7 CONCLUSÃO
À guisa de conclusão, percebe-se que, apesar das tentativas e progresso do Governo Federal no aspecto da transparência dos dados, a população não é instigada a procurar pelos dados fornecidos, especialmente por estes dados ainda serem fornecidos com caráter técnico.
Um dos principais avanços nesse aspecto foi o Portal da Transparência do Governo Federal que fornece dados da administração pública, em especial os referentes a despesas e receitas do governo, o que se revela como um ponto favorável sob o ponto de vista democrático. Porém, faz-se necessário o seu aprimoramento quanto a sua intuitividade e a maneira com que os dados são fornecidos, já que são de difícil compreensão para um leigo.
Além disso, o orçamento-cidadão é essencial para que a sociedade tenha acesso aos dados do orçamento em uma linguagem mais simplificada, já que no Brasil é fornecido pela Secretaria de Orçamento Federal, anualmente, demonstrando os dados do Projeto de Lei Orçamentária Anual enviada ao Congresso Nacional para votação. Isso se mostra essencial para que proporcione um orçamento participativo, ainda não adotado no âmbito federal.
Além disso, o Brasil tem como exemplo sistemas de transparências de outros países como os Estados Unidos e o Canadá que integraram sua interface às redes sociais e as tornam mais atrativas aos seus cidadãos. Além dos dados serem mais destrinchados, vão além dos dados da administração pública e são colocados de maneiras mais simples aos olhos dos leigos.
Por fim, a dispersão dos instrumentos que o Governo Federal é um outro problema evidenciado, pois todos poderiam ser disponibilizados somente na página inicial do Portal da Transparência, de forma que a pessoa pudesse saber todos os instrumentos a que tem acesso assim que entrasse na página. Em suma, Governo Federal do Brasil tem pontos a desenvolver na disponibilização efetiva dos dados, especialmente, quanto a melhora dos já disponíveis, pois o país possui um sistema orçamentário transparente, mas ainda precisa melhorar a participação dos cidadãos na esfera da União.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Acesso à informação pública: uma introdução à lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília, DF: CGU, 2011b. 24 p. Disponível em: <http://www.cgu.gov.br/acessoainformacao/materiaisinteresse/CartilhaAcessoaInformacao.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
Congresso Nacional (2000). Lei Complementar, no. 101, 4 maio 2000. LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal, Brasília, 24 p., maio 2000a.
_____________. Decreto n° 8.777, de 11 de maio de 2016. Brasília, DF: Secretaria Geral
BLOCH, Julio Lobo. ORÇAMENTO PÚBLICO BRASILEIRO [manuscrito]: A Tecnologia da Informação e Comunicação como Ferramenta de Transparência e Publicação do Orçamento-Cidadão. Universidade de Brasília, 2013. 73 p. (Dissertação de Mestrado).
FREIRE, Felipe Ribeiro. DESAFIOS PARA A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal. Orientador: Dr. Carlos Marcos Batista. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
GALLO, Fernando. EUA E Reino Unido: exemplos de sites de dados aberto. Estadão, 28 de Fevereiro de 2012. Disponível em:<https://politica.estadao.com.br/blogs/publicos/dados-abertos-nos-eua-e-no-reino-unido/.Acesso em: 23 de abril de 2021.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo brasileiro. 29. ed. atual. São Paulo: Malheiros, 2004.
NAZÁRIO, Débora Cabral; SILVA, Paulo Fernando da; ROVER, Aires José. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO DISPONIBILIZADA NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO GOVERNO FEDERAL. Revista Democracia Digital e Governo Eletrônico, [s. l.], n. 6, p. 180-199, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Debora-Nazario/publication/275025128_Avaliacao_da_qualidade_da_informacao_disponibilizada_no_portal_da_transparencia_do_governo_federal/links/552f12f70cf22d437170d9bc/Avaliacao-da-qualidade-da-informacao-disponibilizada-no-portal-da-transparencia-do-governo-federal.pdf. Acesso em: 9 maio 2021.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (Brasil); CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU. Portal da Transparência do Governo Federal, O que é e como funciona. Disponível em: http://www.portaltransparencia.gov.br/sobre/o-que-e-e-como-funciona#:~:text=Lan%C3%A7ado%20pelo%20Minist%C3%A9rio%20da%20Transpar%C3%AAncia,%C3%A0%20gest%C3%A3o%20p%C3%BAblica%20do%20Brasil; Acesso em: 10 de maio de 2021.
SOUZA, Talita Mônica da Conceição de. ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: CONTROLE SOCIAL NA EXECUÇÃO DA DESPESA PÚBLICA. Orientador: Tânia Maria Françosi Santhias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.