3. ESTRUTURA DO SISTEMA BANCÁRIO E FINANCEIRO ISLÂMICO
As instituições financeiras islâmicas assumem diferentes formas. Eles podem ser
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Instituições financeiras islâmicas completas (por exemplo, o Islami Bank Bangladesh Ltd, Meezan Bank no Paquistão);201
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"Janelas" islâmicas – ou seja, unidades separadas e em conformidade com a sharia202 – em instituições financeiras convencionais (por exemplo: HSBC – HSBC Amanah, American Express Bank, ANZ Grindlays, BNP-Paribas, Chase Manhattan, UBS, Kleinwort Benson, Commercial Bank of Saudi Arabia, Ahli United Bank Kuwait, Riyad Bank);201 (Estudiosos debatem a conformidade desta forma, de acordo com Faleel Jamaldeen, "principalmente" por causa de "onde" os fundos para essas janelas vêm.)203
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Subsidiárias islâmicas de instituições financeiras convencionais (por exemplo: a subsidiária do Citibank, Citi Islamic Investment Bank (Bahrain), a subsidiária do Union Bank of Switzerland Noriba Bank).201
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NBFCs Islâmicas ou Instituições Financeiras Não Bancárias (como as pequenas NBFCs que operam na Índia)
3.1. Tamanho e Localizações
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Porcentagem da participação de mercado mundial da indústria bancária islâmica por país, 2014 204 |
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País/Região |
Participação (%) |
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Arábia Saudita |
33 |
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Malásia |
15,5 |
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Emirados Árabes Unidos |
15,4 |
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Kuwait |
10,1 |
|
Catar |
8,1 |
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Turquia |
5,1 |
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Indonésia |
2,5 |
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Bahrein |
1,6 |
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Paquistão |
1,4 |
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Resto do Mundo |
7,3 |
O setor bancário em conformidade com a Sharia cresceu a uma taxa anual de 17,6% entre 2009 e 2013, mais rápido do que o setor bancário convencional,11 e é estimado em US$ 2 trilhões em tamanho,11 mas em 1% do total mundial,11 12 205 ainda muito menor do que o setor convencional.
Em 2010, instituições financeiras islâmicas operavam em 105 países. As estatísticas diferem sobre qual país tem o maior setor bancário islâmico. De acordo com o Relatório de Competitividade Bancária Islâmica Mundial de 2016, Arábia Saudita, Malásia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Turquia representaram mais de 87% dos ativos bancários islâmicos internacionais.206 Um relatório de 2006 da ISI Analytics também lista a Arábia Saudita no topo e o Irã como insignificante.207 69 No Catar, os ativos bancários islâmicos foram avaliados em US$ 97 bilhões no final de 2017, respondendo por quase 81% do total de ativos financeiros islâmicos, de acordo com o diretor executivo da QFC Authority, Yousuf Mohamed al-Jaida.208 O país também anunciou o lançamento de um banco islâmico focado em energia com US$ 10 bilhões de capital em 2019, o que o tornaria o maior credor islâmico para projetos de energia do mundo.209
No entanto, de acordo com Ibrahim Warde, o Irã de maioria xiita domina o sistema bancário islâmico com US$ 345 bilhões em ativos islâmicos, a Arábia Saudita com US$ 258 bilhões, a Malásia com US$ 142 bilhões, o Kuwait com US$ 118 bilhões e os Emirados Árabes Unidos com US$ 112 bilhões. Os bancos islâmicos nos Emirados Árabes Unidos também fornecem programas de investimento islâmico que são compatíveis com a Sharia.201 210 E de acordo com a Reuters, os bancos iranianos foram responsáveis por "mais de um terço" do total estimado mundial de ativos bancários islâmicos (embora as sanções tenham prejudicado a indústria bancária do Irã e "seu sistema financeiro islâmico tenha evoluído de maneiras que complicarão os laços com bancos estrangeiros"). De acordo com os últimos dados do banco central, os ativos bancários do Irã em março de 2014 totalizaram 17.344 trilhões de riais ou US$ 523 bilhões na taxa de câmbio do mercado livre.211 212 De acordo com o The Banker, em novembro de 2015, três dos dez principais bancos islâmicos do mundo com base no retorno sobre ativos eram iranianos.213
3.2. Conselhos Consultivos e Consultores da Sharia
Como a conformidade com a lei da sharia é a razão de ser das finanças islâmicas, os bancos islâmicos e as instituições bancárias que oferecem produtos e serviços bancários islâmicos devem estabelecer um Conselho de Supervisão da Sharia (em inglês: Shariah Supervisory Board - SSB) – para aconselhá-los sobre se algumas transações ou produtos propostos seguem ou não a Sharia, e para garantir que as operações e atividades das instituições bancárias cumpram os princípios da Sharia.214 215
De acordo com várias organizações bancárias islâmicas, alguns requisitos para as SSBs incluem:
-
que sejam compostos por juristas especializados em fiqh al-muamalat, ou seja, jurisprudência comercial islâmica (Organização de Contabilidade e Auditoria para Instituições Financeiras Islâmicas, AAOIFI);216 217
-
que suas fatwas (pareceres legais) e decisões sejam vinculativas (AAOIFI);216 217
-
que tenham pelo menos três membros (Instituto de Bancos e Seguros Islâmicos);214
-
que seus membros não sejam funcionários da instituição financeira que supervisionam;
-
e ser nomeado e ter sua remuneração definida por uma "assembleia geral" em vez do conselho de diretores da instituição (Associação Internacional de Bancos Islâmicos).218 219
Além disso, suas funções devem incluir:220 221
-
calcular o zakat a pagar por instituições financeiras islâmicas (AAOIFI);
-
dispor de renda não compatível com a sharia (AAOIFI);
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aconselhar sobre a distribuição de renda entre investidores e acionistas (AAOIFI).
Desde o início das finanças islâmicas modernas, o trabalho dos conselhos da sharia se tornou mais padronizado. Entre as organizações que emitiram diretrizes e padrões para conformidade com a sharia estão a AAOIFI,222 Fiqh Academy of the OIC, Islamic Financial Services Board (IFSB) (2009). As diretrizes e padrões não são regulamentações, e cada instituição financeira islâmica tem seu próprio SSB, que geralmente não é obrigado a segui-los.216
No entanto, seu país de origem pode ter uma organização reguladora que eles são obrigados a seguir. Em 2013, reguladores no Bahrein, Indonésia, Jordânia, Kuwait, Líbano, Malásia e Paquistão desenvolveram diretrizes para SSBs em suas respectivas jurisdições. Alguns países, como Indonésia, Kuwait, Malásia, Paquistão, Sudão e Emirados Árabes Unidos centralizaram SSBs223 (Na Malásia, esse SSB é chamado de Conselho Consultivo da Shariah e foi criado no Bank Negara Malaysia (BNM).) Várias empresas de consultoria da Shariah surgiram para oferecer serviços de consultoria da Shariah às instituições que oferecem serviços financeiros islâmicos.
3.3. Padrões de Contabilidade Financeira Islâmica
A Organização de Contabilidade e Auditoria para Instituições Financeiras Islâmicas (Accounting and Auditing Organization for Islamic Financial Institutions - AAOIFI) vem publicando padrões e normas para instituições financeiras islâmicas desde 1993.78 Em 2010, havia emitido "25 padrões de contabilidade, sete padrões de auditoria, seis padrões de governança, 41 padrões de shari'ah e dois códigos de ética".78 (Em 2017, havia emitido 94 padrões nas "áreas de shari'ah, contabilidade, auditoria, ética e governança".)224 Embora seja um órgão independente, seus "pronunciamentos sobre a aceitabilidade ou não de estruturas contratuais em relação a instrumentos financeiros islâmicos devem ser vistos na mesma linha de decretos regulatórios".225 226 Seus padrões são obrigatórios para instituições financeiras islâmicas no Bahrein, Sudão, Jordânia e Arábia Saudita, e recomendados para outros países muçulmanos e instituições financeiras islâmicas de acordo com Muhammad Akram Khan.78 [Nota 16] Estabelecido em Argel em 1990, seu nome original era Organização de Contabilidade Financeira para Bancos Islâmicos e Instituições Financeiras. Mais tarde, mudou sua sede para o Bahrein.78
O Mercado Financeiro Islâmico Internacional (International Islamic Financial Market) – um órgão de padronização do Conselho de Serviços Financeiros Islâmicos para produtos e operações do mercado de capitais islâmicos – foi fundado em novembro de 2001 por meio da cooperação dos governos e bancos centrais de Brunei, Indonésia e Sudão. Seu secretariado está localizado em Manama, Bahrein. Não é um órgão regulador e suas recomendações "não são implementadas pela maioria dos bancos islâmicos".228 Faleel Jamaldeen diferencia seu órgão controlador (Conselho de Serviços Financeiros Islâmicos) do outro órgão de padrões financeiros islâmicos, o AAOIFI, dizendo,
o AAOIFI define as melhores práticas para lidar com os requisitos de relatórios financeiros de instituições financeiras islâmicas, os padrões do IFSB estão principalmente preocupados com a identificação, gestão e divulgação de riscos relacionados a produtos financeiros islâmicos.229
Países individuais também têm padrões contábeis. O Instituto de Contadores Autorizados do Paquistão emite Padrões de Contabilidade Financeira Islâmica (Islamic Financial Accounting Standards - IFAS).
3.4. Instituições de Apoio
O Mercado Monetário Interbancário Islâmico (Islamic Interbank Money Market) foi estabelecido pelo Banco Negara Malaysia em 3 de janeiro de 1994, e desenvolveu instrumentos para gerenciar as necessidades de liquidez das instituições financeiras islâmicas – "financiando e ajustando portfólios no curto prazo".228
O Conselho de Serviços Financeiros Islâmicos (Islamic Financial Services Board - IFSB) foi fundado em 3 de novembro de 2002 em Kuala Lumpur pelos bancos centrais do Bahrein, Irã, Kuwait, Malásia, Paquistão, Arábia Saudita, Sudão, juntamente com o Banco Islâmico de Desenvolvimento, AAOIFI e FMI.228 Em abril de 2015, os 188 membros do IFSB compreendiam 61 autoridades reguladoras e supervisoras, oito organizações intergovernamentais internacionais e 119 participantes do mercado (instituições financeiras, empresas profissionais e associações industriais) operando em 45 jurisdições.230 De 2002 a 2012, emitiu 17 padrões, princípios orientadores e notas.231 Seu objetivo é padronizar e harmonizar a operação e supervisão de instituições financeiras islâmicas, padrões e adequação de capital, gestão de risco e governança corporativa em consulta com uma ampla gama de partes interessadas e após seguir um longo processo. Ele complementa a tarefa do Comitê de Supervisão Bancária de Basileia.228 Em 2015, ele havia publicado 17 padrões e seis notas de orientação.232
A Agência Internacional de Classificação Islâmica (Islamic International Ratings Agency) iniciou suas operações em julho de 2005 no Bahrein. Ela é patrocinada por 17 instituições multilaterais de desenvolvimento, bancos e outras agências de classificação.233 234
O Índice de Mercado Islâmico Dow Jones (Dow Jones Islamic Market Index - DJIMI) foi estabelecido em 1996.235 O Índice foi aprovado pela Academia Fiqh da OIC.236 Ele usa três níveis de triagem — eliminando empresas envolvidas em atividades não permitidas pela lei islâmica (álcool, carne de porco, jogos de azar, prostituição, pornografia, etc.); eliminando empresas cujas dívidas totais divididas por sua capitalização de mercado média de 12 meses são 33% ou mais de suas fontes totais de fundos; eliminando empresas que têm 'receita ou despesa impura' (incluindo, é claro, juros) de mais de 5–10 por cento de sua receita ou despesa (eliminando empresas com qualquer 'renda impura' sendo considerada impraticável).234
Em 2006, o Citigroup lançou o Índice de Sukuk Citigroup Dow Jones (Dow Jones Citigroup Sukuk Index - DJCSI). As sukuk que compõe o Índice devem ter pelo menos US$ 250 milhões em tamanho, ter um vencimento de pelo menos um ano e uma classificação mínima de BBB-/Baaa3.234 Em 1998, o FTSE Global Islamic Index foi lançado. Ele tem 15 índices islâmicos para várias regiões.234 Em 2007, a série MSCI Islamic Index foi lançada, um dos "Índices 'Baseados em Fé' do MSCI". Ele é construído a partir dos índices convencionais de países MSCI e cobre 69 mercados desenvolvidos, emergentes e de fronteira, incluindo regiões como o Conselho de Cooperação do Golfo e os mercados árabes.234
3.5. Bancos Centrais Islâmicos
Embora nenhum país muçulmano tenha banido completamente os juros sobre empréstimos, sugestões foram feitas sobre como lidar com a política monetária quando os bancos centrais operam em um ambiente sem juros e não há mais taxas de juros para diminuir ou aumentar. O economista Mohammad N. Siddiqi propôs que os bancos centrais ofereçam "facilidades de refinanciamento" para expandir ou contrair crédito conforme necessário para lidar com inflação ou deflação.237 238
Ele também propõe que o crédito de curto prazo para o setor de produção da economia seja estimado pelos bancos centrais e fornecido por eles manipulando a "taxa de refinanciamento" e a "taxa de empréstimo".239 240
De acordo com o economista e crítico financeiro islâmico Feisal Khan, um sistema bancário e financeiro islâmico "verdadeiro" ou estrito de compartilhamento de lucros e perdas (o tipo apoiado por Taqi Usmani e o Banco de Apelação da Shariah da Suprema Corte do Paquistão) prejudicaria severamente a capacidade dos bancos centrais de combater uma crise de crédito ou crise de liquidez que levasse a uma recessão severa (como aconteceu em 2007-8). Isso ocorre porque se o crédito fosse fornecido assumindo "uma participação acionária direta em cada empresa" (a abordagem PLS), ele se contrairia em uma crise de crédito. Mas situações como esta – quando os financiadores estão “cada vez menos seguros da solvabilidade das suas contrapartes do setor financeiro” e essencialmente deixam de emprestar dinheiro até aos maiores e mais estáveis mutuários ou mesmo a outros bancos – é exatamente o momento em que a expansão do crédito e a “inundação” da economia com liquidez são necessárias para evitar a falência generalizada das empresas e o desemprego.241