Considerações finais
O presente artigo possibilitou compreender a violência como um fenômeno social, que existe desde a formação das primeiras sociedades, possui conceitos e formas. Também demonstra que a violência institucional existe como herança do Brasil colonial e se manteve ao longo da história do nosso país e como o ordenamento jurídico brasileiro lidou com as transformações sociais. A criminologia contribui para a fundamentação da violência que transforma o crime num fato social.
Foram analisadas as espécies de violência, e concluiu-se que a violência cometida por órgãos de segurança pública é estrutural, ocorre por fatores ligados à altos índices de criminalidade, racismo e desigualdades socioeconômicas, além da análise do perfil das vítimas que apresentam sempre caracterizados como pessoas de pobres, do sexo masculino e de pele negra, essa análise foi baseada em dados de pesquisas na área de segurança pública que colocam essas pessoas em grandes porcentagens do número de vítimas.
Por fim, foram analisadas as leis vigentes que versam a respeito do assunto da violência institucional, como, e por quem é praticado o abuso de autoridade, a relação com os direitos humanos, a influência da mídia e concluiu-se que para haver uma possível redução nos casos de letalidade policial é necessário haver um diálogo e desconstrução da guerra contra o inimigo, além de transformar o modelo militarizado da polícia, sem a idéia de poder e hierarquia, e redução do uso da força, que deriva do período da Ditadura Militar, tal medida traria mudanças significativas para a sociedade, porém teria de ser muito bem planejada.
Não se buscou aqui o esgotamento do tema, mas sim relatar a relação entre violência policial problema na segurança pública e vitimiza milhares de pessoas no Brasil.
REFERENCIAS
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, Letalidade policial cai, mas mortalidade de negros se acentua em 2021, Fórum de Segurança Pública, 2021.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência, 1994.
As origens da violência policial no Brasil, disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/4543/As-origens-da-violencia-policial-no-Brasil. Acesso em 20/11/2022
AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de, Elementos para a modernização das polícias no Brasil, Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, 2016.
Caso George Floyd: Morte de homem negro filmado filmado com policial branco de joelhos em seu pescoço causa indignação nos EUA, disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.ghtml Acesso em 20/11/2022.
BORDIEU, Pierre. O poder simbólico. Bertrand Brasil S. A, Rio de Janeiro 1989.
CHAUI, Marilena, Sobre a violência, Ebook. Editora Autêntica, 2017.
Código Penal Brasileiro, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm Acesso em 01/12/2022
Código Penal Militar disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1001.htm Acesso em 01/12/2022.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em 01/12/2022.
Emile Durkheim e a criminalização da pobreza, disponível em: http://publicosmultiplos.blogspot.com/2008/09/mile-durkheim-e-criminalizao-da-pobreza.html Acesso em 20/11/2022.
FOULCALT, Michel. Vigiar e Punir, Editora Vozes, Petrópolis, 1991.
GALTUNG, Johan. Cultural Violence Journal of Peace Research, 1990.
Homem morre asfixiado em viatura da Policia Federal. Disponível em: https://interior.ne10.uol.com.br/noticias/2022/05/15014942-homem-morre-sufocado-em-porta-malas-de-viatura-da-prf-apos-abordagem-veja-o-video.html Acesso em 20/11/22.
LYRA, Roberto, ARAUJO JUNIOR, João Marcello de, Criminologia, 3ª edição Rio de Janeiro, Forense, 1992.
MARX, Karl. O Capital. 1º edição, Boitempo Editorial, São Paulo 2011.
MICHAUD, Yves. Violence et politique, Paris: Galmard, 1988.
Militares matam matam músico com 80 tiros. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/04/militares-do-exercito-matam-musico-em-abordagem-na-zona-oeste-do-rio.shtml Acesso em 20/11/2022.
MINAYO, M. C. de S. A violência social sob a perspectiva da saúde pública. Cadernos de Saúde pública, n. 10, pp. 7-18, suplemento 1, 1994.
MIRABETE, Júlio Fabbrini, FABBRINI, Renato N. Manual de Direito Penal, parte geral. 24ª edição, São Paulo, Atlas, 2007.
MIRANDA, Munildo Gonçalves de, Lei de abuso de autoridade e seus reflexos na atividade policial miltar, UniEVANGÉLICA, Anápolis, 2020.
MODENA, Maura Regina. Conceitos e formas de Violência. Universidade de Caxias do Sul, 2018.
Emile Durkheim e a criminalização da pobreza, disponível em: http://publicosmultiplos.blogspot.com/2008/09/mile-durkheim-e-criminalizao-da-pobreza.html Acesso em 20/11/2022.
NUCCI, Guilherme de Souza, A nova lei de abuso de autoridade, São Paulo, 2020.
PAVIANI, Jayme. Cultura, Humanismo e Globalização, Caxias do Sul, Educs, p. 73.
Policiais creêm na impunidade, disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/policiais-creem-na-impunidade-diz-pesquisador-sobre-violencia-no-rj acesso em 18/11/2022
PIVETA, SANTOS, João Vicente Tavares dos, Novos processos sociais globais e violência, Scielo, 1999.
SILVA, Jennifer C. A. EBERHARDT, Marcos E. Faes. Letalidade da Polícia Militar: O modelo da polícia ostensiva militarizada e as consequências da arbitrariedade para a sociedade e para os agentes de segurança. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2021.
PERUZZOLO, Adair Caetano, CASAGRANDE, Magnos Cassiano. O fenômeno da violência e sua relação com meios de comunicação, comunicação humana e Estado. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP, Marília, 2012.
SOARES, Antonio M. Violência como fenômeno intrínseco à cultura política brasileira. Universidade Federal do Sul da Bahia, 2014.
SODRÉ, Nelson Werneck. A História Militar do Brasil. 3º Ed Editora Civilização brasileira. Rio de Janeiro 1979.
Abstract: This research has the general objective of analyzing police violence from the perspective of criminology, with the problem of why the numbers associated with police violence are so large, and that they are mainly due to socioeconomic inequality and prejudice existing in our country, in addition to the lack of punishment to the security organs by the State. Concepts about the phenomenon of violence, its types and forms, the history of police violence in Brazil, institutional violence, and the numbers of this violence are also presented, based on analysis of data from the Federal Government, the lawfulness of the acts practiced is also questioned by the security forces. This work is a qualitative research, adopting as a methodological procedure the research and documentary and bibliographical review from the literature of the criminal and sociological sciences that debate the subject of violence.
Keywords: Violence; criminology; police violence; abuse of authority; racism.