - AGENTE ADMINISTRATIVO)

Segundo a Constituição Federal de 1988, É CORRETO AFIRMAR QUE decretar e executar a intervenção federal é de competência privativa do Presidente da República.

Sobre o autor
Jorge Henrique Sousa Frota

Advogado e Mentor de alunos que querem prestar o exame da ordem.Jorge Henrique Sousa Frota é natural de Nova Russas – CE. É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Possui especialização em Direito Tributário, Direito Constitucional Aplicado, Direito Administrativo, Neuroeducação e Neuroaprendizagem. Além de professor, o autor é advogado, com inscrição na seccional cearense – OAB/CE: n° 32.626. Escreveu os seguintes livros: 01. EXAME DA ORDEM DE FORMA OBJETIVA - 1ª FASE: O QUE ESTUDAR E COMO ESTUDAR. 02. MANDADO DE SEGURANÇA: PERGUNTAS E RESPOSTAS. 03. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 01: CONCEITOS. 04. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 02: QUESTÕES COMENTADAS. 05. MANUAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO PARA O EXAME DA ORDEM - PARTE 03: PEÇAS JURÍDICAS. Dentre outros.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos