Aprendizagem baseada em problemas: uma metodologia ativa para uma aprendizagem significativa

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  1. Cf. Guilherme Mendes, “O que é Metodologia? Qual a sua importância?”, disponível no site https://www.fm2s.com.br/metodologia/ , consulta em 28. maio. 2022.

  2. Cf. o site https://www.dicio.com.br/metodologia/ , consulta em 08. jul. 2022.

  3. Cf. o site https://www.dicio.com.br/metodologia/ , consulta em 08. jul. 2022

  4. Roberto Vatan dos Santos. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem. Revista Integração, ano XI, n.40, São Paulo: Universidade São Judas Tadeu, jan.-fev.-mar./2005, p.19-31.

  5. Roberto Vatan dos Santos, op. cit., p. 19-31.

  6. Marlla Rúbya Ferreira Paiva, José Reginaldo Feijão Parente, Israel Rocha Brandão e Ana Helena Bomfim Queiroz, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. Revista de Políticas Públicas SANARE, v. 15, n. 02. Sobral: Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, Jun/Dez-2016, p.145-153.

  7. Por questões terminológicas, para sermos mais fiéis ao conceito (posição ativa/protagonista do educando em seu próprio aprendizado), usaremos o termo “metodologia ativa de aprendizagem” ao invés de “metodologia ativa de ensino-aprendizagem”.

  8. Adiante, no item 2.4, desenvolveremos o conceito de “aprendizagem significativa”.

  9. CARDÁPIO DE METODOLOGIAS [ATIVAS]– Versão Gratuita. Editora BR.INO Robótica Educacional, Jul/2020, p. 4.

  10. Cf. https://www.unicamp.br/~jmarques/cursos/2001rousseau/acs.htm , consulta em 10.jul.2022.

  11. Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo, Marcio Antônio Ferreira Camargo e Virginia de Oliveira Souza. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v.16, n.3, 2019, p. 598-606, DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284 , acesso em 04.jun.2022, p. 598-606.

  12. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: as abordagens do processo. Revista de Educação – APEOESP. Jan/2017. Originalmente publicada pela EPU, São Paulo, 1992, p. 2.

  13. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: as abordagens do processo. Revista de Educação – APEOESP. Jan/2017. Originalmente publicada pela EPU, São Paulo, 1992, pp. 1-5.

  14. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: as abordagens do processo. Revista de Educação – APEOESP. Jan/2017. Originalmente publicada pela EPU, São Paulo, 1992, pp. 1-5.

  15. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: as abordagens do processo. Revista de Educação – APEOESP. Jan/2017. Originalmente publicada pela EPU, São Paulo, 1992, pp. 1-5.

  16. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: as abordagens do processo. Revista de Educação – APEOESP. Jan/2017. Originalmente publicada pela EPU, São Paulo, 1992, pp. 1-5.

  17. Silvane Guimarães Silva Gomes e Maria Veranilda Soares Mota. Metodologias ativas na prática docente. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2013, p. 32.

  18. Elizabeth Augustinho e Valéria da Silva Vieira. Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma introdução em prol da educação de jovens e adultos. Nova Revista Amazônica. v.IX, n.01. Bragança: Universidade Federal do Pará, Mar./2021, pp. 40-41.

  19. Elizabeth Augustinho e Valéria da Silva Vieira. Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma introdução em prol da educação de jovens e adultos. Nova Revista Amazônica. v.IX, n.01. Bragança: Universidade Federal do Pará, Mar./2021, pp. 40-41.

  20. Elizabeth Augustinho e Valéria da Silva Vieira. Aprendizagem significativa como alicerce para metodologias ativas no ensino de ciências: uma introdução em prol da educação de jovens e adultos. Nova Revista Amazônica. v.IX, n.01. Bragança: Universidade Federal do Pará, Mar./2021, p. 42.

  21. Marlla Rúbya Ferreira Paiva, José Reginaldo Feijão Parente, Israel Rocha Brandão e Ana Helena Bomfim Queiroz, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. Revista de Políticas Públicas SANARE, v. 15, n. 02. Sobral: Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, Jun/Dez-2016, p. 151.

  22. Op. cit., p. 42.

  23. José Moran. Por onde começar a transformar nossas escolas? Texto retirado do livro do mesmo autor, de nome: A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2016, pp. 145-165.

  24. Renata Guilhões Barros Santos. Curso Básico de Formação de Tutores em Aprendizagem Baseada em Problemas – Módulo Estudante. Escola Superior de Polícia Civil. Polícia Civil do Distrito Federal. Maio/2022, p.5-9.

  25. Op. cit., pp. 150-151.

  26. S.C. Souza e L. Dourado. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, ano 31, v.5. Natal: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), 2015, p. 185.

  27. S.C. Souza e L. Dourado, op. cit., p. 185.

  28. S.C. Souza e L. Dourado, op. cit., p. 186.

  29. S.C. Souza e L. Dourado, op. cit., p. 186.

  30. Marcos Kubrusly, Maria Dilene da Silva Rodrigues, Aline Maria Loureiro Muniz Moita et. al. Manejos em grupo tutorial – Aprendizagem baseada em problemas – ABP. Fortaleza: Unichristus, 2018, p. 13.

  31. Renato Matos Lopes, Moacelio Veranio Silva Filho e Neila Guimarães Alves (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019, p. 166.

  32. Renato Matos Lopes, Moacelio Veranio Silva Filho e Neila Guimarães Alves (Org.)., op. cit., p. 166.

  33. Cf. LOPES, SILVA FILHO E ALVES (2019), op. cit., pp. 190-191.

  34. S.C. Souza e L. Dourado. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, ano 31, v.5. Natal: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), 2015, pp. 196-197.

  35. Antônio Carlos de Castro Toledo Júnior, Cássio da Cunha Ibiapina, Simone Cláudia Facuri Lopes, Ana Cristina Persichini Rodrigues e Sílvia Mamede Studart Soares. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Revista Médica de Minas Gerais. 18(2): 123-131. Belo Horizonte: UFMG, 2008, pp. 126-127.

  36. Cf. Renata Guilhões Barros Santos (2022), op. cit., p. 9.

  37. S.C. Souza e L. Dourado. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, ano 31, v.5. Natal: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), 2015, pp. 191-192.

  38. Renata Guilhões Barros Santos (2022), op. cit., p. 9.

  39. Antônio Carlos de Castro Toledo Júnior, Cássio da Cunha Ibiapina, Simone Cláudia Facuri Lopes, Ana Cristina Persichini Rodrigues e Sílvia Mamede Studart Soares. Aprendizagem baseada em problemas: uma nova referência para a construção do currículo médico. Revista Médica de Minas Gerais. 18(2): 123-131. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 127.

  40. TOLEDO JUNIOR, IBIAPINA, LOPES, RODRIGUES e SOARES (2008), op. cit, p. 127.

  41. A respeito, v. https://www.todamateria.com.br/etica-kant-imperativo-categorico/ , consulta em 09.jul.2022.

  42. Roseli Figaro. O mundo do trabalho e as organizações: abordagens discursivas de diferentes significados. Revista Organicom. ano 5. n.9. São Paulo: USP, 2º sem./2008, p. 92.

  43. Sobre a Andragogia, vide a pesquisa importante de Sónia Mairos Nogueira. A andragogia: que contributos para a prática educativa? Revista Linhas, v.5, n.2, Florianópolis: UDESC, 2004. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1226, consulta em 28 maio 2022, pp. 1-5.

  44. O termo andragogia surgiu pela primeira vez em 1833 na obra do pedagogo alemão Alexander Kapp, em seu livro Platon's Erziehungslehre, traduzido para o português como “Ideias Educacionais de Platão”. Alexander Kapp é citado como criador da andragogia, mas foi Malcolm Shepherd Knowles que difundiu o conceito de andragogia criado por Kapp, e por isso é considerado o pai da andragogia, cf. https://pt.wikipedia.org/wiki/Andragogia , consulta em 28 maio 2022.

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  45. NOGUEIRA (2004), op. cit., p.5.

  46. Apud. NOGUEIRA (2004), op. cit., p. 5.

  47. Maurice Tardif. Saberes docentes e formação profissional. 15.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

  48. Geraldo Silvestre Silva Junior e José Ângelo Gariglio. Saberes da docência de professores da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, v.19, n.59, Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), out.-dez./2014, p. 879, 886. Os autores também dissertam sobre o saber da experiência do chão de fábrica, mas como se trata do ponto seguinte, abordá-lo-emos adiante.

  49. Idem, ibidem, pp. 882-888.

  50. Sem adotar tal nomenclatura, Natália Valadares Lima e Daisy Moreira Cunha também versam sobre o assunto, usando o termo “conhecimentos pedagógicos tácitos ligados às experiências cotidianas de trabalho”, in: Saberes Docentes: as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Periódico Educação em Revista, n.34, e177334, Belo Horizonte: UFMG, 2018, pp. 22.

  51. Andréa da Silveira Passos et al. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014, p.16

  52. Andréa da Silveira Passos et al. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014, p.60.

  53. Idem, ibidem, p.61.

  54. Andréa da Silveira Passos et al. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014, p.53.

  55. Idem, ibidem, p. 18.

  56. Andréa da Silveira Passos et al. Matriz curricular nacional para ações formativas dos profissionais da área de segurança pública. Brasília: Secretaria Nacional de Segurança Pública, 2014, p.53.

  57. S.C. SOUZA e L. DOURADO. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista Holos, ano 31, v.5. Natal: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), 2015, p. 184-185.

  58. Marcelino de Andrade Amaral. Aprendizagem Baseada em Problemas na Formação Policial: um debate metodológico. Revista Mercopol. ano X, n.10, 2017, pp. 14-15.

  59. Marcelino de Andrade Amaral. Aprendizagem Baseada em Problemas na Formação Policial: o caso da Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado. Pós-graduação em Educação da Faculdade em Educação da UnB. Brasília: UnB, 2019, 126 p.

  60. Olenir Maria Mendes. Avaliação formativa no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005, p. 175-197.

  61. Maria da Graça Nicoletti Mizukami. Ensino: as abordagens do processo. Revista de Educação – APEOESP. Jan/2017. Originalmente publicada pela EPU, São Paulo, 1992.

  62. Marlla Rúbya Ferreira Paiva, José Reginaldo Feijão Parente, Israel Rocha Brandão e Ana Helena Bomfim Queiroz, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. Revista de Políticas Públicas SANARE, v. 15, n. 02. Sobral: Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, Jun/Dez-2016, p.151.

  63. John Norcini. The power of feedback. Journal Medical Education. v.44: p.16-17. Philadelphia: Blackwell Publishing Ltd. 2009, 2010, pp. 16-17.

  64. Gerson Pastre de Oliveira. Avaliação formativa nos cursos superiores: verificações qualitativas no processo de ensino-aprendizagem e a autonomia dos educandos. Revista Iberoamericana de Educación. v.1. Madrid: Organización dos Estados Iberoamericanos, abril/2022, p. 1-6.

  65. Olenir Maria Mendes. Avaliação formativa no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005, p. 175-197.

Sobre o autor
Eduardo Pereira Nogueira da Gama

Delegado de Polícia Civil do DF, Professor de Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Processual Penal, Mestre em Direito Público (UERJ-2003), Especialista em Gestão de Polícia Civil (UCB-2010), Bacharel em Direito (UFES-1997)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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