Capa da publicação Deus e o diabo na terra do sol: um filme sobre justiça social
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A busca por justiça na obra Deus e o diabo na terra do sol

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

A obra de arte cinematográfica retratada, como já explicado, reflete as adversidades de Manoel e Rosa no sertão nordestino no final da década de 1930, um tempo e um lugar marcado pelo banditismo, movimentos messiânicos, latifúndios e sede de justiça social. Pode-se notar que a narrativa do filme parte de uma situação de violação de uma regra de justiça corretiva e contratual.

Conforme estudado no desenvolvimento do trabalho, foi um profundo sentimento de degradação que levou o personagem Manoel a se envolver em uma luta que termina em homicídio, obrigando-o a fugir com Rosa para uma comunidade religiosa de amadores adorar e posteriormente interagir com um bando de cangaceiros.

A primeira seção do artigo trata do enredo e do contexto histórico em que a obra está inserida. Nesta primeira parte é demonstrado como o filme é um marco para a revolução cinematográfica que estava acontecendo no país, bem como é gravada e lançada em um momento conflituoso na política brasileira com o início de uma ditadura civil-militar que cessou diversos direitos fundamentais.

A segunda seção tratou dos principais movimentos sociais apresentados no filme e que foram de relevante importância para o sertanejo brasileiro. Deus e o Diabo na Terra do Sol aborda formas de resposta social à ausência do Estado, às desigualdades e ao acúmulo de terras nas mãos de poucos que afetam diretamente a vida do Nordeste: o movimento messiânico e o cangaço, que representam respectivamente, Deus e o Diabo.

Na terceira e última seção, foi discutida a busca pela justiça social no cenário da obra. A violência abordada no filme pode ser percebida como um apelo à justiça social diante das desigualdades já abordadas durante o trabalho. Não havia direitos sociais e a lei do mais forte prevalecia para que a justiça fosse feita através a coragem do povo e a sua vingança privada.

Por fim, observou-se que o ideal de justiça é o que move toda a obra. A busca por justiça motiva os personagens a atos de vingança, cada um movido por suas percepções do que é justo. A luta pela justiça social, necessária num contexto tão hostil ambiente, desempenha um papel central na trama.


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  1. ARISTOTLE. Aristotle's Nicomachean ethics. University of Chicago Press, 2011, p. 90.

  2. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de filosofia aristotélica. Editora Manole Ltda, 2003.

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Sobre os autores
Lissa Furtado Viana

Professora do curso de direito da Faculdade Anhanguera - Campus Juazeiro do Norte-CE. Advogada OAB/CE n46.143. Mestre em Direito Constitucional e Teoria Política pela UNIFOR (Conceito: CAPES 6). Especialista em Direito Constitucional (URCA) e especialista em Ciências Criminais (CERS). Bacharela em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisa nos temas: direitos humanos, feminismo, tráfico de pessoas e migração, trabalho análogo à escravo e tecnologia aplicada ao direito; com artigos e capítulos de livros publicados.

Luan Victor de Souza Luna

Bacharel em Direito (UNIFap). Mestre em Direito Privado (PUC-MG). Membro da Associação Brasileira de Filosofia do Direito (ABRAFI) e da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC). Professor e advogado militante.︎

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

VIANA, Lissa Furtado ; LUNA, Luan Victor Souza. A busca por justiça na obra Deus e o diabo na terra do sol. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 28, n. 7471, 15 dez. 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/107647. Acesso em: 13 jun. 2024.

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